Cocker pouco sociável

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

neliana
Membro Júnior
Registado: quinta mar 31, 2011 3:54 pm

quinta jun 14, 2012 10:58 am

Bom dia,

Embora pouco participativa, venho muitas vezes a este fórum tirar dúvidas. Hoje se me pudessem ajudar, agradecia imenso.

Tenho um cocker de quase 2 anos. Sempre pensei que ao chegar a esta idade ele iria acalmar um pouco e ser masi pachorrento. Mas não, está cada vez mais energético. Começo a acahr que não sou boa dona. Eu reconheço alguns erros dele e muitos já os consegui resolver mas a verdade é que esta é uma raça dificil. São muito emotivos, muito energéticos, precisam de muita, mas mesmo muita atenção. O meu tem espaço para brincar, tem brinquedos, tem atenção, passeia (sai de casa) todos dias 40 minutos.

O problema agora está em ter um vizinho com um bebé, crianaça pequena que adorava o meu cão e ele sempre deixou fazer festas, etc. Até ao início desta semana quando o miudo (3/4 anos não mais) tinha uma garrafa de água vazia e lhe deu com ela, é certo que seria na brincadeira e não passa de um bebé mas o cão rosnou-lhe, não gostou e eu que estava perto retirei-o logo e repreendi-o. Entretanto avisei o pai para não se aproximar mais sem a presença de alguém. Isto preocupa-me porque estou grávida e tenho medo da reacção dele quando chegar o bebé. Já mli aqui artigos sobre isso e vou tentar fazer o meu melhor de forma a que ele não se sinta passado para tráz mas.... tenho receio.

Outra coisa que me preocupa, é o facto de quando vou caminhar levo-o comigo e tento mantê-lo ao meu lado com a trela controlada e curta porque ele é bastante energético e só assim o consegui dominar. Ontem, estavam uns cães de um senhor (moro numa aldeia) soltos e embora pequenos queria fazer-se ao meu que não se fez de rogado e não mostrou qualquer receio, querendo mesmo fugir-me para ir sobre os outros cães. Foi uma situação tensa, tive de pegar nele e a minha mãe afugentou os outros. Mas com isto tudo, veio a vizinhança toda ver o que se passava porque o meu só gania e ficou estérico. Enfim, fiquei super envergonhada e hoje penso ir comprar uma focinheira. Mas, este é um problema real, o meu cão em pequeno teve um gato como companhia e adorava-o mas na época de caça um cacçador sem escrúplos matou-o. Nunca mais tivemos outros animais até há um mês atrás quando uma vizinha nos deu um gatinho pequeno. Nunca foi aceite por ele. Tivemos que o devolver. Ele simplesmente não aceita outros animais.

O meu cão quando é preciso um castigo, têm. Em casa tem o lugar dele mas ele sabe que não manda mais que nós. ´

Gostava de solucionar estes 2 problemas. Ajuda pf...
Sasha9
Membro Veterano
Registado: terça dez 13, 2011 11:21 am

quinta jun 14, 2012 11:11 am

Adoro cockers! :)
As crianças às vezes fazem algumas maldades aos cães, mesmo que não seja essa a sua intenção... Por esse motivo não se devem deixar mesmo os dois sózinhos sem supervisão, por muito dócil que seja o cão ou se confie na criança.
Quanto aos outros dois cães, penso que o dono é que não os deveria trazer soltos, eles é que vieram provocar o seu.
comixx
Membro
Registado: terça jun 12, 2012 2:18 pm

quinta jun 14, 2012 11:16 am

Não sei se haverá alguém que lhe possa dar uma "receita".... paciência e persistência? De qualquer modo, haverá aqui alguém experiente que lhe dará algumas dicas (?).

Apenas estou a responder, por achar que está no bom caminho - já percebeu perfeitamente qual a situação e as dificuldades que podem surgir.

Embora possa estar a dizer uma asneira, diria que o seu cão não manda em casa, mas manda logo a seguir a si... e se calhar (um pouco como as crianças) já percebeu ao tempo até onde pode esticar a corda...

E não é também isso que faz os nossos animais tão adoráveis?

