Cocker pouco sociável
Moderador: mcerqueira
Bom dia,
Embora pouco participativa, venho muitas vezes a este fórum tirar dúvidas. Hoje se me pudessem ajudar, agradecia imenso.
Tenho um cocker de quase 2 anos. Sempre pensei que ao chegar a esta idade ele iria acalmar um pouco e ser masi pachorrento. Mas não, está cada vez mais energético. Começo a acahr que não sou boa dona. Eu reconheço alguns erros dele e muitos já os consegui resolver mas a verdade é que esta é uma raça dificil. São muito emotivos, muito energéticos, precisam de muita, mas mesmo muita atenção. O meu tem espaço para brincar, tem brinquedos, tem atenção, passeia (sai de casa) todos dias 40 minutos.
O problema agora está em ter um vizinho com um bebé, crianaça pequena que adorava o meu cão e ele sempre deixou fazer festas, etc. Até ao início desta semana quando o miudo (3/4 anos não mais) tinha uma garrafa de água vazia e lhe deu com ela, é certo que seria na brincadeira e não passa de um bebé mas o cão rosnou-lhe, não gostou e eu que estava perto retirei-o logo e repreendi-o. Entretanto avisei o pai para não se aproximar mais sem a presença de alguém. Isto preocupa-me porque estou grávida e tenho medo da reacção dele quando chegar o bebé. Já mli aqui artigos sobre isso e vou tentar fazer o meu melhor de forma a que ele não se sinta passado para tráz mas.... tenho receio.
Outra coisa que me preocupa, é o facto de quando vou caminhar levo-o comigo e tento mantê-lo ao meu lado com a trela controlada e curta porque ele é bastante energético e só assim o consegui dominar. Ontem, estavam uns cães de um senhor (moro numa aldeia) soltos e embora pequenos queria fazer-se ao meu que não se fez de rogado e não mostrou qualquer receio, querendo mesmo fugir-me para ir sobre os outros cães. Foi uma situação tensa, tive de pegar nele e a minha mãe afugentou os outros. Mas com isto tudo, veio a vizinhança toda ver o que se passava porque o meu só gania e ficou estérico. Enfim, fiquei super envergonhada e hoje penso ir comprar uma focinheira. Mas, este é um problema real, o meu cão em pequeno teve um gato como companhia e adorava-o mas na época de caça um cacçador sem escrúplos matou-o. Nunca mais tivemos outros animais até há um mês atrás quando uma vizinha nos deu um gatinho pequeno. Nunca foi aceite por ele. Tivemos que o devolver. Ele simplesmente não aceita outros animais.
O meu cão quando é preciso um castigo, têm. Em casa tem o lugar dele mas ele sabe que não manda mais que nós. ´
Gostava de solucionar estes 2 problemas. Ajuda pf...
Embora pouco participativa, venho muitas vezes a este fórum tirar dúvidas. Hoje se me pudessem ajudar, agradecia imenso.
Tenho um cocker de quase 2 anos. Sempre pensei que ao chegar a esta idade ele iria acalmar um pouco e ser masi pachorrento. Mas não, está cada vez mais energético. Começo a acahr que não sou boa dona. Eu reconheço alguns erros dele e muitos já os consegui resolver mas a verdade é que esta é uma raça dificil. São muito emotivos, muito energéticos, precisam de muita, mas mesmo muita atenção. O meu tem espaço para brincar, tem brinquedos, tem atenção, passeia (sai de casa) todos dias 40 minutos.
O problema agora está em ter um vizinho com um bebé, crianaça pequena que adorava o meu cão e ele sempre deixou fazer festas, etc. Até ao início desta semana quando o miudo (3/4 anos não mais) tinha uma garrafa de água vazia e lhe deu com ela, é certo que seria na brincadeira e não passa de um bebé mas o cão rosnou-lhe, não gostou e eu que estava perto retirei-o logo e repreendi-o. Entretanto avisei o pai para não se aproximar mais sem a presença de alguém. Isto preocupa-me porque estou grávida e tenho medo da reacção dele quando chegar o bebé. Já mli aqui artigos sobre isso e vou tentar fazer o meu melhor de forma a que ele não se sinta passado para tráz mas.... tenho receio.
