Raça Boxer e algumas dúvidas...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Guerreir
Registado: terça jun 19, 2012 2:26 am

terça jun 19, 2012 2:53 am

Boas a todos! Sou novo aqui apesar de já seguir há algum tempo o site.

Sem alongar muito, passo a revelar as minhas dúvidas.

Adoptei, com a minha familia, um cão rafeiro muito meiguinho do Ainanas (castanho, pelo curto, parecidissimo com o Husky). No entanto gostava que ele tivesse um companheiro durante a sua vida. Sempre gostei de cães de aspecto robusto e musculado, tal que eu queria um Rottweiler. Os meus pais têm algum receio devido á fama destes, e eu sou inexperiente com cães (o rafeiro é o meu primeiro cão...mas ele adoptou-me desde o inicio como seu dono, excluindo o meu pai, portanto devo estar a fazer bem as coisas eheh).

Continuando, devido ao que pesquisei, considerando a minha inexperiencia, mesmo sabendo que os Rottweilers são meigos e leais, achei para o bem de todos excluir por agora essa raça, esperando obter mais experiencia. Então pensei num Cane Corso. Pensei que fosse a raça ideal para eu ter, uma vez que não é tão dominante, mas dizem que tem muita força, e eu não sou propriamente um gajo lá muito pesado...em principio, será esta que irei querer ter...mas...

Eu achei o Boxer um cão fantástico para se ter (devido á minha familia), mas preocupa-me a sua fraca saúde, pelo que dizem...portanto pergunto, se eu tiver um cão destes, poderei ter uma despesa médica alta?

Pergunto não porque não quero gastar dinheiro mas porque, é um companheiro para a vida, e não gosto nada de passar por situações desesperantes (elas chegam sempre, mas se as posso evitar em maior numero melhor), por não ter uma vida financeira espectacular, e é melhor não ter um cão que eu sei que posso não conseguir cuidar financeiramente, em termos médicos, e porque dizem que têm muitos problemas, podendo mesmo não ultrapassar os 10 anos.

Portanto, para quem quer um cão saudável e que viva o melhor que puder, o Boxer é um cão razoavelmente saudável?

Desculpem o grande texto :/ Obrigado, e estajem á vontade para dar sugestões!
lsgl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 18, 2011 8:39 am

terça jun 19, 2012 7:28 am

O Boxer, não sendo a pessoa mais entendida mas que já teve um, é susceptível a certas doenças.
Mas isso é assim com qualquer raça, umas estão mais predispostas a certas doenças, não quer dizer que as vão ter e que vivem pouco.
Contudo o meu Boxer (e os da minha familia) nunca passaram os 9-10 anos. Não sei se os Boxer conseguem viver muito mais mas certamente os entendidos saberão.

Em todo o caso, o que é importante você saber desde já é que para evitar dissabores na saúde do cão e despesas avultadas no veterinário tem de escolher muito bem o criador e o cão. Não vá em pechinchas (não espere gastar menos de 600-700 ou assim), anuncios de net, intermediários (lojas de animais), etc.
Antes de escolher o cão é importante que escolha o criador, comece por pedir a lista de criadores ao CPC (não garante que sejam bons criadores, atenção!) e depois vá visitar os criadores e ver as condições em que os animais estão, ver os progenitores, pedir testes de despite de doenças (não sei quais deve pedir para um Boxer mas alguém certamente indicará neste tópico), etc.
Veja os sticky deste fórum, tem conselhos úteis.

Também é importante que conheça a raça, estude-a bem e faça perguntas aos criadores.

