Oh que stress... (ratos e cães!)
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)
A saída com a Amy hoje ao parque, rendeu (em disparate)!!!!
Primeiro, encontrou um rato morto. Só dei conta depois de notar o excessivo interesse dela em algo, quando estava a muitos metros de mim. Era o rato que provavelmente tinha sido caçado por outro cão, já que tinha um pedaço da carne á mostra. Que eu acho que ela lambiscou! Não tenho a certeza, não vi, mas como ela ainda esteve a observar algum tempo, por norma, tb observa com a boca.
Pouco depois, não tenho bem certeza mas acho que mordeu uma abelha. Bem, talvez não fosse uma abelha, dado que ela maricas como é, não ganiu e há alguns insectos que imitam as cores (eu vi e fiquei na dúvida!).
(tenho observado, mas não tem a língua inchada nem o focinho)
Certo é que depois de chegarmos a casa, cerca de 45m depois ela vomitou um liquido espesso amarelo. Pouco mas vomitou. E agora em termos de comportamento não está normal. Em vez de estar a dormitar o mais colada a mim possível, quis ir para a almofada do chão e está de costas para mim.
Estou (hyper) vigilante e estou a aguardar a ver se acorda melhor depois da sesta ou, se piorar irmos ao vet.
Agora digam-me uma coisa, se fosse do rato, não seria uma reacção muito rápida, que o vómito fosse disso em tão pouco tempo??
Outra coisa, se houvesse algum problema com as doenças que os ratos transmitem, as principais não estão no plano de vacinação, naquelas vacinas multiplas que eles tomam?
É que pode não ter nada a ver e a má disposição ser já de qualquer coisa de ontem...
Oh que stress!
Primeiro, encontrou um rato morto. Só dei conta depois de notar o excessivo interesse dela em algo, quando estava a muitos metros de mim. Era o rato que provavelmente tinha sido caçado por outro cão, já que tinha um pedaço da carne á mostra. Que eu acho que ela lambiscou! Não tenho a certeza, não vi, mas como ela ainda esteve a observar algum tempo, por norma, tb observa com a boca.
Pouco depois, não tenho bem certeza mas acho que mordeu uma abelha. Bem, talvez não fosse uma abelha, dado que ela maricas como é, não ganiu e há alguns insectos que imitam as cores (eu vi e fiquei na dúvida!).
Certo é que depois de chegarmos a casa, cerca de 45m depois ela vomitou um liquido espesso amarelo. Pouco mas vomitou. E agora em termos de comportamento não está normal. Em vez de estar a dormitar o mais colada a mim possível, quis ir para a almofada do chão e está de costas para mim.
Estou (hyper) vigilante e estou a aguardar a ver se acorda melhor depois da sesta ou, se piorar irmos ao vet.
Agora digam-me uma coisa, se fosse do rato, não seria uma reacção muito rápida, que o vómito fosse disso em tão pouco tempo??
Outra coisa, se houvesse algum problema com as doenças que os ratos transmitem, as principais não estão no plano de vacinação, naquelas vacinas multiplas que eles tomam?
É que pode não ter nada a ver e a má disposição ser já de qualquer coisa de ontem...
Oh que stress!
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO
Eu, se fosse a si, preocupava-me era que o rato estivesse envenenado...
A camâra, aqui, de vez em quando põe veneno nos esgotos e alguns ratos aparecem para morrer cá em cima.
Comer um bocadinho de rato envenenado pode criar má disposição e até matar.
Veja bem se não será disso.
A camâra, aqui, de vez em quando põe veneno nos esgotos e alguns ratos aparecem para morrer cá em cima.
Comer um bocadinho de rato envenenado pode criar má disposição e até matar.
Veja bem se não será disso.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
Estou com o mesmo problema, não com um rato mas com outra porcaria que penso que a minha cadela engoliu... Digo "penso" porque foi de noite, estava escuro e foi muito rápido... O certo é que ainda não saiu nada pelas vias naturais, já passou mais de uma semana, já fui ao vet e parece estar tudo bem mas não me sai da cabeça que ela engoliu algo que não saiu... Paranoia minha, talvez... Mas também ando super atenta...
Quanto ao seu caso, como outros users disseram o problema pode estar no facto de o rato poder estar envenenado...E como não sabe se ela comeu ou não... Ligue ao vet e veja o que ele diz... Boa sorte e dê notícias...
Quanto ao seu caso, como outros users disseram o problema pode estar no facto de o rato poder estar envenenado...E como não sabe se ela comeu ou não... Ligue ao vet e veja o que ele diz... Boa sorte e dê notícias...
