A mistura Alaska Husky
Moderador: mcerqueira
-
- Membro
- Registado: sexta jan 17, 2003 1:16 pm
Pelas fotos que a Elsa colocou não me parece que os animais tenham ficado muito mais adaptados ao ambiente natural deles. Têm um pêlo tão curto e fino... devem congelar! 

-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jan 29, 2004 12:40 pm
Pois, realmente parece que morreriam de frio na neve...
Mas as aparências iludem! Por exemplo, quando eu tinha o husky toda a gente me dizia: "Que horros, como é que um husky sobrevive ao calor do alentejo?" Não sabiam que estes cães se adaptam muito bem às várias condições climatéricas e que no verão perdem quase todo o sub-pêlo para se manterem frescos.
Se calhar passa-se a mesma coisa com estes cães, devem ter uma arma secreta qualquer contra o frio...
Mas as aparências iludem! Por exemplo, quando eu tinha o husky toda a gente me dizia: "Que horros, como é que um husky sobrevive ao calor do alentejo?" Não sabiam que estes cães se adaptam muito bem às várias condições climatéricas e que no verão perdem quase todo o sub-pêlo para se manterem frescos.
Se calhar passa-se a mesma coisa com estes cães, devem ter uma arma secreta qualquer contra o frio...
-
- Membro
Eu tenho contacto directo e diário com 2 huskies e apesar de eles perderem o pêlo de Inverno, não me parece que se sintam muito à vontade no Verão (e eu nem moro numa zona muito quente). Ficam muito moles, não se mexem, só querem estar em casa deitados na tijoleira... entornam os bebedouros para se poderem molhar LOL
Mas se calhar os huskies de "casa" ficam um bocado comodistas...

Mas se calhar os huskies de "casa" ficam um bocado comodistas...

-
- Membro Veterano
O meu, entre as 11h e as 16h era sagrado: só queria estar de barriga para o ar debaixo do ar condicionado!
Mas adorava praia e fartava-se de tomar banho! No inverno é que era pior: 3 graus negativos à noite e ele todo contente na rua, enquanto nós morríamos de frio! 

-
- Membro Veterano
- Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
- Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)
Segundo o que li numa revista de cães (já não me lembro qual) os huskys têm de ter olhos azuis. podem ter olhos de outras cores, mas aí já estão fora do estalão da raça.
(estranho... estou aqui a falar da raça que menos gosto... céus, nem devia ter começado a participar neste tópico...)
(estranho... estou aqui a falar da raça que menos gosto... céus, nem devia ter começado a participar neste tópico...)
-
- Membro Veterano
Tanto quanto sei, os husky podem ter olhos azuis, castanhos, ou até um de cada cor sem sair do estalão da raça. Aliás, até há bem pouco tempo muita gente pensava que os husky com um olho de cada cor é que eram inteiramente puros.
Acho que acor dos olhos não é problema, mas também não tenho a certeza.
Acho que acor dos olhos não é problema, mas também não tenho a certeza.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
O husky pode ter olhos de qualquer uma das cores:
Standard FCI:
Eyes : Almond shaped, moderately spaced and set a trifle obliquely. Eyes may be brown or blue in colour; one of each or particoloured are acceptable.
Azuis:

Um de cada cor:

Castanhos:

Particolores:

Standard FCI:
Eyes : Almond shaped, moderately spaced and set a trifle obliquely. Eyes may be brown or blue in colour; one of each or particoloured are acceptable.
Azuis:

Um de cada cor:

Castanhos:

Particolores:

-
- Membro
Obrigada pelo esclarecimento Elsa. 
Também tinha essa ideia de que os Huskies poderiam ter as duas cores de olhos, a minha duvida até era se os Malamutes só os têm castanhos ou também podem variar... penso que nunca vi nenhum de olhos azuis.
Dentro em breve ponho aqui uma foto dos meus dois ursinhos da neve.

Também tinha essa ideia de que os Huskies poderiam ter as duas cores de olhos, a minha duvida até era se os Malamutes só os têm castanhos ou também podem variar... penso que nunca vi nenhum de olhos azuis.
Dentro em breve ponho aqui uma foto dos meus dois ursinhos da neve.

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
olá,
Segundo o Standard FCI, o Malamute SÓ pode ter olhos castanhos.
"Eyes : Obliquely placed in the skull. Eyes are brown, almond shaped and of medium size. Blue eyes are a disqualifying fault."

Segundo o Standard FCI, o Malamute SÓ pode ter olhos castanhos.
"Eyes : Obliquely placed in the skull. Eyes are brown, almond shaped and of medium size. Blue eyes are a disqualifying fault."

