[DUVIDA] Sobre Incubadora Caseira/ Postura de Gecko

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

edercosta
Membro Júnior
Registado: sexta jun 08, 2012 10:38 pm

quinta jun 14, 2012 10:45 am

Bom dia,

Sou novo no forum e ha um 1 ano tenho um machinho de gecko que adquiri ainda baby, recentemente adquiri uma femea com a mesma idade, Como era de se esperar eles estão acasalando. Fiz uma pesquisa sobre Incubadoras aqui no forum e achei 2 modelos, com alguns materiais que tenho em casa decidi por fazer este modelo:

E ai onde pesquisei e não encontrei nada mais detalhado a duvida é a tampa da Encubadora fica completamente fechada? estou pensando em fazer de caixa termica de isopor(Esferofite como Voces falam por aqui). Outra duvida é o tapuware interno tem que ficar completamente fechado tambem?Dessa forma que esta essa incubadora é necessário que eu humideça a vermiculita com borrifador ou por sí so ja por esta dentro dum ambiente com bastante agua ja obtenho humidade suficiente?

Imagem

Uploaded with ImageShack.us

Sobre A postura da femea basta que eu coloquei um tapuware com vermiculite humida dentro do terrário que ela colocara la os ovos? o macho não acabara entrando tambem nesse Tapuware e quebrando os ovos?

Desde ja Agradeço, Sou brasileiro e esse forum de voces é o mais completo sobre repteis para quem fala portugues por isso venho aqui tentar solucionar estas duvidas! Obrigado!
vitor22
Membro Veterano
Registado: sexta jul 30, 2010 12:28 pm

quinta jun 14, 2012 12:53 pm

Sobre essa incubadora existe várias teorias.

Isso deverá estar dentro de um aquaroi, com tampa fechada e a caixa onde eles estão também deverá estar fechada. Há quem use com um pouco do aquario aberto. Tens de ter aquecedor na àgua. Depois tens de abrir de 15 em 15 dias, mais ou menos, para renovar o ar.

Nunca usei este processo, tive sim para usar, mas nunca cheguei, por isso só pelo que tenho lido é que sei umas ideias.

E para a postura da fêmea, tens de ter substrato no terrário para que ela possa ter uma boa postura.. Depois tens de marcar com um x na parte de cima do ovo, para nunca rodares o ovo, pois podes matar o embriao.
"A compaixão para com os animais é das mais nobres virtudes da natureza humana." ( Charles Darwin )
vitor22
Membro Veterano

quinta jun 14, 2012 12:56 pm

So agora ví o desenho melhor, eu não usaria a ventoinha, mas espera por mais opinioes
"A compaixão para com os animais é das mais nobres virtudes da natureza humana." ( Charles Darwin )
Rikass
Membro Veterano
Registado: sexta jul 22, 2011 9:49 pm

quinta jun 14, 2012 1:23 pm

Esquema optimo isto pode ser usado com qualquer reptil? E que por acaso tenho termostato disponivel e aquario disponivel o resto arranjava se alguma vez quisesse fazer isto...Uma duvida que não foi perguntada o termostato tem de tar programado para que temperatura? E tem de se borrifar a vermiculite?
O que é realmente mau é ter que rir quando se quer chorar; é ter que ir quando se quer ficar; é receber um não quando se espera um sim; é antes de tudo, ter de odiar quando se quer amar...
edercosta
Membro Júnior

quinta jun 14, 2012 1:43 pm

vitor22 Escreveu:Sobre essa incubadora existe várias teorias.

Isso deverá estar dentro de um aquaroi, com tampa fechada e a caixa onde eles estão também deverá estar fechada. Há quem use com um pouco do aquario aberto. Tens de ter aquecedor na àgua. Depois tens de abrir de 15 em 15 dias, mais ou menos, para renovar o ar.

Nunca usei este processo, tive sim para usar, mas nunca cheguei, por isso só pelo que tenho lido é que sei umas ideias.

E para a postura da fêmea, tens de ter substrato no terrário para que ela possa ter uma boa postura.. Depois tens de marcar com um x na parte de cima do ovo, para nunca rodares o ovo, pois podes matar o embriao.
Entao vitor agradeco sua ajuda!
A minha ideia e usar sem a ventoinha e ao inves do aquario usar a caixa de isopor,esferofite nas pesquisas vi essas questao de abrir ela de tempo e tempo para renovar o ar. Agora a grande duvida e justamente se mantendo as duas caixas tampadas eu teria humidade sufiente no tapuware ou teria que borrifar agua na vermiculita(interrogacao)
vitor22
Membro Veterano

quinta jun 14, 2012 2:42 pm

Queres usar uma caixa de esferovite, em vez do aquario?

Não é preciso borrifar, até se andares para trás e vires um tópico recente que tambem é sobre uma icubadora deste genero, vez que a húmidade a mais, na caixa com um ovo levou a perda deste. Portanto, a humidade do aquário chega.
vitor22
Membro Veterano

quinta jun 14, 2012 2:59 pm

Olha, só um aparte, isto das incubadoras DIY(do it yourself), é bastante mais complexo, do que aparente, tens de ter muito rigor na húmidade e na temperatura, tens de fazer testes primeiro. Não basta, ter os materiais e meter os ovos, tens de ter rigor.

Não é para te desanimar, apenas um alerta.

