Comportamento inaceitavel

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Himura13
Membro Júnior
Registado: domingo abr 15, 2012 6:42 am
Piriquito

sábado jun 16, 2012 8:17 pm

Boas pessoal , venho aqui pedir-vos um conselho , hoje dei um tabefe no rabo da minha cadela , nunca antes tinha sequer tocado em um cão animal etc... com intenção de intimidar, e hoje depois de fazer aquilo sinto-me um pouco triste , o comportamente dela está cada vez mais inaceitavel , eu sei que um dos problemas é ela não poder ir á rua , mas eu vou-vos dar um exemplo.

em casa , andamos sempre a fechar as portas porcausa dela para não entrar nos quartos roer fazer asneiras etc... ela sempre que alguem vai a entrar no quarto mata-se para entrar.
não sabe brincar sem ferrar , basta dar-se uma festinha ela ferra logo , basta mexer nela.
o meu pai chega do trabalho , da-lhe uma festinha , ferra logo, e depois o meu pai senta-se um pouco na sala e ela salta-lhe para cima ferra arranha cara etc...
e faz as necessidades dentro de casa, hoje ela ferrou-me com bastante força , e 1 mes de comportamento inaceitavel dela , dei-lhe uma sapatada no rabo.

o que eu peço aqui ajuda é como posso corrigir tudo isto ?
com algum tipo de treino ?
o erro tambem sou eu como penso ? será que a habituei mal a eduquei mal ?

esses 4 comportamentos estão ligados ?

cumprimentos

Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

sábado jun 16, 2012 8:23 pm

Faz isso agora porque está frustrada e aborrecida. Os boxers são cães muito activos.

Quando começar a cansá-la com exercício, longos passeios com corrida, ela deixa de fazer isso, ou pelo menos melhorará muito de comportamento.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
Himura13
Membro Júnior
Piriquito

sábado jun 16, 2012 8:36 pm

Floripes2 Escreveu:Faz isso agora porque está frustrada e aborrecida. Os boxers são cães muito activos.

Quando começar a cansá-la com exercício, longos passeios com corrida, ela deixa de fazer isso, ou pelo menos melhorará muito de comportamento.
heheh não tem mal a confusão mas sou do sexo masculino :)

se é assim esperarei mais algum tempo ate a vacinarmos , abraço

Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

sábado jun 16, 2012 8:42 pm

Himura13 Escreveu:
Floripes2 Escreveu:Faz isso agora porque está frustrada e aborrecida. Os boxers são cães muito activos.

heheh não tem mal a confusão mas sou do sexo masculino :)

se é assim esperarei mais algum tempo ate a vacinarmos , abraço
O Himura é do sexo masculino, mas a cadela não, pelo que os pronomes usados pela Floripes estão correctos :wink:
MiMoo
Membro Veterano
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

sábado jun 16, 2012 8:50 pm

Himura, já experimentou redireccionar a mordida que ela tenta fazer na mão para um brinquedo? Ou ficar com a mão parada (geralmente eles não acham piada a morder se a mão estiver quieta e soltarmos um guinchinho...).
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

sábado jun 16, 2012 9:02 pm

Himura13 Escreveu:
não sabe brincar sem ferrar , basta dar-se uma festinha ela ferra logo , basta mexer nela.
Olá!
Há uma linguagem universal que todos os cachorros entendem e começam logo a lidar com ela, com os irmãos: ganir!

Quando ela lhe morder, dê um ganido ou um gritinho "bem sentido" (porque ela já se habituou ás dentadecas). Pode parecer ridículo, mas acredite que eles entendem muito bem. Se ainda assim não resultar, experimente pagar na mesma moeda com 1 beliscadela. Os irmãos também se mordiscam uns aos outros e com os ganidos eles entendem o limite.

Aqui em casa resultou (o ganido! Não precisei de a beliscar :D ). Ainda hoje ela brinca com a boca mas nunca lhe sinto os dentes!
thx1138
Membro
Registado: sábado jun 09, 2012 2:15 am

sábado jun 16, 2012 10:19 pm

Não sei se se aperceberam de que estão a fazer exatamento o contrário do que é preciso. Estãoa demonstrar submissão ao animal. essa do guinchinho e deixar a mão para morder é absurdamente contraproducente.

Himura, você, desculpe que diga precisa de umas aulas nujma escola de treino canino.Faça isso com urgência ou terá problemas.Boa sorte e tudo de bom para si.
Himura13
Membro Júnior
Piriquito

sábado jun 16, 2012 11:04 pm

MiMoo Escreveu:Himura, já experimentou redireccionar a mordida que ela tenta fazer na mão para um brinquedo? Ou ficar com a mão parada (geralmente eles não acham piada a morder se a mão estiver quieta e soltarmos um guinchinho...).
o problema é que podemos estar parados e ela santanos enquanto andamos ou estamos parados , já tentei desviar a dentara para um brinquedo , mas dura uns 2 minutos depois volta as maos braços etc...

Piriquito

sábado jun 16, 2012 11:09 pm

srYuki Escreveu:
Himura13 Escreveu:
Olá!
Há uma linguagem universal que todos os cachorros entendem e começam logo a lidar com ela, com os irmãos: ganir!

Quando ela lhe morder, dê um ganido ou um gritinho "bem sentido" (porque ela já se habituou ás dentadecas). Pode parecer ridículo, mas acredite que eles entendem muito bem. Se ainda assim não resultar, experimente pagar na mesma moeda com 1 beliscadela. Os irmãos também se mordiscam uns aos outros e com os ganidos eles entendem o limite.

