Caturras - Como criar à mão

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
AnaAsiul
Registado: sábado fev 07, 2009 11:17 am

sábado fev 07, 2009 1:22 pm

Oi pessoal. Há já algum tempo que vos quero fazer umas perguntas importantes sobre caturras só que me tem faltado tempo, mas como agora tenho-o de sobra cá vai! Primeiro vou contar-vos a minha experiencia com a minha KiKi para depois vos fazer as perguntas.

A KiKi é uma caturra de mutação lutino. Obtive-a em Junho de 2008, segundo o vendedor disse, com uns mesinhos. Ela não era propriamente meiga quando veio lá para casa, ao princípio eu aproximava-me dela e ela bufava e fugia para o outro lado da gaiola. O tempo foi passando e eu ia todos os dias para a frente da gaiola e sentava-me cerca de 30 minutos a falar com ela e a fazer barulhinhos. Também lhe ia oferencendo sementes de girassol. Depois de algum tempo (para aí uma semana em que eu me lamentava de que nunca domesticaria a KiKi) ela começou a não fugir, ficava parada a olhar com curiosidade para mim enquanto eu estava para ali feita parva a falar com ela. Depois aos poucos começou a mostrar interesse pelas sementes e dava dois passos na diração da minha mão e três para trás com medo. Foi assim durante alguns dias, até que finalmente veio, agarrou a semente e fugiu para longe para a comer sem eu a "roubar". Ora isto para mim foi uma enorme vitória, mas eu mal sabia o que vinha pela frente! Isto não foi nada em comparação àquilo que conquistamos uma da outra!!! Após ter começado a vir comer as sementes sem problemas à minha mão comecei a tentar fazer-lhe festas pela grade e passado algum tempo já vinha toda contente até a mim pedir atenção.

Mais tarde comecei a fazer festas com a mão dentro da gaiola o que para mim era um horror já que tinha um medo terrivel aos "bicos curvos". Ela assim tinha medo e fugia da minha mão, até que um dia ( sabe Deus o que me terá dado) agarrei-a e tirei-a para fora da gaiola. Como ela se deixou ficar muito quieta e não me mordeu, pousei-a no meu colo e fiquei eu a olhar para ela e ela para mim! Era o início oficial de uma amizade como nunca vi!!! Hoje em dia ela não me pode ver a entrar na divisão onde está que começa a assobiar estridentemente e segue-me para qualquer lado que eu vá da gaiola. Para a tirar ponho a mão lá dentro e digo: anda KiKi! e ela lá vem a descer pelas grades até a minha mão, depois ponho-a num ombro e vamos passear pela casa. O incrível é que quando dei por ela, ela não só é meiga como nunca vi outro pássaro ser (fica quietinha e pede festinhas nas bochechas, e quando faço as festas fecha os olhinhos toda deliciada) , também constatei que se a deixar num sítio do género de um sofá, o chão, ou outro sítio qualquer e me afastar, ela começa a piar como que a chamar por mim e se eu não for ter com ela rapidamente, vem a voar ou a correr atrás de mim a piar!!!

Eu acho que realmente foi um milagre conseguir que ela ficasse assim minha amiga! Principalmente tendo em conta que não a criei à mão e que já veio para mim grande e brava.

O que agora me está a acontecer é que eu (como é óbvio) não posso passar o dia inteiro com ela. E ela sente muito a minha falta. Sei que na minha ausência se põe a bater as asas dentro da gaiola e acabou por se magoar. Tem manchas de sangue na beira das asas. Já a mudei para uma gaiola maior para que não se magoe tanto ao bater as asas, mas noto que quando a ponho na gaiola ao fim de estarmos juntas ela fica muito triste. E tenho quase a certeza que se passa um dia sem me ver quase nao come.

O que eu pensei fazer era arranjar-lhe um companheiro, só que surgem determinadas dúvidas que gostava de esclarecer convosco:

1-Há quem diga que ao juntar duas caturras, mesmo sendo uma delas mansa, a mansa acaba por se desligar do dono e pode acabar por não o aceitar tornando-se brava. Ora eu não quero que isto aconteça! Adoro a nossa relação e não a quero perder. O que me ocorreu foi adquirir uma caturra bébé e crià-la à mão para que sejam as duas meigas e não se desligem de mim. E assim fazem companhia uma à outra e também a mim!

2- Outro problema é que não sei distinguir em lutinos o macho da femea e queria comprar a nova caturra do sexo oposto à que tenho para poder criar. A única coisa que me faz crer que a minha é fêmea é que às vezes passo a mão no dorso dela e ela começa a piar repetidamente e a abanar as asas fechadas, isto leva-me a crer que é uma fêmea, pois são as fêmeas que levam com os machos em cima e não o contrário, não tinha muita lógica um macho fazer isto.

3- Também gostava de saber qual o sexo que conviria juntar com a minha, isto é, se juntar uma caturra do sexo contrário à minha há mais hipóteses de elas se distanciarem de mim ao terem crias do que se juntar uma do mesmo sexo?

