Venho aqui com um desabafo, que está ligado à tão falada temática dos donos com cães rafeiros, que pensam ter um cão do mais puro que há.
Há uns dias, falei com uma vizinha de um familiar meu. A senhora sabe que eu adoro animais e tenho bastantes conhecimentos acerca destes.
Ela tem uma cadelinha, chamada Miki.
Pediu-me ajuda em relação à alimentação, se eu achava que Friskies era uma boa ração, se eu aconselhava a dar restos, etc.
Falámos, falámos, até que a senhora me contou a história da Miki. Que tinha ficado com ela, pois apaixonou-se por ela num canil.
Eu felicitei-a e disse-lhe que tinha ali uma bela cadelinha, muito bonita.
De repende, a senhora pergunta-me a raça da cadelita. Respondi-lhe de imediato que era uma rafeirinha, pois não tinha LOP ( 30 minutos a explicar o que é o LOP

Então não é que a senhora me responde: '' Não deves perceber grande coisa de cães, ela é, de certeza, uma Lhasa Apso. Ou então uma Lhasa Apso cruzada com Caniche. Estou confusa, mas sei ver que não é nenhuma rafeira! Ela tem de ter raça, pá! Rafeira é que não é, ou é uma Caniche ou uma Lhasa Apso. Não sabes nada. ''
Eu nem disse mais nada. Preferi deixá-la na ignorância, até tive medo que a abandonasse por ser rafeira!
A minha explicação sobre o que é LOP, que nem todos os cães têm raça e que nem tudo é como ela pensa, de nada valeu ...
Deculpem o desabafo, mas sei que vocês compreendem a minha frustração. A frustração de tentar transmitir algum conhecimento e ainda levar estas '' chapadas ''.
Obrigado e podem comentar à vontade