Isto de vez em quando revolta ...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Paulauk
Registado: quarta jun 20, 2012 6:49 am

quarta jun 20, 2012 6:51 am

jPrudencio Escreveu:Em inglês rafeiro diz-se stray.
Desculpem lá mas rafeiro em Inglês é "Mongrel" "stray" quer dizer vadio
sheep23
Membro Veterano
Registado: segunda dez 26, 2011 3:16 pm

quarta jun 20, 2012 9:51 am

Com o meu, adoptámo-lo porque a foto que estava no site de adopção parecia um cachorrinho Pastor Alemão todo fofinho, mas adoptámo-lo com a consciência que ele era apenas um rafeiro. Sempre ouvi dizer que os rafeiros podem ser mais saudáveis ou obedientes (gratos por serem adoptados depois da experiência de não ter uma família ou coisa assim)... Mas enfim, desde então, cada vez que alguém se apaixona por ele, começa a adivinhar que raças podem estar por detrás. Quase todos dizem Pastor Alemão, e depois há uns pelo meio como Fila S. Miguel, Rottweiler e não me lembro que mais.

Às vezes penso se ele podia mesmo ter traços de uma ou outra raça, mas no fundo acho que ele é mais bonito que as raças puras aos quais se assemelha de uma maneira ou outra. :) Acho que nunca iremos saber por certo... Mas ele aos nossos olhos é único, quer pelo aspecto quer pela personalidade. E os rafeiros podem ser muito bonitos e únicos!
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

quarta jun 20, 2012 10:00 am

Se derem uma vista de olhos aos pet sites de cães e gatos aqui na arca....
deparam com as raças mais incriveis em animais que são rafeiros de pai e mãe e avós!

A última que vi foi um gato o mais street cat possivel que o dono achava ser...bengal!

O mais absurdo é que geralmente não há sequer parecença na raça! O dono deve olhar e pensar "ah eu queria tanto um cão da raça tal... :? já sei! :wink: Vou dizer que o meu Bobí é dessa raça!"

E pronto, sai um cão de raça para a mesa do canto!

Desculpem lá, não tenho pachorra nenhuma para isso!
Sasha9
Membro Veterano
Registado: terça dez 13, 2011 11:21 am

quarta jun 20, 2012 10:23 am

sheep23 Escreveu:Às vezes penso se ele podia mesmo ter traços de uma ou outra raça, mas no fundo acho que ele é mais bonito que as raças puras aos quais se assemelha de uma maneira ou outra. :) Acho que nunca iremos saber por certo... Mas ele aos nossos olhos é único, quer pelo aspecto quer pela personalidade. E os rafeiros podem ser muito bonitos e únicos!
Concordo consigo! Os rafeiros são cães únicos, não há um igual ao outro! Penso que mais resistentes em termos de saúde também.
Enquanto houver pessoas e cães, haverá sempre quem diga que o seu cão é da raça x ou y mesmo não sendo. Enfim, há quem valorize muito determinadas raças por serem moda, um pouco como possuir uma coisa de marca, penso eu...
Quanto a mim, penso que não vale a pena dar muita importância a isso, prefiro rir-me para dentro do ridículo da coisa!
Contudo, e sei que vão discordar comigo quanto a este aspecto, penso que um cão pode ser de raça mesmo não tendo LOP, conhecendo os pais deste e sendo eles de raça, apenas será um mau exemplar!
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta jun 20, 2012 10:28 am

Claro que um cão pode ser puro e não ter LOP... e até pode ser um bom exemplar. Para tal basta não ter sido registado, continuo a não perceber a confusão que grassa à volta disto, é simples de entender...
'tá aqui tudo explicado: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=53369

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Sasha9
Membro Veterano
Registado: terça dez 13, 2011 11:21 am

quarta jun 20, 2012 10:35 am

dinodane Escreveu:Claro que um cão pode ser puro e não ter LOP... e até pode ser um bom exemplar. Para tal basta não ter sido registado, continuo a não perceber a confusão que grassa à volta disto, é simples de entender...
'tá aqui tudo explicado: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=53369
Pronto, reformulo o que disse, terá mais probabilidade de ser um mau exemplar. :wink:
Em todo o caso faltou acrescentar que eu gosto de todos, com LOP, com raça, sem raça, cruzados... Adoro cães!
rafeiroo
Registado: quarta jun 20, 2012 9:56 am

quarta jun 20, 2012 10:47 am

Nitara Escreveu:Olá a todos!

Venho aqui com um desabafo, que está ligado à tão falada temática dos donos com cães rafeiros, que pensam ter um cão do mais puro que há.

Há uns dias, falei com uma vizinha de um familiar meu. A senhora sabe que eu adoro animais e tenho bastantes conhecimentos acerca destes.
Ela tem uma cadelinha, chamada Miki.
Pediu-me ajuda em relação à alimentação, se eu achava que Friskies era uma boa ração, se eu aconselhava a dar restos, etc.