Este parece mesmo o tipo de stress que costumo ter com as minhas cadelas. Andam sempre a pregar-me sustos deste género, põe-me doente de preocupação... Afinal não são só as minhas!
Em todo o caso, se ela comeu algo que lhe possa ter feito mal é bom que deite fora, que vomite!
O vet aconselhou-me a dar uma colher água oxigenada caso o cão tenha comido algo tóxico, de forma a indusir o vómito. Mas se a sua já vomitou, o melhor é mesmo estar atenta à evolução do estado dela e caso esteja muito apática é melhor mesmo ligar ao vet...
Em todo o caso, se ela comeu algo que lhe possa ter feito mal é bom que deite fora, que vomite!
O vet aconselhou-me a dar uma colher água oxigenada caso o cão tenha comido algo tóxico, de forma a indusir o vómito. Mas se a sua já vomitou, o melhor é mesmo estar atenta à evolução do estado dela e caso esteja muito apática é melhor mesmo ligar ao vet...
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta ago 27, 2009 4:50 am
Não sei de onde é, mas por exemplo em Coimbra anda a correr um aviso porque o serviço de jardinagem da CMC andou a espalhar herbicida pelos parques e jardins, sem colocar qualquer tipo de aviso, e penso que já houve consequências graves, nomeadamente a morte de um cão no Bairro Norton de Matos, segundo vi na página de facebook da Agir Pelos Animais...srYuki Escreveu:A saída com a Amy hoje ao parque, rendeu (em disparate)!!!!
Oh que stress!
EDIT: Já reparei que é de Santarém, de qualquer modo foi só para avisar que às vezes ela pode realmente ter lambido algo tóxico, tenha sido o rato ou não...
RS
Se o rato morreu com um raticida tem o problema da cadela poder ter ingerido raticida também... isso só se "resolve" com actuação o mais rápido possível do médico veterinário (vitamina K, penso que seja injectável)... caso contrário (se ingeriu veneno de rato) pode começar a sofrer hemorragias internas. Como vomitou, não sei se (se eventualmente o rato tivesse sido envenenado) ela já não terá deitado alguma coisa cá para fora e esteja fora de perigo de vida, de qualquer maneira vitamina K mal não faz (penso eu).
Se o rato morreu de causas naturais ou sofreu ataque por outro animal, a maior preocupação será a leptospirose, que se manifesta com insuficiência hepática e renal agudas. Há vacina para lepto, não sei se a cadela está vacinada.
Os ratos também podem transmitir pulgas, sarnas... mas isto é o "menos" preocupante neste caso.
Quanto ao bicharoco, se não inchou é porque não foi nada de grave... o meu quando foi mordido por uma abelha ficou com uma cabeça que parecia um Sharpei.
Vá dando notícias da Amy.
Se o rato morreu de causas naturais ou sofreu ataque por outro animal, a maior preocupação será a leptospirose, que se manifesta com insuficiência hepática e renal agudas. Há vacina para lepto, não sei se a cadela está vacinada.
Os ratos também podem transmitir pulgas, sarnas... mas isto é o "menos" preocupante neste caso.
Quanto ao bicharoco, se não inchou é porque não foi nada de grave... o meu quando foi mordido por uma abelha ficou com uma cabeça que parecia um Sharpei.
Vá dando notícias da Amy.
-
- Membro Veterano
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)
Por acaso depois de escrever também fiquei a pensar que o rato poderia ter sido envenenado (e abocanhado só posteriormente) ...
Mas ela comer não comeu. Não se debateu com nada e rasgar carne n é assim tão fácil. Já lamber, pode muito bem tê-lo feito. Só não abocanhou o rato para o "sentir" porque ainda estava a achar que era um bocado grande.
Já acordou e embora primeiro parecesse meio estranha (mto paradona, a olhar para mim), entretanto já me pediu um biscoito e já esteve a roer o osso dela. Deilhe também uma bolacha maria, para ver como reagia a alimento. Vou continuar a vigiar.
kelinhapbl... sou de santarém mas estou no Montijo.
Quanto a herbicidas... depende... já os vi a passar com o carro próprio e não havia avisos em lado nenhum, tb já aconteceu termos o parque cheio daquelas fitas tipo "polícia", portanto a avisar, pelo que é como eu disse: depende!!!
Sasha9 e fteixeira
Ficamos velhas de preocupação!
Por um lado é bom que chafurdem na porcaria para criarem defesas (certo?) por outro é a preocupação de ficaram doentes... o jeito é ir correndo alguns riscos pensados, sem ser 8 ou 80 porque senão também não lhes damos liberdade nenhuma de serem cães.
