1.º banho, quando?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Suesca
Membro Veterano
Registado: sexta jun 24, 2011 1:34 pm

segunda mai 28, 2012 11:53 pm

Pois mas eu sou uma pessoa e eles caes. ;-) eu tomo banho todos os dias eles nao lol
Podem falar, podem falar, mas a mim o que realmente interessa são os animais...
Floripes2
Membro Veterano
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

terça mai 29, 2012 12:01 am

Aos meus nunca dei mais de quatro banhos por ano. Cão saudável e bem tratado não cheira mal, cheira a cão... saudável. :D

E os cachorrinhos cheiram sempre tããão bem! Adoro o cheiro dos cachorrinhos!
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
Suesca
Membro Veterano
Registado: sexta jun 24, 2011 1:34 pm

terça mai 29, 2012 12:11 am

Ohhhh esse é o meu cheiro preferido de todo o sempre... adoro!!!! Por mim cheiravam a bebe para sempre.... e o meu panda que tem um ano e dou.lhe muitos beijinhos e... ele cheira.. a cao! :-) ehehehehehehe
Podem falar, podem falar, mas a mim o que realmente interessa s&atilde;o os animais...
nadapossollo
Membro
Registado: sexta dez 16, 2011 8:02 pm
Localização: Nina(Cão) Nina(coelha) Simba(Cão) Manchinha(coelha) Turtle(tartaruga)...

terça mai 29, 2012 10:02 am

Ao meu Simba dei lhe banho quando chegou a casa e o vet disse que não fazia mal e ele tem um mês por isso mas ainda não lhe dei mas nenhum pois não acho necessário ele cheira bem e é limpinho dentro do possível portanto :D
Snowww
Registado: segunda mar 05, 2012 2:39 pm

quarta mai 30, 2012 11:04 am

Obrigada a todos pelas respostas.

Acho que vou avançar com o banho, uma vez que já levou todas as vacinas ;)
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

quinta mai 31, 2012 2:26 pm

Floripes eu própria sou um bocado receosa e nunca dei banho antes de passados pelo menos 10 dias da vacina (seja ela qual for).

Mas tenho amigas que nunca ligaram a isso e dão banho, aos gatos, se for preciso no dia seguinte. Ou tiveram sorte, ou têm razão e não acontece nada se o animal ficar bem seco.

Não tenciono experimentar. :lol: :lol: :lol:
Floripes2
Membro Veterano

quinta mai 31, 2012 3:50 pm

Water, não sei a razão por que não se deve (ou alguns vets aconselham nesse sentido) dar banho logo a seguir à tomada da vacina. O que sempre me disseram foi que o banho anula a vacina. Confesso que nunca investiguei o assunto, bastou-me que o primeiro veterinário mo recomendasse para não fazer. Outros vieram depois que me recomendaram o mesmo, reforçando a recomendação do primeiro que a fez.

Quanto aos cachorros muito pequenos, explicaram-me que se deve evitar dar-lhes banho porque este lhes faz baixar a temperatura interna, que eles têm dificuldade em regular sozinhos. O que foi por mais de uma vez verificado por mim, obrigando-me por vezes a ter de os aquecer metendo-os dentro da roupa e junto à pele.

Claro que quando se trata de cachorros abandonados ou paridos no mato, eles vêm por vezes tão sujos e carregados de parasitas que não há outro remédio. Mas nunca o dou antes das quatro semanas, prefiro ter o trabalho de os catar à mão, mesmo que leve horas, e gastar um pacote inteiro de toalhetes, se for preciso. Devo dizer que a experiência me ensinou que, nestes casos, eles depressa ficam limpos por si, o importante é mesmo eliminar os parasitas.

Agora, em cachorros nascidos e criados em casa, é de todo desnecessário dar-lhes banho muito cedo. Afinal de contas, não vivemos em esterqueiras, pois não?
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
WaterMonitor
Membro Veterano

quinta mai 31, 2012 4:01 pm

O meu vet sempre me disse que tenho que deixar passar pelo menos 10 dias e eu cumpro. Tem qualquer coisa que ver com o sistema imunitário, parece-me, mas não me lembro.

Mas há montes de malta dos gatos que se lembra da vacina 3 dias antes da exposição, dá e ... banho.

Por causa de ser tão obcecada com os banhos, e ao fim de anos, o meu vet lá concedeu que o problema estaria em não secar o animal completamente, coisa que pura e simplesmente não acontece com quem perceba um mínimo de grooming. Mas manteve a ordem dos 10 dias. :o
MiMoo
Membro Veterano
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

quinta mai 31, 2012 4:09 pm

A ideia que eu tenho é que o banho não anula a vacina... (nem faz sentido que anule... não é como se fosse uma pipeta posta à superfície da pele...)
O que me explicaram foi que tinha a ver com o comprometimento do sistema imunitário e o facto de o resguardar... a ideia que eu tenho é que é comparável à história do cachorro não poder sair à rua até ter as doses vacinais todas... excesso de zelo para o proprietário não expor o cachorro a situações de risco. (como o não secar bem -> exposição ao vento -> comprometimento do sistema imunitário -> menor actuação da vacina... ou algo assim...)
Floripes2
Membro Veterano

quinta mai 31, 2012 4:12 pm

WaterMonitor Escreveu:O meu vet sempre me disse que tenho que deixar passar pelo menos 10 dias e eu cumpro. Tem qualquer coisa que ver com o sistema imunitário, parece-me, mas não me lembro.

