Desculpem o 2º offtopic

Moderador: mcerqueira
Tem carta de condução categoria B?MiMoo Escreveu:Outra dúvida que eu tenho (peço desculpa por estar a usar o tópico para isto!!): estive a ver o novo código da estrada (para ver se podia já conduzir mota... aparentemente ainda tenho que esperar...)
Se a lei refere que o cão não pode prejudicar a condução acha que pode levá-lo sem cinto de segurança? O cão sem cinto de segurança pode prejudicar a sua condução na medida em que vai solto e por alguma razão pode saltar para o seu colo, distraí-la, etc. Tem de viajar com o cão preso ao cinto ou em transportadora, isto para sua segurança, para segurança do seu cão e para segurança dos demais que circulam na via pública.MiMoo Escreveu:a lei apenas refere que o animal não pode prejudicar a condução."... o que me permite que o cão seja transportado nos bancos sem ter cinto... é assim? Não me podem multar? (não estou a dizer que vá fazer, mas por exemplo a minha vizinha que anda sempre com o cão no carro ele vai no sítio dos pés do banco ao lado do condutor).
Desculpem o 2º offtopic
Tenho sim, eu já vi que só aos 25 anos (tinham-me dito que era isso OU 5 anos de carta... mas pronto) é que passo a poder conduzir também até 125cm^3. Li também que podia só fazer exame prático se quisesse (sem ter que ir a escola de condução e sem ter que fazer código)... mas não me apetecebhess Escreveu:Tem carta de condução categoria B?
É assim, a pergunta nem foi por mim, foi mais por essa tal vizinha... e a questão é se ela poderia ser multada ou não. Teoricamente não pode ser multada porque o cão está lá deitado e dorme todo o caminho (deitado no sítio onde o passageiro põe os pés)... poderá ser multada se um dia for mandada parar e o cão andar aos saltos lá dentrobhess Escreveu:Se a lei refere que o cão não pode prejudicar a condução acha que pode levá-lo sem cinto de segurança? O cão sem cinto de segurança pode prejudicar a sua condução na medida em que vai solto e por alguma razão pode saltar para o seu colo, distraí-la, etc. Tem de viajar com o cão preso ao cinto ou em transportadora, isto para sua segurança, para segurança do seu cão e para segurança dos demais que circulam na via pública.
Ah! Não pensei que tivesse menos de 25 anos.MiMoo Escreveu:Tenho sim, eu já vi que só aos 25 anos (tinham-me dito que era isso OU 5 anos de carta... mas pronto) é que passo a poder conduzir também até 125cm^3. Li também que podia só fazer exame prático se quisesse (sem ter que ir a escola de condução e sem ter que fazer código)... mas não me apetecebhess Escreveu:Tem carta de condução categoria B?(a mota é só mesmo por "brincadeira" e não como método de transporte... prefiro a minha bicicleta!
)
Teoricamente pode ser multada, porque assim que ela parar o carro junto ao agente o que é que o cão vai fazer? Toca de vir espreitar o que é... O que pode acontecer noutras situações e prejudicar a condução. Não é seguro, ponto final. Aconselhe a sua vizinha a colocar um adaptador para o cinto, aquilo custa para aí €5...MiMoo Escreveu:É assim, a pergunta nem foi por mim, foi mais por essa tal vizinha... e a questão é se ela poderia ser multada ou não. Teoricamente não pode ser multada porque o cão está lá deitado e dorme todo o caminho (deitado no sítio onde o passageiro põe os pés)... poderá ser multada se um dia for mandada parar e o cão andar aos saltos lá dentrobhess Escreveu:Se a lei refere que o cão não pode prejudicar a condução acha que pode levá-lo sem cinto de segurança? O cão sem cinto de segurança pode prejudicar a sua condução na medida em que vai solto e por alguma razão pode saltar para o seu colo, distraí-la, etc. Tem de viajar com o cão preso ao cinto ou em transportadora, isto para sua segurança, para segurança do seu cão e para segurança dos demais que circulam na via pública.![]()
Eu cá prefiro por na mala ou então no banco de trás se for alguém lá com ele... estou a pensar comprar um adaptador para o cinto ou algo para o transportar. Ainda não me decidi (não há crise porque ele não anda no carro habitualmente); obrigada pelas respostas
A bhess tem razão, tem mesmo de viajar com cinto ou em transportadora. Agora com o cinto, pode ser na mala ou no banco de tras. Existem umas protecções para colocar no banco de trás, cheguei a ver isso, mas no meu caso, preferi a mala.bhess Escreveu:Se a lei refere que o cão não pode prejudicar a condução acha que pode levá-lo sem cinto de segurança? O cão sem cinto de segurança pode prejudicar a sua condução na medida em que vai solto e por alguma razão pode saltar para o seu colo, distraí-la, etc. Tem de viajar com o cão preso ao cinto ou em transportadora, isto para sua segurança, para segurança do seu cão e para segurança dos demais que circulam na via pública.