(e desculpem o testamento, mas é para ver se me consigo explicar!!!)
Ora bem, na casa da minha mãe tenho o Yuki (quase) 11 anos, Dalmata de 25kg, cão de guarda que desenvolveu problemas de agressividade com outros cães. Entretanto na minha casa, tenho a cavalier, a Amy, de 10 meses, que pontualmente está em casa da minha mãe tb, quando lá vamos ao fim de semana.
Ele está na rua, ela em casa. Curiosamente, cada um preferia estar justamente nos domínios outro

Como alguns users se lembram, o cão mais velho, que sempre esteve sozinho, não permite a presença da cadela. A minha mãe desenvolveu a habilidade de levar ao colo a cadela até ele, junto ao limite da trela. Mas são só uns minutos muito breves e nada mais que isto! (e ele também lhe ladra quando a vê na varanda (e ela recua p casa)!...). Mas fora isto, deixamos de arriscar porque ele nunca a vai aceitar.
Bem, passando a introdução, o que me aconteceu hoje, abreviando, foi um descuido meu, que pela improbabilidade de estar solto, acabei por não ir confirmar e levei a amy á rua para a saída higíenica!
Por sorte e por sistema, ela aqui vai sempre á trela, a menos que ele esteja mesmo fechado no canil, coisa que fazemos ocasionalmente para ela esticar as pernas.
Ora bem, acabo de descer as escadas da porta da frente com ela, ele manda-lhe uma ladradela-rosnada (ou uma rosnadela-ladrada - percebem o que eu quero dizer com isto?) e lança-se na corrida. Em simultâneo, eu dou 1 puxão na trela dela e faço-a rodar 1 meia-volta, no sentido defensivo, enquanto tento que ele fique por trás de mim, para a agarrar. E ainda perco 1 chinelo nesta dança, mas consigo pegar-lhe ao colo muito rapidamente.
E encaminho-me para as escadas... e só no topo percebo que ele não veio atrás de mim (nem sequer se entreteve com o chinelo que ele gosta de roubar e poderia ter sido a distracção) e que ele também não ficou a saltitar para a tentar morder ao meu colo, como eu tinha pensado nos meus cenários hipotéticos de horror supremo!... E a Amy? Calmissima e tranquila, sem rabo nas pernas, se calhar a pensar qualquer coisa do género "olha, a dona passou-se!!!".

A verdade... é que eu não faço a mais pequena ideia do que aconteceu! Ok eu rodopiei, mas um cão é muito mais rápido e se fosse em ataque, não havia meia-volta que me valesse... Mesmo com ela ao colo seria de esperar algumas boas mordidelas tentadas... ou será que não?!
1h depois a minha mãe repetiu o exercício de a levar lá ao colo, com guloseima p ele na outra mão. A atitude dele, foi esnobar a cadela e ter interesse na guloseima, coisa que eu considero muito positivo, já que de início, não havia nada que lhe desviasse a atenção de querer morder na Amy. Portanto tem havido uma lenta (muito lenta) evolução, no entanto não sei se é exactamente aceitação, se respeito pela dona...
Pela minha descrição alguém consegue ler o comportamento do meu cão?? Eu começo a achar que não a queria matar, mas eventualmente alguma dentada por cíumes... ou só chegar perto para impor o respeito... não sei...
De qualquer forma isto é um comportamento canino que alguém deve conhecer! Aconteceu-me há cerca de 2 semanas, quase a mesma situação, com um SRD pernalta no parque: lançar-se em corrida e ao mesmo tempo a ladradela rosnada, a meia volta (que aqui foi volta inteira, porque não tinhamos mesmo nada ao pé) mas aqui a amy quis fugir do outro e ainda deu uma ganidela, coisa que não aconteceu aqui em casa. No parque... foi um daqueles donos que soltam cães desobedientes "ah ele não faz mal", mas eu não gostei das boas intenções da rosnadela-ladrada.
Opiniões?
PS - e a ladradela-rosnada do Yuki para a mana, foi única! Portanto não houve continuação com ladradelas ou rosnos!