Cão de Fila de S. Miguel

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
sheep23
Membro Veterano
Registado: segunda dez 26, 2011 3:16 pm

quinta jun 14, 2012 10:06 am

Olá Foristas,

O meu cão foi adoptado e é rafeiro, mas nunca sabemos ao certo que raças é que podem estar na mistura. Uma das raças que podemos dizer com mais certeza (embora não a 100%) é Pastor Alemão, mas sempre estive curiosa de onde é que as outras características podem ter vindo... Há pessoas que acham que tem traços de Rottweiler, outros Serra Estrela, outros Fila S. Miguel. Até que há uns dias atrás, reparei que ele tem uma cara muito semelhante ao de Fila S. Miguel. As orelhas (não amputadas), o focinho, as malhas... Até o temperamento parece coincidir com a pouca informação que encontrei sobre a raça.
Não posso dizer com segurança que estou certa, pois não percebo muito de como identificar características de raças de cães, mas estou curiosa sobre a raça de Fila de S. Miguel. Infelizmente, não encontro muita informação sobre esta raça...

Por isso alguém pode partilhar a sua experiência/conhecimento ou fontes de informação sobre esta raça? Principalmente em termos de temperamento, comportamento típico para com pessoas e outros cães ou animais, tipo de treino adequado, etc..

Obrigado. :)
comixx
Membro
Registado: terça jun 12, 2012 2:18 pm

quinta jun 14, 2012 10:13 am

sheep23 Escreveu:Olá Foristas,

O meu cão foi adoptado e é rafeiro, mas nunca sabemos ao certo que raças é que podem estar na mistura. Uma das raças que podemos dizer com mais certeza (embora não a 100%) é Pastor Alemão, mas sempre estive curiosa de onde é que as outras características podem ter vindo... Há pessoas que acham que tem traços de Rottweiler, outros Serra Estrela, outros Fila S. Miguel. Até que há uns dias atrás, reparei que ele tem uma cara muito semelhante ao de Fila S. Miguel. As orelhas (não amputadas), o focinho, as malhas... Até o temperamento parece coincidir com a pouca informação que encontrei sobre a raça.
Não posso dizer com segurança que estou certa, pois não percebo muito de como identificar características de raças de cães, mas estou curiosa sobre a raça de Fila de S. Miguel. Infelizmente, não encontro muita informação sobre esta raça...

Por isso alguém pode partilhar a sua experiência/conhecimento ou fontes de informação sobre esta raça? Principalmente em termos de temperamento, comportamento típico para com pessoas e outros cães ou animais, tipo de treino adequado, etc..

Obrigado. :)
Não sendo você açoriana, acho pouco provável que essa raça faça parte da sua ascendência...
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

quinta jun 14, 2012 10:21 am

Tem aqui o site do clube da raça: http://www.caofilasaomiguel.com/
Se ficar com alguma duvida em especifico eles crrtamenre saberão esclarecer :)

Mas espere que mais gente virá postar links interessantes.
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

quinta jun 14, 2012 10:22 am

O seu cão não tem nada a ver com fila s. miguel e se os visse ao vivo constataria isso mesmo.
Ainda por cima é uma raça muito pouco divulgada no continente, nunca foi popular porque não são cães que se distingam como animal de companhia.
mas são bons cães de trabalho, muito bons mesmo, a força aérea até os estava a usar.

Há muita informação na net sobre eles, até porque há criadores por cá, é só procurar.

Nos EUA e Canadá há testes de adn relativamente baratos, de laboratórios particulares, que indicam as raças que fazem parte do património genético dos SRD e em que percentagem. Mas só funcionam no território americano e só usam como referência as raças mais comuns lá.

E há cães em que provavelmente é impossível definir a origem de tal modo já está diluída.