-
- Membro
- Registado: sexta jan 02, 2004 8:15 pm
Elsa, devo dizer que concordo plenamente quando disse: "Desculpem discordar, mas o alaskan husky não é uma mistura entre o alaskan malamute e o siberian husky. É um autêntico rafeiro, fruto de uma selecção baseada APENAS no aspecto funcional (...)"
cumprimentos
cumprimentos
-
- Membro Veterano
- Registado: terça abr 02, 2002 1:26 pm
Ainda esta semana entra um aqui no meu serviço, e vê a foto dos meus cães na secretária.
Comentário
"Também tenho um cão destes (husky), AH mas o meu é puro, tem um olho azul e outro castanho"
Resposta
"Ya"

Comentário
"Também tenho um cão destes (husky), AH mas o meu é puro, tem um olho azul e outro castanho"
Resposta
"Ya"

-
- Membro Veterano
- Registado: terça jan 21, 2003 11:01 am
Pois isto há gostos e "sabedoria" para tudo. O meu cão era uma "sobra" de uma ninhada que ia ter um final talvez pouco feliz, precisamente por ser castanho e ter um olho de cada cor. As pessoas tinham optado pelos irmãos cinzas e pretos, de ambos os olhos azuis ou ambos castanhos, que são muito mais "vistos"! Vá-se lá entender a mentalidade desta gente!
Filipa
Filipa
-
- Membro Veterano
É o que faz a ignorância! 

Exactamente.Desculpem discordar, mas o alaskan husky não é uma mistura entre o alaskan malamute e o siberian husky. É um autêntico rafeiro, fruto de uma selecção baseada APENAS no aspecto funcional, no qual foram utilizadas muitas raças, entre elas, o husky, o setter, os pointer, os bracos e outro tipos de hounds. São referidos como alaskan, devido a terem sido desenvolvidos no alaska e huskys porque em tempos, era costume chamar-se a todos os cães de trenó, huskys.
São considerados os "formula um" dos cães de trenó, pois são muito mais rápidos que qualquer outra das raças de trenó reconhecidas.
Não é possivel caracterizá-lo como uma raça, pois a sua selecção funcional ainda continua, e a introdução de outras raças ainda se faz. A sua aparência nem sempre faz lembrar um cão nórdico, muitos têm orelhas pendidas, pêlos mais rasos, cores sólidas, corpos esguios e nem sempre têm olhos azuis.
Apenas gostaria de acrescentar que ultimamente tem sido utilizado o galgo inglês nesta mistura.
Estes cruzamentos já remontam aos finais do sec. XIX ( na época da corrida ao ouro no Alaska) e intensificaram-se no inicio do sec. XX com as corridas de trenó como a "All Alaska Sweepstake". Estes cruzamentos com finalidade meramente lúdica, quase levavam á extinção do Alaskan Malamute, cujos exemplares puros eram reduzidíssimos na altura em que pretendeu recuperar a raça já nos anos 20.
Há que ter em conta que este tipo de cão tem sido criado exclusivamente para fins desportivos ( corridas de trenó ) e já nada tem a ver com os “verdadeiros” cães de trenó.
Estes cães, também chamados de “Alaskanos” entre os nossos Mushers, embora sejam os mais rápidos em Velocidade X arraste (e actualmente os mais utilizados em alta competição), não são grandes fundistas e têm na sua grande maioria carências de sub-pêlo, o que faz com que sejam muito mais vulneráveis ao frio. A maioria destes cães nunca conseguiria ultrapassar as intempéries nocturnas do ártico como os verdadeiros cães nórdicos (aquelas coisas que vemos sair de baixo da neve pela aurora, após terem ficado completamente cobertos com o nevão nocturno). Muitos deles têm boxes com aquecimento no final de cada etapa.
Talvez seja por isso que não me seduz muito o mushing de competição actual.
Se tivesse que viver no ártico e se dos cães dependesse a minha sobrevivência, não era este tipo de cães que escolheria por certo.
Nenhum Malamute poderá competir em velocidade com estes cães, mas no que toca á resistência e á capacidade de sobrevivência (e consequentemente do dono) no agreste ártico, ninguém o bate.
E para aqueles que actualmente vêm o Malamute apenas como cão de beleza, devo dizer que vários afixos que tem contribuído decisivamente para a história da raça (entre eles o “Storm Kloud” ), têm estado presentes todos os anos nas provas de fundo da maior corrida de trenós ( a Iditarod no Alaska ) cujas equipas têm na maioria das vezes presentes campeões de beleza.
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>