Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.
Moderador: mcerqueira
-
kittten
- Membro Veterano
- Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm
domingo jun 10, 2012 1:33 pm
Dos regulamentos do CPC
Artigo 6º
Conceito de reprodutor
Entende-se por reprodutor, o macho ou a fêmea, de raça reconhecida, interveniente num
cruzamento cujos produtos poderão ser registados no L.O.P..
Artigo 7º
Limites de utilização dos reprodutores
1. Os reprodutores de ambos os sexos poderão ser utilizados em cruzamentos a partir dos 12
meses de idade exceptuando-se os pertencentes a raças molossoides que poderão só ser
utilizados a partir dos 18 meses.
2. Os machos não poderão ser utilizados para cobrição a partir dos 12 anos de idade.
3. As fêmeas só poderão ser utilizadas em cruzamentos até aos 8 anos de idade.
4. O intervalo entre cada ninhada produzida, não poderá ser inferior a 6 meses.
5. Cada cadela poderá produzir até 8 ninhadas no decorrer da sua vida.
6. Em casos excepcionais e devidamente justificados poderá a 1ª Comissão aceitar a alteração
dos limites de idade dos reprodutores.
Artigo 8º
Cruzamentos autorizados
1. As cadelas registadas no L.O.P. só podem ser cobertas por cães da mesma raça e variedade,
registados num Livro de Origens reconhecido.
2. Exceptuam-se do ponto anterior, os cruzamentos oficialmente reconhecidos pela F.C.I.,
entre variedades de uma mesma raça e os produtos resultantes serão registados como
pertencendo à variedade a que mais se assemelhem.
3. No que diz respeito às Raças Portuguesas compete ao C.P.C. autorizar os cruzamentos entre
variedades.
4. O não cumprimento do pontos 1 implicará a aplicação e sanções aos proprietários dos
progenitores, bem como a não admissão do registo dos produtos no L.O.P.
.
Como se vê não fala em consanguinidade. Mas atenção que quanto mais fechada for a cruza mais se potenciam os defeitos e não doenças genéticas, já que qualquer cão portador de doenças genéticas deve ser afastado da reprodução.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.
Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.
http://animalartportugal.blogspot.com/
www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.
Madalena Marques
-
MiMoo
- Membro Veterano
- Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm
domingo jun 10, 2012 1:38 pm
kittten Escreveu:Como se vê não fala em consanguinidade. Mas atenção que quanto mais fechada for a cruza mais se potenciam os defeitos e não doenças genéticas, já que qualquer cão portador de doenças genéticas deve ser afastado da reprodução.
Sim... mas algumas doenças são genes recessivos, e uma pessoa só sabe que bicho x é portador se gerar ninhadas com o defeito em questão...
-
Yokel
- Membro
- Registado: domingo mar 25, 2012 10:35 am
domingo jun 10, 2012 1:45 pm
RuiN Escreveu:dinodane Escreveu:RuiN Escreveu:Isso só é aceitável se for para criar uma raça rara, que estivesse em risco de extinção. Para fins de registro no LOP, não é aceite. Mesmo assim, acho que tem que ser um criador com muita experiência pra lidar com um nível de consanguinidade tão intenso e que conheça muito bem a linha de sangue que está a trabalhar.
Dependendo da raça, é necessário fazer uma série de exames e conhecer as doenças hereditárias da raça para poder fazer um inbreeding de consciência tranquila.
Na minha óptica o inbreeding tem mais potencialidades para causar danos do que para fazer algo de bom em prol da raça.
Está tudo correcto, mas o que coloquei a bold é falso. Sim, o CPC regista.
Ok tem a sua lógica. Mas deveria de ser uma cláusula, em caso de raridade da raça.
Desde que os exames tenham sido feitos nos exemplares, e que a Saúde esteja a 100%, não vejo qual o motivo de não o fazer... sendo que não sou fã do INBREEDING!
-
WaterMonitor
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
domingo jun 10, 2012 2:07 pm
Não sou grande fã do inbreeding. Já o fiz e os resultados não foram famosos.
Não sou perita em genética por isso não sei explicar o porquê, mas que me ensinou disse-me sempre para nunca cruzar irmãos e sim pais com filhos, mas só depois de conhecer muito bem a linha e saber os defeitos e qualidades.
Só o fiz uma vez, não tive problemas de saúde, mas os exemplares não eram nada de especial.
Uma amiga que cruzou pai com filha teve no entanto uma ninhada horrível com bebés que não estavam acabados de formar. O vet disse que não era do inbreeding.
-
Tumbleweed
- Membro Veterano
- Registado: quarta jul 20, 2011 2:34 am
domingo jun 10, 2012 2:33 pm
Não há cães 100% saudáveis.
Dependendo da doença e da prevalência desta na raça, não vejo quaisquer problemas em usar cães portadores de um gene recessivo que esteja identificado na reprodução. Afastar completamente todos os portadores da reprodução num espaço curto de tempo, parece-me muito mais em detrimento da raça, visto que se reduz o pool genético.
-
nadapossollo
- Membro
- Registado: sexta dez 16, 2011 8:02 pm
- Localização: Nina(Cão) Nina(coelha) Simba(Cão) Manchinha(coelha) Turtle(tartaruga)...
domingo jun 10, 2012 6:30 pm
RuiN Escreveu:nadapossollo Escreveu:TheOnlyOne Escreveu:mimosaa Escreveu:Que estupidez...
Já imaginou se a pusessem a ter filhos com o seu irmão?
Ia gostar, que horror deixe-se lá de imaginações e esteja quietinha...

parvoíces
Humanização ao mais alto nível...
Se leu a explicação da Dinodane, vai perceber que não é assim um "horror" tão grande...

