Gatinha esquisitinha com a comida! O que fazer?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

LotteSomme
Membro Júnior
Registado: quarta mai 09, 2012 9:51 am

segunda mai 28, 2012 10:09 pm

Olá a todas e todos!

Já estou registada há algum tempo e aprendi muito coisa com este forúm antes de adoptar as minhas gatinhas mas é a primeira vez que ecrevo :)

Adoptei há duas semanas duas gatinhas de 2 meses no mesmo dia. Estou-lhes a dar como ração Royal Canin Babycat e depois de ter pesquisado muito decidi dar um pouco de comida húmida todos os dias de manhã e há noite como complemento. Normalmente uma lata dá-me para dois/três dias para as duas. O meu problema é o seguinte: uma das minhas gatinhas gosta de tudo, e deixa sempre o pratinho dela de comida húmida limpinho. Já a outra é mais esquisitinha:

Começei por lhes dar Royal Canin Babycat Instinctive como comida húmida, comprei primeiro uma caixa de 4 latas e como elas pareciam gostar comprei mais uma caixa de 4 latas. Uma semana depois percebi que uma delas não comia, cheirava e ia-se embora e ia comer ração. Então experimentei comprar uma lata de Hill's Science Plan Kitten de Frango e a que não comia o Instinctive pareceu adorar e limpou o pratinho todo. Como ela gostou fui comprar mais 8 latas. Ontem há noite fui-lhes dar pela segunda vez e ela comeu um bocadinho e foi embora, depois não quis mais, cheirava cheirava e ia comer ração. Hoje tentei de novo, a mesma coisa! Tentei misturar com um bocadinho de ração já que ela adora a ração e ela comeu só as bolinhas de ração e deixou o resto da comida húmida!

Entretanto, aos fins de semana dou-lhes as saquetas Hill's Science Plan Tender Chunks Kitten com molho e elas ficam loucas com isso, especialmente a que não come as outras comidas húmidas. Sobem-me pelas pernas e andam à minha volta a miar só de eu pegar na saqueta. A que é esquisitinha com a comida parecia comer bem o instinctive antes de eu ter dado a saqueta da Hill's há dois fins de semana atrás (acho eu, pode ser impressão minha) e quando fui dar esta segunda lata de Hill's foi também depois de ter estado dois dias a dar-lhe das saquetas este fim de semana. Será que ela gosta tanto das saquetas que agora não quer mais nenhuma outra comida húmida? Eu não me importo de passar a dar-lhes as saquetas como comida húmida durante a semana em vez de dar só ao fim de semana, o problema é que agora tenho 4 latas de Royal Canin Babycat Instinctive e 7 latas de Hill's Science Plan que só uma delas é que come! Não vou estar a dar essas a uma e dar as saquetas a outra, não é muito justo para a que come tudo visto que ela também adora as saquetas. Há alguma maneira de "convencer" a outra a gostar das latinhas que tenho? :P Ou haverá alguém que quer trocar comigo latinhas? Não quero é desperdiçar estas!
Kellinha
Membro
Registado: terça abr 03, 2007 9:17 pm

terça mai 29, 2012 5:44 pm

Boa tarde,

Os gatinhos não têm necesidade de comer tanta comida húmida; o que têm mesmo que comer é a ração e beber muita água, se a gatinha não quer a comida de lata mas come a ração, não tem problema, não é preciso obrigá-la.
Tenho duas gatinhas tambem, uma com 3 e outra com 2 anos, ambas com quase 5kg e comem apenas a ração seca diariamente e 1 a 2x por semana dou-lhes uma latinha gourmet que dá para as 2 e acho que aquilo só tem 90gr, ou seja só mesmo um bocado para cada uma e mesmo assim uma delas nem liga muito, acaba a outra por no final de comer o seu bocado, ir limpar o prato da outra.

Na minha opinião, voce não tem motivo para estar preocupada. A ração seca é a mais recomendável, a comida húmida é só um aperitivo para de vez em quando.
Sobre as latinhas que adquiriu pode guardá-las, elas conservam-se por muito tempo e vai dando aos poucos, escusa de comprar tão cedo, não serão um desperdicio até porque uma das gatinhas gosta.

Espero ter ajudado.
Boa sorte para as meninas :)
Sirikit
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 8:47 pm

quarta mai 30, 2012 3:40 am

Como as opiniões diferem! :o

Lendo os fóruns alemães, dizem que é para dar comida de lata, podendo dar também peixe/carne crus.

