Maturidade Sexual
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jun 11, 2012 10:17 am
Olá,eu gostava de saber com que idade é que um cão macho atinge a maturidade sexual suficiente para acasalar.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mar 09, 2012 1:49 pm
penso que a partir de um ano de idade, mas aguarde por resp mais crediveis
li algures um pedido de opniao de uma cadela parir apenas um cao e a questao era que o macho que acasalou tinha apenas 6 meses, dai o autor estar na duvida se terá sido esse facto de a cadela dar á luz apenas uma cria 

<p>Nunca confies em alguém que tem mais dentes que tu, mesmo que sejas bi-dente:-)</p>
Depende do porte do animal. Animais maiores atingem maturidade mais tarde (por exemplos os Grand Danois apenas atingem essa maturidade por volta dos 24 meses). Não quer dizer que animais mais novos não tenham o instinto de acasalar... nas fêmeas nunca se deve cruzar ao primeiro cio... os machos, antes da maturidade total, o esperma não é de boa qualidade (daí a cadela só ter tido uma cria). A idade em que é conveniente cruzar está dependente do porte do animal.
Qual é o porte do cao?
A altura em que atingem a maturidade depende do porte. Mas o Mimoo explicou tudo direitinho aí em cima
A altura em que atingem a maturidade depende do porte. Mas o Mimoo explicou tudo direitinho aí em cima

<p>"A dúvida é o principio da sabedoria." - Aristóteles </p>
<p>"<strong>Não existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
<p>"<strong>Não existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
-
- Membro Veterano
Não me interessa nada que ele cruze com a minha cadela.MiMoo Escreveu:Depende do porte do animal. Animais maiores atingem maturidade mais tarde (por exemplos os Grand Danois apenas atingem essa maturidade por volta dos 24 meses). Não quer dizer que animais mais novos não tenham o instinto de acasalar... nas fêmeas nunca se deve cruzar ao primeiro cio... os machos, antes da maturidade total, o esperma não é de boa qualidade (daí a cadela só ter tido uma cria). A idade em que é conveniente cruzar está dependente do porte do animal.
Por isso é que eu queria saber mais ou menos com que idade é que ele consegue acasalar

Ele é arraçado de PA(segundo a vet)portanto será de porte médio/grande.
E castrar antes de atingir a maturidade sexual também não me parece muito boa ideia.
-
- Membro Veterano
Porte médio/grande marayamaraya Escreveu:Qual é o porte do cao?

Pensei que a pergunta fosse no sentido oposto...nandaalmeida Escreveu:Não me interessa nada que ele cruze com a minha cadela.
Por isso é que eu queria saber mais ou menos com que idade é que ele consegue acasalar![]()
Ele é arraçado de PA(segundo a vet)portanto será de porte médio/grande.
E castrar antes de atingir a maturidade sexual também não me parece muito boa ideia.

Eu castraria por volta do ano/ano e meio... mas ele com 6/8 meses já consegue montar a cadela e se ela estiver em cio é possível que engravide... faça as contas para o último cio da cadela e acrescente 6 meses (porque é mais ou menos com esta regularidade) e veja se pode deixar o macho ficar com ano/ano e meio sem perigo de ela engravidar.
Castrar a cadela não é opção? (não pense nunca em pílulas! Fazem mais mal que bem...)
-
- Membro Veterano
Eu sei que as pílulas tem muito que se lhe diga MiMoo
Quanto a esterilizar a cadela nunca tinha pensado nisso
nunca precisei...
Não sei vou pensar

Quanto a esterilizar a cadela nunca tinha pensado nisso

Não sei vou pensar