Não podemos metter os lagartos todos no mesmo saco..existem especies que podem responder melhor que outras a estimulos, incutir-lhes rotinas ou ate tentar que façam alguns truques basicos...os crocodilos por exemplo e os monitores são lagartitos que para lagarto podem considerar-se inteligentes e treinaveis a alguns truques, depois do que eu conheço melhor, a casmurra da minha iguana pode demorar meses a incutir-lhe uma rotina mas consegui, sei que ele me reconhece, tanto que reage a mim de maneira diferente de como reage a outras pessoas, neste caso a mim reage muito mal

, é um mal agradecido eu que o criei desde que era uma lagartixa verde, trata-me mal, a estranhos e ao resto do pessoal de casa aceita bem, ou ignora sem reagir, no entanto consegui treina-lo de modo a não defecar no espaço dele, ele vai sozinho á casa de banho e geralmente espera que esteja alguem em casa para o colocar na banheira para se aliviar, se está muito aflito é mesmo atrás do bidé...e se o chamo pelo nome com uma banana na mão ele vem...não me acredito que seja por mim, mas sim pela banana, tambem sempre que menciono o nome dele, ele olha para mim, por isso sabe que aquela palavra tem alguma coisa a ver com ele...mas apenas olha e abana a cabeça a meter medo, mas sabe que estou a falar com ele...