Isto de vez em quando revolta ...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

terça jun 19, 2012 6:34 pm

Olá a todos!

Venho aqui com um desabafo, que está ligado à tão falada temática dos donos com cães rafeiros, que pensam ter um cão do mais puro que há.

Há uns dias, falei com uma vizinha de um familiar meu. A senhora sabe que eu adoro animais e tenho bastantes conhecimentos acerca destes.
Ela tem uma cadelinha, chamada Miki.
Pediu-me ajuda em relação à alimentação, se eu achava que Friskies era uma boa ração, se eu aconselhava a dar restos, etc.

Falámos, falámos, até que a senhora me contou a história da Miki. Que tinha ficado com ela, pois apaixonou-se por ela num canil.
Eu felicitei-a e disse-lhe que tinha ali uma bela cadelinha, muito bonita.

De repende, a senhora pergunta-me a raça da cadelita. Respondi-lhe de imediato que era uma rafeirinha, pois não tinha LOP ( 30 minutos a explicar o que é o LOP :lol: ) e que não tinha absolutamente semelhanças com qualquer raça.

Então não é que a senhora me responde: '' Não deves perceber grande coisa de cães, ela é, de certeza, uma Lhasa Apso. Ou então uma Lhasa Apso cruzada com Caniche. Estou confusa, mas sei ver que não é nenhuma rafeira! Ela tem de ter raça, pá! Rafeira é que não é, ou é uma Caniche ou uma Lhasa Apso. Não sabes nada. ''

Eu nem disse mais nada. Preferi deixá-la na ignorância, até tive medo que a abandonasse por ser rafeira!
A minha explicação sobre o que é LOP, que nem todos os cães têm raça e que nem tudo é como ela pensa, de nada valeu ...

Deculpem o desabafo, mas sei que vocês compreendem a minha frustração. A frustração de tentar transmitir algum conhecimento e ainda levar estas '' chapadas ''.

Obrigado e podem comentar à vontade :wink: .
ReginaVieira
Membro Veterano
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

terça jun 19, 2012 6:43 pm

Deixa lá Nitara, também me acontecem cenas dessas :roll:
Deixe-a lá ser ignorante e morrer ignorante, só não aprende quem não quer.
Pelo menos que trate da cadelinha em condições...

Parabéns por ser uma pessoa que aprende e gosta de aprender, quem me dera conhecer mais gente assim... No outro dia, uma colega minha, riu-se na minha cara por causa de eu ter perguntado o preço de uma pasta dos dentes para cão numa loja de animais, e riu-se e riu-se... Há-de morrer ignorante, sem nunca perceber a importância da higiene oral nos cães(e nos gatos).
TheOnlyOne
Membro Veterano
Registado: segunda fev 27, 2012 11:40 am

terça jun 19, 2012 6:44 pm

Enquanto as pessoas associarem a palavra rafeiro a algo reles e sem valor, enquanto a palavra rafeiro tiver um sentido pejurativo, as pessoas nunca vão aceitar que o seu cão é "rafeiro"... Mais vale dizer que é sem raça definida, é menos "agressivo"... :roll:
bhess
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm

O meu traquina: Calvin

A minha princesa: Lolita

terça jun 19, 2012 6:45 pm

Já tentei compreender essas pessoas mas não consigo.
Isto foi discutido há pouco tempo num outro tópico muito badalado. Apareceram muitos donos que compraram cães, supostamente, de determinada raça e que afinal não passavam de cães com algumas semelhanças a essa raça. Uns, admitem e com alguma humildade lamentam o erro que cometeram, outros juram a pés juntos que o cão é do mais puro que há. :roll:

Eu já nem entro na discussão, sinceramente.
"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."

Calvin
Suesca
Membro Veterano
Registado: sexta jun 24, 2011 1:34 pm

terça jun 19, 2012 6:53 pm

Exactamente.
Hoje tive formacao do trabalho e ao almoco comecamos a conversar sobre animais e caes e a mostrar fotos. e comecou o chorrilho.
Nem disse nada. eu ja nao digo nada. so qd sei que a pessoa quer aprender algo.
eu sei que sei e ensino aos meus amigos e a quem quer. Quem nao quer,olha temos pena.
Havia coisas que eu nao sabia e agora sei ;-)
e ainda bem para mim.
Podem falar, podem falar, mas a mim o que realmente interessa são os animais...
Floripes2
Membro Veterano
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

terça jun 19, 2012 6:53 pm

TheOnlyOne Escreveu:Enquanto as pessoas associarem a palavra rafeiro a algo reles e sem valor, enquanto a palavra rafeiro tiver um sentido pejurativo, as pessoas nunca vão aceitar que o seu cão é "rafeiro"... Mais vale dizer que é sem raça definida, é menos "agressivo"... :roll:
x2
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

terça jun 19, 2012 7:00 pm

Sim, talvez deveria ter dito Sem Raça Definida, em vez de Rafeiro. Mas eu digo as coisas como elas são, quer a pessoa goste quer não.
Por acaso, quando se trata de animais, eu normalmente até tento ser mais '' passiva '' e não dizer tudo directamente, pois afinal são vidas que podem estar em risco, apenas por uma palavra a que as pessoas associam a algo pejurativo e negativo.

