Qual acham que deve ser o papel do CPC face à legislação específica por raças(BSL)?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sexta ago 16, 2002 3:04 pm

Olá a todos,
Perante a ameaça presente de legislação específica para raças, com elaboração de listas de raças perigosas ou com base em critérios de 'perigosidade potencial' pouco clara, é minha opinião pessoal que o CPC tem mantido uma atitude muito passiva. Pelo menos, se tem agido, não tem sido do dominio público e com a notoriedade que uma situação destas deveria exigir.
Nestas situações, quer o CPC,em nome de TODAS as raças visadas, quer o Clubes de Raça para cada uma das suas raças, deveriam ter um papel activo, participante e, sempre que necessário, contestatário, perante quaisquer leis discriminativas por raça ou tipologia de raça.

Mas nem todos os Clubes são passivos. O AKC ( Amercian Kennel Club), perante uma proibição de uma companhia aerea em trasportar determinadas raças, assumiu desde logo uma posição critica activa. Um bom exemplo para nós.
Mas vejam o artigo na integra:

> > AKC CALLS ON AMERICAN AIRLINES TO RECONSIDER BREED BAN
> >
> > New York, NY - The American Kennel Club is publicly calling on
> > American Airlines to reconsider their newly announced policy
> > prohibiting the shipment of Rottweilers, Doberman Pinschers, American
> > Staffordshire Terriers, Bull Terriers, American Pit Bull Terriers and
> > any mixed-breeds containing one or more of these breeds.
> > The AKC believes this policy will unfairly punish many responsible dog
> > owners and strongly opposes any policy that determines a dog to be
> > "dangerous" based on specific breeds or phenotypic classes of dogs.
> > There is broad agreement among canine experts that aggressive or
> > dangerous behavior is not breed specific, and can not effectively be
> > predicted or controlled by breed specific regulations. Breed specific
> > dangerous dog regulation is opposed not only by the AKC, but by such
> > organizations as the American Veterinary Medical Association, the
> > National Animal Control Association, the National Animal Interest
> > Alliance and the American Society for the Prevention of Cruelty to
> > Animals. The AKC advocates that a dog's behavior, and not its breed,
> > should determine whether it is accepted for air shipment.
> > The incident that gave rise to American's policy was apparently a
> > kennel failure incident. Any dog unaccustomed to confinement in a
> > crate, and to air travel, might panic when crated in an aircraft cargo
> > hold, and try to escape. If the kennel fails under such circumstances,
> > any dog of significant size could do damage and create a safety
> > hazard.
> > "This is an incident that could have occurred with any breed of dog,
> > and is more of an issue of making sure the dog is in an appropriate
> > traveling crate than it is about the breed of the dog," said Noreen
> > Baxter, VP of AKC's Public Education and Canine Legislation division.
> > "We want to collaborate with American on an effective solution that
> > does not adversely affect their customers."
> > The AKC believes that the appropriate response to this incident, for
> > all breeds, is for American to upgrade its specifications for kennel
> > construction and door closures. AKC has offered to consult with and
> > assist American Airlines to identify existing products that are
> > acceptable and to develop new secure kennel specifications. Further,
> > if appropriate new kennel standards are developed, the AKC would be
> > willing to advocate the adoption of these standards by the United
> > States Department of Agriculture, the FAA and/or other appropriate
> > federal agencies, for shipment of dogs on all carriers.

> > A letter from AKC President and CEO Al Cheauré to American Airlines
> > outlining the AKC's suggestions and offers for assistance is posted at
> > www.akc.org.
JAntunes
Membro Veterano
Registado: quarta jul 03, 2002 7:16 am

sexta ago 16, 2002 3:55 pm

Já que está em inglês caro PauloC a minha opinião é que as siglas BSL significam Bull Shit Law
Elsa
Membro Veterano

sábado ago 17, 2002 12:54 am

Para variar...CPC, clubes de raça, SPA, etc... acham que mais vale estar caladinhos, afinal não são nenhum Lobby. É mesmo á português... " deixa andar e não te rales...." :evil:
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

sábado ago 17, 2002 4:41 pm

Realmente o CPC deveria fazer algo para defender as raças que andam "na forca". Com estas histórias todas creio que começa a haver um receio por certas raças. Ainda ontem estava no Peter's do Parque das Nações e estava lá um casal com um Grand Danois e um Rottweiler. O Grand Danois adulto era a adoração de todos enquanto que a cadela rott depertava o receio a alguns. Alguns donos de cães mostraram mesmo receio em passar com os seus cães, alguns mesmos pegaram-os ao colo (os que podiam) para "atravessarem". E o pior caso foi quando uma senhora com um labrador (ou uma mistura de) passou, e os outros começaram a ladrar imenso e a rott ou partiu a trela ou ela desprendeu-se, não consegui perceber, mas o pior é que ela se soltou, mas foi só fogo de vista pois assim que se soltou foi directa ao labrador, mas para cheirar apenas e abanar o rabinho. Era um daqueles tipicos cães que quando estão presos ladram muito, mas quando soltos são uma adoração. Mas a dono do labrador não ganhou para o susto e deu para reparar que a cara dela reprovava não o facto de a cadela ter escapado aos donos, mas sim o facto de ser um rottweiler.