Boa sorte.
Guerreir

terça jun 19, 2012 3:55 pm

Obrigado :)

Vou esperar por mais opiniões (isto se alguém responder :lol: )
dragablue
Membro Veterano
Registado: sexta mar 09, 2012 1:49 pm

terça jun 19, 2012 4:52 pm

ja ponderou a raça dobermann?? sao exelentes caes para companhia super leais ao dono e tolerantes com crianças e nao fazem parte da lista dos PP"s o que lhe livra de muitas borucracias...
<p>Nunca confies em algu&eacute;m que tem mais dentes que tu, mesmo que sejas bi-dente:-)</p>
TheOnlyOne
Membro Veterano
Registado: segunda fev 27, 2012 11:40 am

terça jun 19, 2012 5:04 pm

Se adquirir um boxer a um criador responsável e digno desse título, o risco de doenças hereditárias é muitíssimo mais reduzido.

O Dobermann também é uma raça tendencialmente dominante, no entanto se optar por uma cadela, visto já ter um macho em sua casa, penso que uma cadela seria o ideal, não terá problemas pro aí além. Seja de que raça for. Se optar por outro macho, é muito provável que vá ter problemas futuros.

Portanto se quiser um Rott, e lhe proporcionar uma vida equilibrada, com muito exercício físico, algum treino, e afectos claro, não vejo qualquer problema em optar por esta raça. No entanto, e falo do Rott, agora não deverá encontrar nenhum exemplar "legal", isto é, registado no LOP, pois penso não haver ainda nenhum criador legalizado de acordo com a nova Lei.
bhess
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm

O meu traquina: Calvin

A minha princesa: Lolita

terça jun 19, 2012 5:20 pm

TheOnlyOne Escreveu:No entanto, e falo do Rott, agora não deverá encontrar nenhum exemplar "legal", isto é, registado no LOP, pois penso não haver ainda nenhum criador legalizado de acordo com a nova Lei.
Tenho conhecimento de um, pelo menos...
"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."

Calvin
LLing
Membro Veterano
Registado: quarta nov 02, 2011 11:49 am

terça jun 19, 2012 5:35 pm

Guerreir Escreveu:Eu achei o Boxer um cão fantástico para se ter (devido á minha familia), mas preocupa-me a sua fraca saúde, pelo que dizem...portanto pergunto, se eu tiver um cão destes, poderei ter uma despesa médica alta?

Portanto, para quem quer um cão saudável e que viva o melhor que puder, o Boxer é um cão razoavelmente saudável?
Os boxer são cães fantásticos e multifacetados, que se adaptam bem à familia em que vivem.
A esperança média de vida é 9 anos, máximo 16 anos. Hà um livro óptimo sobre os Boxers de Joel Dehasse, publicação Europa-América.
E também tem informação relevante no sub-forum do Boxer
sofiaabreulopes
Membro Veterano
Registado: quarta mar 29, 2006 8:19 pm
Localização: Micas Maria, Tobias Manuel, Lolita, *Ratatui* *Tucha Maria*

terça jun 19, 2012 5:40 pm

e se optar por adotar uma boxer, que por azares da vida foi abandonada, é só enviar-me um mail - [email protected]

Sei de muitos/as para adoção.
Tenho aliás um macho neste momento em risco num Canil municipal, que estamos a ver se o salvamos - lindo, meigo, bem tratado e cujo dono morreu - ok, não é bebe, nem tem o LOP, e é macho, mas femeas tb se arranja, infelizmente :cry:
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The little creature said, &ldquo;Dear Lord,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">There&rsquo;s not one name left for me.&rdquo;</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The Father smiled and softly said,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">&ldquo;I&rsquo;ve left you &rsquo;til the end.</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">I&rsquo;ve turned my own name back to front,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">And called you Dog, my friend!&rdquo;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><a href="http://chamaram-mesafira.blogspot.com/" ... om/</a></p>
<p><a href="http://www.patavermelha.com/">http://ww ... /</a>&nbsp;
</p>
<p>&nbsp;</p>
TheOnlyOne
Membro Veterano