4- Como criar uma caturra à mão? Qual a papa aconcelhável? Quantas vezes dar ao dia e que quantidade? Quando fazer o desmame?

Desculpem estar a ser chata mas eu precisava mesmo de saber isto pois eu queria arranjar companhia para a minha pikena mas não queria prescindir da companhia e amizade com ela.

Obrigada ;)[/b]
Joaoejoca
Membro Veterano
Registado: terça set 02, 2008 2:06 am

quarta fev 11, 2009 9:25 pm

Bem, vou tentar responder as suas questões , espero poder ajudá-la.

1- Quanto a juntar duas caturras, sendo uma mansa e outra brava, a minha experiência é de que realmente a mansa torna-se mais brava mas a brava acaba por amansar, mas se tem uma relação realmente próxima com a sua, não a irá perder.
Realmente era melhor poder adquirir uma e criar à mão, ficam bastante mais meigas.

2- Quanto a saber com certeza o sexo da sua caturra o que aconselho é que vá a www.exon.com e encontra uma empresa brasileira que faz testes de adn por 5€ e com 99% de certeza, é o mais fiável.
Depois é uma questão de encontrar um criador de caturras que faça esse exame para lhe vender o sexo oposto e acabar de criar à mão.

3- Se criar à mão o membro do sexo oposto, terá duas caturras meigas e que confiam em si, claro que na época de acasalamento e criação, quererão ter o espaço delas mas isso treão quando está fora de casa a trabalhar, quando chega podem partilhar o romance deles consigo e na sua companhia, quando começarem a querer fazer ninho aí afastar-se-ão para estarem no ninho, mas aí poderá acompanhar essa fase e também ajudar a criar as crias e com isso ter mais caturras meigas e simpáticas.

4- Quanto a criar à mão, é um processo simples se feito com as devidas precauções, a papa é uma papa própria para criar caturras à mão, existem várias marcas. A quantidade de vezes que se deve dar vai depender da idade da ave mas entre 3 a 5 vezes por dia, sempre que o papo estiver TOTALMENTE vazio, até o encher.

O ideal é que tente procurar um criador que tenha aves disponiveis no mês de março ou abril para que a temperatura esteja mais alta e possa criá-la dentro de um aquario, por exemplo, e não ter de aquecer o ambiente.
Espero ter ajudado
Kikas123
Membro Veterano
Registado: quarta out 15, 2008 10:17 am
Localização: Ara Nobilis, Nymphicus Hollandicus, Poicephalus Senegalus, Diamante de Gould e canário... por ora...

sexta fev 20, 2009 4:47 pm

Bem quanto a criar à mão ser uma coisa fácil, não é bem assim, pode até ser bem complicado para quem nunca o tenha feito. Aconselho a que adquira as suas aves já em fase de desmame com 2 a 3 tomas diárias se pretende mesmo acabar de criá-las à mão. Mas também pode optar por comprá-las logo após o desmame, será mais fácil para si e continuará a ter uma ave completamente mansa. Boa sorte![/quote]
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

sábado mai 09, 2009 5:10 pm

Tambem gostaria de adquirir uma caturra, mas não conheço nenhum criador em lisboa será que alguem me poderia indicar um.
desde já obrigado.
Joaoejoca
Membro Veterano
Registado: terça set 02, 2008 2:06 am

sábado mai 09, 2009 5:16 pm

Vá a www.avespt.com e encontra com certeza. Existem imensos criadores na zona de lisboa e arredores e facilmente encontrará uma caturra em fase de desmame, recomendo que compre com 3 tomas diárias caso tenha disponibilidade para as dar pois essa é a fase mais importante de construção de confiança da parte da ave para si.

Visitem o blog
www.papagaiosinteligentes.blogspot.com
Migui25
Registado: terça ago 23, 2011 10:04 am

terça ago 23, 2011 10:10 am

Olá, tenho uma caturra com aproximadamente um ano de idade, e gostava de saber como a posso domesticar de maneira a que me sinta seguro para a levar à rua no meu ombro.

Obrigado
miguel02
Registado: quinta jun 21, 2012 9:54 pm

quinta jun 21, 2012 10:10 pm

Oi.eu gostaria de adequirir uma caturra bebe.mas nao sei muita coisa sobre como as criar.quais as condisoes necessarias.outra coisa que queria saber e que como vai ser a minha primeira ave de estimasao.queria saber se sao uma boa companhia para as pessoas. agradeso as respostas. :)
miguel02
Registado: quinta jun 21, 2012 9:54 pm

quinta jun 21, 2012 10:11 pm

Oi.eu gostaria de adequirir uma caturra bebe.mas nao sei muita coisa sobre como as criar.quais as condisoes necessarias.outra coisa que queria saber e que como vai ser a minha primeira ave de estimasao.queria saber se sao uma boa companhia para as pessoas. agradeso as respostas. :)
Responder

Voltar para “Aves”