Ajuda com dalmata de 5 meses

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
saraduarte92
Registado: sexta jun 01, 2012 2:57 pm

sexta jun 01, 2012 5:28 pm

Boa tarde, sou nova aqui. tenho um dalmata que faz hoje cinco meses e desde os tres meses que me rosna sempre que lhe mexo na comida, ontem atingiu proporçoes terriveis. Quando lhe dei a comida mexi novamente, e ele rosnou-me, ao que eu o repreendi aprometendo lhe uma estalada, e ele jogou-se para me morder, ora a minha sorte foi o meu marido estar ao lado dele naquele momento e se jogar para o apanhar, senão tinha-me mordido em cheio na cara.
preciso de ajuda com o meu bichinho por favor
HellGodess
Membro
Registado: terça jan 10, 2012 12:41 pm

sexta jun 01, 2012 5:34 pm

Ele tem sempre comida a disposição?
"Mess with the best...Die like the rest!!!!"
saraestrelo
Membro Veterano
Registado: segunda out 24, 2011 7:02 pm

sexta jun 01, 2012 5:37 pm

O que deve fazer, na minha opinião, é isto: http://www.youtube.com/watch?feature=pl ... 2lAwTIOe1A

E nunca bater como deve ter percebido pela reacção do cão.

Boa sorte :)

Sara
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta jun 01, 2012 5:54 pm

Antes de mais nada perca o medo e não permita que o animal sinta que tem receio dele até porque uma ferradela de um cachorro de 5 meses é peanuts. Rosnou, tentou morder? Pegue o cachorro pelo cachaço e dê-lhe uma sacudidela, sem violências ou histerismos, uma coisa assertiva. Esteja perto dele enquanto come, fale com ele, ponha a mão dentro do prato, retire alguns pedaços para lhe dar com a maõ, faça com que o cão associe a sua presença enquanto come a algo bom. Obrigue-o a sentar-se antes de disponibilizar a comida. Divida a refeição em duas tomas diárias. Não deixe a comida ao dispôr.

O animal tem que entender que é a SARA que lhe disponibiliza a comida e que não tem motivos para guardar a comida de si. Esse comportamento denota dominância e quer dizer que o cachorro não conhece o lugar dele na casa, provavelmente permitem-lhe ocupar a cama ou os sofás e apresentar o mesmo comportamento com os brinquedos.

Está na altura de treinar o cachorro agora (já vai com dois meses de atraso) para não ter problemas mais graves depois. Comece já a praticar obediência básica, o senta, o deita, o quieto, o fica. Antes de lhe fazer festas mande-o sentar. Nunca o deixe passar nas portas antes de si. Dê-lhe a comida depois de todos terem comido e não permita que pedinche à mesa.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

LFGomes
Membro Veterano
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

sexta jun 01, 2012 7:01 pm

não permita que o animal sinta que tem receio dele
Reforço.

São muito engraçados e tal mas depois crescem e podem tornar-se num problema grave.

Siga os conselhos que lhe deram, vai a tempo de reverter esta situação tem é que começar já e alerto que isto não se faz em 5 mins.

Muita persistência, coerência nas decisões que toma (se não pode subir para o sofá, não pode permitir uma única vez por ex) e assertividade.
Afinal, quem é que manda lá em casa...??! basicamente a resposta a esta questão faz toda a diferença.

Um cão é um cão, tem que ser colocado no seu lugar.

Boa sorte
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

sexta jun 01, 2012 7:20 pm

O que não se deixa uma vez, não se deixa nunca.
Não permita que o cão rosne e e estabeleça limites em casa onde ele não entra e não vai. É território do dono e ele não pode ir, mas mesmo que tenha a porta aberta ele não deve ser permitido a entrar.

Com isto ele vai perceber quem manda.

Eu gosto de dar a comida à mão logo desde o inicio e mostrar que quando quero, tiro a comida.
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

sexta jun 01, 2012 7:44 pm

Tem aqui as recomendações correctas, mas só resultam se as seguir.

Não lhe prometa uma estalada, dê-a sem sequer pensar duas vezes. Se ele aos 5 meses já se está a esticar, nada como mostrar-lhe logo quem manda.
nadapossollo
Membro
Registado: sexta dez 16, 2011 8:02 pm
Localização: Nina(Cão) Nina(coelha) Simba(Cão) Manchinha(coelha) Turtle(tartaruga)...

sexta jun 01, 2012 8:55 pm

Cão meu que eu dou de comer beber abrigo não me morde era só o que faltava.
Já o pensou levar a um adestrador dos bons custa algum dinheiro mas sempre resolve algo.
Boa Sorte :D
MiMoo
Membro Veterano
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