A gata da minha mãe comia de tudo, comida de lata, ração seca, e nos primeiros 10 anos de vida minha mãe cozinhava para a gata (arroz com carne bovina, frango, peixe). A vida toda ela comeu peixe cru (1 a 2 x por semana) e um pouco de fígado cru ou carne crua (mesma frequência). Caçava passarinhos e ratinhos de campo, que também comia. Só começou a ganhar ração seca e de lata depois dos 10 anos de idade, e o motivo foi que era mais prático.

Ela viveu orgulhosos 20 anos, e viveu feliz :lol: .

Não se preocupe, vá dando as latas da Royal até o fim, e depois passe a dar a Hill's. Se quiser, também pode separar as duas gatinhas na hora de dar comida e dar a Hill´s "às escondidas :twisted: " para a outra.
Enquanto as pessoas pensarem que os animais não sentem, os animais tem de sentir que as pessoas não pensam. (autor desconhecido)
sxmota
Membro Veterano
Registado: segunda fev 06, 2012 6:02 pm

quarta mai 30, 2012 6:32 am

Sirikit Escreveu:Como as opiniões diferem! :o

Lendo os fóruns alemães, dizem que é para dar comida de lata, podendo dar também peixe/carne crus.

.
E eu acrescento os ovos, especialmente a clara, rica em albumina! Isso da ração e do beber muita água dá cabo dos rins aos gatos. Os gatos desde sempre retiram toda a água que precisam dos alimentos, as rações, que lhes fazem sede, obrigam-nos a beber, o que sobrecarrega os rins... Eu dou mais ração por razões práticas e económicas, mas humedeço-a. De resto, os meus tb comem de tudo, insectos e passarinhos incluidos :P, assim como lagartixas... :roll: tenho é de desparasitar mais vezes. Não foi só na Alemanha que "descobriram a pólvora", há muito que nos EUA a alimentação enlatada é a eleita, sendo a ração apenas um complemento. E é comida enlatada de qualidade, não as porcarias que se vêem nos nossos hipermercados, ainda por cima com pouco por onde escolher.
Kellinha
Membro

quarta mai 30, 2012 2:21 pm

Na passada sexta-feira, por acaso tive que levar as minhas gatas ao vet para desparasitar e tive a falar sobre alimentação com a Dra. Tal como das outras vezes ela garante que ração seca de qualidade e água é o suficiente para as minhas gatinhas crescerem saudáveis e que a ração seca faz com que eles bebam mais água do que a humida, logo faz melhor aos rins. Antes de as minhas gatinhas engordarem após a esterilização, eu ás vezes dava-lhes peixe cozinho ou frango cozido, sem sal, apenas com um fio de azeite e o vet disse que não devo de todo dar peixe, que os gatos são carnivoros, apesar do que a maioria das pessoas acha e que o frango para não dar enquanto elas não perderem algumas gramas.
Acerca da carne/peixe cru são absolutamente contra dar mas por acaso nunca falei sobre isso com o vet.
As minhas gatas são de interior, nunca andam no exterior, nunca caçaram passarinhos e muito menos os comeram.
A ração seca tem fibra e vitaminas e torna-se numa forma de os gatos as consumirem.

Na minha infância tambem tive gatos que viviam em liberdade, subiam às arvores, caçavam passarinhos, comiam de tudo e alguns viveram muitos anos mas a maioria infelizmente corria mal e num dos passeios apareciam feridos em casa. E sim, eram felizes mas na altura não fazia ideia de como se deve cuidar de um gato nem os meus pais sabiam da importância da esterilização/castração. Mas as coisas mudam, hoje estou informada, faço o melhor que sei e moro num apartamento e as minhas gatas não tem acesso ao exterior e são igualmente felizes, visto que não conhecem outra realidade e estão mais protegidas.

Sobre a Alemanha e os EUA, n conheço. N faço ideia se a comida enlatada nos EUA é de maior qualidade do que cá mas sei que cá há umas marcas de melhor qualidade do que outras e acho que temos várias opções.

Numa coisa eu concordo, as opiniões diferem bastante mas eu vou continuar a cumprir o que o vet das minhas gatas me indicar, pessoa que confio a 100%.
Sirikit
Membro Veterano

quarta mai 30, 2012 8:49 pm

Ração seca: é o que os vets aprendem na faculdade. E se conseguirem incutir isto na cabeça dos donos de cães e gatos, a probabilidade de darem os restos aos animais é muito menor (a ração de lata lembra mais os restos do prato do que a ração seca).

