Treino / Obediência
Moderador: mcerqueira
Como lhe disse.. tudo a seu tempo!!
Antes de sair do prédio, ele já está ansioso?!
Tente saber em que momento, ele passa de calmo, para ansioso!
Antes disso acontecer, faça-lhe uma festa, ou dê-lhe a recompensa, retardará a passagem do calmo, para o ansioso, vá fazendo isso progressivamente. Não precisa sair com ele, volte logo para casa, ele vai começar a perceber, se se portar bem, vai para casa.. Digo e repito, este processo levará meses..
Tém noção que o principal problema reside em você mesma?!
Não entre em pânico, não mostre receio, concentre-se nele.. e realmente se você, não o consegue domar, terá de pedir ajuda a alguém mais possante.
Espero continuar a ajudar..
Antes de sair do prédio, ele já está ansioso?!
Tente saber em que momento, ele passa de calmo, para ansioso!
Antes disso acontecer, faça-lhe uma festa, ou dê-lhe a recompensa, retardará a passagem do calmo, para o ansioso, vá fazendo isso progressivamente. Não precisa sair com ele, volte logo para casa, ele vai começar a perceber, se se portar bem, vai para casa.. Digo e repito, este processo levará meses..
Tém noção que o principal problema reside em você mesma?!
Não entre em pânico, não mostre receio, concentre-se nele.. e realmente se você, não o consegue domar, terá de pedir ajuda a alguém mais possante.
Espero continuar a ajudar..
JP
Ruphio, agradeço toda a ajuda que me puder dar. Ele começa a ficar ansioso quando se aproxima da porta do prédio. Quanto a pedir ajuda é complicado pois só tenho o meu pai, ultimamente até tem sido ele que leva o Brahma à rua na parte da tarde. Pois desde o ultimo acidente com o Brahma, em que fiquei muito maltratada o meu pai proibiu-me de ir à rua na parte da tarde, apenas vou de manhã, ou melhor de madrugada pois levanto-me por volta das 5.30h da manhã para ir com o Brahma à rua. Mas o meu pai também já não é novo e eu tenho receio que algo lhe aconteça porque o Brahma puxa muito, mas muito mesmo e alé disso eu gostava de conseguir sair com ele porque é uma ctividade que gosto e far-me-ia muito bem.
MiMoo, tal como disse é de todo impossivel fugir ao parque infantil, assim que saio de casa lá está ele na frente do prédio. Eu até acho que se não fosse a localização da minha casa, o caso não era tão complicado
MiMoo, tal como disse é de todo impossivel fugir ao parque infantil, assim que saio de casa lá está ele na frente do prédio. Eu até acho que se não fosse a localização da minha casa, o caso não era tão complicado
E a essa hora ele também fica ansioso? Ou é só mesmo quando há crianças (isto porque eu suponho que às 5:30 não há putos no parque).
É que se ele está calmo pode começar por recompensar nessa altura (mesmo não havendo crianças).
É que se ele está calmo pode começar por recompensar nessa altura (mesmo não havendo crianças).
E já experimentou se ele aceita recompensa nessas alturas? É que isso podia ser o 1º passo. Eu começaria a essa hora a treinar mesmo algo tipo o cão concentrar-se em si enquanto o passeia (ao concentrar-se em si passa a ignorar o que está à volta). Suponho que passadas 2as horas estarão a começar a chegar crianças. Quando o cão estiver mais à vontade no passeio de madrugada, eu começaria e levá-lo um pouco mais tarde (progressivamente mais tarde) de modo a que no fim do passeio começasse a apanhar movimento (continuava com o treino de se concentrar em si).Pinfinhas Escreveu:Eu obrigo-me a levantar-me tão cedo precisamente por isso, porque não há ninguém na rua, e assim ele pode andar à vontade e tranquilo.
Ahh outra coisa.. eu associaria isto tudo a uma gentle leader. Eu pessoalmente prefiro algo tipo Easy Walk (há várias marcas, há muito mais barato que o Easy Walk, mas é só uma referência em termos de imagem quando quiser procurar no google; Easy Walk é um peitoral "especial", tem uma argola à frente o que impede que o cão quando puxa fica virado para a frente. Está aqui um vídeo com a diferença: http://youtu.be/ftP9wPbN0ZQ ), ou então algo tipo o Halti (que se compara à cabeçada que se põe no cavalo; tanto um como outro têm por objectivo quando o cão puxa ele fica virado para si e não para a distracção, o que corta o contacto visual, o que faz com que o comportamento se altere).
