A displasia coxo-fémorale : o erro do milénario da medicina veterinaria (!!!!)

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

domingo fev 01, 2004 11:50 am

SeaLords Escreveu: ...
arranjasse os tais dados que mostram que a esperança de vida dos cães tem diminuido (parece que a sondagem cá do sítio ficou em águas de bacalhau ...)
....
Já nos anos 20-30, em Alpiarça, a minha avó materna teve cães pastor alemão, então chamados "lobo de alsácia". Nenhum deles chegou aos 14 anos. Dizia ela, com tristeza, que a comida da altura (caseira, restos do matadouro, etc.) seria a culpada. Isto quando eu própria dava também comida caseira mas seguindo indicações de um criador italiano, como já referi no outro tópico. Claro que nem o nº de cães da minha avó nem o meu nº de cães consiste uma amostra fiável mas, para mim, a razão da mortalidade dos cães da minha avó seriam as condições muito mais precária de instalação dos cães, aliada a falta de vacinas, e a medicamentos.
Depois, quando refere as tais raças grandes nas regiões remotas, lembre-se que só está a contar os indivíduos mais fortes e não a totalidade deles. Ou julga que nesses sítios se sabe a causa de mortalidade dos eliminados pela natureza e que provavelmente até são muitos? Tem a idéia de quantos indivíduos de uma ninhada chegam a morrer de velhice?
Maria João
Responder

Voltar para “Cães”