Tentei durante o dia vir aqui ao tópico mas quando escrevia algo a net ía abaixo.
Muito obrigada a todas pelos votos de felicidades.
Quando vi este menino pela 1º vez, ía-me caindo o coração ao chão e … desatei num pranto pois ele é mesmo muito parecido com o meu querido Martim.
Há imenso tempo que não passava pelo site da ABRA e, algo me “levou” até lá tendo-me deparado com o lindo Óscar.
Foram dois dias de angústia sem saber o que havia de fazer mas, uma coisa eu tinha a certeza, tinha de ajudar este canito pois, tendo sido entregue pela dona, estando o canil sempre cheio, seria o 1º a ser abatido.
A ideia inicial era resgatá-lo, colocá-lo em hotel e, arranjar-lhe uma família milhões de estrelas. No entanto como muitos”apostavam”, mal o vi ao vivo e a cores, a ideia do hotel foi-se distanciando.
Antes de irmos para o hotel, o meu marido que desde o aparecimento do Óscar andava a lançar as escadas para ficarmos com ele, pediu-me para pelo menos apresentar a Xiquinha e a Maria para ver como é que as coisas corriam.
Feitas as apresentações e, como as mesmas até nem correram muito mal … o Óscar entrou lá em casa no sábado à tarde e foi ficando, ficando, até ...
No fim-de-semana notei que ele dormia muito mas, como comia relativamente bem, quando estava acordado estava atento e tinha o narizito fresquinho, atribuí o seu soninho ao cansaço provocado pelo stress dos últimos dias.
Na 2ª de manhã, quando ía a sair de casa o Óscar vomitou mas, atribuí a uma indisposiçãozita e não fiquei grandemente preocupada.
Felizmente o meu marido pôde ficar mais um pouco em casa e o Óscarzito vomitou mais duas vezes e começou a fazer diarreia, duas das vezes com vestígios de sangue.
Quando ele me ligou a dizer o que se estava a passar, nem pensei duas vezes, saí de imediato do trabalho e voámos para o vet. Já tínhamos combinado ir lá ao fim da tarde, assim sendo, só antecipámos a visita.
O miúdo foi observado, fez análises e tem uma doença que se chama hermabartonella canis (penso que estará bem escrito pois não tenho aqui a cábula).
Esta doença tem origem na mordidela da pulga (o Óscarzito antes de vir cá para casa estava completamente infestado delas tendo eu pedido a uma das voluntárias da ABRA para lhe colocar uma pipeta e foi a sorte, pois caso contrário, teria trazido umas amiguitas de Braga para cá.
Existem animais que vivem com esta doença sem sintomas. Outros ou por terem o sistema imunitário mais debilitado ou derivado ao stress, activam-na e foi o que aconteceu com ele.
Os sintomas são febre, vómitos, diarreia, prostração, anemia e uma produção em excesso de bílis dai ele ter começado a vomitar.
Levou logo uma injecção de anti-inflamatório, outra de anti-vómito e começou logo lá na clínica a tomar antibiótico. Vai fazer o tratamento durante 16 dias e, se Deus quiser, irá ficar bem e sem sequelas.
Para susto chegou pois, quando o vet me disse que os glóbulos brancos dele estavam a ser comidos, senti as forças a faltarem-me e comecei a ver tudo a andar à roda … tive de me agarrar ao meu marido pois já estava a imaginar uma leucemia.
Ele está benzinho. Já está mais arrebitadito, ontem já comeu melhor e fica muito espantado quando vê as manas a correrem pela casa fora na brincadeira. A Maria ontem atirou-se a ele para brincar e abocanhou-lhe o pescoço. Se vissem o ar dele muito espantado, a Maria por outro lado também muito espantada pois, quando “morde” o pescoço à Xiquinha, este cabe-lhe todo na boca … o do Óscar sobra.
Penso que a Xiquinha já o está a aceitar melhor. Já o cheira muito, hoje enquanto bebia o meu café e fumava o meu cigarrinho à janela, já a partilhou com ele … com o tempo as coisas encaixam-se. Estamos todos a reorganizarmo-nos pois, quer queiramos quer não, é diferente ter 2 miúdas a ter 3 canitos.
Tenho tido o cuidado de dar especial atenção à Xiquinha pois como a Maria está encantada com o mano, não lhe tem prestado tanta atenção e, não quero de forma alguma que ela se sinta preterida. Temos momentos em que estou só com ela a dar-lhe muitos miminhos e, ela fica deliciada.
Adoro mesmo a Xiquinha e, oxalá eles se entendem SEMPRE bem. Agora é que fechámos mesmo as portas…cá em casa não entra nem mais uma mosca.