terça jun 19, 2012 5:43 pm

bhess Escreveu:
TheOnlyOne Escreveu:No entanto, e falo do Rott, agora não deverá encontrar nenhum exemplar "legal", isto é, registado no LOP, pois penso não haver ainda nenhum criador legalizado de acordo com a nova Lei.
Tenho conhecimento de um, pelo menos...
:wink:
Guerreir

terça jun 19, 2012 5:57 pm

ja ponderou a raça dobermann?? sao exelentes caes para companhia super leais ao dono e tolerantes com crianças e nao fazem parte da lista dos PP"s o que lhe livra de muitas borucracias...
Por acaso já informei-me da raça, mas não sei porquê quando vi dois deles (dois donos ao pé de mim têm) fiquei algo intimidado, não gostei de os ver (é curioso pois com um molossoíde isso não acontece). :?
Se adquirir um boxer a um criador responsável e digno desse título, o risco de doenças hereditárias é muitíssimo mais reduzido.
E são assim muito caros? Pensei que não ultrapassasse os 500 euros, mas pelos vistos, são mais de 700 euros...
Portanto se quiser um Rott, e lhe proporcionar uma vida equilibrada, com muito exercício físico, algum treino, e afectos claro, não vejo qualquer problema em optar por esta raça.
Pois essa raça era a minha primeira escolha, mas como disse, informei-me e como não tenho experiencia, é melhor não me aventurar....pois depois quem é responsável sou eu.
No entanto, e falo do Rott, agora não deverá encontrar nenhum exemplar "legal", isto é, registado no LOP, pois penso não haver ainda nenhum criador legalizado de acordo com a nova Lei.
Não entendi...que nova lei? E conheço pelos menos alguns afixos legalizados (um deles o da Quinta de Negrelho)
A esperança média de vida é 9 anos, máximo 16 anos. Hà um livro óptimo sobre os Boxers de Joel Dehasse, publicação Europa-América.
E também tem informação relevante no sub-forum do Boxer
Irei ver.
e se optar por adotar uma boxer, que por azares da vida foi abandonada, é só enviar-me um mail - [email protected]

Sei de muitos/as para adoção.
Tenho aliás um macho neste momento em risco num Canil municipal, que estamos a ver se o salvamos - lindo, meigo, bem tratado e cujo dono morreu - ok, não é bebe, nem tem o LOP, e é macho, mas femeas tb se arranja, infelizmente
Eu não me importo de adoptar, o problema é que a vida não está fácil, e tenho que ter alguns critérios. Outra coisa é eu não ter experiencia e prefiro ter um cachorro ou um cão com 1 ano de idade (caso do meu rafeiro) para puder melhor controlá-los e assim aprender certas coisas. Espero que tenha entendido, basicamente tenho receio de adoptar adultos e não ter mão para eles.
sofiaabreulopes
Membro Veterano

terça jun 19, 2012 6:00 pm

pois eu sepre optei por cães adultos, ou seja, com 3 ou mais anos, e não me arrependo. Não sei a idade das meninas, mas posso tentar ver se há alguma com +/- 1 ano de idade. Todos e todas que temos dado para adoção, têm sido de uma dedicaçao absoluta aos novos donos - são reconhecidos penso eu por os terem acolhido.
Mas percebo perfeitamente a sua opção.
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The little creature said, &ldquo;Dear Lord,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">There&rsquo;s not one name left for me.&rdquo;</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The Father smiled and softly said,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">&ldquo;I&rsquo;ve left you &rsquo;til the end.</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">I&rsquo;ve turned my own name back to front,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">And called you Dog, my friend!&rdquo;</p>
<p>&nbsp;</p>
</p>
<p>&nbsp;</p>
dragablue
Membro Veterano
Registado: sexta mar 09, 2012 1:49 pm