Eu amo animais, mais do que tudo na minha vida, sinto que nasci para eles, para dar a melhor vida a tantos quanto posso. Sinto que é a minha missão ... ou uma delas.
Amar assim tanto animais e ver pessoas que continuam a cair em mitos constantemente, que continuam a não valorizar e gostar do seu cão o suficiente para dizerem '' Sim senhor, é um rafeiro, é meu, é lindo e eu amo-o '' custa-me ...
Suesca
Membro Veterano

terça jun 19, 2012 7:02 pm

Eu tb nao compreendo.
Alias hoje conheci la uma rapariga e comecamos a falar e ficamos encantadas uma com a outra porque falavamos de animais enquanto outros olhavam pra nos tipo: :o

minoria. infelizmente!
Podem falar, podem falar, mas a mim o que realmente interessa s&atilde;o os animais...
vitor22
Membro Veterano
Registado: sexta jul 30, 2010 12:28 pm

terça jun 19, 2012 7:22 pm

O melhor é quando nos dizem que têm um cão de raça e nós perguntamos, qual, e a resposta é pit com labrador(ou outras raças). Se dissermos que isso é um rafeirozito, quase que levamos um estalo :D
"A compaix&atilde;o para com os animais &eacute; das mais nobres virtudes da natureza humana." ( Charles Darwin )
FMoreira
Membro Júnior
Registado: terça jan 10, 2012 11:24 pm

terça jun 19, 2012 7:34 pm

acham que explicar a alguém o que é o LOP é difícil? tentem explicar a um policia que 0,10 é menor que 0,5.

Aconteceu comigo... sry o off topic mas teve de ser... há gente que não nasceu para aprender...
Suesca
Membro Veterano

terça jun 19, 2012 7:36 pm

Pois. hoje uma tb viu uma foto dum cao preto sobrancelhas e peito e patad castanhas e disse ahhh isso é um rottweiler...
Eu vi a foto. era um belo rafeiro com metade do tamanho dum rottweiller!
Bahhhh
Podem falar, podem falar, mas a mim o que realmente interessa s&atilde;o os animais...
lsgl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 18, 2011 8:39 am

terça jun 19, 2012 7:50 pm

FMoreira Escreveu:acham que explicar a alguém o que é o LOP é difícil? tentem explicar a um policia que 0,10 é menor que 0,5.

Aconteceu comigo... sry o off topic mas teve de ser... há gente que não nasceu para aprender...
LOL! Espero que tenha conseguido 8)
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

terça jun 19, 2012 8:07 pm

Faz impressão a mais alguém que em mais de metade dos episódios de Dog Whisperar mencionem cães que foram resgatados da rua, tirados de canis etc e que são "dalmation x pit bull mix", "german shepherd x border collie mix" etc?...

Quero dizer, se desconhecem completamente os pais dos cães, porque dizer que são mistura disto e daquilo? Ainda não vi um único episódio em que um cão fosse descrito como "mutt" ou "no breed"?!

Aliás, qual é a tradução correcta de "rafeiro" para inglês?
jPrudencio
Membro
Registado: domingo mar 11, 2012 9:08 pm
Localização: 3 cães: 1 epagneul breton, 1 setter inglês e 1 cão de água português

terça jun 19, 2012 8:12 pm

Em inglês rafeiro diz-se stray.
saraestrelo
Membro Veterano
Registado: segunda out 24, 2011 7:02 pm

terça jun 19, 2012 8:22 pm

Eu nem tento justificar que cão de raça X mais cão de raça Y dá rafeiro. Eu pergunto se o cão tem raça e respondem que sim, no fim percebo que é resultado de duas raças. A palavra rafeiro parece que torna os cães inferiores, que disparate. Mas por acaso no outro dia fiquei surpreendida porque olhei para um cão e parecia-me lulu da pomerânia e o senhor respondeu que não que o pai era rafeiro e a mãe era realmente lulu da pomerânia. Enfim, diga-se que também não percebo muito de raças mas o senhor foi porreiro porque se ele me tivesse dito que sim achava que estava a ver um exemplar puro :P
Responder

Voltar para “Cães”