Aproxima-se uma época crítica para as chins: o calor.
A GSfanatic já falou sobre uma das formas de manter as chins frescas e em segurança.
No meu caso, começo por suspender os banhos de areia (quando na divisão onde tenho o meu chin até à noite estão 25º). Além disso, tenho-o numa divisão da casa que é o local mais fresco. Ventoinhas não uso (relembro que nunca podemos ligar uma ventoinha na direcção de uma chinchila). Quando está muito calor abro a janela à noite mas de modo a não fazer corrente de ar na zona onde tenho a gaiola. Durante o dia tenho os estores fechados e só à noite é que os abro.
Se vir que durante o dia a temperatura está acima dos 25º na divisão uso um truque com garrafas mas diferente. Em vez de enrolar a garrafa numa toalha ou meia (a única vez que o fiz foi roída), comprei uma daquelas assadeiras de vidro com tampa. Cabe na porta da gaiola e com a tampa é impossível abrir aquilo e aceder à garrafa. Coloco a garrafa dentro da assadeira e ponho a tampa. Para evitar a condensação podem colocar um pano a envolver a garrafa. Algumas vezes assisti à soneca do meu chin na tampa da assadeira mas confesso que ele não liga muito àquilo (só na fase da cusquice). Aquela assadeira é apenas e só para essa finalidade. Se o meu chin achar que tem calor e quiser refrescar-se sempre tem esta solução. Relembro que está na divisão mais fresca da casa.
Chiii, quanto à obstipação da sua chin, não poderá estar relacionada com a alfafa? No meu caso, como tenho só um chin, a embalagem dura muito tempo e há uns meses notei que o meu doido ficava um pouco obstipado quando comia a alfafa. Comprei outra embalagem e não voltou a acontecer. O meu doidinho trata de se queixar quando está obstipado (se bem que só de olhar para ele noto que há algo diferente). Nesses dias faço-lhe massagens na barriguita e nas costas, de forma suave e circular. Se mesmo assim ele continuar com problemas dou-lhe uma uva-passa. Se não estiver calor pode deixá-lo passear mais tempo. Se nada disto resultar tem de ir ao vet.
Uma coisa que aconselho todos é a verificarem a validade de tudo o que compram aos vossos animais. Além da validade observem e cheirem a comida quando abrem uma nova embalagem. Aconteceu-me comprar 2 embalagens dentro da validade. Quando as abri o cheiro intenso a pimenta/verniz/tinta alertou os meus pulmões asmáticos e não lhe deitei essa ração (tenho sempre mais de uma embalagem de reserva). Quanto aconteceu o mesmo com uma 2ª embalagem fui comparar com a 1ª e o lote era o mesmo. Contactei a VL e ainda não me responderam. A sorte deles é que não vou mudar de ração e feno pois estas mudanças ( a não ser que sejam absolutamente necessárias) prejudicam os animais.
Mais recentemente reparei que num pedaço de cubo de alfafa vinha incluída uma linha azul

....
Cheiros diferentes do normal é sinal de alerta.