Duvidas sobre uma chinchila [Take 02]

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Adim
Membro
Registado: quarta ago 25, 2010 6:40 pm

sábado jun 16, 2012 7:18 pm

Boas!
Peço desculpa ao autores dos topicos que invadi para tirar duvidas.
E para não estar a fazer re-post, aqui vai:

1)Costumo cobrir o 3º piso com um pano, porque ele gosta de la estar com o pano, durante o dia...
Há dias, fui lá e tinha puxado o pano todo e formado uma toca :D
Tava todo sosegatito lá dentro :D
Ora, posto isto, estou a pensar em construir uma casinha para ele, tipo 16cm(largura)*16cm(altura)*12cm(comprimento).
O que acham? É preferível deixa-la a vontade, mantendo o local escuro?

2)Já vi aqui num tópico que as chinchilas devem ser desparasitadas a partir dos 6 meses, de 6 em 6 meses...
A minha tem por volta de 3 anos (foi adoptada, não sei ao certo), e nada de desparasitações ...
É muito importante? Mas não é no pelo, certo?

3)Nunca reparei, porque tive sempre outras prioridades, mas comparando com outras chins, que vi na net, a minha tem as orelhas (parte de fora) um pouco secas.. desidratadas.
Sim, a solução é hidratar... mas com o quê? Li que era com óleo de amêndoa... pode ser? onde arranjo? posso colocar como colocaria na mão?

4)Algum de vocês têm tipo redes, para vedar uma zona, para as poder soltar?Que rede usam, e com que altura?
O único sitio em que posso solta-lo (com protecção) é na rua, mas agora vai ficando calor, mesmo a noite.

Tenho também de arranjar antifúngico... :S
Sasha99
Membro Veterano
Registado: terça jul 26, 2011 4:55 am

sábado jun 16, 2012 9:12 pm

eu n percebo nada de chinchilas mas pelo que li eslas gostam de ter um abrigo num sitio alto.

no resto n posso ajudar
chinchilavis
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm

sábado jun 16, 2012 10:04 pm

Ora bem, então por ordem:
1) Os chins não podem ter panos na gaiola nem nos arredores pois puxam tudo para dentro da gaiola. Se roerem os panos ficarão provavelmente com uma obstipação que poderá ser fatal. Casotas só de pinho não tratado. Quanto às medidas, não tenho aqui uma régua mas faz de forma a que a chin fique com espaço para se deitar e estar de pé (de pata) dentro da casota. Quanto ao escuro, falando do meu chin, durante o dia tem os estores fechados (apesar de entrar um pouco de luz por outro lado).

2) Sim, devem ser desparasitadas de 6 em 6 meses. Se já tem 3 anos deves ir com ela a um vet que perceba minimamente de exóticos. Se te disser que vai usar o mesmo método de cães e gatos, muda de vet. A desparasitação é interna. A medicação pode ser dada através de seringa ou injectada (a minha é através de seringa, sem agulha, claro).

3) Sim, deves usar óleo de amêndoas doces que podes comprar numa farmácia ou num hipermercado. Colocas um bocadinho nos dedos e esfregas as orelhitas. Evita colocar óleo no pêlo.

4) Não soltes a chin no exterior. Não podes. Além do calor há o perigo de fuga. Não tens um corredor em casa, ou até o teu quarto? Com calor não deves nunca soltar a tua chin. Além disso, se a soltares não corras atrás dela pois ela vai sobreaquecer e pode morrer. Com o calor vale mais não ter passeio. Nesta altura não é necessário anti-fungos.

Como estão os nós do pêlo?
Adim
Membro

sábado jun 16, 2012 10:07 pm

Pos eu perguntava muita vez:Então mas porque ela não se abriga ao pé da serradura, no "res-do-chão"??
Provavelmente é por isso...

