CHINS - Conselhos sobre Calor

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Chiii
Membro Veterano
Registado: quarta set 07, 2011 4:37 pm

quinta jun 14, 2012 2:38 pm

Não faço a mais pequena ideia do custo, mas pelos materiais invocados, não me parece ser nada caro...

Montar? Com jeitinho e paciência, monta-se, não há qualquer problema nisso. Cá em casa, a gaiola das Chins foi exclusivamente montada por nós....há quem prefira dar cerca de € 200,00 (como eu já vi!) por uma gaiola para Chins, nós cá ficámos pelos € 80,00, mais coisa menos coisa, e construímos uma mansão. :wink:
Adim
Membro
Registado: quarta ago 25, 2010 6:40 pm

quinta jun 14, 2012 3:01 pm

Assério?

Comprada, ficava em mais de 200€?

Mas tiveste de ter atenção nos materiais, etc... né? ou também não há assim tanto, em que ter atenção?

eu gaiola já tenho... queria era construir um playground :roll:

É possivel colocares fotos? :D
Chiii
Membro Veterano

quinta jun 14, 2012 3:47 pm

A sério.

Andámos em lojas de animais a ver gaiolas para chins - costumam também ser supostamente indicadas para furões - por causa de serem altas e espaçosas. € 200,00 para cima. Havia mais baratas, mas eram para coelhos, não são o mais indicado para chins, que gostam de saltar.

Atenção aos materiais é a questão de ser pinho não tratado. Atenção aos pregos e parafusos para não ficarem com pontas espetadas. Não houve qualquer pintura nem envernizamento. As tocas e as prateleiras são todas em pinho não tratado. Nas portas colocámos rede quadrada.

Mas se tomar atenção, as próprias gaiolas para chins, têm plásticos e tintas, o que também não é nada bom para roedores ;)

Por isso, sob pena de alguém entendido em chins me vir corrigir, a atenção aos materiais acaba por não ser tão complexa como aparenta.
Chiii
Membro Veterano

quinta jun 14, 2012 3:52 pm

Nunca experimentei pôr fotos, lol sou uma incompetente nesse campo.

Mas está nos meus petsites, do Ernesto e do Simão. Fica o convite.
chinchilavis
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm

sexta jun 15, 2012 5:30 pm

Aproxima-se uma época crítica para as chins: o calor.

A GSfanatic já falou sobre uma das formas de manter as chins frescas e em segurança.

No meu caso, começo por suspender os banhos de areia (quando na divisão onde tenho o meu chin até à noite estão 25º). Além disso, tenho-o numa divisão da casa que é o local mais fresco. Ventoinhas não uso (relembro que nunca podemos ligar uma ventoinha na direcção de uma chinchila). Quando está muito calor abro a janela à noite mas de modo a não fazer corrente de ar na zona onde tenho a gaiola. Durante o dia tenho os estores fechados e só à noite é que os abro.
Se vir que durante o dia a temperatura está acima dos 25º na divisão uso um truque com garrafas mas diferente. Em vez de enrolar a garrafa numa toalha ou meia (a única vez que o fiz foi roída), comprei uma daquelas assadeiras de vidro com tampa. Cabe na porta da gaiola e com a tampa é impossível abrir aquilo e aceder à garrafa. Coloco a garrafa dentro da assadeira e ponho a tampa. Para evitar a condensação podem colocar um pano a envolver a garrafa. Algumas vezes assisti à soneca do meu chin na tampa da assadeira mas confesso que ele não liga muito àquilo (só na fase da cusquice). Aquela assadeira é apenas e só para essa finalidade. Se o meu chin achar que tem calor e quiser refrescar-se sempre tem esta solução. Relembro que está na divisão mais fresca da casa.

Chiii, quanto à obstipação da sua chin, não poderá estar relacionada com a alfafa? No meu caso, como tenho só um chin, a embalagem dura muito tempo e há uns meses notei que o meu doido ficava um pouco obstipado quando comia a alfafa. Comprei outra embalagem e não voltou a acontecer. O meu doidinho trata de se queixar quando está obstipado (se bem que só de olhar para ele noto que há algo diferente). Nesses dias faço-lhe massagens na barriguita e nas costas, de forma suave e circular. Se mesmo assim ele continuar com problemas dou-lhe uma uva-passa. Se não estiver calor pode deixá-lo passear mais tempo. Se nada disto resultar tem de ir ao vet.

Uma coisa que aconselho todos é a verificarem a validade de tudo o que compram aos vossos animais. Além da validade observem e cheirem a comida quando abrem uma nova embalagem. Aconteceu-me comprar 2 embalagens dentro da validade. Quando as abri o cheiro intenso a pimenta/verniz/tinta alertou os meus pulmões asmáticos e não lhe deitei essa ração (tenho sempre mais de uma embalagem de reserva). Quanto aconteceu o mesmo com uma 2ª embalagem fui comparar com a 1ª e o lote era o mesmo. Contactei a VL e ainda não me responderam. A sorte deles é que não vou mudar de ração e feno pois estas mudanças ( a não ser que sejam absolutamente necessárias) prejudicam os animais.
Mais recentemente reparei que num pedaço de cubo de alfafa vinha incluída uma linha azul :roll: ....

Cheiros diferentes do normal é sinal de alerta. :wink:
Chiii
Membro Veterano

sexta jun 15, 2012 5:44 pm

Obrigada chinchilavis ;)

Para já também tenho usado o truque da janela e quarto mais fresco, mas não sei dizer temperaturas.

Apesar de extenso, teve oportunidade de ler sobre as Tocas Climatizadas? Uma busca na internet permite ver diversas imagens. Só que parecem existir dois pormenores algo desagradáveis, o facto de a gaiola climatizada ser muito pequena para uma Chin e a possibilidade da proliferação de fungos por causa do ambiente húmido. Que lhe parece? Conhecia este método?

A obstipação sucedeu uma vez ao Ernesto, fruto de batatice inicial nossa, fomos ao vet e hoje ele está bom. O bichinho achou divertido esconder-se debaixo da máquina de lavar loiça e nós estivémos demasiado de volta dele para o tirar de lá...ele até fez uns barulhinhos que hoje já sei que é quando está assustado. :?
chinchilavis
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm

sexta jun 15, 2012 9:03 pm

Quanto à toca climatizada, nunca tinha ouvido falar, por isso não posso opinar muito. Pelas fotos que vi no google, eventualmente poderá colocar-se o problema da condensação pois pelo que vi a tal toca ficará fechada. Além disso, resta saber se a chin vai para lá. Como prevenção de possíveis fungos pode colocar-se pó antifungos (mesmo no verão). Não conheço por isso, não arriscaria. :wink:

Pessoalmente, eu tentaria primeiro os métodos mais comuns (já foram usados e são conhecidos). Não arriscaria algo que não conheço. A técnica referida pela GSfanatic, a que eu aconselhei (espécie de climatizador mas sem o problema de estar fechado) e a técnica dos azulejos (mais complicada para quem não está em casa) são as mais conhecidas.
Responder

Voltar para “Exóticos”