Beber tanta água vai contra a natureza dos gatos. Na natureza a "água" está na carne. Acredito fielmente que tantos problemas renais nos gatos como nos últimos 15, talvez 20 anos é devido à ração seca/quantidade de água que bebem (e acho que a castração também ajuda a ter problemas renais, mas também castro os meus).

A vet com certeza vai dizer para não dar carne/peixe crus (carne de porco crua NUNCA, nem para cão, nem para gato!). A ideia da vet é dar ração seca.

Eu sou mais a favor das latas (ou cozer/alimentação crua), é pena eu não ter mais tempo. Deixo a ração seca à disposição o dia todo e à noite dou latas. Mas isto pesa-me na consciência, principalmente depois de ter perdido o Paxá (8 anos) devido à problemas renais.

As marcas de rações nos outros países são as mesmas daqui, talvez existam ainda outras marcas, mas as mais conhecidas que temos aqui existem lá.

A gata da minha mãe vivia em liberdade no Brasil. Morávamos numa chácara (tipo de quinta), e a estrada ficava longe, só tínhamos 5 vizinhos, também em chácaras. Quando viemos para Portugal ela ficava dentro de casa. Os meus gatos agora também não ficam soltos.
Enquanto as pessoas pensarem que os animais não sentem, os animais tem de sentir que as pessoas não pensam. (autor desconhecido)
Sirikit
Membro Veterano

quarta mai 30, 2012 9:02 pm

sxmota Escreveu: E eu acrescento os ovos, especialmente a clara, rica em albumina! ...
Eu dou mais ração por razões práticas e económicas, mas humedeço-a...
:roll: tenho é de desparasitar mais vezes...
Quanto aos ovos, dou a gema (crua ou cozida), porém a clara só dou cozida (não lembro o motivo, mas havia um).

Vou experimentar humedecer a ração seca. Quanto tempo (principalmente no verão) ela pode ficar à disposição sem azedar?

Quanto à disparatização, acho que devemos fazer primeiro uma análise das fezes para ver se realmente existe a necessidade de dar aquela "bomba química" contra os parasitas internos.
Floripes2
Membro Veterano
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

quarta mai 30, 2012 10:27 pm

Por acaso, acho imensa graça a essa de que não se deve dar peixe aos gatos (nem aos cães) porque eles são carnívoros. :lol: Bem se vê que nunca viram gatos a pescar!

Os gatos que tive em pequena comiam/comeram sempre peixe enquanto foram vivos e nunca adoeceram por isso. Também andavam em liberdade a caçar o que lhes aparecia à frente - passarinhos, lagartixas, gafanhotos -, para além de darem uma caça sem tréguas aos ratos que infestavam as casas velhas em que morávamos. E, ao contrário do que hoje se julga, na sua maioria eram castrados. "Preparados", como se dizia. Não se viam gatos obesos e não me lembro de alguma vez ter visto algum com coriza.

Uma amiga minha teve um siamês, que o marido lhe ofereceu, bebé, pouco depois de terem casado, gato esse que viveu até até muito para além dos vinte anos, sempre alimentado a peixe cozido, sem mais nada. Pescada congelada, ainda por cima. Esse gato nunca caçou nada de nada, a casa era nova quando ele para lá foi e ficava num bairro antigo, de ruas estreitinhas e inclinadas, onde não havia jardins nem árvores em pousassem passarinhos. Nunca fez insuficiência renal, morreu porque o coração simplesmente se cansou e parou.

Acho que esta alimentação que hoje damos aos nossos gatos e cães é responsável por muitas das maleitas que os afligem e tantas vezes no-los levam. Ração seca devia ser um recurso, não a base do regime deles.

Carne vermelha, peixe, aves, tanto cozidos como crus, são mais do que suficientes para os nossos carnívoros de trazer por casa. E escusado será dizer que esta é só a minha opinião.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
MiCas2011
Membro Veterano
Registado: quinta out 06, 2011 4:01 pm

quarta mai 30, 2012 10:31 pm

Floripes2 Escreveu:Por acaso, acho imensa graça a essa de que não se deve dar peixe aos gatos (nem aos cães) porque eles são carnívoros. :lol: Bem se vê que nunca viram gatos a pescar!

