acasalar irmãos!
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Júnior
- Registado: terça mar 27, 2012 10:35 am
Boa tarde!
Existem problemas de saúde para as crias se se acasalar um macho e uma fêmea filhos dos mesmos pais?
É uma curiosidade que sempre tive.. É apenas uma questão de ética ou não é mesmo possível?
Obrigado
Existem problemas de saúde para as crias se se acasalar um macho e uma fêmea filhos dos mesmos pais?
É uma curiosidade que sempre tive.. É apenas uma questão de ética ou não é mesmo possível?
Obrigado
Claro que é possível, sem consanguinidade não existiriam raças puras, no entanto só deve ser praticada por criadores éticos que conheçam bem o património genético dos cães... porque no cruzamento entre parentes próximos é muito provável que vários genes idênticos passem para os filhos, o que será excelente se pretendermos fixar determinada característica física e desastroso se existirem doenças hereditárias...
Dito por outras palavras, em havendo alguma doença hereditária presente no património genético de ambos os exemplares as probabilidades das suas crias a herdarem é muitíssimo superior, como é evidente.
Dito por outras palavras, em havendo alguma doença hereditária presente no património genético de ambos os exemplares as probabilidades das suas crias a herdarem é muitíssimo superior, como é evidente.
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
Em termos de genética e de probabilidades de herdar genes "defeituosos" (que algumas vezes são incompatíveis com a vida) e por sua vez doenças genéticas é muito superior. É comparável haver incesto (tipo os do livro "Os Maias
) e depois haver uma gravidez... essa criança tem maiores probabilidades de ser "defeituosa" (não encontro palavras mais simples para explicar isto).
Tentando outras palavras... o macho dá metade dos genes, a fêmea outra metade; há coisas que só se expressam se herdarem um gene igual dos dois lados (ou seja, tendo dois genes iguais em vez de ligeiramente diferentes). Sendo da mesma família a probabilidade de dois genes iguais se juntarem é muitíssimo maior... sendo que muitos problemas genéticos advêm desse facto (dois genes iguais).
Espero ter conseguido explicar genética de uma forma mais ou menos simples... se não entender pergunte que a malta aqui explica

Tentando outras palavras... o macho dá metade dos genes, a fêmea outra metade; há coisas que só se expressam se herdarem um gene igual dos dois lados (ou seja, tendo dois genes iguais em vez de ligeiramente diferentes). Sendo da mesma família a probabilidade de dois genes iguais se juntarem é muitíssimo maior... sendo que muitos problemas genéticos advêm desse facto (dois genes iguais).
Espero ter conseguido explicar genética de uma forma mais ou menos simples... se não entender pergunte que a malta aqui explica

-
- Membro
- Registado: sexta dez 16, 2011 8:02 pm
- Localização: Nina(Cão) Nina(coelha) Simba(Cão) Manchinha(coelha) Turtle(tartaruga)...
Ser possível é, mas como já foi dito a passagem de doenças genéticas é maior se ambos os pais as tiverem, mas daqui a pouco já aparece aqui alguém mais entendido da matéria. 

"Se a tourada é cultura, canibalismo é gastronomia"
Não compre,adopte
Não teste a minha paciência...já experimentei e não funciona
Não compre,adopte

Isso só é aceitável se for para criar uma raça rara, que estivesse em risco de extinção. Para fins de registro no LOP, não é aceite. Mesmo assim, acho que tem que ser um criador com muita experiência pra lidar com um nível de consanguinidade tão intenso e que conheça muito bem a linha de sangue que está a trabalhar.
Dependendo da raça, é necessário fazer uma série de exames e conhecer as doenças hereditárias da raça para poder fazer um inbreeding de consciência tranquila.
Na minha óptica o inbreeding tem mais potencialidades para causar danos do que para fazer algo de bom em prol da raça.
Dependendo da raça, é necessário fazer uma série de exames e conhecer as doenças hereditárias da raça para poder fazer um inbreeding de consciência tranquila.
Na minha óptica o inbreeding tem mais potencialidades para causar danos do que para fazer algo de bom em prol da raça.
Tenha lá calminha que o user apenas referiu que se tratava de uma curiosidade, não disse que o estava a pensar fazer!mimosaa Escreveu:Que estupidez...
Já imaginou se a pusessem a ter filhos com o seu irmão?
Ia gostar, que horror deixe-se lá de imaginações e esteja quietinha...![]()
parvoíces
E depois, nesse aspeto não se podem comparar os animais com os humanos, eles não têm esse tipo de sentimentos.
<p> </p>
<p>_____ "If you don't stand for something, you'll fall for anything." _____</p>
<p>_____ "If you don't stand for something, you'll fall for anything." _____</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda fev 27, 2012 11:40 am
Humanização ao mais alto nível...mimosaa Escreveu:Que estupidez...
parvoíces

Se leu a explicação da Dinodane, vai perceber que não é assim um "horror" tão grande...