Mais uns reparos:
A sonda que está dentro da caixa, deve estar dentro ou em cima da vermiculite que é onde interessa medir a temperatura.

Não sei qual a húmidade para incubar o animal que queres, mas vai medindo a húmidade, para ver se está OK, se não estiver, aí tens de fazer buracos. Tens de ter muito rigor, se não ou vais perder os ovos ou vão incubar muito poucos.
Rikass
Membro Veterano
Registado: sexta jul 22, 2011 9:49 pm

quinta jun 14, 2012 3:10 pm

Eu ja incubei apenas com uma caixa de plastico com furos, substracto do terrario, borrifos diarios e nasceram-me 4 anolis (4 ovos e o que rinha la).
Mas o taparwere tem de ter furos para entrar a humidade ou não?
O que é realmente mau é ter que rir quando se quer chorar; é ter que ir quando se quer ficar; é receber um não quando se espera um sim; é antes de tudo, ter de odiar quando se quer amar...
vitor22
Membro Veterano

quinta jun 14, 2012 3:32 pm

Rikass Escreveu:Eu ja incubei apenas com uma caixa de plastico com furos, substracto do terrario, borrifos diarios e nasceram-me 4 anolis (4 ovos e o que rinha la).
Mas o taparwere tem de ter furos para entrar a humidade ou não?
Depende da húmidade que se tem, por isso é que tem de ser preparada uns meses antes. aAé o aquecedor de 50w pode não chegar para ter a temperatura desejada, etc.

Tens a certeza que foi só com isso?
epicrates
Membro Veterano
Registado: segunda jul 18, 2011 10:39 pm

quinta jun 14, 2012 8:02 pm

edercosta Escreveu:Bom dia,

Sou novo no forum e ha um 1 ano tenho um machinho de gecko que adquiri ainda baby, recentemente adquiri uma femea com a mesma idade, Como era de se esperar eles estão acasalando. Fiz uma pesquisa sobre Incubadoras aqui no forum e achei 2 modelos, com alguns materiais que tenho em casa decidi por fazer este modelo:

E ai onde pesquisei e não encontrei nada mais detalhado a duvida é a tampa da Encubadora fica completamente fechada? Sim deve ficar.
estou pensando em fazer de caixa termica de isopor(Esferofite como Voces falam por aqui). Outra duvida é o tapuware interno tem que ficar completamente fechado tambem? Se usares esse modelo de incubadora sim deve.
Dessa forma que esta essa incubadora é necessário que eu humideça a vermiculita com borrifador ou por sí so ja por esta dentro dum ambiente com bastante agua ja obtenho humidade suficiente? A vermiculite vem seca, é preciso misturar com água de forma a chegar a humidade pretendida, a humidade tal como a temperatura de incubação não é igual para todas as espécies oviparas. Ao usares esse tipo de incubadora, a humidade exterior (da incubadora) não deve interferir com a humidade na caixa dos ovos. Deves controlar a humidade dentro da caixa dos ovos e se for necessário podes borrifar a vermiculite (mas não os ovos).

Imagem

Uploaded with ImageShack.us

Sobre A postura da femea basta que eu coloquei um tapuware com vermiculite humida dentro do terrário que ela colocara la os ovos? o macho não acabara entrando tambem nesse Tapuware e quebrando os ovos?

Desde ja Agradeço, Sou brasileiro e esse forum de voces é o mais completo sobre repteis para quem fala portugues por isso venho aqui tentar solucionar estas duvidas! Obrigado!
vitor22
Membro Veterano

quinta jun 14, 2012 8:54 pm

epicrates, já li que para chegar a uma certa húmidade, se possa fazer alguns buracos,pequenos, na caixa dos ovos. achas que não se deve fazer? como disse, nunca experimentei este processo, só tenho lido e ouvido algumas pessoas.
epicrates
Membro Veterano
Registado: segunda jul 18, 2011 10:39 pm

quinta jun 14, 2012 9:29 pm

Vitor, eu não gosto deste tipo de incubadora, porque se por algum erro a caixa dos ovos fica mal fechada vai haver humidade a mais.

Na minha opinião e experiência que tenho com incubações, os furos nas caixas são para circulação/renovação de ar. O que para quem faz criação extensiva pode ser util.

As incubações que já fiz, foram todas com tapete/cabo e respectivo termostato, para mim é a melhor opção. Quanto a humidade, não é uma "ciência exacta". Já houve situações em que coloquei um recipiente com água dentro da incubadora, já houve outras em que borrifei a vermiculite para manter a humidade dentro dos parametros pretendidos.

Nada como ter a incubadora a funcionar umas semanas antes da postura e medir parametros várias vezes ao dia e continuar a fazê-lo depois com os ovos.

E o abrir a caixa para renovação de ar não é de 15 em 15 dias, no máximo com um intervalo de 5 dias.
vitor22
Membro Veterano

quinta jun 14, 2012 9:42 pm

Ok, obrigado.
edercosta
Membro Júnior

sexta jun 15, 2012 2:20 am

Obrigado Epicrates! Sabe muito! :wink:
edercosta
Membro Júnior

sexta jun 15, 2012 2:23 am

Estou com dificuldade para adquirir um higrometro, Alguem sabe qual o % de humidade para incubar ovos de Gecko leopardo? :?:
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”