Falámos, falámos, até que a senhora me contou a história da Miki. Que tinha ficado com ela, pois apaixonou-se por ela num canil.
Eu felicitei-a e disse-lhe que tinha ali uma bela cadelinha, muito bonita.

De repende, a senhora pergunta-me a raça da cadelita. Respondi-lhe de imediato que era uma rafeirinha, pois não tinha LOP ( 30 minutos a explicar o que é o LOP :lol: ) e que não tinha absolutamente semelhanças com qualquer raça.

Então não é que a senhora me responde: '' Não deves perceber grande coisa de cães, ela é, de certeza, uma Lhasa Apso. Ou então uma Lhasa Apso cruzada com Caniche. Estou confusa, mas sei ver que não é nenhuma rafeira! Ela tem de ter raça, pá! Rafeira é que não é, ou é uma Caniche ou uma Lhasa Apso. Não sabes nada. ''

Eu nem disse mais nada. Preferi deixá-la na ignorância, até tive medo que a abandonasse por ser rafeira!
A minha explicação sobre o que é LOP, que nem todos os cães têm raça e que nem tudo é como ela pensa, de nada valeu ...

Deculpem o desabafo, mas sei que vocês compreendem a minha frustração. A frustração de tentar transmitir algum conhecimento e ainda levar estas '' chapadas ''.

Obrigado e podem comentar à vontade :wink: .
Não sei o que a revolta. Nem o que ganhou com essa conversa. Acho que se espalhou ao comprido e perdeu. Admiro a paciência da sua vizinha. Se fosse comigo nem 5 segundos se aguentava a falar de LOP - era logo despachada.

Com tanta discriminação, admira-me que ainda haja quem adopte por rafeiros.

Eu que detesto LOps, começo a pensar seriamente que se calhar entre adoptar ou dar 100 euros por um cão, e ter de ler esta gente toda a ensinar-me o que é um rafeiro, mais vale dar 200 por um com LOP e fica o assunto resolvido...

A sua vizinha gosta do cão dela, mas teve de levar consigo a dizer-lhe que não pode chamar o cão conforme o faz, porque ele é rafeiro... Como se isso fosse algum problema. Haja paciência para pessoas como você.

Para ver se você e mais os outros todos que apludem por baixo percebem de uma vez, que têm umas cabecinhas do tamanho de ervilhas, e não digam que é dor de cotovêlo:

Convide a sua vizinha para sua casa e quando lhe disser que os seus móveis são de madeira, ela irá-lhe dizer que você está completamente enganada. Ela como é entendida, diz-lhe que são de contraplacado, muito mais barato, com características diferentes. Irá-lhe ensinar que não pode chamar uma coisa pelo que ela não é. Vai-se rir da sua ignorância e explicar-lhe durante meia hora o que é a madeira, para concluir que aquilo que você tem em casa não passa de uma imitação barata. Provavelmente até foi enganada.

E você vai pensar: mas quem é esta mal educada? O que me importa a mim se é de madeira ou contraplado.

Foi exactamente o mesmo que a sua vizinha pensou de si.
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

quarta jun 20, 2012 10:58 am

Com tanta discriminação, admira-me que ainda haja quem adopte por rafeiros.
Talvez porque ainda há gente que nao vê o facto de um cao ser rafeiro como um defeito!
Ser rafeiro ou sem raça definida nao significa que tenham menos valor ou que sao menos que os de raça.

Eu tenho rafeiros com muito orgulho, quando for para ter de raça irei ter um cao de raça e nao que apenas tem "ares" de cao de raça, porque desses já tenho e sao rafeiros :)
Última edição por maraya em quarta jun 20, 2012 11:00 am, editado 1 vez no total.
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
nicosa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 8:21 pm

quarta jun 20, 2012 10:58 am

:lol: :lol: :lol:
Sofia
Floripes2
Membro Veterano
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

quarta jun 20, 2012 11:00 am

rafeiroo Escreveu:...

Convide a sua vizinha para sua casa e quando lhe disser que os seus móveis são de madeira, ela irá-lhe dizer que você está completamente enganada. Ela como é entendida, diz-lhe que são de contraplacado, muito mais barato, com características diferentes. Irá-lhe ensinar que não pode chamar uma coisa pelo que ela não é. Vai-se rir da sua ignorância e explicar-lhe durante meia hora o que é a madeira, para concluir que aquilo que você tem em casa não passa de uma imitação barata. Provavelmente até foi enganada.

E você vai pensar: mas quem é esta mal educada? O que me importa a mim se é de madeira ou contraplado.

Eis uma excelente comparação. :D É exactamente assim que as coisas se passam.

Só ressalvo uma coisa: eu não detesto "LOPes". O que acho detestável é essa teima em impor o LOP como condição única para classificar um cão, quando não é essa a função desse registo.

E de facto não vejo vantagem nenhuma em andar com conversas sobre o LOP com quem apenas quer saber se o seu cão é ou não de raça e desconhece por completo os meandros dos negócios com cães de raça pura, menos pura, ou assim-assim.

