hmsf Escreveu:maraya Escreveu:Tratam-se de opinioes e se nós assumimos uma é porque a consideramos a melhor/mais correta.
Acho que sendo um fórum serve mesmo para a troca de opinioes, no entanto penso que é importante ter a noção que tal como nós tomamos a nossa opiniao como a melhor o outro também o fará com a sua, logo devemos manter o respeito.
Mas penso que podemos respeitar a opiniao do outro e ao mesmo tempo expor a nossa explicando e argumentando de forma correcta. Penso que desta forma conseguiremos retirar algo desta troca de opiniões, aprender alguma coisa ou simplesmente entender qual a visão do outro sobre o tema, e entendendo a forma como ele vê as coisas talvez se consiga faze-lo ver qua nossa opinião tambem não está ssim tao errada ~(no fundo é o que queremos)
Se vamos chegar a algum lado... Talvez sim talvez nao. Penso que muitas vezes acabamos por nao conseguir nada devido ao tom e percurso que a discussão toma. Se atacarmos uma pessoa ela vai estar mais importada em defender-se e atacar-nos do que a ler e pensar naquilo que escrevemos.
Na minha opinião discutir opinioes de forma saudável nao é nada mau, mas claro que há que manter o respeito porque se nao, pudemos ter quase a certeza que nao chegamos a lado nenhum, passando assim a suposta troca de opinioes com a qual se pode aprender a uma discussão sem sentido em que apenas se tenta mandar o outro abaixo.
Estou plenamente de acordo!! E de facto tem razão, "muitas vezes acabamos por nao conseguir nada devido ao tom e percurso que a discussão toma. Se atacarmos uma pessoa ela vai estar mais importada em defender-se e atacar-nos do que a ler e pensar naquilo que escrevemos."----> isto acontece demasiadas vezes aqui :\ é uma pena....
Pois... e infelizmente também acontece que pessoas perante o que vêm noutros tópicos que já descambaram levem algumas respostas e opinioes que por vezes nada têm de mal como um ataque porque antevêem a discussão que se pode vir a gerar.
Parece-me que algumas opiniões comuns aqui no forum estão um pouco "comprometidas" devido a certas "picardias" que existiram á volta das mesmas (no fundo um choque de opiniões que evolui, como é comum, para outro nivel). E aí, por vezes, basta alguem responder expondo essa opiniao para ser tomada como um ataque ou provocaçao
E isto nao acontece só com opiniões, por vezes já basta ser um determinado user a responder e já temos discussao.
Não digo que não compreendo certas respostas mais curtas, secas ou rispidas porque no fundo estar sempre a repetir a mesma coisa e ver que é constantemente "ignorada" cansa, já por isso não espero ler respostas completas e explicitas de certos users numa resposta inicial mas sei que se o autor do tópico quiser ficar a saber mais eles irão expor a sua opiniao e os seus conhecimentos mais uma vez de forma a passar a mensagem que querem.
Ma mais uma vez há que não deixar passar desse tipo de resposta (mais seca ou mais directa) pois daí até ás "respostas tortas" vai pouco, e é preciso cuidado se não é mais um tópico comprometido desnecessariamente pois a mensagem que se queria passar não é lida e refletida porque as pessoas concentram-se em defenderem-se.
Também compreendo algumas respostas mais "brutas" em certas situações, talvez não devesse, mas acredito que sejam situações que deixem as pessoas chateadas com certa razão (por exemplo casos de animais doentes à dias e que os donos decidem parar tranquilamente por cá para perguntarem o que poderá ser em vez de levarem o animal ao vet para ser visto e tratado) mas até aí corremos o risco de afastar as pessoas daqui sem que sigam o nosso conselho (levar o animal ao vet).
E sim, antes que me acusem, sei que estou a falar e ás vezes também não sou totalmente correcta, mas esforço-me por ser, esforço-me por na primeira resposta a um topico ser educada e expor a minha opiniao não partindo logo para o ataque sem sequer conhecer toda a situação, esforço-me por ignorar certas provocações e certas situações expostas e infelizmente sei que ainda falho nesse ponto pois há certas coisas que me chateiam mesmo e que muitas vezes ainda me fazem escrever coisas menos correctas. Mas vou continuar a esforçar-me para minimizar isso
Peço desculpa à autora do tópico por este "desvio" de tema que tambem não foi o mais correcto
(e peço tambem desculpa por ter editado a minha mensagem anterior depois de terem respondido, mas como responderam enquanto a editava não reparei )
<p>"A dúvida é o principio da sabedoria." - Aristóteles </p>
<p>"<strong>Não existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>