No outro dia, ela ficou na varanda com 1 amiga minha enquanto fui buscar qualquer coisa. Quando ela viu, tinha uma espécie de "escaravelho" na boca e quando ela lho ia tirar "glup"! Foi para dentro!!!! Foi outro dia de vigilância, mas não lhe fez mal (abençoada desparasitação periódica!).
MiMoo
Realmente acho que ela não comeu. Mas a leptospirose não é uma daquelas doenças que está nas vacinas multi (aquelas de início, para várias coisas)?
Mas ela comer não comeu. Não se debateu com nada e rasgar carne n é assim tão fácil. Já lamber, pode muito bem tê-lo feito. Só não abocanhou o rato para o "sentir" porque ainda estava a achar que era um bocado grande.
Já acordou e embora primeiro parecesse meio estranha (mto paradona, a olhar para mim), entretanto já me pediu um biscoito e já esteve a roer o osso dela. Deilhe também uma bolacha maria, para ver como reagia a alimento. Vou continuar a vigiar.
kelinhapbl... sou de santarém mas estou no Montijo.
Quanto a herbicidas... depende... já os vi a passar com o carro próprio e não havia avisos em lado nenhum, tb já aconteceu termos o parque cheio daquelas fitas tipo "polícia", portanto a avisar, pelo que é como eu disse: depende!!!

Sasha9 e fteixeira
Ficamos velhas de preocupação!
Por um lado é bom que chafurdem na porcaria para criarem defesas (certo?) por outro é a preocupação de ficaram doentes... o jeito é ir correndo alguns riscos pensados, sem ser 8 ou 80 porque senão também não lhes damos liberdade nenhuma de serem cães.
No outro dia, ela ficou na varanda com 1 amiga minha enquanto fui buscar qualquer coisa. Quando ela viu, tinha uma espécie de "escaravelho" na boca e quando ela lho ia tirar "glup"! Foi para dentro!!!! Foi outro dia de vigilância, mas não lhe fez mal (abençoada desparasitação periódica!).
MiMoo
Realmente acho que ela não comeu. Mas a leptospirose não é uma daquelas doenças que está nas vacinas multi (aquelas de início, para várias coisas)?
Sr Yuki, eu ficaria bastante atenta.
Há raticidas que são extremamente venenosos e só o contacto já é perigoso.
Se ela lambeu o rato, pode perfeitamente ter ingerido, em pouca quantidade, é certo, alguma substancia tóxica.
Não estou com isto a dizer-lhe que vá já a correr ao vet. Apenas que fique atenta a todos os detalhes. Tipo se ela está " babona", se está irrequieta, se está desconfortavel...
Há raticidas que são extremamente venenosos e só o contacto já é perigoso.
Se ela lambeu o rato, pode perfeitamente ter ingerido, em pouca quantidade, é certo, alguma substancia tóxica.
Não estou com isto a dizer-lhe que vá já a correr ao vet. Apenas que fique atenta a todos os detalhes. Tipo se ela está " babona", se está irrequieta, se está desconfortavel...
Sofia
Eu iria JÁ para o veterinário, rato morto sem ser comido é quase de certeza sinal de raticida.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.
Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.
http://animalartportugal.blogspot.com/
www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.
Madalena Marques
Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.
http://animalartportugal.blogspot.com/
www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.
Madalena Marques
-
- Membro Veterano
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)
Continuo vigilante mas ela está esperta e já esteve a brincar com a normalidade (ou maluqueira!) do costume. Vou só estar atenta para ver se não surge nenhuma diarreia e se corre tudo bem com o jantarinho.
Obrigada pelo apoio.
Estava muuuito stressada quando abri o post!
Obrigada pelo apoio.
Estava muuuito stressada quando abri o post!
O problema dos venenos é que eles depois de ingeridos passam por via cutânea. Quem me explicou foi uma enfermeira, que disse que quando tratavam de pessoas envenenadas, tinha de se ter muito cuidado porque os venenos passam pela pele.
Não sei se cachorros da raça da sua beneficiam de "ganhar defesas".
Por selecção genética são animais delicados.
Não será antes "são eliminados através da pele"?sasquatch Escreveu:O problema dos venenos é que eles depois de ingeridos passam por via cutânea. Quem me explicou foi uma enfermeira, que disse que quando tratavam de pessoas envenenadas, tinha de se ter muito cuidado porque os venenos passam pela pele.
<p>Olá, eu sou a... Floripes.
</p>
<p> </p>
<p><strong>É muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabeça erguida.</strong> - "By" Sasquatch, acrescento de vírgulas meu.</p>

<p> </p>
<p><strong>É muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabeça erguida.</strong> - "By" Sasquatch, acrescento de vírgulas meu.</p>