Outra coisa que me preocupa, é o facto de quando vou caminhar levo-o comigo e tento mantê-lo ao meu lado com a trela controlada e curta porque ele é bastante energético e só assim o consegui dominar. Ontem, estavam uns cães de um senhor (moro numa aldeia) soltos e embora pequenos queria fazer-se ao meu que não se fez de rogado e não mostrou qualquer receio, querendo mesmo fugir-me para ir sobre os outros cães. Foi uma situação tensa, tive de pegar nele e a minha mãe afugentou os outros. Mas com isto tudo, veio a vizinhança toda ver o que se passava porque o meu só gania e ficou estérico. Enfim, fiquei super envergonhada e hoje penso ir comprar uma focinheira. Mas, este é um problema real, o meu cão em pequeno teve um gato como companhia e adorava-o mas na época de caça um cacçador sem escrúplos matou-o. Nunca mais tivemos outros animais até há um mês atrás quando uma vizinha nos deu um gatinho pequeno. Nunca foi aceite por ele. Tivemos que o devolver. Ele simplesmente não aceita outros animais.
O meu cão quando é preciso um castigo, têm. Em casa tem o lugar dele mas ele sabe que não manda mais que nós. ´
Gostava de solucionar estes 2 problemas. Ajuda pf...
Adoro cockers!
As crianças às vezes fazem algumas maldades aos cães, mesmo que não seja essa a sua intenção... Por esse motivo não se devem deixar mesmo os dois sózinhos sem supervisão, por muito dócil que seja o cão ou se confie na criança.
Quanto aos outros dois cães, penso que o dono é que não os deveria trazer soltos, eles é que vieram provocar o seu.

As crianças às vezes fazem algumas maldades aos cães, mesmo que não seja essa a sua intenção... Por esse motivo não se devem deixar mesmo os dois sózinhos sem supervisão, por muito dócil que seja o cão ou se confie na criança.
Quanto aos outros dois cães, penso que o dono é que não os deveria trazer soltos, eles é que vieram provocar o seu.
Não sei se haverá alguém que lhe possa dar uma "receita".... paciência e persistência? De qualquer modo, haverá aqui alguém experiente que lhe dará algumas dicas (?).
Apenas estou a responder, por achar que está no bom caminho - já percebeu perfeitamente qual a situação e as dificuldades que podem surgir.
Embora possa estar a dizer uma asneira, diria que o seu cão não manda em casa, mas manda logo a seguir a si... e se calhar (um pouco como as crianças) já percebeu ao tempo até onde pode esticar a corda...
E não é também isso que faz os nossos animais tão adoráveis?
Felicidades
Apenas estou a responder, por achar que está no bom caminho - já percebeu perfeitamente qual a situação e as dificuldades que podem surgir.
Embora possa estar a dizer uma asneira, diria que o seu cão não manda em casa, mas manda logo a seguir a si... e se calhar (um pouco como as crianças) já percebeu ao tempo até onde pode esticar a corda...
E não é também isso que faz os nossos animais tão adoráveis?
Felicidades
Concordo. Há pessoas que acreditam que por os cães estarem treinados, é 100% seguro deixá-los sozinhos com as crianças, só que nunca é 100% seguro. Até com cães muito dóceis é sempre um risco, por mínimo que seja. Há várias razões que um cão possa morder, e até pode fazê-lo acidentalmente, e depois também não é possível controlar o que uma criança muit pequena pode fazer... Por examplo, o meu cão nunca foi agressivo comigo de forma nenhuma, mas uma vez mastigou o meu dedo acidentalmente porque eu estava a tirar-lhe o osso da boca sem ele se perceber. Ele tinha o osso na boca mas não estava a mastigá-lo, e eu por brincadeira tentei tirá-lo sem ele saber... Assim que ele sentiu o osso mexer, decidiu continuar a actividade e assim cravou os dentes detrás no meu dedo... Agora imagina uma criança com poucos aninhos ou até meses por os seus dedos na boca de um cão, e por reflexo ou acidentalmente o cão fecha a boca...Sasha9 Escreveu:Adoro cockers!![]()
Lol eu atão quando o meu caniche começa com ataques de raiva, meto-lhe os meus dedos na boca para ele se acalmar lolsheep23 Escreveu:Concordo. Há pessoas que acreditam que por os cães estarem treinados, é 100% seguro deixá-los sozinhos com as crianças, só que nunca é 100% seguro. Até com cães muito dóceis é sempre um risco, por mínimo que seja. Há várias razões que um cão possa morder, e até pode fazê-lo acidentalmente, e depois também não é possível controlar o que uma criança muit pequena pode fazer... Por examplo, o meu cão nunca foi agressivo comigo de forma nenhuma, mas uma vez mastigou o meu dedo acidentalmente porque eu estava a tirar-lhe o osso da boca sem ele se perceber. Ele tinha o osso na boca mas não estava a mastigá-lo, e eu por brincadeira tentei tirá-lo sem ele saber... Assim que ele sentiu o osso mexer, decidiu continuar a actividade e assim cravou os dentes detrás no meu dedo... Agora imagina uma criança com poucos aninhos ou até meses por os seus dedos na boca de um cão, e por reflexo ou acidentalmente o cão fecha a boca...Sasha9 Escreveu:Adoro cockers!![]()
Obrigada pelas vossas respostas.