Perante isto, a organização que deveria proteger as raças de cães. limita-se a registá-los e a organizar concursos de beleza, pois realmente não vi ninguém da CPC surgir em defesa das raças intituladas como "perigosas". É uma das razões para não inscrever o Spot no Pinscher Clube Portugal. Não conheço o mesmo, mas o CPC somente tem a morada, não o telefone e de certa forma imagino-me como sócio, a pagar quotas, para receber datas de concursos e fichas de participação...
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sábado ago 17, 2002 5:54 pm

Realmente, perdoem-me a "boca" se estou a ser injusta, mas o dito CPC dá-me a impressão de ser um clube de amigos que só serve para organizar concursos e registos de LOP.
Por exemplo quando se tratou da questão altamente mediática das lutas de cães não deveria ter havido uma posição por parte do CPC ?

E agora, que está em fabricação uma lei a respeito de cães perigosos ?

Como já disse peço desculpa se o CPC simplesmente não tem nada a ver com estes assuntos, mas lá fora estas entidades são mais intervencionistas.

Isto além das "bocas" que já ouço há vários anos relativas a eventuais "panelinhas" dos júris dos concursos, "bocas" sobre os critérios de avaliação desses júris, sobre a falta de divulgação internacional das raças nacionais, etc.

Eu disto não sei nada mas será que estamos (como há tantas outras) perante uma associação "adormecida" ?
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

sábado ago 17, 2002 8:23 pm

De facto não tenho notado nada por parte do CPC quanto a estas situações e seria, muito mais que as associações de protecção animal, o CPC a ter um papel crucial na definição do rumo a tomar...

Mas se forem a ver, e fixando o que disse a Elsa, não há assoiações nem entidades com capacidade de Lobbying em Portugal em defensa dos animais. Vamos ser realistas, o Estado por norma só age quando há interesses económicos em causa...
Florinda
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 3:35 am

domingo ago 18, 2002 8:33 am

KROZ Escreveu: Mas a dono do labrador não ganhou para o susto e deu para reparar que a cara dela reprovava não o facto de a cadela ter escapado aos donos, mas sim o facto de ser um rottweiler.
Ó, Kroz, essa é boa!! Como é que pode ver pela cara da pessoa que ela reprova o facto de ser um rott, e não o facto de ter escapado ao controlo do dono? Isso já me parece mania da perseguição.:lol: :lol:

Fique bem

Florinda
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

domingo ago 18, 2002 11:02 am

Isso já me parece mania da perseguição.

Perseguição? :o Só se for ao Spot, que é o cão do Kroz e é um Pinscher! ( embora seja uma fera...hehehehehe!).
Florinda
Membro Veterano

domingo ago 18, 2002 11:36 am

Olá, Paulo

Já conheço bem a fama do terrível Spot, e sei que é um Pinscher! :lol: :lol:
A "mania da perseguição" seria "por simpatia". Mas hás-de concordar que a ideia de perceber pela cara da pessoa que ela reprovava era o rottweiler, e não o facto de ter escapado ao dono, é um pouco absurda.

A este propósito, devo dizer que não me tenho apercebido de animosidade em relação aos rottweilers. Algumas pessoas mostram-se receosas, mas isso acontece com qualquer cão grande.

Claro que quem costuma sair todos os dias à rua acompanhado por dois, como é o teu caso, poderá ter outra experiência, até porque as ruas estão cheias de gente estúpida. Mas se vão dar ouvidos a gente dessa, nem desfrutam da companhia dos cães como deviam, e é pena. Eu sei que não é fácil ouvir as maiores alarvidades e ficar impávido e sereno como se nada fosse. Mas, se calhar, vale a pena o esforço. :)

Fica bem

Florinda
KROZ
Membro Veterano

domingo ago 18, 2002 3:29 pm

Por alguma razão a cadela rottweiler, embora seja metade dos cães do Paulo, impunha mais respeito do que o GD. E o respeito que impunha não era pelo animal em si, mas sim pela fama que alguns fazem questão em impor nesses cães.

Cães soltos num parque há sempre muitos, e normalmente tal facto só é reprovado por quem não tem cães, ou por certas pessoas que gostam de seguir as regras. Se fosse um pinscherzito a soltar-se da coleira e ir contra o labrador acha realmente que a dona do outro cão iria reprovar tal acto? A não ser que a senhora estivesse familiarizada com os minpin, ela nem se preocuparia com o assunto, mas a cara que demostrou e os gestos após a cadela rott se ter solto, mostraram tudo. Quando estou lá com o Spot ninguém pega os seus cãezitos ao colo e ninguém tem medo de passar por mim.