Leia a resposta da Dinodane , tem tudo o que precisa!!!
Respondendo ás suas questões :
Existe sim a possibilidade de transmitir as doenças genéticas...
É possível e chama-se a isso INBREEDING .

Respondendo ás suas questões :
Existe sim a possibilidade de transmitir as doenças genéticas...
É possível e chama-se a isso INBREEDING .

Melhores Cumpts
Yokel
Husky Siberiano Forum:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforum.php?f=139
Os meus Cães:
http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/itachi_de_omni_s/68084
Facebook:
http://www.facebook.com/YokelBHI
https://www.facebook.com/HiyoutonKennel
Yokel
Husky Siberiano Forum:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforum.php?f=139
Os meus Cães:
http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/itachi_de_omni_s/68084
Facebook:
http://www.facebook.com/YokelBHI
https://www.facebook.com/HiyoutonKennel
-
- Membro Veterano
- Registado: terça abr 12, 2005 7:15 pm
Jacques (Bosques da Noruega)
Quatro ratazanas(Olie, Noo, Boogie, Djibouti)
Os animais não têm esse tipo de repúdio. Entre eles o incesto é algo natural e poderá ocorrer na vida selvagem. Para perceber isto basta constatar que ninguém obriga os animais a fazer nada (como refere), eles mesmos se encarregam de o fazer, mesmo, muitas vezes, por descuido do dono (já tive conhecimento de casos assim, em que dois irmãos ou mãe e filho se conseguiram juntar, por descuido do dono, durante o cio da cadela e, naturalmente, a coisa deu-se).mimosaa Escreveu:Que estupidez...
parvoíces
-
- Membro
- Registado: sexta dez 16, 2011 8:02 pm
- Localização: Nina(Cão) Nina(coelha) Simba(Cão) Manchinha(coelha) Turtle(tartaruga)...
Mas acha que esta senhora lê alguma coisa?TheOnlyOne Escreveu:Humanização ao mais alto nível...mimosaa Escreveu:Que estupidez...
parvoíces
![]()
Se leu a explicação da Dinodane, vai perceber que não é assim um "horror" tão grande...
Ela gosta é de criticar, isso sim.
Faça um favor e vá cozer batatas

"Se a tourada é cultura, canibalismo é gastronomia"
Não compre,adopte
Não compre,adopte

Que mauzinho nadapossollo, não é novidade que essa ideia repudie muitas pessoas, na óptica humana é contra natura. Já na natureza as coisas não funcionam assim, mas na natureza existe a selecção natural, destinada a premiar os mais fortes e saudáveis em vez dos mais fracos e debilitados. Por isso é que o inbreeding se torna perigoso com animais domesticados, porque se o animal adoece vamos com eles a veterinário, operamos, medicamos, etc. As probabilidades desses animais sobreviverem e reproduzirem aumentam exponencialmente assim como a sua herança genética.nadapossollo Escreveu:Mas acha que esta senhora lê alguma coisa?TheOnlyOne Escreveu:Humanização ao mais alto nível...mimosaa Escreveu:Que estupidez...
parvoíces
![]()
Ela gosta é de criticar, isso sim.
Faça um favor e vá cozer batatas![]()
RuiN Escreveu:Isso só é aceitável se for para criar uma raça rara, que estivesse em risco de extinção. Para fins de registro no LOP, não é aceite. Mesmo assim, acho que tem que ser um criador com muita experiência pra lidar com um nível de consanguinidade tão intenso e que conheça muito bem a linha de sangue que está a trabalhar.
Está tudo correcto, mas o que coloquei a bold é falso. Sim, o CPC regista.
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
Ok tem a sua lógica. Mas deveria de ser uma cláusula, em caso de raridade da raça.dinodane Escreveu:RuiN Escreveu:Isso só é aceitável se for para criar uma raça rara, que estivesse em risco de extinção. Para fins de registro no LOP, não é aceite. Mesmo assim, acho que tem que ser um criador com muita experiência pra lidar com um nível de consanguinidade tão intenso e que conheça muito bem a linha de sangue que está a trabalhar.
Está tudo correcto, mas o que coloquei a bold é falso. Sim, o CPC regista.