A duvida é entre manter o espaço como está, ou construir uma toca, visto ela ter improvisado uma :D
Adim
Membro

sábado jun 16, 2012 10:17 pm

chinchilavis Escreveu:Casotas só de pinho não tratado. Quanto às medidas, não tenho aqui uma régua mas faz de forma a que a chin fique com espaço para se deitar e estar de pé (de pata) dentro da casota.
As medidas tirei de uma que havia na amazon (ainda vou averiguar melhor).
Os chins não podem ter panos na gaiola
Então é uma boa ideia... ?
chinchilavis Escreveu:A medicação pode ser dada através de seringa ou injectada (a minha é através de seringa, sem agulha, claro).
Isso a mim não me diz nada porque não percebo.
chinchilavis Escreveu:Não tens um corredor em casa, ou até o teu quarto? Com calor não deves nunca soltar a tua chin.
Não.ja tinha dito no outro tópico que não a posso soltar dentro de casa (ordens superiores :|)
chinchilavis Escreveu:Como estão os nós do pêlo?
Na mesma.
se tiver de ir ao vet, aproveito!
Tenho receio é do preço...
Chiii
Membro Veterano
Registado: quarta set 07, 2011 4:37 pm

domingo jun 17, 2012 12:01 am

Adim,

suponho que já se informou das especificidades que uma chinchila acarreta certo? ;)

Ora, elas gostam de ter um sítio onde se sintam protegidas, daí as tocas. Como são animais de hábitos nocturnos, também as ajuda a proteger da luz. Por isso sim, construa a toca. De pinho não tratado, compra-se no Aki ou Leroy Merlin. Basta que ela consiga estar lá dentro à vontade, deitada e em pé.

Nunca se deve soltar uma chin na rua! Se em casa não a consegue segurar, como é que espera controlá-la na rua? Elas são muito rápidas, muito espertas e saltam e metem-se em buracos que não fazemos ideia.
Perigos possíveis: fuga (é que não a encontra mais);
outros animais com dentinhos afiados;
roer algo que lhe faça mal;
meter-se em algum buraco e não a consegue tirar de lá;
problemas causados por stress de tudo o que pode acontecer.

Tente falar com os superiores hierárquicos aí em casa. Para já não será grave, pois tal como já foi referido mais de uma vez noutras ocasiões, nos tempos de calor não se deve dar o banho de areia às chins nem deixá-las sair para o passeio. Qual foi o problema invocado para não soltar o animal?

Se tem medo do preço do vet, então aconselho a pôr uns trocos já de parte...
Adim
Membro

domingo jun 17, 2012 10:57 am

Atenção:falei em soltar num sitio (vedado) ao ar livre, não em solta-lo na rua.
vedado e sem nada que ela possa roer ou comer que lhe fizesse mal (a sujidade habitual de um quintal)
Eu sei que não tenho um cão...

Por causa dos pelos que ficam no ar.

Se já me informei?
Do base já, mas completamente não... dai ter criado o tópico :wink:
acorchins
Membro
Registado: sexta fev 25, 2011 1:55 am

domingo jun 17, 2012 1:07 pm

Há muitos anos atrás, ainda nos primeiros passos adquri 3 chinchilas no Barreiro. Duas delas eram beges e extremamente doceis, pois a dona era criadora para pet, a outra veio de loja, onde o dono me confessou que vinha de um criador para peles que era uma autêntica selvagem, mas tal como fazia anteriormente soltava-as na parte de trás do quintal(nunca em dias de calor e no Verão nem pensar) que seria impossível fugirem daquele espaço. As beges até ia ter com elas e apanhava-as, agora a outra foi preciso 3 pessoas para a apanhar. Desde essa altura que a escolha de chinchilas começou a ser criteriosa e com pedigree. Eu pelo menos nesta altura do ano já não arriscava passeios na rua. Ah, o quintal tinha mosaico no chão e estava limpinho e não tinha nada onde pudessem afiar o dentinho.
Chiii
Membro Veterano

domingo jun 17, 2012 5:16 pm

Cada user faz o que entender com os conselhos e a troca de experiências que ouve. Se tem plena consciência de que não há risco algum em soltar a chin no quintal, só a si lhe cabe avaliar.

Se acha que ela não salta o muro, não passa entre o gradeamento das vedações/portões, se não costumam rondar outros animais, se a sujidade "normal" do quintal não passar de folhas e pó...

Cá por casa, já tive três grandes sustos com as minhas chins: uma meteu-se debaixo da máquina de lavar loiça, a outra debaixo e dentro da de lavar roupa (não do tambor da máquina, mas um espaço entre o tambor e o resto da máquina), e noutra vez dentro do "pé" do lavatório. Das primeira e da terceira situação, nunca imaginei que lá se conseguissem meter.