sexta jun 01, 2012 8:57 pm

Provavelmente não se sente seguro a comer... sente que tem que guardar a comida senão fica sem ela... e depois da "porrada" ainda pior...
Eu procederia do seguinte modo (fiz isto com um cão que aqui me apareceu que rosnava quando estava a comer e eu me aproximava... isto porque era abandonado e estava cheio de fome e devia ver-me como uma ameaça à comida apesar de ter sido eu a fornecer-lha):
- com a taça da comida na mão espere que o cão se sente (se a comida estiver por cima do focinho normalmente sentam-se por instinto)
- assim que o cão se sentar comece a baixar a taça, se o cão se levantar, erga também a taça e não o deixe chegar à comida
- ir repetindo o exercício até conseguir pousar a taça e o cão permanecer sentado (vai ser difícil ao início, mas vai valer a pena!)
- não mexa na comida do cão! Se o cão rosnar por estar ao lado dele levante a taça e só dê quando o cão se sentar novamente... (se se sentir insegura a fazer isto... porque pode desencadear agressão visto o caso ter chegado mais longe (já foi agredida... eu não deixei passar a parte da rosnadela!) pode tentar ter uma comida melhor tipo frango cozido ou assim na mão e chamar o cão a mostrar isso, ele vai deixar a taça e ir comer o frango... incentive com uns muito bens e uma voz amigável. Deixe-o ir novamente à taça, volte com mais frango. (no fundo é fazer o que o vídeo mostrava mas mais longe da taça) Vá repetindo o exercício pelas várias refeições até a cadela se sentir confortável com a sua presença... provavelmente como isto tudo já escalou vai ter que ser mais paciente e ir começando por passos pequenos)

Boa sorte :) e espero não ter sido muito confusa... No fundo o que quero com isto é que a cadela se sinta confiante e não ameaçada pela sua presença quando está a comer.

Editado: Só para dizer que arranjei um bom lar para o cão que cá apareceu (há tendência para me aparecerem cá abandonados...) tem um bom lar e não tem problemas com a comida! :)
Última edição por MiMoo em sexta jun 01, 2012 9:12 pm, editado 1 vez no total.
Dashuri
Membro Júnior
Registado: quarta mai 09, 2012 9:38 pm

sexta jun 01, 2012 9:12 pm

A minha prima também tem um Dalmata, que acabou por se tornar bastante problemático por os donos não o terem educado da melhor maneira. Ele também rosnava em pequeno e como agora, com 4 anos, é de porte grande, é extremamente difícil eu conseguir ajudar, visto que me vira o dente e eu não quero ficar sem uma lasca.
O meu conselho é, quando o seu cachorro lhe rosna ou vira o dente, (não lhe bata, pois isso ainda stressa mais o animal e o estado de agressão intensifica) apenas o deite de lado e lhe meta a mão no pescoço, fingindo uma mordedura, com os dedos bem afastados, perto do crânio de maneira a que ele não consiga morder. Mantenha a mão até que ele se acalme e então o recompense por estar calmo.
Afinal, não é correcto morder a quem nos dá comida, certo?
MiMoo
Membro Veterano
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

sexta jun 01, 2012 9:59 pm

Dashuri... a ideia que tenho é que "alfa rolls", o "abocanhar" com a mão e deitar de lado só tornam as coisas piores...
Dashuri
Membro Júnior
Registado: quarta mai 09, 2012 9:38 pm

sexta jun 01, 2012 10:05 pm

MiMoo Escreveu:Dashuri... a ideia que tenho é que "alfa rolls", o "abocanhar" com a mão e deitar de lado só tornam as coisas piores...
Não quando o animal quer dominar o humano. A principio, se o animal for agressivo, é normal que tente escapar, mordendo, e etc., mas com insistência (do dono) acaba por resultar. O cão percebe que não tem alternativa e submete-se ao humano. É um exercício que exige calma e paciência, não exaltação, medo ou raiva, por causa da reacção do animal.
TheOnlyOne
Membro Veterano
Registado: segunda fev 27, 2012 11:40 am

sexta jun 01, 2012 10:40 pm

Blá blá blá blá whiskas saquetas.....

Desculpem lá mas se uma pessoa não domina um dálmata de CINCO meses, o melhor que tem a fazer é falar com um treinador, não há técnica que valha com pessoas que desconhecem a essência de um cão e como lidar com ele. As escolas ensinam donos, os cães já estão ensinados, só falta a prática.

Querem a solução eficaz cá em casa? Lambada na fronha, aprendem logo. Havia de ser bonito eu ter um cão que me rosnasse... Mas isso sou eu que adoro reforços positivos com rosnadelas.... O meu método é tão eficaz que só preciso de o usar uma única vez...
Piranhita
Membro Veterano
Registado: segunda mai 14, 2012 8:31 am

sexta jun 01, 2012 10:51 pm

TheOnlyOne Escreveu:Blá blá blá blá whiskas saquetas.....

Querem a solução eficaz cá em casa? Lambada na fronha, aprendem logo. Havia de ser bonito eu ter um cão que me rosnasse... Mas isso sou eu que adoro reforços positivos com rosnadelas.... O meu método é tão eficaz que só preciso de o usar uma única vez...
:o
indigo003
Membro Veterano
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm

sexta jun 01, 2012 10:52 pm

Não permita que isso volte a acontecer!! como disse a dinodane, um safanão no cachaço, sem violência nem histerismos, faz milagres!

não tenha a comida à disposição. pegue na taça da comida, aproveite para treinar algumas ordens e recompensar. se o cão é possessivo em relação à comida, deve comer da mão do dono ate se sentir mais confiante.

fale com um treinador!! se tem medo do cão agora que ele tem cinco meses, nem quero imaginar como será quando ele tiver 1 ano!!
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
Responder

Voltar para “Cães”