Os gatos que tive em pequena comiam/comeram sempre peixe enquanto foram vivos e nunca adoeceram por isso. Também andavam em liberdade a caçar o que lhes aparecia à frente - passarinhos, lagartixas, gafanhotos -, para além de darem uma caça sem tréguas aos ratos que infestavam as casas velhas em que morávamos. E, ao contrário do que hoje se julga, na sua maioria eram castrados. "Preparados", como se dizia. Não se viam gatos obesos e não me lembro de alguma vez ter visto algum com coriza.

Uma amiga minha teve um siamês, que o marido lhe ofereceu, bebé, pouco depois de terem casado, gato esse que viveu até até muito para além dos vinte anos, sempre alimentado a peixe cozido, sem mais nada. Pescada congelada, ainda por cima. Esse gato nunca caçou nada de nada, a casa era nova quando ele para lá foi e ficava num bairro antigo, de ruas estreitinhas e inclinadas, onde não havia jardins nem árvores em pousassem passarinhos. Nunca fez insuficiência renal, morreu porque o coração simplesmente se cansou e parou.

Acho que esta alimentação que hoje damos aos nossos gatos e cães é responsável por muitas das maleitas que os afligem e tantas vezes no-los levam. Ração seca devia ser um recurso, não a base do regime deles.

Carne vermelha, peixe, aves, tanto cozidos como crus, são mais do que suficientes para os nossos carnívoros de trazer por casa. E escusado será dizer que esta é só a minha opinião.
Completamente de acordo!!!

Faço minhas as suas palavras... se não for abuso de confiança :wink: :lol:
... Carolina Homenagem ao meu Tareco: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... highlight=
Floripes2
Membro Veterano

quarta mai 30, 2012 10:41 pm

Abuso de confiança? De maneira nenhuma! :lol: :lol: :lol:
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
Kellinha
Membro

quinta mai 31, 2012 11:07 am

Eu não acho que não se deva dar comida cozinhada ou comida húmida, como eu disse eu também faço o mesmo, acredito é que a ração seca deve ser o prato principal, digamos assim.
a probabilidade de darem os restos aos animais é muito menor
Eu nunca dei restos a animal nenhum. Quando era mais nova, via a minha mãe a cozinhar para os 5 cães e 3 gatos que tinhamos, mas também comiam alguma ração. Hoje também cozinho ás vezes, mas diariamente comem a ração.
Bem se vê que nunca viram gatos a pescar!
Pois eu já vi muitas tentativas mas como são gatos que não tinham essa necessidade, ficavam-se pela brincadeira :) .
Não se viam gatos obesos e não me lembro de alguma vez ter visto algum com coriza.
É provável que se as minhas gatinhas tivessem um jardim para correr e todos os estimulos que o ar livre tem para os felinos, também não estavam com umas gramas a mais. Num apartamento é mais fácil ficarem obesos, apesar de eu tentar evitar que isso aconteça.
E agora que fala nisso dos gatos que tive que andavam no exterior, também não me lembro de nenhum ter tido coriza.

Sobre dar alimentos crus, faz-me muita impressão, confesso, nem nunca pôs essa hipótese. Eu sei que são felinos, que são animais, que não devemos humanizá-los mas dar a carne crua :? o peixe ainda posso pensar que é sushi :lol: agora a carne, não me parece.

Este assunto dá muito que falar, as opiniões realmente diferem muito. Eu prefiro fazer aquilo que os vet's indicam já que são profissionais que estudaram e baseiam-se no que estudaram e não em opiniões. Até pode ser que eu esteja errada e daqui a uns anos me provem que a alimentação mais correta não seja a ração seca, as coisas estão constantemente a mudar, mas posso vos garantir que faço o melhor que sei para as minhas gatinhas.
Sirikit
Membro Veterano

sexta jun 01, 2012 1:57 am

Kellinha Escreveu:
Sobre dar alimentos crus, faz-me muita impressão, confesso, nem nunca pôs essa hipótese. Eu sei que são felinos, que são animais, que não devemos humanizá-los mas dar a carne crua :? o peixe ainda posso pensar que é sushi :lol: agora a carne, não me parece.
Então Kellinha, você nunca comeu carne crua? Só sushi? Há pratos muito gostosos feitos carne crua: quibe cru, tartare, carpaccio, um tipo de paté de carne de proco (não fígado) e não conheço outras. Eu adoro um bom tartare, e agora fiquei curiosa e vou experimentar o carpaccio. A carne tem de ser muito fresquinha, o talho de confiança. É muito rica em ferro.

