Algumas questões

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
SandroSilva
Membro
Registado: quinta out 20, 2011 10:54 pm

quinta jun 14, 2012 8:21 pm

Olá, tenho algumas duvidas em relação a suplementaçao dos repteis em cativeiro.

1- Se fornecemos UVB diariamente porque é que é importante suplementação com D3?

2- É verdade que D3 a mais é tão ou mais "grave" que a falta de calcio? Então qual o racio que devemos dar entre calcio e D3? A D3 deve ser dada diariamente nos primeiros meses de vida como acontece com o calcio?

Obrigado
andreleitao
Membro Veterano
Registado: terça jan 24, 2012 8:20 pm

quinta jun 14, 2012 9:36 pm

Boas, tanto a D3 como o Cálcio em excesso são prejudiciais.

Eu dou cálcio com d3 e multivitaminico todos os dias, mas de vez enquando dou sem d3. Tipo 1 ou 2 dias por semana.
russodh
Membro
Registado: quarta jun 13, 2012 9:23 pm
Localização: 0.0.1 Varanus Exanthematicus; 1.0.0 Eublepharis Macularius; 1 Beagle; 1 Gata

quinta jun 14, 2012 9:46 pm

SandroSilva Escreveu: 1- Se fornecemos UVB diariamente porque é que é importante suplementação com D3?
tu das o calcio mais vitamina D3, porque tu nao consegues com as lampadas fornecer essa vitamina por completo, por isso da-mos o alimento com o calcio + D3 por exemplo 2 vezes por semana ou mais.
russodh
Membro
Localização: 0.0.1 Varanus Exanthematicus; 1.0.0 Eublepharis Macularius; 1 Beagle; 1 Gata

quinta jun 14, 2012 9:50 pm

SandroSilva Escreveu:
2- É verdade que D3 a mais é tão ou mais "grave" que a falta de calcio? Então qual o racio que devemos dar entre calcio e D3? A D3 deve ser dada diariamente nos primeiros meses de vida como acontece com o calcio?
esqueci-me desta. se indicares a especie em questão seria mais facil ajudar-te
epicrates
Membro Veterano
Registado: segunda jul 18, 2011 10:39 pm

quinta jun 14, 2012 10:04 pm

russodh Escreveu:
SandroSilva Escreveu: 1- Se fornecemos UVB diariamente porque é que é importante suplementação com D3?
tu das o calcio mais vitamina D3, porque tu nao consegues com as lampadas fornecer essa vitamina por completo, por isso da-mos o alimento com o calcio + D3 por exemplo 2 vezes por semana ou mais.
As lampadas não fornecem nada. Emitem sim (as adequadas) raios UVB que vão fazer a sintetização do cálcio+D3.
Com uma boa alimentação os suplementos são apenas isso, suplementos. Não abusem e suplementos diários é um abuso...
russodh
Membro

quinta jun 14, 2012 10:15 pm

na altura que eu tinha a minha iguana a vet pediu-me para la por a apanhar uns banhos de sol sempre que pode-se por causa do D3
SandroSilva
Membro

quinta jun 14, 2012 10:19 pm

Obrigado pelas respostas.

Não me refiro a nenhuma especie em particular... refiro-me ao geral.

Tambem tenho a ideia que suplementação diária é excessiva mas não sou experiente neste mundo dos repteis.

De facto a UVB não fornece nada... permitem sim atraves dos seus raios que os animais sintetizem a D3 que por sua vez ajudam na fixação do calcio...

Mais uma vez obrigado
russodh
Membro

quinta jun 14, 2012 10:30 pm

exatamente, mas tens que ter em atenção, que pode diferir a quantidade de vezes que deitas o calcio de especie para especie, tens que ter atençao e ler umas care sheets antes de adquirir o animal, e como tal isso vira la especificado, qualquer questao que venhas a ter dispõem

comprimentos Ruben Silva
SandroSilva
Membro

quinta jun 14, 2012 10:52 pm

russodh Escreveu:exatamente, mas tens que ter em atenção, que pode diferir a quantidade de vezes que deitas o calcio de especie para especie, tens que ter atençao e ler umas care sheets antes de adquirir o animal, e como tal isso vira la especificado, qualquer questao que venhas a ter dispõem

comprimentos Ruben Silva
Sim sim, claro.

Obrigado
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”