Este tipo de coisas dá para reparar muito bem.

Florinda Escreveu:
KROZ Escreveu: Mas a dono do labrador não ganhou para o susto e deu para reparar que a cara dela reprovava não o facto de a cadela ter escapado aos donos, mas sim o facto de ser um rottweiler.
Ó, Kroz, essa é boa!! Como é que pode ver pela cara da pessoa que ela reprova o facto de ser um rott, e não o facto de ter escapado ao controlo do dono? Isso já me parece mania da perseguição.:lol: :lol:

Fique bem

Florinda
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

domingo ago 18, 2002 3:40 pm

A única coisa com que eu concordo com a legislação que temos é a obrigatoriedade de trela quando os cães não estão acaimados... curiosamente Portugal é o país mais antigo com estra proibição (data de 1925, altura da publicação da 1ª lei da raiva).

Infelizmente as autoriades não actuam (deviam ter uma actuação tipo cinto de segurança)... mas os acidentes acontecem, e a melhor forma de os prevenir é, para além da sociabilização e do treino, ter um seguro...
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

domingo ago 18, 2002 4:46 pm

Olá,
Aqui na Costa acho que os meus cães já são 'conhecidos' ;) porque a verdade é que não têm mesmo acontecido casos de gente a arrepiar-se tanto como antigamente. Já nem falo nos fãs da Mara no café onde costumo ir à noite, pois aí até gente a beijá-la aparece :o . Algumas pessoas ainda passam ao largo, mas depois de verem o comportamento do resto das pessoas que já a conhecem não demora muito que estejam a fazer o mesmo. No outro dia até houve um casal que decidiu experimentar 'retirar o medo aos cães' do filho ( aí com uns 3 anos) aproximando-o da Mara devagarinho e fazendo-lhe festas ( os pais) para a criança ver.
Mas em compensação, ontem fui a Serra de Sintra e quando cheguei ao Parque as pessoas que lá estavam, embora não me dissessem nada, abriam alas para nós passarmos ( tipo 10 metros para cada lado) e lá se ouviam as frases do tipo "Ó Zé, faz lá uma festa a estes"; "Destes não me aprroximo eu" ; "Estes Arrancam logo a mão a um gajo"... etc..
Eu segui o meu caminho e fui até a um lugar onde não havia ninguém perto. O Furst divertiu-se à brava a tomar banho num lago que lá havia ( sem ninguém à volta...hehehehe!).

Abraços
Paulo C.
Florinda
Membro Veterano

domingo ago 18, 2002 10:09 pm

KROZ Escreveu: Quando estou lá com o Spot ninguém pega os seus cãezitos ao colo e ninguém tem medo de passar por mim.
Isso é porque não conhecem a fama do Spot, o Terrível! :lol: :lol:

Fique bem

Florinda
KROZ
Membro Veterano

segunda ago 19, 2002 2:41 am

O Spot até nem é assim tão terrível. Apenas não gosta é de cães grandes!

Parece que o senhor da rott e do GD está no parque das nações todos os dias à noite. Vou ver se consigo familiarizar o Spot com um GD. :)
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

segunda ago 19, 2002 9:06 am

Quase todos os cães pequenos têm medo dos cães grandes.
Penso (e alguns donos também) que é por isso que assumem uma atitude agressiva logo à partida.Seria uma atitude tipo "a melhor defesa é o ataque".
Como já contei o meu Labrador foi mordido por um cão pequeno (que parece ter esse hábito indiscriminadamente ,ié, com grandes e pequenos) e depois disso já 2 pequenotes tiveram atitudes agressivas com ele.
Mas ele começa a ser conhecido (dos donos e dos cães) e as coisas vão muito bem.
Actualmente passeio-o (lá na terra) sem trela - embora leve a trela na mão, não vá ser necessária - e até os polícias lhe fazem festas.
Acho que muito exercício é a melhor maneira de pacificar os cães.
Libertam stress e ficam cansados, logo mais calmos.
O resto é obediência ao dono.Neste aspecto, o Calvin têm melhorado - agora até larga a comida a uma ordem - mas de vez em quando têm de ir ao otorrino lavar os ouvidos, quando finge que não ouve.
Enfim vou, mais uma vez, para de me babar !
Só quero acentuar o bom trabalho que fazem os donos de cães "ditos perigosos" ao sociabilizá-los (mais vale mostrar uma vez do que falar cem vezes) na alteração da visão (em grande parte criada pelos media, sempre desejosos de notícias chocantes) que as pessoas têm destes cães.
Responder

Voltar para “Cães”