Eu também adoro Cocker's mas têm uma personalidade muito forte. É, de facto, preciso ter mão firme.
O meu cão está minimente ensinado. Sabe bem o significado de um não. Não digo que não seja mimado, diria antes que é um cão feliz, sinto isso, quando tenho de lhe dar mimos, dou, quando tenho de o colocar de castigo, também coloco e ele sabe bem quando faz asneiras. Já aprendeu muito mas também é muito trapalhão, faz tudo de uma forma atabalhoada e trapalhona. Por ex, cheguei a colocar um tópico por causa de ele ser saltitão e pular nas poessoas, já melhorou muito mas mesmo assim de vez em quando é tão trapalhão que até magoa. Acontece mais quando eu ou meu marido chegamos a casa. Se estiver a chover é um verdadeiro sacrificio.
O problema aqui é o facto de ele rosnar a estranhos. Antigamente, quando era mais cachorro, dava tudo por ter mimos de quem passava na rua. Isto porque o meu cão é muito popular lá na rua, toda gente o conhece e acham graça principalmente pelas orelhas. Ele, em pequeno adorava ter "atenção" de quem passava. Hoje em dia não, ficou mais desconfiado e se for preciso até rosna. Não era suposto ser um cão de guarda
, mas ok.
Gostava muito que ele se adaptasse ao meu bebé e não sentisse ciúmes. Vou seguir algumas dicas de artigos que li aqui no forum.
Quanto aos cães na rua, claro que eu tenho cuidado com o meu cão só que nem todos agem da mesma forma e a mim compete-me proteger o que é meu. Por isso queria que ele fosse mais sociável, até porque gostava de adoptar outra para lhe fazer companhia mas tenho receio.
Eu também adoro Cocker's mas têm uma personalidade muito forte. É, de facto, preciso ter mão firme.
O meu cão está minimente ensinado. Sabe bem o significado de um não. Não digo que não seja mimado, diria antes que é um cão feliz, sinto isso, quando tenho de lhe dar mimos, dou, quando tenho de o colocar de castigo, também coloco e ele sabe bem quando faz asneiras. Já aprendeu muito mas também é muito trapalhão, faz tudo de uma forma atabalhoada e trapalhona. Por ex, cheguei a colocar um tópico por causa de ele ser saltitão e pular nas poessoas, já melhorou muito mas mesmo assim de vez em quando é tão trapalhão que até magoa. Acontece mais quando eu ou meu marido chegamos a casa. Se estiver a chover é um verdadeiro sacrificio.
O problema aqui é o facto de ele rosnar a estranhos. Antigamente, quando era mais cachorro, dava tudo por ter mimos de quem passava na rua. Isto porque o meu cão é muito popular lá na rua, toda gente o conhece e acham graça principalmente pelas orelhas. Ele, em pequeno adorava ter "atenção" de quem passava. Hoje em dia não, ficou mais desconfiado e se for preciso até rosna. Não era suposto ser um cão de guarda

Gostava muito que ele se adaptasse ao meu bebé e não sentisse ciúmes. Vou seguir algumas dicas de artigos que li aqui no forum.