Aqui em casa resultou (o ganido! Não precisei de a beliscar :D ). Ainda hoje ela brinca com a boca mas nunca lhe sinto os dentes!
Essa do ganir parece resultar por vezes , ja tentei , mas depois começa a ladrar-me , nem sei o que prefiro eheheh

mas obrigado pelo conselho vou tentar isso denovo pode ser que resulte :)

Registado: quarta mar 14, 2007 8:21 pm

sábado jun 16, 2012 11:14 pm

Uma palmadinha na hora certa pode fazer milagres e não mata.
Sofia
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

sábado jun 16, 2012 11:25 pm

Dê-lhe uma sapatada, diga não em voz zangada e meta-a por minutos longe de vocês.

vai aprender rápido. lembre-se que um boxer não é propriamente um cãozinho de colo. Daqui a dois meses tem aí um caso bicudo.

Cães precisam desde bebés perceber uma coisa: quem manda na matilha. É ela que manda aí em casa? Não pois não?

Outra coisa: ela terá de perceber que mesmo com as portas abertas há território que é exclusivo dos donos. Garanto-lhe que ela aprende. Vi um S. bernardo de 3 meses aprender em duas semanas por isso a sua também aprende. Desde que saibam ensinar.

Não deixe nunca um cão esticar-se e pensar que manda. Não é com gritinhos nem peinnhas que se educa um cão. Deixe-a trepar agora e quem chora mais tarde são os donos.
sheep23
Membro Veterano
Registado: segunda dez 26, 2011 3:16 pm

sábado jun 16, 2012 11:30 pm

Ainda é novinha? Se sim, deve estar naquela famosa fase de cachorro tubarão. :lol: O meu, e muitos outros cães já foram assim - tinha os braços todos arranhados, e parecia que nada funcionava... Até o ter, sempre pensei que com palmadas se ensina um cão o que não é aceitável... Mas com ele podemos ter a certeza que não que saber, pois pensa que tamos a dar-lhe patadas... Enfim... Se a sua cadela é demasiada bruta a brincar, pode fazer o seguinte:

- brincar com ela estritamente com brinquedos - faz-lhe interessar-se neles, brinca com ela, atira a bola ou brinca com qualquer coisa para puxar, ou pode experimentar uma coisa chamada flirt pole (objecto pendurado num pau). Páre apenas quando ela se cansar.

- nunca brincar com qualquer parte do teu corpo ou à bruta, nem a excite demais quando não tem brinquedos à mão.

- dá-lhe brinquedos e ossos realmente interessantes, que tem a certeza que se vai interessar (talvez um kong possa ser útil).

- incentiva a interacção mais gentil, dá-lhe festinhas gentis e mostra que gosta quando ela dá lambidelas.

- se ela tiver um temperamento forte ou está demasiada excitada ou energética, não simule um ganido! Pode excitá-la ainda mais...

- ensine-a a ordem "deixa" e "espera", dá imenso jeito um cão saber controlar os seus impulsos.

- se a cadela não respeitar as suas ordens e abusar, pode pô-la de castigo isolando-a temporariamente numa divisão sem nada para se entreter - isto ensina-a que se não respeitar alguém e se não se portar bem, perde o direito de estar com a família (podes pesquisar "time-out" pela net).

- se não poder isolá-la como castigo, pode pegar no cachaço e levantar ligeiramente até ela parar - isso não dói, mas dá para a imobilizar (afastar os dentes e não deixar morder), e para ela perceber que não quer mesmo mordidelas.

Exercício físico e estímulo mental (entretenimento e desafios mentais) são importantes, um cão demasiado eléctrico provavelmente não vai dar ouvidos e vai ser muito chato!

Mas enfim... de resto, muita paciência, pois eles de facto vão ficar melhores quando crescerem e deixarem a fase da mudança de dentes! O meu já está muito melhor, embora continua bruto às vezes. :D Mas já me dá beijinhos em vez de mordidelas, e as mordidelas quando dá são leves.
sheep23
Membro Veterano
Registado: segunda dez 26, 2011 3:16 pm

sábado jun 16, 2012 11:40 pm

Quanto a roer coisas, é preciso ter cuidado para que o hábito não se desenvolva. Para alguns é apenas uma fase, mas para outros pode ser um hábito para a vida se assim o deixar. Não a deixe ter oportunidades de aprender o quão interessante é destruir certas coisas, supervisione-a sempre. Isso não é só pelo hábito, mas também porque pode engolir algo perigoso.

Tente encontrar coisas que ela goste de roer, e ajude-a a desenvolver o hábito de roer apenas as coisas dela. Reprimendas muitas vezes funciona, mas é melhor ensiná-la a fazer o que pode fazer do que andar sempre atrás dela.

Se ela costuma entrar num quarto ou outra divisão a matar, então ensine-a a sentar e a esperar, e nunca a deixe entrar assim. Nem que tenha que segurar pela coleira ou usar uma trela e a obrigar a entrar lentamente. Tem que assumir o espaço como seu e só aceita deixá-la entrar quando não for a correr.
MiMoo
Membro Veterano
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

domingo jun 17, 2012 7:45 am

A pessoas que pedem dicas para treino... eu costumo recomendar estes canais do youtube:
http://www.youtube.com/user/tab289
http://www.youtube.com/user/kikopup
http://www.youtube.com/user/dogstardaily
http://www.youtube.com/user/claudiahoyle
http://www.youtube.com/user/zakgeorge21

Acho que pelo menos no 1º e no 2º tem lá algures a resposta à sua situação...
Floripes2
Membro Veterano
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

domingo jun 17, 2012 8:04 am

A cachorra tem três meses, eu própria me esqueci disso quando falei em passeios e correrias. Está mesmo na fase "tubarão", como diz a sheep23.

Os conselhos que esta forista lhe deu estão mais do que correctos. Faça por segui-los.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
Responder

Voltar para “Cães”