terça jun 19, 2012 6:09 pm

Guerreir Escreveu:
Por acaso já informei-me da raça, mas não sei porquê quando vi dois deles (dois donos ao pé de mim têm) fiquei algo intimidado, não gostei de os ver (é curioso pois com um molossoíde isso não acontece). :?
sao caes fantasticos, é verdade que tem uma personalidade muito propria com estranhos, nao sei o que lhe terá causado má impressao em ficar intimidado, mas educados e socializados de uma forma correcta sao os eternos brincalhoes e meigos sem nunca esquecerem o que melhor fazem que é zelar pelos donos e principalmente o seu território na ausencia do dono :D :D :D
<p>Nunca confies em algu&eacute;m que tem mais dentes que tu, mesmo que sejas bi-dente:-)</p>
JoanaGoncalves
Membro Veterano
Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata

terça jun 19, 2012 6:25 pm

Como criadora que sou, estou a disposição para me questionar o que pretender...

Eu crio com muito orgulho a minha raça, e não crio por criar, eu crio, exponho, trabalho em varias actividades com esta raça ha bastantes anos... o fim destes anos todos, so consigo pensar em mais e mais Boxers... :wink:

Nunca tive um único Boxer em minha casa com doenças genéticas e tenho TODOS os meus cães despistados, o que quero dizer com isto, não é que os meus cães são bons, quero dizer que cães vindos de linhas seleccionadas(como os meus) é rarissimo encontrar exemplares afectados.

Vivi 7 anos com Boxers em apartamento e os meus vizinhos, maior parte, so sabia que tinha cães porque me encontravam nos elevadores... ;)
<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>

<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
sofiaabreulopes
Membro Veterano

terça jun 19, 2012 6:30 pm

JoanaGoncalves Escreveu:Como criadora que sou, estou a disposição para me questionar o que pretender...

Eu crio com muito orgulho a minha raça, e não crio por criar, eu crio, exponho, trabalho em varias actividades com esta raça ha bastantes anos... o fim destes anos todos, so consigo pensar em mais e mais Boxers... :wink:

Nunca tive um único Boxer em minha casa com doenças genéticas e tenho TODOS os meus cães despistados, o que quero dizer com isto, não é que os meus cães são bons, quero dizer que cães vindos de linhas seleccionadas(como os meus) é rarissimo encontrar exemplares afectados.

Vivi 7 anos com Boxers em apartamento e os meus vizinhos, maior parte, so sabia que tinha cães porque me encontravam nos elevadores... ;)
e os teus canitos são de fazer parar o trânsito - são lindos de morrer!!!! :oops:
<p>&nbsp;</p>
</p>
<p>&nbsp;</p>
TheOnlyOne
Membro Veterano

terça jun 19, 2012 6:37 pm

dragablue Escreveu:
dragablue Escreveu:ja ponderou a raça dobermann?? sao exelentes caes para companhia super leais ao dono e tolerantes com crianças e nao fazem parte da lista dos PP"s o que lhe livra de muitas borucracias...
Guerreir Escreveu:Por acaso já informei-me da raça, mas não sei porquê quando vi dois deles (dois donos ao pé de mim têm) fiquei algo intimidado, não gostei de os ver (é curioso pois com um molossoíde isso não acontece). :?
sao caes fantasticos, é verdade que tem uma personalidade muito propria com estranhos, nao sei o que lhe terá causado má impressao em ficar intimidado, mas educados e socializados de uma forma correcta sao os eternos brincalhoes e meigos sem nunca esquecerem o que melhor fazem que é zelar pelos donos e principalmente o seu território na ausencia do dono :D :D :D
Drag, quando as pessoas se mostram intimidadas ou receosas com a raça, a vida ensinou-me que é inútil insistir, e não é sequer positivo para a raça. E esta opinião não tem a ver com o user Gerreir, não é nada pessoal, é uma opinião com base em experiência de vida :wink:

E honestamente eu prefiro assim, um cão destes nas mãos de quem o receia ou se sente intimidado, é péssimo para o cão e para o dono :wink:

Guerreir, aproveite a "oferta" da Joana e bombardeie-a com perguntas :lol:
Responder

Voltar para “Cães”