Quanto aos cães na rua, claro que eu tenho cuidado com o meu cão só que nem todos agem da mesma forma e a mim compete-me proteger o que é meu. Por isso queria que ele fosse mais sociável, até porque gostava de adoptar outra para lhe fazer companhia mas tenho receio.
Última edição por neliana em quinta jun 14, 2012 1:36 pm, editado 1 vez no total.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda fev 27, 2012 11:40 am
neliana, de que zona do país é? Já pensou em ir a uma consulta de comportamento canino?
Na minha opinião, era preciso saber exaustivamente o seu dia a dia, a sua atitude com o cão, em todas as ocasiões, e isso não se consegue por escrito num fórum, de modo a dar-lhe as directivas correctas e mais adequadas à sua situação.
Na minha opinião, era preciso saber exaustivamente o seu dia a dia, a sua atitude com o cão, em todas as ocasiões, e isso não se consegue por escrito num fórum, de modo a dar-lhe as directivas correctas e mais adequadas à sua situação.

Eu acho que o seu cão gosta demasiado do lar que tem.... Terá certamente a ver com as características dos cães- uns não gostam assim tanto de partilhar o que é deles, com estranhos... Imagino que aceitará bem um novo membro da família, porque será um elemento do seu grupo. Desde que haja cuidado, vigilância e que não se sinta excluído ... (Opinião pessoal, baseado no pouco que conheço de cães)...neliana Escreveu:Obrigada pelas vossas respostas.
O problema aqui é o facto de ele rosnar a estranhos. Antigamente, quando era mais cachorro, dava tudo por ter mimos de quem passava na rua. Isto porque o meu cão é muito popular lá na rua, toda gente o conhece e acham graça principalmente pelas orelhas. Ele, em pequeno adorava ter "atenção" de quem passava. Hoje em dia não, ficou mais desconfiado e se for preciso até rosna. Não era suposto ser um cão de guarda, mas ok.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO
Costumam chamar traiçoeiros aos cockers mas não é verdade.
O problema é que tem aquele ar muito fôfo, muito docinho, mas são cães como quaisquer outros.
No seu texto contradiz-se.
Diz que quer o cão sociável mas actua como não querendo que ele se dê com outros cães.
Se sabe que os cães soltos (você é que diz que é uma aldeia) são pacíficos, porque não deixou o seu dar-se com os outros, como ele queria ?
Outra coisa : nunca se deixa uma criança pequena sózinha com cães - nunca.
Pelos vistos a criança magoou o cão e este rosnou - queria o quê ?
Espere até a criança lhe dar, a si, uma mordidela que a magoe (há aqui um bébé que dá dentadas nas pessoas que até fazem sangue...), e depois venha cá dizer que lhe deu beijinhos em resposta...
Se se auto mentalizar que tem um cão, um animal, não vai ter de ter especiais cuidados.
Basta que imagine e preveja o que pode acontecer.
E tome as devidas precauções, sem paranóias, sem medo e com sensatez.
Vai ver que o seu filho vai adorar, e vice-versa, o seu cão.
Basta que esteja sempre presente e não descure as precauções e cuidados necessários.
O problema é que tem aquele ar muito fôfo, muito docinho, mas são cães como quaisquer outros.
No seu texto contradiz-se.
Diz que quer o cão sociável mas actua como não querendo que ele se dê com outros cães.
Se sabe que os cães soltos (você é que diz que é uma aldeia) são pacíficos, porque não deixou o seu dar-se com os outros, como ele queria ?
Outra coisa : nunca se deixa uma criança pequena sózinha com cães - nunca.
Espere até a criança lhe dar, a si, uma mordidela que a magoe (há aqui um bébé que dá dentadas nas pessoas que até fazem sangue...), e depois venha cá dizer que lhe deu beijinhos em resposta...
Se se auto mentalizar que tem um cão, um animal, não vai ter de ter especiais cuidados.
Basta que esteja sempre presente e não descure as precauções e cuidados necessários.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
Sim concordo.aisd Escreveu:Costumam chamar traiçoeiros aos cockers mas não é verdade.