Lembro da filha do meu padrinho, que em pequena o médico receitou que ela comesse fígado cru para ajudá-la a recuperar duma anemia. Eu detestava fígado, portanto não qui comer. Mas ela gostava. Não lembro se a mãe dela temperava.
Enquanto as pessoas pensarem que os animais n&atilde;o sentem, os animais tem de sentir que as pessoas n&atilde;o pensam. (autor desconhecido)
Floripes2
Membro Veterano

sexta jun 01, 2012 8:38 am

O presunto e o chouriço também são carnes cruas. O sal e os condimentos impedem-nos de apodrecerem porque de certa maneira os secam, e depois a cura faz o resto.

E quando os gatos caçam passarinhos ou ratos, comem-nos crus, não comem? :wink: Experimente dar às suas umas codornizes cruas, vai ver como elas as devoram!
<p>&nbsp;</p>
Kellinha
Membro

sexta jun 01, 2012 9:02 pm

Boa noite,

Sirikit, não nunca comi carne crua nem tenho qualquer curiosidade em experimentar nenhum dos pratos que mencionou, nem bife mal passado eu consigo comer. Mesmo cozinhado, há muito tipo de carne que eu não como, desde pequena que me recusava a comer coelho por exemplo. São opções e gostos (ou manias como diz a minha avó :P )
E quando os gatos caçam passarinhos ou ratos, comem-nos crus, não comem? Experimente dar às suas umas codornizes cruas, vai ver como elas as devoram!
Floripes2, pois eu sei disso como já referi eu tinha gatinhos em liberdade na minha infância, morava numa vila sossegada, mas as minhas gatinhas nunca andaram pelo exterior, desde bebes, logo nem sabem o que é caçar um passarinho, têm o instinto mas como nunca precisaram de o usar, elas têm tudo que querem à disposição.

Por acaso, á umas semanas um pardal entrou na marquise porque eu abri as janelas para secar a roupa e depois devo tê-lo fechado, quando dei conta estava a Milu e a Iris sentadas a olhar para o chão numa esquina da marquise, fui ver o que se passava e como ele estava muito quieto encostado à parede achei que uma delas já o tinha ferido, pôs as gatas na cozinha e ele começou logo a voar e vi que ele não tinha nada, depois abri a janela. Elas podiam tê-lo morto. O que eu acho graça é que elas fazem uma algazarra quando vêm um pelo vidro da janela e depois ficaram ali a olhar do genero "o que é que fazemos contigo?" :lol: Talvez por eu ter um canário (a Milu deita-se por cima da gaiola e nunca lhe fez nada). Por isso, tenho a certeza que não comeriam carne crua, pelo menos no contexto em que elas vivem e está mesmo fora de questão, eu dar-lhes.
Floripes2
Membro Veterano

sábado jun 02, 2012 9:25 am

Não estava (nem estou) a "catequizá-la" para passar a dar exclusivamente carne ou peixe crus às suas gatas. :D Estava só a tentar fazer-lhe ver que os alimentos crus são tão naturais na dieta de um animal como o sol que se apanha, por exemplo.

Na minha opinião, uma dieta exclusivamente de ração é que é antinatural e traz, com o tempo, problemas de saúde aos nossos animais.

Vejamos: se um de nós se alimentasse exclusivamente de conservas e de produtos processados não tardaria a sofrer de obesidade, avitaminoses e problemas cardíacos e circulatórios. Para já não falar de todas as doenças e infecções de que sofreríamos por termos o sistema imunitário fragilizado devido a não consumirmos produtos frescos, alguns deles crus (sim, as saladas, a fruta, e muitos mais, consumimo-los crus).

Também não estou a dizer que a Kellinha deva comer carne e peixe crus por sistema. Apenas tentei fazer-lhe notar que a alimentação crua e utilizando produtos frescos naturais é uma dieta muito mais adequada às suas gatas (e dos nossos cães) e que a ração seca deve ser um recurso e não a base exclusiva do seu regime.

E, já agora, os seus veterinários fariam melhor se parassem para pensar um pouco antes de dizerem à sua clientela o disparate que lhe disseram a si: que os carnívoros não devem comer peixe. Isso foi uma coisa que ouvi a um veterinário velhote há uns quarenta anos atrás, pensava que os mais novos já não impingiam noções tão ultrapassadas como essa. Mas, pelos vistos...
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”