Olá a todos! Pelo que aqui tenho lido este será o local ideal para expôr o meu problema, se não arranjar solução aqui, estou tramado
.
Tenho um "rafeiro" com cerca de ano e meio, o Maui, que é um óptimo cão em todos os aspectos menos um. Desde pequeno que lhe tentei ensinar os aspectos básicos da obediência, e ele assimila tudo com relativa facilidade, no entanto, sempre que o solto é uma incógnita se o vou conseguir apanhar de seguida...Ele é muito energético e precisa muito de correr, por isso faço um esforço por todos os dias o levar a passear várias vezes, e descobri um local mais ou menos isolado onde ele estava à vontade, mas ele descobriu a saída. Digo para mim mesmo que não o posso soltar mais mas quando estão cães "conhecidos" acabo por o fazer, porque acho sempre que será fácil apanhá-lo, e embora se porte bem e responda ao chamamento muitas vezes, outras, simplesmente ignora. Mantém uma distância de segurança...segue-me se me vou embora ( porque simplesmente de nada vale correr atrás dele ), mas não se deixa apanhar, nem que leve frango ou salsichas comigo como "engodo"...A última vez que isto aconteceu foi há dois dias, e demorei 3 horas para o apanhar! Ele está a ter aulas de obediência há perto de 6 meses, aulas que até agora apenas e só foram focadas no chamamento, mas é o aluno mais difícil...
Não sei bem o que fazer, chega a ser desesperante..não é pela falta de passeios ou falta de tempo para ele, mas se me souberem dar algum conselho agradeço muito.

Tenho um "rafeiro" com cerca de ano e meio, o Maui, que é um óptimo cão em todos os aspectos menos um. Desde pequeno que lhe tentei ensinar os aspectos básicos da obediência, e ele assimila tudo com relativa facilidade, no entanto, sempre que o solto é uma incógnita se o vou conseguir apanhar de seguida...Ele é muito energético e precisa muito de correr, por isso faço um esforço por todos os dias o levar a passear várias vezes, e descobri um local mais ou menos isolado onde ele estava à vontade, mas ele descobriu a saída. Digo para mim mesmo que não o posso soltar mais mas quando estão cães "conhecidos" acabo por o fazer, porque acho sempre que será fácil apanhá-lo, e embora se porte bem e responda ao chamamento muitas vezes, outras, simplesmente ignora. Mantém uma distância de segurança...segue-me se me vou embora ( porque simplesmente de nada vale correr atrás dele ), mas não se deixa apanhar, nem que leve frango ou salsichas comigo como "engodo"...A última vez que isto aconteceu foi há dois dias, e demorei 3 horas para o apanhar! Ele está a ter aulas de obediência há perto de 6 meses, aulas que até agora apenas e só foram focadas no chamamento, mas é o aluno mais difícil...
Não sei bem o que fazer, chega a ser desesperante..não é pela falta de passeios ou falta de tempo para ele, mas se me souberem dar algum conselho agradeço muito.
Jorgemmm: É uma questão de lhe por uma trela mais comprida, é mais fácil apanhar... Eu fiz uma trela para o meu de tamanho costumizado (agora sei que há umas de 20m para cavalo na Decathlon, mas na altura não sabia), não deve chegar a 10m a que eu tenho. O que eu fazia era: deixava a trela no chão (presa ao cão) e chamava, se por algum motivo ele estivesse distraído e não ouvisse agarrava na trela e não o deixava avançar mais (também não puxava!); chamava novamente e esperava e ele lá ficava a pensar na vida dele e depois lá se decidia a vir a mim... inicialmente recompensava-o com comida por qualquer resposta; depois quando às vezes respondia mais rápido que outras recompensava com comida dizia "podes ir" (que é a ordem para ele poder ir explorar à vontade), caso fosse mais lento ao chegar a mim dava apenas uma festa e dizia para ele ir explorar (e passado uns 2 minutos chamava outra vez e ele aí era mais rápido e já podia dar recompensa).
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am
Jorgemmm, ele é guloso? Responde bem a estimulos com comida?