Felicidades
comixx
Membro

quinta jun 14, 2012 11:17 am

HEy xato :) Não eras tu que devias ter dito isso :)
sheep23
Membro Veterano
Registado: segunda dez 26, 2011 3:16 pm

quinta jun 14, 2012 11:48 am

Sasha9 Escreveu:Adoro cockers! :)
As crianças às vezes fazem algumas maldades aos cães, mesmo que não seja essa a sua intenção... Por esse motivo não se devem deixar mesmo os dois sózinhos sem supervisão, por muito dócil que seja o cão ou se confie na criança.
Quanto aos outros dois cães, penso que o dono é que não os deveria trazer soltos, eles é que vieram provocar o seu.
Concordo. Há pessoas que acreditam que por os cães estarem treinados, é 100% seguro deixá-los sozinhos com as crianças, só que nunca é 100% seguro. Até com cães muito dóceis é sempre um risco, por mínimo que seja. Há várias razões que um cão possa morder, e até pode fazê-lo acidentalmente, e depois também não é possível controlar o que uma criança muit pequena pode fazer... Por examplo, o meu cão nunca foi agressivo comigo de forma nenhuma, mas uma vez mastigou o meu dedo acidentalmente porque eu estava a tirar-lhe o osso da boca sem ele se perceber. Ele tinha o osso na boca mas não estava a mastigá-lo, e eu por brincadeira tentei tirá-lo sem ele saber... Assim que ele sentiu o osso mexer, decidiu continuar a actividade e assim cravou os dentes detrás no meu dedo... Agora imagina uma criança com poucos aninhos ou até meses por os seus dedos na boca de um cão, e por reflexo ou acidentalmente o cão fecha a boca...
comixx
Membro

quinta jun 14, 2012 11:55 am

sheep23 Escreveu:
Sasha9 Escreveu:Adoro cockers! :)
Concordo. Há pessoas que acreditam que por os cães estarem treinados, é 100% seguro deixá-los sozinhos com as crianças, só que nunca é 100% seguro. Até com cães muito dóceis é sempre um risco, por mínimo que seja. Há várias razões que um cão possa morder, e até pode fazê-lo acidentalmente, e depois também não é possível controlar o que uma criança muit pequena pode fazer... Por examplo, o meu cão nunca foi agressivo comigo de forma nenhuma, mas uma vez mastigou o meu dedo acidentalmente porque eu estava a tirar-lhe o osso da boca sem ele se perceber. Ele tinha o osso na boca mas não estava a mastigá-lo, e eu por brincadeira tentei tirá-lo sem ele saber... Assim que ele sentiu o osso mexer, decidiu continuar a actividade e assim cravou os dentes detrás no meu dedo... Agora imagina uma criança com poucos aninhos ou até meses por os seus dedos na boca de um cão, e por reflexo ou acidentalmente o cão fecha a boca...
Lol eu atão quando o meu caniche começa com ataques de raiva, meto-lhe os meus dedos na boca para ele se acalmar lol
neliana
Membro Júnior

quinta jun 14, 2012 1:34 pm

Obrigada pelas vossas respostas.

Eu também adoro Cocker's mas têm uma personalidade muito forte. É, de facto, preciso ter mão firme.

O meu cão está minimente ensinado. Sabe bem o significado de um não. Não digo que não seja mimado, diria antes que é um cão feliz, sinto isso, quando tenho de lhe dar mimos, dou, quando tenho de o colocar de castigo, também coloco e ele sabe bem quando faz asneiras. Já aprendeu muito mas também é muito trapalhão, faz tudo de uma forma atabalhoada e trapalhona. Por ex, cheguei a colocar um tópico por causa de ele ser saltitão e pular nas poessoas, já melhorou muito mas mesmo assim de vez em quando é tão trapalhão que até magoa. Acontece mais quando eu ou meu marido chegamos a casa. Se estiver a chover é um verdadeiro sacrificio.
O problema aqui é o facto de ele rosnar a estranhos. Antigamente, quando era mais cachorro, dava tudo por ter mimos de quem passava na rua. Isto porque o meu cão é muito popular lá na rua, toda gente o conhece e acham graça principalmente pelas orelhas. Ele, em pequeno adorava ter "atenção" de quem passava. Hoje em dia não, ficou mais desconfiado e se for preciso até rosna. Não era suposto ser um cão de guarda :lol: , mas ok.
Gostava muito que ele se adaptasse ao meu bebé e não sentisse ciúmes. Vou seguir algumas dicas de artigos que li aqui no forum.

Quanto aos cães na rua, claro que eu tenho cuidado com o meu cão só que nem todos agem da mesma forma e a mim compete-me proteger o que é meu. Por isso queria que ele fosse mais sociável, até porque gostava de adoptar outra para lhe fazer companhia mas tenho receio.
Última edição por neliana em quinta jun 14, 2012 1:36 pm, editado 1 vez no total.
neliana
Membro Júnior

quinta jun 14, 2012 1:35 pm

repetido
TheOnlyOne
Membro Veterano
Registado: segunda fev 27, 2012 11:40 am

quinta jun 14, 2012 1:43 pm

neliana, de que zona do país é? Já pensou em ir a uma consulta de comportamento canino?