Nem sempre sabe. Estes dias, quando tive de pegar nela foi precisamente para evitar que se pegassem. Porque o outro, embora fosse de porte mais pequeno vinha a ladrar e tentou até ferrar no meu cão. Claro que ele reagiu, normal até aqui. Mas já me conseguiu escapar de casa enquanto o portão abria atrás de outro cão vadio que passava. O certo é que ele deu sobre o outro e nunca mais o vi. Fui atrás de carro e na curva seguinte já ele regressava. Ouça, quando digo que quero que o meu cão seja sociável, sei o que digo. Os outros cães tb o atacam mas ele tb não gosta de outros animais, não tolera. Se passar um cão à minha porta, ele ladra e salta ao portão. Eu tive o cuidado de o ensinar a não passar do portão para a rua e até agora só tive o incidente que mencionei atrás, mas quero prevenir mais tb. Se estou a chegar e vir um cão solto, não abro o portão porque sei que ele não vai ficar lá quietinho dentro do portão.aisd Escreveu: No seu texto contradiz-se.
Claro que o cão defendeu-se. E não estava só, eu segurava na coleira e o pai da criança estava com ela ao colo. Não sou irresponsável a esse ponto. Mas o meu cão mudou o seu comportamente ultimamente, isso é que me preocupa. A minha mãe até me dizia que qualquer dia me robavam o cão, já que ele ia com qualquer pessoa todo contente. Era bastante sociável e de há uns tempos para cá, deixou de o ser. Estou grávida, vem um bebé e preocupo-me, claro. Antes isso que abandona-lo com a desculpa da chegada de um bebé, como tanto se vê, infelizmente.aisd Escreveu:Outra coisa : nunca se deixa uma criança pequena sózinha com cães - nunca.
Obrigada pelos conselhos.aisd Escreveu:Se se auto mentalizar que tem um cão, um animal, não vai ter de ter especiais cuidados.

EDIT: erros
comixx Escreveu:
Eu acho que o seu cão gosta demasiado do lar que tem.... Terá certamente a ver com as características dos cães- uns não gostam assim tanto de partilhar o que é deles, com estranhos... Imagino que aceitará bem um novo membro da família, porque será um elemento do seu grupo. Desde que haja cuidado, vigilância e que não se sinta excluído ... (Opinião pessoal, baseado no pouco que conheço de cães)...
Esperemos que sim. Pelo menos vou tentar seguir algumas dicas que já li sobre o assunto.
Obrigada
-
- Membro
- Registado: terça jan 10, 2012 12:41 pm
Concordo com tudo que se disse ate agora, claro que se sentir dor o cão vai reagir e o rosnar foi um aviso, pois é o meio que ele tem para indicar que o que lhe foi feito não é agradável. Duvido muito que ele parta para a agressão depois de rosnar, mas não tendo a certeza nunca se pode deixar o cão sozinho com a criança.
Agora penso que se o novo membro da familia for apresentado como deve ser ao cão, deixar o cão cheira-lo (pois o cheiro do bebé vai ser o cheiro dos donos), e habituar se a presença do pequeno em casa, não terá problemas com o seu filho/a ate pode tornar se o protector da criança. Mas, sublinho, mesmo assim as crianças não sabem a força que têm e o normal é dar pancadas, morder, puchar orelhas e pelo, tem de haver sempre alguem presente nestes momentos.
Tem muitos videos e artigos na net a explicar como deve ser feita essa apresentação, mas se tivesse no seu lugar consultaria alguem que ja tem experiencia neste campo.
Boa sorte
Agora penso que se o novo membro da familia for apresentado como deve ser ao cão, deixar o cão cheira-lo (pois o cheiro do bebé vai ser o cheiro dos donos), e habituar se a presença do pequeno em casa, não terá problemas com o seu filho/a ate pode tornar se o protector da criança. Mas, sublinho, mesmo assim as crianças não sabem a força que têm e o normal é dar pancadas, morder, puchar orelhas e pelo, tem de haver sempre alguem presente nestes momentos.
Tem muitos videos e artigos na net a explicar como deve ser feita essa apresentação, mas se tivesse no seu lugar consultaria alguem que ja tem experiencia neste campo.
Boa sorte

"Mess with the best...Die like the rest!!!!"
Olá, sou de perto de Braga (periferia). Já pesquisei acerca do assunto. De momento, não será a melhor altura por diversos motivos. Mas é algo que não está posto de parteTheOnlyOne Escreveu:neliana, de que zona do país é? Já pensou em ir a uma consulta de comportamento canino?