O meu cão não nos deixa dormir

Fórum para trocar ideias e discutir tópicos relacionados com os animais em geral.
Responder
anarfreitas
Registado: terça jun 19, 2012 9:28 am

terça jun 19, 2012 9:36 am

Olá, preciso de ajuda urgente.
Mudei de casa há já cerca de 1 ano. O nosso cão dormia no hall de entrada e nós no 1º andar. Sem problemas, até que há cerca de 3 meses, quando sente que não estamos perto dele (está sempre ao pé de nós), começa a latir incessantemente e não se cala até que não descermos e virmos para mais perto dele.Ele nunca teve permissão para dormir ou entrar nos quartos, sala ou cozinha, sendo que o espaço dele sempre foi o hall de entrada e um salão que temos na cave (onde normalmente estamos). Estranhamos que este comportamento se verifique apenas há alguns meses. Ele tem 11 anos e é perfeitamente saudável e activo. Dorme durante o dia, como sempre fez.Todos os dias fazemos uma caminhada com ele ao fim do dia de cerca de 2kms. Por vezes dorme, mas às 5h30 da manhã acorda e a partir daí é impossível dormirmos. Agradeço todas as sugestões que me possam dar, para tentar ultrapassar este problema.Muito obrigada.
Floripes2
Membro Veterano
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

terça jun 19, 2012 10:21 am

Várias hipóteses se põem.

1 - O cão está a envelhecer e começa a sofrer os desgastes da idade. Pode ter dores nas articulações, que aumentam com o calor do ninho e se tornam maiores durante a madrugada. Ou pode sentir qualquer outra coisa assustadora, como uma alteração do batimento cardíaco, por exemplo. Por isso, ladra para que o vão ajudar e confortar.

2 - Pode ser simplesmente comportamental. Algum dia terá tido um pesadelo, ou sentido alguém junto à casa, ou qualquer outra coisa que o levou a ladrar por auxílio. Como teve sucesso, agora ladra sempre.

3 - Pode ser simplesmente necessidade de companhia a uma hora da noite em que todas as solidões se acentuam. Eles sentem como nós.

As soluções só podem ser encaradas depois de analisadas todas as hipóteses e de se chegar a uma conclusão, por eliminação de partes.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
anarfreitas
Registado: terça jun 19, 2012 9:28 am

terça jun 19, 2012 10:26 am

Vamos descartar todas as hipóteses, mas aparentemente o "estar só" parece-ma a mais viável. De qualquer forma agradeço a sua resposta, muito útil.

Muito obrigada
Floripes2
Membro Veterano
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

terça jun 19, 2012 4:35 pm

Não sei se realmente fui útil ou não, mas se vê que ele precisa de companhia durante a noite, porque não mudar-lhe o lugar de dormir para mais perto dos donos?

Por vezes basta deslocá-lo meio metro, para que o cão se acalme por ficar ao alcance de ouvir o sono das pessoas: movimentos, murmúrios, a respiração.

Espero que consigam melhorar a situação, não é agradável ser acordado pelo ladrar do cão.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
Responder

Voltar para “Animais de Estimação”