Na minha opinião, era preciso saber exaustivamente o seu dia a dia, a sua atitude com o cão, em todas as ocasiões, e isso não se consegue por escrito num fórum, de modo a dar-lhe as directivas correctas e mais adequadas à sua situação. :wink:
comixx
Membro

quinta jun 14, 2012 1:58 pm

neliana Escreveu:Obrigada pelas vossas respostas.

Eu também adoro Cocker's mas têm uma personalidade muito forte. É, de facto, preciso ter mão firme.

O meu cão está minimente ensinado. Sabe bem o significado de um não. Não digo que não seja mimado, diria antes que é um cão feliz, sinto isso, quando tenho de lhe dar mimos, dou, quando tenho de o colocar de castigo, também coloco e ele sabe bem quando faz asneiras. Já aprendeu muito mas também é muito trapalhão, faz tudo de uma forma atabalhoada e trapalhona. Por ex, cheguei a colocar um tópico por causa de ele ser saltitão e pular nas poessoas, já melhorou muito mas mesmo assim de vez em quando é tão trapalhão que até magoa. Acontece mais quando eu ou meu marido chegamos a casa. Se estiver a chover é um verdadeiro sacrificio.
O problema aqui é o facto de ele rosnar a estranhos. Antigamente, quando era mais cachorro, dava tudo por ter mimos de quem passava na rua. Isto porque o meu cão é muito popular lá na rua, toda gente o conhece e acham graça principalmente pelas orelhas. Ele, em pequeno adorava ter "atenção" de quem passava. Hoje em dia não, ficou mais desconfiado e se for preciso até rosna. Não era suposto ser um cão de guarda :lol: , mas ok.
Gostava muito que ele se adaptasse ao meu bebé e não sentisse ciúmes. Vou seguir algumas dicas de artigos que li aqui no forum.

Quanto aos cães na rua, claro que eu tenho cuidado com o meu cão só que nem todos agem da mesma forma e a mim compete-me proteger o que é meu. Por isso queria que ele fosse mais sociável, até porque gostava de adoptar outra para lhe fazer companhia mas tenho receio.
Eu acho que o seu cão gosta demasiado do lar que tem.... Terá certamente a ver com as características dos cães- uns não gostam assim tanto de partilhar o que é deles, com estranhos... Imagino que aceitará bem um novo membro da família, porque será um elemento do seu grupo. Desde que haja cuidado, vigilância e que não se sinta excluído ... (Opinião pessoal, baseado no pouco que conheço de cães)...
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quinta jun 14, 2012 2:02 pm

Costumam chamar traiçoeiros aos cockers mas não é verdade.
O problema é que tem aquele ar muito fôfo, muito docinho, mas são cães como quaisquer outros.

No seu texto contradiz-se.
Diz que quer o cão sociável mas actua como não querendo que ele se dê com outros cães.
Se sabe que os cães soltos (você é que diz que é uma aldeia) são pacíficos, porque não deixou o seu dar-se com os outros, como ele queria ?

Outra coisa : nunca se deixa uma criança pequena sózinha com cães - nunca.

Pelos vistos a criança magoou o cão e este rosnou - queria o quê ?
Espere até a criança lhe dar, a si, uma mordidela que a magoe (há aqui um bébé que dá dentadas nas pessoas que até fazem sangue...), e depois venha cá dizer que lhe deu beijinhos em resposta...

Se se auto mentalizar que tem um cão, um animal, não vai ter de ter especiais cuidados.
Basta que imagine e preveja o que pode acontecer.
E tome as devidas precauções, sem paranóias, sem medo e com sensatez.

Vai ver que o seu filho vai adorar, e vice-versa, o seu cão.
Basta que esteja sempre presente e não descure as precauções e cuidados necessários.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
neliana
Membro Júnior

