Ja aconteceu a alguem?? ajuda...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

skins
Membro
Registado: sexta jul 25, 2008 4:46 pm

terça jun 05, 2012 12:11 am

sheep23 Escreveu:O meu foi quase atacado por uns, e isto mais a falta de oportunidades de socialização (doença atrasou vacinas que atrasaram as saídas) levou com que ele reaja cada vez mais agressivamente a outros cães (só brinca com os poucos cães que conhece desde pequeno). Agora ele fica maluco cada vez que vê um cão na rua (com os seus 30kg), e até irmos a um treinador, teremos que ter muito cuidado quando o passeamos.

Quando foi um rafeiro que correu para nós a ladrar, não tivemos coragem para fazer nada porque receámos que se tentássemos intimidá-lo, ele morderia mesmo. Mas quando foram cães da vizinhança, quando eles abusaram mesmo, chamava-os atenção com um "hey!!" ou um "shhh!" enquanto olhava para o cão e me punha entre ele e o meu cão (mas claro eram cães pequenos/médios). Irritava-me um pouco na altura porque os donos não chamaram atenção aos seus cães soltos que estavam a ser mauzinhos, enquanto que o meu a ladrar para eles mas atrelado já era mau... Houve umas vezes que estava eu e o meu cão sentados no café sem chatear ninguém quando de repente corriam a ladrar para ele! Mas enfim, quando foram aqueles cãezinhos pequenuchos que nunca fizeram mal a ninguém a atacarem ninguém quis saber, mas quando foi o meu grandalhão a ladrar (atrelado e à distância) olharam para nós como se fossemos os perturbadores da paz.

pois e as minhas questoes sao as seguintes: o que fazer numa situaçao dessas?
onde e a quem apresentar queixa?
e quais as medidas que as autoridades competentes sao obrigadas a tomar?
potencialmente perigosos ou potencialmente perfeitos??
nadapossollo
Membro
Registado: sexta dez 16, 2011 8:02 pm
Localização: Nina(Cão) Nina(coelha) Simba(Cão) Manchinha(coelha) Turtle(tartaruga)...

terça jun 05, 2012 12:30 am

Como já foi dito faça queixa a GNR e á câmara municipal, logo lhe darão os procedimentos a fazer :D
dragablue
Membro Veterano
Registado: sexta mar 09, 2012 1:49 pm

terça jun 05, 2012 1:59 am

ja me aconteceu a mim tambem, ao passear o meu cao e ao passar junto a uma moradia que tinha o portao aberto sai-me de lá um cao de porte considerável e nossa direçao com cara de poucos amigos a rosnar... felizmente o meu nao chegou a ser mordido porque ainda é pequeno e peguei nele ao colo para o proteger, que grande susto apanhei :( o dono estava lá a tratar o jardim e chamo-o mas nao ganhei para o susto :evil:
tirando a parte que mais me enervou foi o bitaite do dono depois de chamar o cao: "é assim mesmo rex tu guarda bem" ignorei para nao me chatear porque "quem diz o que quer ouve o que nao quer" e desse tipo de gente só quero distancia :wink:
<p>Nunca confies em algu&eacute;m que tem mais dentes que tu, mesmo que sejas bi-dente:-)</p>
sheep23
Membro Veterano
Registado: segunda dez 26, 2011 3:16 pm

terça jun 05, 2012 11:01 am

skins Escreveu:
sheep23 Escreveu:O meu foi quase atacado por uns, e isto mais a falta de oportunidades de socialização (doença atrasou vacinas que atrasaram as saídas) levou com que ele reaja cada vez mais agressivamente a outros cães (só brinca com os poucos cães que conhece desde pequeno). Agora ele fica maluco cada vez que vê um cão na rua (com os seus 30kg), e até irmos a um treinador, teremos que ter muito cuidado quando o passeamos.

Quando foi um rafeiro que correu para nós a ladrar, não tivemos coragem para fazer nada porque receámos que se tentássemos intimidá-lo, ele morderia mesmo. Mas quando foram cães da vizinhança, quando eles abusaram mesmo, chamava-os atenção com um "hey!!" ou um "shhh!" enquanto olhava para o cão e me punha entre ele e o meu cão (mas claro eram cães pequenos/médios). Irritava-me um pouco na altura porque os donos não chamaram atenção aos seus cães soltos que estavam a ser mauzinhos, enquanto que o meu a ladrar para eles mas atrelado já era mau... Houve umas vezes que estava eu e o meu cão sentados no café sem chatear ninguém quando de repente corriam a ladrar para ele! Mas enfim, quando foram aqueles cãezinhos pequenuchos que nunca fizeram mal a ninguém a atacarem ninguém quis saber, mas quando foi o meu grandalhão a ladrar (atrelado e à distância) olharam para nós como se fossemos os perturbadores da paz.

Se fosse um cão que realmente possa fazer mais que ladrar para vocês, e o dono não quer mesmo saber (e até tiver lata de como se a culpa fosse vossa), então chame o polícia ou a GNR.

