Gecko qual fonte de aquec?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

quinta jun 21, 2012 11:57 am

psylizart Escreveu:se a pedra de aquecimento tiver ligada a um termostato, nao existe problema nenhum
Imagine que o termostato avaria e a temperatura sobre em demasia. O animal pode ficar queimado gravemente ou até mesmo morrer. Nós podemos não notar que a temperatura aumentou até o animal lá tocar a se queimar.

Já com outras fontes de aquecimento ( cabo, tapete, lâmpada, etc. ) conseguimos notar o aumento da temperatura ( é para isso que os termómetros servem, para vermos frequentemente a temperatura ) e o animal não fica queimado directamente. Pode sofrer algum stress e tal, mas não morre.

São coisas que podem acontecer e mais vale ir para o mais seguro.

Isto é só um exemplo, existem muitos mais motivos para desaconselhar o uso das pedras de aquecimento.
psylizart
Membro Veterano
Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm

quinta jun 21, 2012 12:04 pm

o termostato pode avariar em qualquer aparelho, se o cabo ou manta, se nao tiver protegido, existe o mesmo problema de queimaduras graves no animal.

pode me dar mais exemplos em que nao se pode usar pedra de aquecimento?
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p>&nbsp;</p>
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

quinta jun 21, 2012 12:16 pm

Com outras fontes de aquecimento, como já referi, a temperatura é constante.
Com a pedra, o animal pode não ter a noção da temperatura a que esta se encontra e pode ficar queimado ou sofrer stress.

A fonte de aquecimento vem de baixo, é pouco natural. Dou preferência às lâmpadas. Isto no caso dos geckos.

Não é muito saudável o animal estar em contacto directo com a fonte de aquecimento.

Neste tópico, este problema é retratado, há vários membros a desaconselharem: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... sc&start=0
edercosta
Membro Júnior
Registado: sexta jun 08, 2012 10:38 pm

quinta jun 21, 2012 6:22 pm

russodh Escreveu:
edercosta Escreveu:Eu uso pros meus uma placa aquecida ligada e uma pedra aquecida(com regulagem de temperatura)
a pedra esta dentro do terrário e o animal pode entrar em contacto direto com ela?
Sim a pedra fica dentro do terrário e a placa aquecida fica por baixo do vidro do terrário.

Minha pedra NÃO QUEIMA O ANIMAL é uma pedra construida por um criador e artesão da localidade ja com termostato ,posso regular a temperatura dela atraves de uma chave hoje esta configurado para 32 graus com 32 graus ela desliga após baixar 2 graus liga novamente, ja medi com termometro de sensor externo em cima da pedra e o funcionamento é PERFEITO. tanto que eles a adoram sempre que estao fora da toca estao em cima da pedra se aquecendo!

Porem tenhu um amigo que tem uma que ele comprou e nao usa, ela era ligada a tomada e de temperatura fixa(esquentava o terrario todo) e dava pra notar que o animal não se mantinha em cima da pedra de jeito nenhum, provavelmente ultrassava a temperatura correta!

Abraços!
psylizart
Membro Veterano

quinta jun 21, 2012 6:56 pm

atençao , eu tb nao aconselho a pedra de aquecimento ou qualquer outra fonte de aquecimento sem nenhuma protecçao e sem termostato.

Eder eu nao confiava assim tanto nessa pedra, mas se tens a pedra por fora do terrario, nao existe problema.
<p>&nbsp;</p>
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

quinta jun 21, 2012 7:01 pm

edercosta Escreveu:
Sim a pedra fica dentro do terrário e a placa aquecida fica por baixo do vidro do terrário.
psylizart Escreveu:atençao , eu tb nao aconselho a pedra de aquecimento ou qualquer outra fonte de aquecimento sem nenhuma protecçao e sem termostato.

Eder eu nao confiava assim tanto nessa pedra, mas se tens a pedra por fora do terrario, nao existe problema.
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

quinta jun 21, 2012 7:07 pm

Até o cabos de aquecimento, ás vezes sem querer e sem notarmos damos uma dobradazita e começam a ter pontos que aquecem mais do que outros, tapetes tambem ás vezes acontecem acidentes mas tanto um como o outro ainda são dos mais seguros, quanto ás pedras, são porreiras para artropodes...mas para repteis a net está cheia de informações e avisos sobre as que garantem segurança, para não usar que não são viaveis que muita percentagem sobreaquece nalguns pontos e muitos animais têm morrido ...existem tantas formas de aquecimento mais seguras, porque insistem em correr riscos com os animais com artigos mais que provados em serem perigosos com o tempo de utilização.?
psylizart
Membro Veterano

quinta jun 21, 2012 7:39 pm

Bondage2010 Escreveu:
edercosta Escreveu:
psylizart Escreveu:atençao , eu tb nao aconselho a pedra de aquecimento ou qualquer outra fonte de aquecimento sem nenhuma protecçao e sem termostato.

epa !!! é o que da estar a ler e a tentar ver portugal ao mesmo tempo...
:lol: :lol:

entao se esta por dentro , ó EDER nao confies mesmo nisso..... bem tu é que sabes... os animais sao teus.... afinal " é uma pedra construida por um criador e artesão da localidade".... :roll: :roll:
<p>&nbsp;</p>
edercosta
Membro Júnior
Registado: sexta jun 08, 2012 10:38 pm

quinta jun 21, 2012 8:19 pm

Acredito que o problema dela sobre aquecer não no aconteça no caso desta, o rapaz que a constriu infatizou que se por algum motivo desse problema no termostato ela para de funcionar imediatamente (na época ele falou sobre estarem ligadas por circuito elétrico em série).

Mas como não sou cabeça dura e tento absorver da melhor forma tudo que me falam, estou planejando um novo terrário e pensando como foi falado por um Usuário que de fato o NATURAL é que o animal receba calor por cima, e como o ideal é o bem estar dos bichinhos VOU MUDAR.

Obrigado a todos!

:wink:
psylizart
Membro Veterano

quinta jun 21, 2012 8:43 pm

8) 8)
<p>&nbsp;</p>
blackmetal
Membro Júnior
Registado: domingo abr 29, 2012 10:52 pm

sábado jul 07, 2012 5:11 pm

A pedra é um perigo acreditem em mim, já cai nesse estupidez.

http://reptilevicius.blogspot.pt/ visite-nos e encontra animais e material a bom preço.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”