quinta jun 14, 2012 2:23 pm

aisd Escreveu:Costumam chamar traiçoeiros aos cockers mas não é verdade.
O problema é que tem aquele ar muito fôfo, muito docinho, mas são cães como quaisquer outros.
Sim concordo.
aisd Escreveu: No seu texto contradiz-se.
Diz que quer o cão sociável mas actua como não querendo que ele se dê com outros cães.
Se sabe que os cães soltos (você é que diz que é uma aldeia) são pacíficos, porque não deixou o seu dar-se com os outros, como ele queria ?
Nem sempre sabe. Estes dias, quando tive de pegar nela foi precisamente para evitar que se pegassem. Porque o outro, embora fosse de porte mais pequeno vinha a ladrar e tentou até ferrar no meu cão. Claro que ele reagiu, normal até aqui. Mas já me conseguiu escapar de casa enquanto o portão abria atrás de outro cão vadio que passava. O certo é que ele deu sobre o outro e nunca mais o vi. Fui atrás de carro e na curva seguinte já ele regressava. Ouça, quando digo que quero que o meu cão seja sociável, sei o que digo. Os outros cães tb o atacam mas ele tb não gosta de outros animais, não tolera. Se passar um cão à minha porta, ele ladra e salta ao portão. Eu tive o cuidado de o ensinar a não passar do portão para a rua e até agora só tive o incidente que mencionei atrás, mas quero prevenir mais tb. Se estou a chegar e vir um cão solto, não abro o portão porque sei que ele não vai ficar lá quietinho dentro do portão.
aisd Escreveu:Outra coisa : nunca se deixa uma criança pequena sózinha com cães - nunca.

Pelos vistos a criança magoou o cão e este rosnou - queria o quê ?
Espere até a criança lhe dar, a si, uma mordidela que a magoe (há aqui um bébé que dá dentadas nas pessoas que até fazem sangue...), e depois venha cá dizer que lhe deu beijinhos em resposta...
Claro que o cão defendeu-se. E não estava só, eu segurava na coleira e o pai da criança estava com ela ao colo. Não sou irresponsável a esse ponto. Mas o meu cão mudou o seu comportamente ultimamente, isso é que me preocupa. A minha mãe até me dizia que qualquer dia me robavam o cão, já que ele ia com qualquer pessoa todo contente. Era bastante sociável e de há uns tempos para cá, deixou de o ser. Estou grávida, vem um bebé e preocupo-me, claro. Antes isso que abandona-lo com a desculpa da chegada de um bebé, como tanto se vê, infelizmente.

aisd Escreveu:Se se auto mentalizar que tem um cão, um animal, não vai ter de ter especiais cuidados.
Basta que imagine e preveja o que pode acontecer.
E tome as devidas precauções, sem paranóias, sem medo e com sensatez.

Vai ver que o seu filho vai adorar, e vice-versa, o seu cão.
Basta que esteja sempre presente e não descure as precauções e cuidados necessários.
Obrigada pelos conselhos. :) É isso que tento fazer

EDIT: erros
neliana
Membro Júnior

quinta jun 14, 2012 2:26 pm

comixx Escreveu:
Eu acho que o seu cão gosta demasiado do lar que tem.... Terá certamente a ver com as características dos cães- uns não gostam assim tanto de partilhar o que é deles, com estranhos... Imagino que aceitará bem um novo membro da família, porque será um elemento do seu grupo. Desde que haja cuidado, vigilância e que não se sinta excluído ... (Opinião pessoal, baseado no pouco que conheço de cães)...

Esperemos que sim. Pelo menos vou tentar seguir algumas dicas que já li sobre o assunto.

Obrigada
HellGodess
Membro
Registado: terça jan 10, 2012 12:41 pm

quinta jun 14, 2012 2:27 pm

Concordo com tudo que se disse ate agora, claro que se sentir dor o cão vai reagir e o rosnar foi um aviso, pois é o meio que ele tem para indicar que o que lhe foi feito não é agradável. Duvido muito que ele parta para a agressão depois de rosnar, mas não tendo a certeza nunca se pode deixar o cão sozinho com a criança.
Agora penso que se o novo membro da familia for apresentado como deve ser ao cão, deixar o cão cheira-lo (pois o cheiro do bebé vai ser o cheiro dos donos), e habituar se a presença do pequeno em casa, não terá problemas com o seu filho/a ate pode tornar se o protector da criança. Mas, sublinho, mesmo assim as crianças não sabem a força que têm e o normal é dar pancadas, morder, puchar orelhas e pelo, tem de haver sempre alguem presente nestes momentos.

Tem muitos videos e artigos na net a explicar como deve ser feita essa apresentação, mas se tivesse no seu lugar consultaria alguem que ja tem experiencia neste campo.

Boa sorte ;)
"Mess with the best...Die like the rest!!!!"
neliana
Membro Júnior

quinta jun 14, 2012 2:28 pm

TheOnlyOne Escreveu:neliana, de que zona do país é? Já pensou em ir a uma consulta de comportamento canino?

Na minha opinião, era preciso saber exaustivamente o seu dia a dia, a sua atitude com o cão, em todas as ocasiões, e isso não se consegue por escrito num fórum, de modo a dar-lhe as directivas correctas e mais adequadas à sua situação. :wink:
Olá, sou de perto de Braga (periferia). Já pesquisei acerca do assunto. De momento, não será a melhor altura por diversos motivos. Mas é algo que não está posto de parte
Responder

Voltar para “Cães”