O seu cão precisa de treino consistente e muito exercício e isso não tem a ver com as possíveis origens.
sheep23
Membro Veterano

quinta jun 14, 2012 10:46 am

maraya Escreveu:Tem aqui o site do clube da raça: http://www.caofilasaomiguel.com/

Já tinha encontrado esse link, mas obrigada pela mesma. :D A cabeça do meu cão tem praticamente a mesma forma que o cão que está no topo da página.

sasquatch, não sei o quão raro é que a raça é cá em Portugal, pois não conheço bem a raça, embora já vi um ao vivo, só que não pude observar bem o exemplar (é um cão de um antigo vizinho, mas o cão não é amigável e sempre evitei olhar para ele directamente). Mas pelas fotos que encontrei na net, incluíndo o link que a maraya postou e as fotos num tópico na secção de adopção (adopção de uma cadela Fila S. Miguel), a cabeça do meu cão tem uma forma muito semelhante à da cabeça desta raça (embora com as fotos do meu cão no petsite não dá para verificar).
MiMoo
Membro Veterano
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

quinta jun 14, 2012 10:47 am

Espero não dizer grande bacurada para aqui, mas tente ver também cão de castro laboreiro... há deles que são semelhantes ao fila (só mesmo a cor e padrão de cor!... porque morfologicamente são diferentes)...
antipragas
Membro
Registado: quinta mai 24, 2012 9:40 am

quinta jun 14, 2012 11:44 am

MiMoo Escreveu:Espero não dizer grande bacurada para aqui, mas tente ver também cão de castro laboreiro... há deles que são semelhantes ao fila (só mesmo a cor e padrão de cor!... porque morfologicamente são diferentes)...
Concordo, mais parecido com Castro Laboreiro que propriamente com Fila S.Miguel.
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

quinta jun 14, 2012 1:07 pm

Cão de Castro Laboreiro

Imagem

Fila de S. Miguel

Imagem

Também acho mais parecido com o Castro Laboreiro
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
AlexandreMqs
Membro Veterano
Registado: segunda dez 22, 2008 9:17 pm

quinta jun 14, 2012 7:09 pm

Desculpem lá, mas não sei aonde é que o cão se parece com um CL ou com um FSM.
É um rafeiro, e muito dificilmente estará qualquer coisa de Castro Laboreiro. Não adianta andar à procura de raças parecidas, quando não se sabe os pais é um tiro no escuro.
Fotografia de animais de estimação (o meu projecto)
Status -Pets Photography https://www.facebook.com/StatusPetsPhotography

Touhu
Registado: quarta jul 06, 2011 1:30 am

quinta jun 14, 2012 9:11 pm

sheep23 Escreveu:
maraya Escreveu:Tem aqui o site do clube da raça: http://www.caofilasaomiguel.com/

Já tinha encontrado esse link, mas obrigada pela mesma. :D A cabeça do meu cão tem praticamente a mesma forma que o cão que está no topo da página.

sasquatch, não sei o quão raro é que a raça é cá em Portugal, pois não conheço bem a raça, embora já vi um ao vivo, só que não pude observar bem o exemplar (é um cão de um antigo vizinho, mas o cão não é amigável e sempre evitei olhar para ele directamente). Mas pelas fotos que encontrei na net, incluíndo o link que a maraya postou e as fotos num tópico na secção de adopção (adopção de uma cadela Fila S. Miguel), a cabeça do meu cão tem uma forma muito semelhante à da cabeça desta raça (embora com as fotos do meu cão no petsite não dá para verificar).
Então mas a raça é estrangeira... ?
O cão de fila de S.Miguel é muito utilizado como cão de guarda e trabalho(gado).
sheep23
Membro Veterano

quinta jun 14, 2012 10:32 pm

Obrigado pelas respostas. :) Quanto a ter traços de Fila ou Castro L., como disse, não tenho a certeza mas estou apenas a basear na semelhança da forma da cabeça do meu cão com as fotos da raça. Para quem disse que ele não tem nada de fila ou castro, se as vossas respostas estão baseadas nas 2 fotos que estão na petsite então não vale a pena pois não conseguem ver bem como é que o meu cão. Mas como dona, posso dizer que a semelhança é muita (por exemplo forma chapada da cabeça do cão na imagem que está naquele site).
Mas de qualquer das formas não pretendo pedir opiniões de se ele pode ter ou não traços de Fila, o que queria era mesmo saber um pouco mais sobre a raça, pois não encontro muita informação sobre ela (muitos sites dizem praticamente o mesmo).
Responder

Voltar para “Cães”