Mas acha que esta senhora lê alguma coisa?
Ela gosta é de criticar, isso sim.
Faça um favor e vá cozer batatas

Que mauzinho nadapossollo, não é novidade que essa ideia repudie muitas pessoas, na óptica humana é contra natura. Já na natureza as coisas não funcionam assim, mas na natureza existe a selecção natural, destinada a premiar os mais fortes e saudáveis em vez dos mais fracos e debilitados. Por isso é que o inbreeding se torna perigoso com animais domesticados, porque se o animal adoece vamos com eles a veterinário, operamos, medicamos, etc. As probabilidades desses animais sobreviverem e reproduzirem aumentam exponencialmente assim como a sua herança genética.
Mázinha,eu???:twisted:
A mulher passa a vida a criticar os outros,só ela é que é perfeita.
Eu não tenho pachorra para ela não tenho mesmo.

"Se a tourada é cultura, canibalismo é gastronomia"
Não compre,adopte
Não teste a minha paciência...já experimentei e não funciona

-
jPrudencio
- Membro
- Registado: domingo mar 11, 2012 9:08 pm
- Localização: 3 cães: 1 epagneul breton, 1 setter inglês e 1 cão de água português
domingo jun 10, 2012 7:34 pm
Não vejo qualquer problema em fazer inbreeding para fechar linhas. É algo necessário para manter determinadas caracteristias nos cães.
-
RuiN
- Membro
- Registado: terça jun 05, 2012 4:08 pm
domingo jun 10, 2012 8:08 pm
jPrudencio Escreveu:Não vejo qualquer problema em fazer inbreeding para fechar linhas. É algo necessário para manter determinadas caracteristias nos cães.
Podia-me explicar melhor o que é fechar linhas?
-
kittten
- Membro Veterano
domingo jun 10, 2012 8:10 pm
É utilizar 1 cão e uma cadela "aparentados", quanto mais próxima a releção de parentesco mais fechada fica a linha.
Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.
www.apterrariofilia.org
Madalena Marques
-
jPrudencio
- Membro
- Localização: 3 cães: 1 epagneul breton, 1 setter inglês e 1 cão de água português
domingo jun 10, 2012 8:24 pm
As linhas, são as linhas de sangue, cada criador tem a sua linha de sangue
-
RuiN
- Membro
domingo jun 10, 2012 8:27 pm
kittten Escreveu:É utilizar 1 cão e uma cadela "aparentados", quanto mais próxima a releção de parentesco mais fechada fica a linha.
Sim isso eu entendo, mas qual é o objectivo? Se existem mais exemplares da mesma raça, morfologicamente semelhantes.
Ao criar uma nova raça, "apurar" ou no caso de estar em vias de extinção compreendo.
-
jPrudencio
- Membro
domingo jun 10, 2012 8:48 pm
Os criadores apertam as linhas para manter uma determinada caracteristica que gostam nos seus cães, porque se os criadores estiverem sempre a meter sangue novo existem determinadas caracteristicas que se iriam perder com o passar do tempo
-
RuiN
- Membro
domingo jun 10, 2012 8:53 pm
jPrudencio Escreveu:Os criadores apertam as linhas para manter uma determinada caracteristica que gostam nos seus cães, porque se os criadores estiverem sempre a meter sangue novo existem determinadas caracteristicas que se iriam perder com o passar do tempo
Sim, mas se cada raça tem estalões, então essas características não estão já presentes na raça? E não seria melhor adquirirem outro cão de outro criador com essas características?
Sempre foi algo que me causou estranheza.
-
jPrudencio
- Membro
domingo jun 10, 2012 9:00 pm
Mesmo dentro dos estalões existem cães com caracteristicas diferentes, e cada criador cria a sua linha,que para ele é o que ele entende que é o melhor tipo de cão dentro do estalão. E por isso é que os criadores cruzam cães com um parentesco chegado para manter caracteristicas defenidas da sua linha de sangue, se não houvesse inbreeding, não seria possivel criar linhas de sangue definidas
-
kittten
- Membro Veterano
domingo jun 10, 2012 9:10 pm
RuiN Escreveu:jPrudencio Escreveu:Os criadores apertam as linhas para manter uma determinada caracteristica que gostam nos seus cães, porque se os criadores estiverem sempre a meter sangue novo existem determinadas caracteristicas que se iriam perder com o passar do tempo
Sim, mas se cada raça tem estalões, então essas características não estão já presentes na raça? E não seria melhor adquirirem outro cão de outro criador com essas características?
Sempre foi algo que me causou estranheza.
Estão presentes claro, mas há sempre uma ou outra característica que o criador quer fixar, vou dar-lhe um exemplo, eu na minha raça gosto de determinadas características, a cor dos olhos por exemplo, como a cor que eu eu quero é recessiva a única maneira que tenho de conseguir essa cor é cruzando por exemplo mãe com filho.
www.apterrariofilia.org
Madalena Marques