São pessoas que gostam de cães, têm um e gostam de pensar que o seu rafeirito tem alguma raça que possa constituir uma mais-valia social para aquele ser que amam e os ama.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
bhess
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm

O meu traquina: Calvin

A minha princesa: Lolita

quarta jun 20, 2012 11:07 am

Floripes2 Escreveu:São pessoas que gostam de cães, têm um e gostam de pensar que o seu rafeirito tem alguma raça que possa constituir uma mais-valia social para aquele ser que amam e os ama.
Desculpe mas vou ter de discordar. Essas pessoas não gostam de cães. Se têm de lhe encontrar uma raça para o valorizarem perante a sociedade então não gostam dele pelo que ele é, mas sim pelo que querem que ele seja.
"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."

Calvin
Woodchester
Membro Veterano
Registado: domingo mar 11, 2007 12:28 am

quarta jun 20, 2012 11:08 am

Pinguimpt Escreveu:
marianamar Escreveu: Aliás, qual é a tradução correcta de "rafeiro" para inglês?
Acho que é mongrel...
Mongrel é o equivalente a "sem raça definida" para rafeiro é mesmo mutt.
"N&atilde;o me interessa nenhuma religi&atilde;o cujos princ&iacute;pios n&atilde;o melhoram nem tomam em considera&ccedil;&atilde;o as condi&ccedil;&otilde;es dos animais." - Abraham Lincoln
rafeiroo

quarta jun 20, 2012 11:14 am

Floripes2 Escreveu:
rafeiroo Escreveu:...

Eis uma excelente comparação. :D É exactamente assim que as coisas se passam.

Só ressalvo uma coisa: eu não detesto "LOPes". O que acho detestável é essa teima em impor o LOP como condição única para classificar um cão, quando não é essa a função desse registo.

E de facto não vejo vantagem nenhuma em andar com conversas sobre o LOP com quem apenas quer saber se o seu cão é ou não de raça e desconhece por completo os meandros dos negócios com cães de raça pura, menos pura, ou assim-assim.

São pessoas que gostam de cães, têm um e gostam de pensar que o seu rafeirito tem alguma raça que possa constituir uma mais-valia social para aquele ser que amam e os ama.
ERRADO. Não gostam de pensar que o seu rafeirito tem alguma raça que constitui uma mais-valia....

Não lhe interessa verdadeiramente, ponto.

Já que gostou da comparação - o contraplacado tem imensas vantagens em relação à madeira maciça - diria que até é superior. Mas é muito mais barato...

Ninguém gosta que nos entrem pela casa a dentro a dizer que não temos o que é mais valorizado socialmente (nos tempos que correm - mais caro), mesmo que não lhe demos nenhum valor.

PS: Eu li mal o que disse, não está assim tão errado :) Percebi mal. Sim, as pessoas podem querer que a coisa que têm em casa constitua uma mais-valia valorizada socialmente... Embora a ideia racional das pessoas não seja, em geral, terem algo que agrade aos outros... Já a emotiva, imagino que o possa ser...
Última edição por rafeiroo em quarta jun 20, 2012 11:33 am, editado 1 vez no total.
rafeiroo

quarta jun 20, 2012 11:16 am

bhess Escreveu:
Floripes2 Escreveu:São pessoas que gostam de cães, têm um e gostam de pensar que o seu rafeirito tem alguma raça que possa constituir uma mais-valia social para aquele ser que amam e os ama.
Desculpe mas vou ter de discordar. Essas pessoas não gostam de cães. Se têm de lhe encontrar uma raça para o valorizarem perante a sociedade então não gostam dele pelo que ele é, mas sim pelo que querem que ele seja.
ERRADO. Que disparate completo.

Pelo que vocês aqui pensam, eu sou levado a concluir que vocês não têm os cães que queriam ter....

As pessoas têm os cães que querem - acordem! Coloquem esses neurónios a funcionar. Sffv
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

quarta jun 20, 2012 11:19 am

Por mim acho que gosta muito mais do seu cão aquele que o assume como ele é, sabendo que é rafeiro, do que aquele que lhe inventa raças e não admite que lhe digam a verdade :roll:

E a raiva aos lops's lembra-me sempre que em todas as revoluções, as raças de alguma maneira associadas à nobreza e à burguesia, eram sempre eliminadas ou roubadas ou abastardadas, como se os cães tivessem algo a ver com as culpas dos donos :?

Foi assim na rev. francesa, foi na China em que a Rev Cultural quase exterminou tudo o que eram raças palacianas e para não irmos mais longe....durante a reforma agrária, quase se acabou com o rafeiro alentejano. Sei eu de quem tenha escondido durante meses a fio cães para não serem levados. :x

Não sei, fica sempre assim uma raivinha....

rafeiroo, faz muito bem não querer cães com lop, por 200€...é capaz de estar escasso!
Responder

Voltar para “Cães”