Como não consegui encontrar um tópico esclarecedor o suficiente, ou não focava exclusivamente esta situação, criei este de modo a reunir conselhos sobre como ajudar as nossas Chins em tempos de calor, como o que se tem feito sentir ultimamente.
Dado que as Chins não suam, facilmente podem entrar em stress calórico (está correcta a designação?), por isso cabe-nos a nós ajudá-las nestas alturas. O nosso clima não tem nada a ver com o dos Andes, de onde as mesmas são originárias, e logo aqui começam os problemas.
Infelizmente, em Portugal a informação que se recolhe nunca vem de uma fonte fidigna, é sempre o A, B ou C, que leu isto e lhe aconteceu aquilo - salvo raras excepções, que se verificam aqui na Arca, às quais pessoalmente agradeço a disponibilidade e prontidão às perguntas colocadas, mesmo sendo daquelas já básicas para alguém experiente.

Ora bem, já li diversas coisas, desde:
Ar condicionado (aparentemente, a melhor opção);
Ventoinhas (não refrescam propriamente, mas movimentam o ar);
Azulejos para que as Chins se deitem em cima (há quem as coloque no frigorífico?);
Água fresca para beberem (para molhar, é mesmo a última das últimas opções!)
Desde logo, alguém sabe mais algum método seguro?
A minha outra questão prende-se com o facto de como "dosear" estes métodos? É que até posso ligar uma ventoinha, mas as correntes de ar também fazem mal às nossas Chins, para além de um eventual choque térmico, face à diferença repentina de temperatura. Como é?
Os meus dois meninos já começam a ressentir-se com o calor e gostava de alguns conselhos para eles. Já os começo a ver deitados e muito molinhos...pretendo evitar chegar um dia a casa e ...

Quem vier por bem e pretender ajudar, comentar, expor dúvidas relacionadas com o calor, esteja a vontade.

Para quem ficar demasiado "chocado" com eventuais erros de português, explicações menos correctas, perguntas consideradas óbvias para alguns supra sumos, a porta da rua é serventia da casa.

Desde já, obrigada.