Mas a sua chin deita assim tanto pêlo? Não é normal....será que a tenta agarrar demasiado? Assim já me faz sentido, porque elas próprias, como método de defesa dos predadores, soltam o pêlo para conseguir fugir. Se assim for, o Adim tem de compreender de uma vez por todas que tem uma Chinchila, não tem um cão nem um gato. Tem de ter calma e paciência, dar tempo à chin para ir ter consigo e não o contrário. Quanto mais pressiona, mais desconfiada e distante ela ficará de si.
acorchins
Membro
Registado: sexta fev 25, 2011 1:55 am

domingo jun 17, 2012 7:45 pm

Uma coisa eu garanto no meu caso...era mais seguro soltar no quintal do que dentro de casa. Muros com 1,5m de altura e chão de mosaico...mas a melhor alternativa numa casa é mesmo o corredor, no meu caso não...tem escadas para cima e para baixo. Cada um faz aquilo que bem entender, tem é de estar preparados para imprevistos, pois com elas nunca se sabe que irão fazer a seguir...
Última edição por acorchins em segunda jun 18, 2012 3:23 pm, editado 1 vez no total.
Chiii
Membro Veterano

segunda jun 18, 2012 11:01 am

Completamente de acordo acorchins: com elas nunca se sabe o que irão fazer a seguir. :wink:
Adim
Membro

segunda jun 18, 2012 6:47 pm

Chiii Escreveu:Mas a sua chin deita assim tanto pêlo?
Deita pelo!
Chiii Escreveu:será que a tenta agarrar demasiado?
Não.
Deita pelo por onde passa.
Não deixa um novelo de pelo por onde passa, mas é normal, por exemplo, quando vou limpar a gaiola, aquilo ter pelos entre as grades.
Não precisam de ser muitos... basta que não se consigam apanhar..

Pelo sim pelo não, não a solto la fora :roll:

É importante ter os cubos de alfalfa, mesmo tendo o feno?
qual a diferença?para além da questão dos dentes
chinchilavis
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm

segunda jun 18, 2012 10:58 pm

Chiii Escreveu:Completamente de acordo acorchins: com elas nunca se sabe o que irão fazer a seguir. :wink:
Discordo parcialmente :lol: ... Eu já sei o que o meu chin faz quando desço as escadas para tratar dele à noite. Já sei em que prateleira ele vai estar à minha espera, as queixinhas que faz, se quer o banho e mimos ou mimos e banho, sei de que lado da porta do SPA de banho ele vai sair e sei que vai saltar para o meu ombro direito. Sei isto porque já tenho a felicidade de privar com ele há mais de 4 anos e porque o que descrevi é feito apenas e só numa divisão da casa (se bem que ele pode fugir pelas escadas mas nunca poderá fugir para a rua). :wink:
Mas com um chin tudo pode acontecer. Por exemplo, já me aconteceu o meu chin saltar do meu ombro para o chão sem "aviso prévio" :roll: . Resultado: uma corrida de gato (eu) e rato (ele). Felizmente as portas para o exterior estavam fechadas e o meu cão não estava dentro de casa (nunca está quando tenho de tratar do meu chin) pois sei qual era o desfecho...

Adim, ainda bem que já desististe dessa ideia pois era uma péssima ideia. Entre soltares ao ar livre e mantê-la na gaiola a 2ª hipótese é a única correcta.

Tens dado banho de areia todos os dias? Ajuda a soltar o pêlo "morto". Mas esses nós só mesmo cortando. Leva algum tempo até voltar ao normal. Nesta altura elas largam um pouco mais de pêlo mas nada de tão grave como dizes. Depois de cortares os nós, tenta passar um pente de dentes largos (que não a magoe) ou uma escova pelo pêlo para soltar de vez os pêlos velhos.
Chiii
Membro Veterano

segunda jun 18, 2012 11:00 pm

Só tem essa chin (é a que tem o pêlo todo emaranhado, certo?) ou tem mais alguma?

A gaiola tem alguma coisa em forma de bico, que a chin quando lá passe fiquem pêlos?

Já começou com os banhos de areia? Costuma sair pêlos quando está no banho?

E já agora, como está a chin do pêlo emaranhado?
Chiii
Membro Veterano

segunda jun 18, 2012 11:06 pm

Sim, é importante ter os cubos de alfafa e feno. Para além dos dentes, é uma outra alimentação que têm e também acaba por ser um brinquedo para elas. Cientificamente, não lhe sei dizer. :lol:

4 anos já é tempo para conhecer a bicharada ;)

Mas o pente, com a falta de hábito que ainda existe entre o user e a chin, se calhar não será de fazer, para já..
Responder

Voltar para “Exóticos”