Podia tentar o seguinte... treinar bastante em casa o chamamento, com uma recompensa que ele goste bastante, como um biscoito. Voltar a repetir na rua, ainda com a trela. Voltar a repetir depois de solto, mas antes da altura de voltar para casa! É que os danados parecem perceber as nossas intenções, a minha cadela se vê que é para ir para casa não se deixa agarrar mais (mas isto eu tenho um truque para a agarrar nessa altura).
O meu cão vem sempre ao chamamento, mas a cadela se vê que é para voltar para casa já não deixa agarrar. Assim perto da altura de pôr a trela outra vez eu finjo mudar de direcção, e quando ela passa por mim a correr, agarro-a x)
Atenção que isto é sempre em zonas de campo, sem estradas. Não estou a encorajar de forma alguma a que os donos soltem os seus cães em zonas pouco seguras.
Podia tentar o seguinte... treinar bastante em casa o chamamento, com uma recompensa que ele goste bastante, como um biscoito. Voltar a repetir na rua, ainda com a trela. Voltar a repetir depois de solto, mas antes da altura de voltar para casa! É que os danados parecem perceber as nossas intenções, a minha cadela se vê que é para ir para casa não se deixa agarrar mais (mas isto eu tenho um truque para a agarrar nessa altura).
O meu cão vem sempre ao chamamento, mas a cadela se vê que é para voltar para casa já não deixa agarrar. Assim perto da altura de pôr a trela outra vez eu finjo mudar de direcção, e quando ela passa por mim a correr, agarro-a x)
Atenção que isto é sempre em zonas de campo, sem estradas. Não estou a encorajar de forma alguma a que os donos soltem os seus cães em zonas pouco seguras.
Pinfinhas,
É essecial, manter a consistência e rigor, não forma de lidar com as situações, nas palavras ditas, nos gestos e principalmente na postura.
Exprimente o seguinte:
Vá com ele até à porta do prédio, e dê-lhe a recompensa, volte para casa em tom de festa e brincadeira, para que fique focado em sim. Repita isto até à fase em que abre a porta. Repito, não pense que será de um dia para o outro!
É essecial, manter a consistência e rigor, não forma de lidar com as situações, nas palavras ditas, nos gestos e principalmente na postura.
Exprimente o seguinte:
Vá com ele até à porta do prédio, e dê-lhe a recompensa, volte para casa em tom de festa e brincadeira, para que fique focado em sim. Repita isto até à fase em que abre a porta. Repito, não pense que será de um dia para o outro!
JP
Obrigado pela resposta! E com esse método conseguiu educá-lo ao ponto de poder ser solto? Pergunto isto porque qualquer corda para o Maui será pouco, é realmente muito enérgico e adora correr. Infelizmente acho que nunca será o tipo de cão que poderei levar a passear solto, para que possa explorar à sua vontade e voltar para casa cansado e realizado.
Sim, é possível. É ir mantendo o treino e ser consistente. O meu quando anda solto vem à chamadaJorgemmm Escreveu:Obrigado pela resposta! E com esse método conseguiu educá-lo ao ponto de poder ser solto? Pergunto isto porque qualquer corda para o Maui será pouco, é realmente muito enérgico e adora correr. Infelizmente acho que nunca será o tipo de cão que poderei levar a passear solto, para que possa explorar à sua vontade e voltar para casa cansado e realizado.

EDITADO: Não o solte antes de ter uma chamada consistente e 100% segura com a trela comprida (pode é ir progressivamente dando mais trela para ir experimentando

Última edição por MiMoo em sexta jun 22, 2012 3:50 pm, editado 1 vez no total.
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am
Olá Pinfinhas,
Eu sou, acho eu, uma das pessoas a quem pediu conselhos que não resultaram. Desde essa altura até agora já tenho algo para acrescentar aos conselhos.
Mas antes disso digo-lhe que os conselhos que lhe foram dados por mim não resultaram por qualquer fator especifico relativo à forma como foram aplicados nesse caso especifico, e você comprova isso lendo acerca do assunto e chegando à conclusão que não existem outros conselhos e se existem não resultam também, por isso o seu problema continua, não digo isto por ter ficado melindrado pelo fato de não ter conseguido ajudá-la, apenas gostaria muito de o poder fazer, pelo seu cão.
Dito isto, acho que é importante na sua situação especifica que consiga perceber como aplicar os métodos disponiveis para educar o seu cão, ele, para além de um treinador, que já teve e de dicas de treinadores que já teve, precisa que a dona entenda perfeitamente a lógica por detrás desses conselhos, porque estamos perante uma situação comportamental que exige meses e meses de trabalho com resultados muito lentos, por isso o treino diário tem de ser feito por si, de forma coerente e consistente.