Mas há montes de malta dos gatos que se lembra da vacina 3 dias antes da exposição, dá e ... banho.

Por causa de ser tão obcecada com os banhos, e ao fim de anos, o meu vet lá concedeu que o problema estaria em não secar o animal completamente, coisa que pura e simplesmente não acontece com quem perceba um mínimo de grooming. Mas manteve a ordem dos 10 dias. :o
Sim, parece que o banho e os seus efeitos térmicos fazem baixar as defesas. Não sei, não sou veterinária, limito-me a seguir as instruções que me dão, mesmo que pergunte sempre o porquê e tente informar-me. E também sigo a regra dos dez dias.
<p>&nbsp;</p>
Floripes2
Membro Veterano

quinta mai 31, 2012 4:22 pm

MiMoo Escreveu:A ideia que eu tenho é que o banho não anula a vacina... (nem faz sentido que anule... não é como se fosse uma pipeta posta à superfície da pele...)
O que me explicaram foi que tinha a ver com o comprometimento do sistema imunitário e o facto de o resguardar... a ideia que eu tenho é que é comparável à história do cachorro não poder sair à rua até ter as doses vacinais todas... excesso de zelo para o proprietário não expor o cachorro a situações de risco. (como o não secar bem -> exposição ao vento -> comprometimento do sistema imunitário -> menor actuação da vacina... ou algo assim...)
Para mim, faz sentido, sim. Se o banho deprime (ou compromete) o sistema imunitário, ainda que transitoriamente, no momento em que este está a criar anticorpos devido às vacinas, acho que o termo "anular" se aplica. A vacina não cumpre a sua função, torna-se incompetente, e é necessário repeti-la para que tenha sucesso.

Mas isto sou só eu a pensar.
<p>&nbsp;</p>
MiMoo
Membro Veterano
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

quinta mai 31, 2012 4:27 pm

Sim, nesse sentido faz sentido (ahah que frase estranha xD)

Estive agora a ver em sites (uns um pouco manhosos por sinal :P) e a maioria falava que como o sistema imunitário estava ocupado a "tratar da vacina" (a reconhecer e a criar anticorpos) o facto de dar banho podia trazer outra "bicharada" e como o sistema imunitário está ocupado com a vacina não consegue tratar dessa nova "bicharada". No entanto os sites eram, como eu já disse, meios manhosos (ou seja, não eram artigos científicos comprovados). Quando tiver mais tempo a ver se encontro artigos ou estudos sobre isso ;)
WaterMonitor
Membro Veterano

quinta mai 31, 2012 4:51 pm

Deve ser isso. Quando lá for outra vez, o que está sempre a acontecer dado os meus animais serem muito criativos, pergunto.
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

quinta mai 31, 2012 10:36 pm

O problema dos banhos vs vacinas e/ou em cachorros muito novos tem a ver com as diferenças de temperatura, correntes de ar etc...

Se o banho for dado em local de temperatura amena e estável e se o animal for bem seco com o secador e não haja grandes diferenças de temperatura a seguir, pode dar banho sem problemas.

Os meus tomam sempre que precisam, quer seja no dia da vacina, no dia a seguir, cachorros com 6 semanas se tal for necessário e nunca tive problemas com isso nem constipações.

Secar muito bem com o secador e não apanhar correntes de ar
MaguiC
Membro Veterano
Registado: domingo fev 28, 2010 5:22 pm

sexta jun 01, 2012 2:14 pm

Olá dou banho aos meus quando calha (2 em 2 ou 3 em 3 meses +/-) geralmente quando o sr.Simba começa a cheirar mal dado que é um aselha a fazer xixi e suja as patas da frente (apesar de levantar a pata desde os 3 meses :o ) (quando era só a Vicky dava 2x por ano (quando começava o tempo quente e quando o mesmo acabava)).

Sendo os dois de pelo curto (no caso da Vicky é mesmo curto) posso secar com o secador? No outro dia por brincadeira quando tomaram banho passei-lhes o secador e os meus pais iam-me "matando".

Outra questão não sendo eles brancos e tendo eles pelo curto posso usar pó talco para tirar o cheiro ou é desaconselhável???

Obrigada!

PS: Acho que o Simba tomou o primeiro banho ainda antes de levar as vacinas (nasceu cá em casa :P ) e não lhe aconteceu nada ;)
<p class="MsoNormal">"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens mais gosto dos animais" </p>
<p class="MsoNormal">Se eu podia viver sem animais? n&atilde;o, n&atilde;o podia, n&atilde;o era a mesma coisa!</p>
<p class="MsoNormal">Quem espera sempre alcan&ccedil;a... mas sempre quando menos se espera!&nbsp;&nbsp; </p>
<p class="MsoNormal"> Adoro as minhas 2 mini &ldquo;pestes&rdquo; a Vicky e o Simba!</p>
Responder

Voltar para “Cães”