sexta jun 01, 2012 12:23 pm
Cacisergio lamento muito, não sei o que lhe possa dizer, dar palpites pela internet a dizer não desista ou adormeça o gatinho é fácil… difícil é quando estamos a viver a situação…..
Pois… com a debilidade em que o gatinho deve estar e sendo ele já idoso, sujeitá-lo a uma cirurgia seria muito agressivo e poderia não resistir, se fosse meu não o sujeitaria a isso…também nem todos os tumores são operáveis…
Apesar da existência de líquido abdominal ter muitas causa e nenhuma delas ser boa nem sempre é de origem tumoral.
Quando o líquido existe em grande quantidade pressiona os orgãoe e causa grande desconforto no animal, para o aliviar pode (nem sempre) ser drenado mas só por veterinário experiente.
É normal quando existe ascite o liquido ser ensanguentado…quando é mesmo sangue então é muito pior…
Certamente o seu gato terá dores…
Já antes lhe falei nos sistemas transdérmicos (opióides), são pensos que se podem colocar por exemplo: na orelhinha do gato e que aliviam as dores, fale com o veterinário. São caros, precisam de receita médica especial (nem todos os veterinários estão autorizados a tê-las, os oncologistas têm…). Em situações de doença grave só os injectáveis não chegam para tirar a dor…
Eu sou muito sensível ao sofrimento animal…tê-los com dor não… já basta não poder curar o que é incurável…
A ecografia não é um processo doloroso nem evasivo, isso sim, eu faria para saber se existe tumor, assim como faria análises com painel bioquímico completo para poder fazer um tratamento mais adequado a partir daí…Se houver tratamento…
Nas análises que já fez, os valores relativos ao fígado estavam normais?
As únicas alterações eram só as renais?
Vi no seu perfil que é do Porto, costuma ir ao hospital Vet. do Porto? Existem lá consultas de oncologia, se ainda não o fez porque não ir lá pedir outra opinião…
Força para si, não são muitos os donos que não desistem dos seus animais quando a doença surge…e começam as preocupações, trabalho e muita despesa…mas não deixe o gatinho em sofrimento, saiba a opinião de outros veterinários…se há ou não condições para continuar a lutar pelo seu gatinho….Votos de boas melhoras…