Mas se fosse a mim, levava um spray de pimenta, e usava aquilo naquele cão. Já que o dono é rude e não quer saber... E depois, um spray de pimenta sempre é melhor que tentar intimidar ou até agredir o cão. O cão não tem culpa, mas assim pelo menos aprende a não repetir isso sem hesitação, o que até o ajuda, pois nunca se sabe quando é que este cão mete com alguém que não deve e sai seriamente ferido ou a outra pessoa exige que seja mesmo abatido...
Arrguida
Membro
Registado: segunda mai 14, 2012 6:42 pm

terça jun 05, 2012 11:12 am

sasquatch Escreveu:Manda lá uma equipa e apanham os cães que vão para o canil.
O dono depois paga multa.
Olhe, eu não admito animais à solta a atacar os meus, era o que faltava, eu pago chip, vacinas e uso trela. Os meus bichos vão ser prejudicados por um irresponsável?
X2
skins
Membro

terça jun 05, 2012 11:16 am

ja alguem apresentou quiexa por uma situaçao destas ou indentica?
nadapossollo
Membro
Localização: Nina(Cão) Nina(coelha) Simba(Cão) Manchinha(coelha) Turtle(tartaruga)...

terça jun 05, 2012 11:18 am

sheep23 Escreveu:
skins Escreveu:

Se fosse um cão que realmente possa fazer mais que ladrar para vocês, e o dono não quer mesmo saber (e até tiver lata de como se a culpa fosse vossa), então chame o polícia ou a GNR.

Mas se fosse a mim, levava um spray de pimenta, e usava aquilo naquele cão. Já que o dono é rude e não quer saber... E depois, um spray de pimenta sempre é melhor que tentar intimidar ou até agredir o cão. O cão não tem culpa, mas assim pelo menos aprende a não repetir isso sem hesitação, o que até o ajuda, pois nunca se sabe quando é que este cão mete com alguém que não deve e sai seriamente ferido ou a outra pessoa exige que seja mesmo abatido...
SPRAY DE PIMENTA :?: :?: :?: :?: :?: COITADO DO BICHINHO
sheep23
Membro Veterano
Registado: segunda dez 26, 2011 3:16 pm

terça jun 05, 2012 12:11 pm

nadapossollo Escreveu:
sheep23 Escreveu:
skins Escreveu:

SPRAY DE PIMENTA :?: :?: :?: :?: :?: COITADO DO BICHINHO
Imagina que o cão um dia corre para um outro cão mesmo agressivo, e este sacode-o e mata-o. Ou imagina que o cão magoa outro cão ou mesmo pessoa e a outra pessoa exige que o cão seja abatido.

Seria preferível que um cão aprenda uma lição importante de uma forma que embora seja aversiva por uns minutos, pelo menos não traga consequências bastante piores. Já que o dono não o ensina. (E depois, também precisamos de nos proteger de alguma forma)
Ruphio
Membro
Registado: quarta mai 23, 2012 2:06 pm

terça jun 05, 2012 12:51 pm

Sheep23,

Cpncordo consigo, mas seria melhor agir de acordo com a leia, para não descermos ao nível do "dono irresponsável"?! Spray Gás Pimenta, não é permitido ser utilizado por civís!
JP
nadapossollo
Membro

terça jun 05, 2012 1:06 pm

Ruphio Escreveu:Sheep23,

Cpncordo consigo, mas seria melhor agir de acordo com a leia, para não descermos ao nível do "dono irresponsável"?! Spray Gás Pimenta, não é permitido ser utilizado por civís!
Dai a minha resposta
lsgl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 18, 2011 8:39 am

terça jun 05, 2012 1:14 pm

O melhor a fazer para afugentar um cão é mesmo pormos entre o nosso cão e o outro e "fazermos frente" com um "xô" ou "sssh" assertivo. Eles aí, a não ser que sejam cães agressivos para as pessoas, costumam hesitar e desistir.
Em último caso apanhem qualquer coisa do chão e ameacem atirar ao cão.

Tenho andado a fazer isso porque ultimamente têm aparecido rafeiros e outros cães com dono atrás do meu cão.
No inicio pegava nele ao colo (tem 5kg) mas aí o cão tentava saltar para cima de mim. Até que adoptei o método que referi que foi um vizinho meu que me ensinou.

Desde que o animal não seja um perigo para as pessoas, em principio este método resulta se não hesitarmos e formos assertivos.

Claro que isto não resolve o problema de haverem cães soltos e poderá haver situações onde simplesmente não reagimos a tempo (p.e. um cão vem de trás sem nos apercebermos) e alguma tragédia acontece.
bhess
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm

O meu traquina: Calvin

A minha princesa: Lolita

terça jun 05, 2012 1:22 pm

Acho que esta questão não se coloca apenas quando o cão é agressivo. Vou partilhar convosco o que se passou ontem:
Tenho aqui em casa uma cadela que acolhi na rua, tinha sido atropelada, eu ajudei-a e está aqui a recuperar. Desconfio que ela esteja em cio ou a entrar em cio pois tem tido uns comportamentos estranhos, de qualquer forma vou confirmar hoje na vetarinária... :oops: Isto para dizer que ontem, assim que saímos à rua com os três cães, ao fundo da rua reparamos num cão que se atravessou à frente de um carro que ia passar, pois o condutor fez uma travagem brusca e bem sonora! Até comentei "Ufa! Foi por pouco!".
Depois desse feito, o "snoopy" veio a correr para nós com uma atitude que não me agradou (posição da cauda) e como já ouvi de casos em que a monta se fez em coisa de segundos, temi pela minha hóspede, comecei a espantá-lo, claro! A dona nem uma palavra, lá ao longe lá se dignou: "SNOOPY! SNOOPY!", e começou a aproximar-se. Quando chegou perto perguntei-lhe se ela não podia passear o cão com trela, mas ela ficou muito ofendida e perguntou porquê. Eu respondi que, para além de ser obrigatório por lei, ela devia ter reparado que no espaço de 1 minuto o cão já tinha incomodado duas pessoas.
Como não tinha argumentos começou a dizer que eu não apanho o cócó dos cães e eu com o "osso" dos saquinhos pendurado na trela... Enfim... Ela ficou para lá a insultar e a disparatar e nós tivemos de mudar o nosso trajecto porque gostamos pouco de "peixeiradas"... Já partilhei várias histórias do género, normalmente acontece com cães que estão sozinhos na rua, isto deixa-me triste. O passeio, que é um dos melhores momentos do meu dia, momento de descontracção e alegria passa a ser um motivo de stress e angústia... Embora nunca tenha tido o azar de brigas e danos maiores.

Agora pergunto: eu que cumpro com a lei tenho de levar com os cães daqueles que acham muito bonito o cão correr em liberdade? Sujeitar-me a mim e aos meus cães a tudo o que daí pode resultar?
Sou a única a ficar extremamente triste e chateada com isto?

P.S. - Só depois de publicar é que vi o "testamento" que tinha acabado de escrever... Desculpem. :oops:
"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."

Calvin
nadapossollo
Membro

terça jun 05, 2012 1:49 pm

bhess Escreveu:Acho que esta questão não se coloca apenas quando o cão é agressivo. Vou partilhar convosco o que se passou ontem:
Tenho aqui em casa uma cadela que acolhi na rua, tinha sido atropelada, eu ajudei-a e está aqui a recuperar. Desconfio que ela esteja em cio ou a entrar em cio pois tem tido uns comportamentos estranhos, de qualquer forma vou confirmar hoje na vetarinária... :oops: Isto para dizer que ontem, assim que saímos à rua com os três cães, ao fundo da rua reparamos num cão que se atravessou à frente de um carro que ia passar, pois o condutor fez uma travagem brusca e bem sonora! Até comentei "Ufa! Foi por pouco!".
Depois desse feito, o "snoopy" veio a correr para nós com uma atitude que não me agradou (posição da cauda) e como já ouvi de casos em que a monta se fez em coisa de segundos, temi pela minha hóspede, comecei a espantá-lo, claro! A dona nem uma palavra, lá ao longe lá se dignou: "SNOOPY! SNOOPY!", e começou a aproximar-se. Quando chegou perto perguntei-lhe se ela não podia passear o cão com trela, mas ela ficou muito ofendida e perguntou porquê. Eu respondi que, para além de ser obrigatório por lei, ela devia ter reparado que no espaço de 1 minuto o cão já tinha incomodado duas pessoas.
Como não tinha argumentos começou a dizer que eu não apanho o cócó dos cães e eu com o "osso" dos saquinhos pendurado na trela... Enfim... Ela ficou para lá a insultar e a disparatar e nós tivemos de mudar o nosso trajecto porque gostamos pouco de "peixeiradas"... Já partilhei várias histórias do género, normalmente acontece com cães que estão sozinhos na rua, isto deixa-me triste. O passeio, que é um dos melhores momentos do meu dia, momento de descontracção e alegria passa a ser um motivo de stress e angústia... Embora nunca tenha tido o azar de brigas e danos maiores.

Agora pergunto: eu que cumpro com a lei tenho de levar com os cães daqueles que acham muito bonito o cão correr em liberdade? Sujeitar-me a mim e aos meus cães a tudo o que daí pode resultar?
Sou a única a ficar extremamente triste e chateada com isto?

P.S. - Só depois de publicar é que vi o "testamento" que tinha acabado de escrever... Desculpem. :oops:
A mim também já me aconteceu uma coisa parecida:
Estava eu a passear com a minha menina que estava no cio e veio um cão sei lá donde e tentou montar a minha menina, eu bem gritava e mandava-o embora e ele só rosnava entretanto estava lá uma daquelas poças grandes e mandei o cão para lá.De repente vem um homem ter comigo aos berros a dizer que eu tinha mandado o cão dele para a poça...Enfim acabou tudo numa discussão enorme :roll: :roll:
skins
Membro

terça jun 05, 2012 5:03 pm

bhess Escreveu: Sou a única a ficar extremamente triste e chateada com isto?

nao, nao es!!
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

terça jun 05, 2012 5:05 pm

Por isso aconselho: chamem LOGO QUE POSSAM o canil.
Quando os donos tem de ir buscar o cão ao canil da câmara é chato. Eu ficaria com a maior vergonha do mundo.
Responder

Voltar para “Cães”