Queria aconselha-la a adquirir um livro que foi exatamente escrito para cães como o seu, para ser usado por qualquer pessoa, incluindo os donos, chama-se Behavior Ajustment Training (BAT), existem videos no youtube que demonstram a aplicação deste conceito em cães como o seu, veja-os, compre o livro e leia, aplique o que leu e se não resultar não sei mais o que lhe aconselhar, mesmo!!! Esse livro foi o que deu origem às ilustrações que foram colocadas neste tópico acerca da linguagem canina e às imagens em movimento que aqui foram colocadas, é um livro com muita ilustração para facilitar o entendimento dos conceitos.
Força, não desista de treinar o seu cão!
Eu sou, acho eu, uma das pessoas a quem pediu conselhos que não resultaram. Desde essa altura até agora já tenho algo para acrescentar aos conselhos.
Mas antes disso digo-lhe que os conselhos que lhe foram dados por mim não resultaram por qualquer fator especifico relativo à forma como foram aplicados nesse caso especifico, e você comprova isso lendo acerca do assunto e chegando à conclusão que não existem outros conselhos e se existem não resultam também, por isso o seu problema continua, não digo isto por ter ficado melindrado pelo fato de não ter conseguido ajudá-la, apenas gostaria muito de o poder fazer, pelo seu cão.
Dito isto, acho que é importante na sua situação especifica que consiga perceber como aplicar os métodos disponiveis para educar o seu cão, ele, para além de um treinador, que já teve e de dicas de treinadores que já teve, precisa que a dona entenda perfeitamente a lógica por detrás desses conselhos, porque estamos perante uma situação comportamental que exige meses e meses de trabalho com resultados muito lentos, por isso o treino diário tem de ser feito por si, de forma coerente e consistente.
Queria aconselha-la a adquirir um livro que foi exatamente escrito para cães como o seu, para ser usado por qualquer pessoa, incluindo os donos, chama-se Behavior Ajustment Training (BAT), existem videos no youtube que demonstram a aplicação deste conceito em cães como o seu, veja-os, compre o livro e leia, aplique o que leu e se não resultar não sei mais o que lhe aconselhar, mesmo!!! Esse livro foi o que deu origem às ilustrações que foram colocadas neste tópico acerca da linguagem canina e às imagens em movimento que aqui foram colocadas, é um livro com muita ilustração para facilitar o entendimento dos conceitos.
Força, não desista de treinar o seu cão!
Última edição por doglover80 em domingo jul 08, 2012 11:00 pm, editado 1 vez no total.
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong> </p>
marianamar: Ele é muito guloso sim. E desde muito pequeno que tenho tido o cuidado de o tentar educar, já que antes tive outros cães com os quais não tive tanto cuidado e arrependi-me por isso.
Em casa mal lhe digo "Maui, aqui" ele vem, senta-se a olhar para mim e fica à espera da recomensa. Na rua, de trela..igual! Quando lhe tiro a trela...é outro cão!
E ando com frango nos bolsos, salsichas, biscoitos...já tentei de tudo.
É capaz de estar horas a correr e a passar por mim, mas sempre a olhar de lado para ver onde estou, sempre a contornar-me com a tal distância de segurança de que falei. Nas alturas em que se porta melhor e responde, coloco-lhe a trela durante um pouco, e uns minutos depois volto a soltá-lo para que não associe o comando a ter de ir para casa, ou seja, não encontro aqui um "padrão". Há dias em que se porta bem, outros, dispersa-se completamente e parece que desaprende tudo.
Em casa mal lhe digo "Maui, aqui" ele vem, senta-se a olhar para mim e fica à espera da recomensa. Na rua, de trela..igual! Quando lhe tiro a trela...é outro cão!

É capaz de estar horas a correr e a passar por mim, mas sempre a olhar de lado para ver onde estou, sempre a contornar-me com a tal distância de segurança de que falei. Nas alturas em que se porta melhor e responde, coloco-lhe a trela durante um pouco, e uns minutos depois volto a soltá-lo para que não associe o comando a ter de ir para casa, ou seja, não encontro aqui um "padrão". Há dias em que se porta bem, outros, dispersa-se completamente e parece que desaprende tudo.