Boas.
O que me levou a criar este tópico (não sei se fiz bem) é o seguinte:
O namorada do meu irmão tem uma tartaruga à cerca de 15 anos. Ela manteve-a sempre num aquário relativamente pequeno para o seu tamanho, cerca de 60x30, não sei ao certo. Devido a isso trouxeram na para minha casa onde possuo um antigo aquário de peixes exterior com cerca de 1.50m de diâmetro por 50cm de profundidade. Onde o meu irmão mais a ajuda do meu pai, construíram-lhe uma plataforma (que a meu ver ficou relativamente grande, pois ocupa metade do espaço, mesmo tendo passagem por baixo com agua) para ela poder subir para apanhar sol.
O que se sucede é o seguinte, nos primeiros dois dias ainda comeu qualquer coisa, uns gammarus, pequenos pedaços de carne de perú que lhe demos e um pedacito de fígado de vaca. Ela comeu. Apartir daí tentamos lhe continuar a dar os gammarus, alguma verdura, e uns camaroes maiores que os gammarus, que o meu irmão lhe costumava dar, quando a tinha em casa ( o que ela sempre comeu bem ), e agora nem lhes toca. De vez enquando ainda dá uma mordidela num ou outro, mas nada em quantidade suficiente que lhe encha a barriguita.
O meu problema é esse, é mesmo ela comer pouco ou mesmo nada. O tempo ultimamente não tem estado grande coisa, ora vem um pouco de sol, ora fica encoberto. Mesmo a temperatura do ar nao esta muito má, deve rondar uns 20ºC, assim como a temperatura da água, anda por volta dos 20ºC. mas penso que nao seja esse o problema, porque quando ele a tinha em casa, tinha sempre água fria, nunca lhe aqueceu a água, penso que tambem nao passava dos 20ºC.
Qualquer ajuda é bem vinda. Pois estou a ficar preocupado com o bicho.
Cumps
Tartaruga come pouco ou nada. Ajuda
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Júnior
- Registado: segunda jun 18, 2012 4:04 pm
Última edição por DanielDuarte em segunda jun 18, 2012 4:46 pm, editado 1 vez no total.
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado mar 10, 2012 9:14 pm
- Localização: Cães | Gata | Porquinhos-da-Índia | Mandarins do Japão | Turtles | Dragão Barbudo
2 coisas: A tartaruga provavelmente ainda se está a ambientar à casa nova, pode estar assustada e daí não comer muito, penso que seja normal. A segunda é uma pergunta, tens lâmpada uvb para ela apanhar o dito 'sol' ? É que pelo que disseste parece-me que a estás a meter ao Sol dentro de casa, e normalmente é com vidros ou qualquer coisa entre ela e o Sol e isso não resulta em nada ..
-
- Membro Júnior
O aquário está no exterior, e onde ele está apanha sol, não há la vidros pelo meio, logo não é necessário lâmpada uvb.
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado mar 10, 2012 9:14 pm
- Localização: Cães | Gata | Porquinhos-da-Índia | Mandarins do Japão | Turtles | Dragão Barbudo
Sendo assim penso que não há problema, mas tem que ter cuidado com as temperaturas exteriores . Quanto ao comer, deve estar só em fase de habituação ao novo ambiente , não deve ser nada demaisDanielDuarte Escreveu:O aquário está no exterior, e onde ele está apanha sol, não há la vidros pelo meio, logo não é necessário lâmpada uvb.

-
- Membro Júnior
As temperaturas actualmente não são altas, rondam os 20ºC / 25ºC no máximo. Quanto ao restante espero que não seja mesmo nada de especial.
E outra coisa. Ela não vai para a plataforma sozinha, deves enquando tenho de a colocar lá para apanhar um pouco de sol. E quando fica na água, ao outro dia está no mesmo sitio, não sobe a rampa. E quando está na plataforma tambem raramente vem para a agua sozinha. às vezes deixo a lá, e ao outro dia encontro a no mesmo sitio. Lá se movimenta de um lado para o outro da plataforma, mas descer a rampa, esta quieto, mesmo muito raramente a desce.
E outra coisa. Ela não vai para a plataforma sozinha, deves enquando tenho de a colocar lá para apanhar um pouco de sol. E quando fica na água, ao outro dia está no mesmo sitio, não sobe a rampa. E quando está na plataforma tambem raramente vem para a agua sozinha. às vezes deixo a lá, e ao outro dia encontro a no mesmo sitio. Lá se movimenta de um lado para o outro da plataforma, mas descer a rampa, esta quieto, mesmo muito raramente a desce.
-
- Membro
- Registado: quinta jul 07, 2011 8:05 pm
Tal como a andbela já disse a tarta está em fase e adaptação, não é preciso grandes preocupações. O problema está na alimentação, não deves dar gammarus não têm quase nenhum valor nutritivo. Deves dar sticks como alimentação base, como a tarta tem 15 anos em principio deve ser uma trachemys scripta elegans, ( no passado estas eram as únicas que se vendiam) por isso deves completar a alimentação com vegetais. Podes ir dando deves em quando carne branca e fruta.
-
- Membro Júnior
Antes de mais nada, obrigado pelas dicas.
Em relação aos sticks, já percorri aqui a zona à procura desses tais sticks e não encontrei em lado nenhum. Só mesmo nas grandes cidades é que talvez encontre. Antigamente existia uma loja de animais aqui na zona que tinham tartarugas e outros animais, que provavelmente teria sticks, mas actualmente encontra se fechada. Em relaçao aos camaroes, ja li por ai algures que a nivel nutritivo é muito baixo, por isso a minha procura pelos sticks. E penso que comerá melhor os sticks que os camaroes.
Cumps
Em relação aos sticks, já percorri aqui a zona à procura desses tais sticks e não encontrei em lado nenhum. Só mesmo nas grandes cidades é que talvez encontre. Antigamente existia uma loja de animais aqui na zona que tinham tartarugas e outros animais, que provavelmente teria sticks, mas actualmente encontra se fechada. Em relaçao aos camaroes, ja li por ai algures que a nivel nutritivo é muito baixo, por isso a minha procura pelos sticks. E penso que comerá melhor os sticks que os camaroes.
Cumps
Se for [Editado pela moderação - por favor aconselhar via mensagem privada] eles costumam ter sticks na parte dos animais de estimação 
De resto, a falta de apetite deve ser mesmo da fase de ambientação... para já não me preocuparia..

De resto, a falta de apetite deve ser mesmo da fase de ambientação... para já não me preocuparia..