Enciclopédia da chinchila

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
RubenLPT
Membro Veterano
Registado: sexta ago 27, 2010 4:24 am

segunda out 04, 2010 5:48 pm

Classificação científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Rodentia
Família: Chinchillidae

[Links]
:arrow: http://pt.wikipedia.org/wiki/Chinchila
:arrow: http://www.chinchila.org/
:arrow: http://coisasdechinchilas.no.sapo.pt/links.html

Penso que esses 3 links te ajudará em qualquer duvida que tenhas acerca de chinchilas, pois está lá praticamente tudo.

Mutações

:arrow: http://quintadosroedores.do.sapo.pt/mutacoes_c.htm

Cruzamentos
:arrow: http://www.catiasilva.com/chinchilas/cruzamentos.html

Calculadora mutações

:arrow: http://www.silverfallchinchilla.com/gen ... lator.aspx

Habitação:

O ideal para uma chinchila viver será gaiolas altas com plataformas de forma a que elas possam saltar.
Também à possibilidade de gaiolas mais baixas e mais compridas, mas gostos são gostos.

Aqui vai alguns exemplos:

Imagem

Uploaded with ImageShack.us

Imagem

Imagem

Imagem

Se quiseres ficar bem com poucos euros recomendo-te:

Imagem

Este viveiro pode ser encontrado nos supermercados jumbo num custo de 114€ na minha zona.
Mas este viveiro não tem plataformas e agora?

Agora vais ao aki, mandas cortar madeira de pinho não tratável à medida que desejares para as plataformas e usas ganchos para agarrar as plataformas às grades.

Imagem

Alimentação

Vou deixar apenas alguns exemplos:

Imagem

Imagem

Imagem

Em relação à ração isso já vai de cada um. Eu pessoalmente uso a ultima referida (chinchila nature) e posso dizer que estou muito satisfeito e nem estou em pensar trocar visto que os meus animais comem o comer todo tendo ou não guloseimas a mais ou a menos. Não te esqueças que dose diária de ração para cada chinchila é por volta das 30 e 40g.

Feno

Imagem

Imagem

Imagem

Em relação ao feno, actualmente dou versele laga (o ultimo que referi)
À outros fenos no mercado que não mostrai. Só pus mesmo alguns para teres uma ideia do que comprar. Não te esqueças que feno nas tuas chinchilas nunca pode faltar. Sempre disponível :wink:

alfafa

A alfafa poderás dar em rama ou em cubos.
eu actualmente dou em cubos da marca vitakraft
aqui vai:
Imagem

Imagem

actualmente dou alfafa as minhas chinchilas dia sim dia não, mas a quem dê 2 vezes por semana etc... já vem de cada um

Em relação a guloseimas a quem dê sticks etc.. mas como já te disse vem de cada pessoa.

actualmente dou 1 uva passa e tiro a banana da ração chinchila nature e dou como guloseima a elas. Nunca dês duas guloseimas no mesmo dia é um conselho :wink: Poderás dar maça e outras coisas mas isso já está nos links acima que mencionei.

Não te esqueças que as chinchilas precisam de desgastar os dentes e o ideal para elas será comprar blocos minerais.
aqui vão alguns:

Imagem

Imagem

Como suplemento poderás dar comprimidos de cálcio cujo nome é Calci fit da marca vitakraft

Higiene

Em relação a higiene uso o substrato cats best universal mas á quem use aparas de madeira ou papel prensado.
Este ultimo referido é um bocado mais caro, as aparas devido a urina dos animais fica logo encharcada por isso optei pelo cats best.
Mesmo que os animais urinem para este substrato e o mesmo crie uma zona pastosa como muitos dizem, eu diariamente removo esses bocados ensopados e acrescento mais um pouco de substrato. Assim em relação a higiene nunca haverá problemas com elas.
8)

Imagem

Imagem

Em relação à areia de banho para as chinchilas as mais usadas serão:

Imagem

Imagem

A areia pessoalmente uso a da prestige versele laga visto não ir muito a bola com a marca beaphar. Em relação aos banhos deixo todos os dias durante 1 hora a banheira com areia para elas tomarem banho.

Por fim

Aconselho-te a usar o anti fungico na areia das chinchilas a partir do mês de Outubro até mais ou menos Abril visto que neste período aproxima-se o inverso e a humidade começam a chegar. Isto se queres que as tuas chinchilas não apanhem fungos claro.

Também dou umas vitaminas de gotas às minhas chinchilas no Inverno.
Estou a seguir a rota de outros colegas sendo assim dou durante uma semana em cada mês.

Como podes ver ter chinchilas não é só telas e prontos. O animal que aguente o resto. Não é bem assim como pensamos.
Se queres te-las tens de cuidar delas e não fazer como muitos fazem ai que é deixar as chinchilas a morrer por não ter dinheiro ou a porcaria dum veterinário ser longe.

Espero que tenha ajudado, pois quando me registei neste fórum era dum tópico destes que eu precisava para saber logo as coisas de uma vez pois a muita gente que não tem paciencia para pesquisar e depois quem acaba por sofrer é os animais.

:?

Se tiverem alguma duvida onde comprar alguns dos produtos mencionados mande-me pm que eu responderei com todo o gosto.

cumprimentos

RubenLPT :wink:
Última edição por RubenLPT em segunda out 04, 2010 6:34 pm, editado 1 vez no total.
ZooManiac
Membro
Registado: segunda out 04, 2010 1:43 pm

segunda out 04, 2010 6:01 pm

Bom trabalho ! :)
Obrigado ! :D
Adim
Membro
Registado: quarta ago 25, 2010 6:40 pm

terça jun 12, 2012 11:35 pm

E para saber o significado dos sons?

Talvez o litter para gatos não seja a melhor solução para chinchilas ou roedores, não? (ainda que o tenha na imagem)
Pode aleijar as patas...
Também à possibilidade de gaiolas mais baixas e mais compridas, mas gostos são gostos.

Não devem ser altas, para o exercício da chinchila? Para ela poder saltar..?

Atenção, que não me quero armar em sabichão lol, estou aqui é para aprender, mas ja li o acima indicado, e digo apenas com o fim de enriquecer o tópico :wink:
Última edição por Adim em quinta jun 14, 2012 10:05 am, editado 2 vezes no total.
chinsdalinha
Membro Veterano
Registado: segunda dez 12, 2011 10:15 pm
1-python brongersmai, 1-python morelia spilota, 1-boa dumerili, 1-epicrates chencria

quinta jun 14, 2012 12:50 am

nao tive tempo de ler tudo e como fui ver a parte que mais me interessa (mutaçoes e cruzamentos) tenhoa dizer que está muito incompleto (nao por tua culpa ruben claro!) mas acho que quando se quer saber estas coisas mais ao pormenor é ir a sites ingleses q tem mais info e melhores fotos=) algumas cores é necessario muito bom olho para as diferenciar e com essas fotos pequenas nao se consegue entender
de resto muito com e parabens pelo empenho!
Adim
Membro
Registado: quarta ago 25, 2010 6:40 pm

quinta jun 14, 2012 1:08 pm

Caso saibas, podías falar da interacção com o dono :wink:

http://chinchillasounds.de/
Só para enriquecer :)
Responder

Voltar para “Exóticos”