vou andar atenta.. eu sou mesmo da cidade lol pensava que era so em campo ou assim. por acaso acho que perto da minha nunca vi mas ja sei o que é sim.Acena Escreveu:Estão no meio das ervas se forem espigas de ervas, há-as nos jardins das cidades. Aqui em Braga costumo vê-las nos canteiros que separam duas vias das estradas. Nesta foto são bastante fáceis de reconhecer, apesar de ser pequena:Suesca Escreveu:Poça. o que faz um pedaço de milho. ainda bem que nao ando por sitios com essas espugas.
Praganas - Inimigas silenciosas
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jun 24, 2011 1:34 pm
Podem falar, podem falar, mas a mim o que realmente interessa são os animais...
-
- Membro
- Registado: terça jan 10, 2012 12:41 pm
No verão passado a minha Ritinha ficou com a patinha inchada e já não pousava no chao, claro que fomos ao Vet e ela disse que uma das malditas se tinha enfiado entre os dedos da parte de baixo da patinha e que só saia por cima. Resultado: tive de segurar na minha menina e a medica abriu com bisturi a parte de cima da pata dela (corte mesmo pequeno) para a pragana sair por cima. Disse para ter muito cuidado nas proximas horas porque ela ia lamber muito e para ver se realmente conseguiamos ver a "coisa" sair..Não conseguimos ver nada mas a patinha desinchou e cicratizou o que indicou que ela ao lamber tirou a pragana.
Realmente é muito chato e nos ficamos aflitos....deviam era de erradicar a planta eheheh
P.S. na altura não tirei fotos mas era mais ou menos a mesma ferida que o seu menino tem!!!
Realmente é muito chato e nos ficamos aflitos....deviam era de erradicar a planta eheheh
P.S. na altura não tirei fotos mas era mais ou menos a mesma ferida que o seu menino tem!!!
"Mess with the best...Die like the rest!!!!"
Não se pode erradicar planta nenhuma que se reproduza por espiga: trigo, aveia, cevada, etc. A enorme família das gramíneas, em suma. É um disparate dizer tal coisa.
As praganas são o modo de dispersão de sementes dessas plantas, por isso estão dotadas de espículas, que fazem penetrar o grão, a semente, e seu invólucro dentro da terra, onde germinarão mais tarde. Quando o conhecemos e vemos como decorre, vemos que é um processo de um engenho maravilhoso.
O que temos a fazer é ter o cuidado de não levarmos os nossos cães para zonas de restolho seco e inspeccioná-los bem quando voltam do passeio, sobretudo se fomos para terrenos baldios ou em que a vegetação não é bem cuidada, como muitos dos jardins das nossas cidades. E até das nossas casas.
As praganas são o modo de dispersão de sementes dessas plantas, por isso estão dotadas de espículas, que fazem penetrar o grão, a semente, e seu invólucro dentro da terra, onde germinarão mais tarde. Quando o conhecemos e vemos como decorre, vemos que é um processo de um engenho maravilhoso.
O que temos a fazer é ter o cuidado de não levarmos os nossos cães para zonas de restolho seco e inspeccioná-los bem quando voltam do passeio, sobretudo se fomos para terrenos baldios ou em que a vegetação não é bem cuidada, como muitos dos jardins das nossas cidades. E até das nossas casas.
<p>Olá, eu sou a... Floripes.
</p>
<p> </p>
<p><strong>É muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabeça erguida.</strong> - "By" Sasquatch, acrescento de vírgulas meu.</p>

<p> </p>
<p><strong>É muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabeça erguida.</strong> - "By" Sasquatch, acrescento de vírgulas meu.</p>
A relva está cheia de praganas. Felizmente cortaram esta semana e metade do perigo foi-se. É precisa muita atenção em animais de pêlo comprido. É bom examinar almofadas e entre dedos com frequência, a pragana leva ainda algum tempo a enterrar-se na pele dos animais.
<p>"Se a tourada é cultura, canibalismo é gastronomia"</p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda out 24, 2011 7:02 pm
Não fazia ideia que se podiam espetar na pele. Sabia que se podiam enfiar no nariz mas na pele não. Obrigada pela partilha e as melhoras 

Sim, mais perigosas são as secas. As verdes estão bem presas à planta, as secas é que se soltam facilmente e agarram-se ao cão ou já estão espalhadas no chão. Também só encontrei praganas secas nos cães, verdes nunca.
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
- Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,
enterrar na pele nãoé o pior de tudo. se entrar no nariz e correr para os pulmões, imagine-seSasha9 Escreveu:Obrigada, já estou a ver do que se trata!
Digo até que já apanhei algumas presas no pelo de uma das minhas cadelas...![]()
O que eu não fazia ideia é que se podiam enterrar na pele!!

-
- Membro
- Registado: segunda nov 22, 2010 6:54 pm
O Buddy também teve uma no verão passado. Sempre que lhe limpava um dos ouvidos ele gania, levei-o ao vet. que com o otoscópio conseguiu perceber que havia ali um corpo estranho. A sorte é que o Buddy adora ir ao vet. e é muito bom paciente, foi possível tirar-lhe a dita sem precisar de anestesia. O vet. disse que foi a primeira vez que conseguiu fazer tal proeza 

-
- Membro Veterano
- Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm
O meu traquina: Calvin
A minha princesa: Lolita
Obrigada a todos pelos votos de melhoras para o Calvin! Mas acho que as melhoras é mais para mim do que para ele, eu fico bem pior... Nele quase não se nota!
O nosso receio é que ainda esteja lá qualquer coisa e tenha de ser lancetado para retirar. Nesse caso teria de ser por baixo da pata, visto que as praganas entraram por cima e têm uma tendência a migrar nesse sentido. Mas penso que já retiramos tudo...
Não sabemos ao certo onde ele apanhou isto, mas em princípio foi aqui no jardim do nosso empreendimento. Tem uma parte com relva mas outra que não é cuidada e foi cortada há pouco... Ora, devem ter caído, secado e ali ficaram.
Há uns tempos tinha de fazer as revistas por causa das carraças (parecia que os desparasitantes não estavam a funcionar), agora que as elas parecem ter desistido vou ter de voltar a essa rotina por causa disto...

O nosso receio é que ainda esteja lá qualquer coisa e tenha de ser lancetado para retirar. Nesse caso teria de ser por baixo da pata, visto que as praganas entraram por cima e têm uma tendência a migrar nesse sentido. Mas penso que já retiramos tudo...
Não sabemos ao certo onde ele apanhou isto, mas em princípio foi aqui no jardim do nosso empreendimento. Tem uma parte com relva mas outra que não é cuidada e foi cortada há pouco... Ora, devem ter caído, secado e ali ficaram.
Há uns tempos tinha de fazer as revistas por causa das carraças (parecia que os desparasitantes não estavam a funcionar), agora que as elas parecem ter desistido vou ter de voltar a essa rotina por causa disto...

"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."
Calvin
Calvin
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jun 18, 2012 5:49 pm
bhess, as melhoras do Calvin.
<p>Sou responsável pelo que digo, não pelo que os outros entendem - By Ziggyma</p>
<p>Sou <a name="1595566"></a><strong>drilldown1</strong> </p>
<p>Sou <a name="1595566"></a><strong>drilldown1</strong> </p>
-
- Membro
- Registado: terça jan 10, 2012 12:41 pm
Floripes2 Escreveu:Não se pode erradicar planta nenhuma que se reproduza por espiga: trigo, aveia, cevada, etc. A enorme família das gramíneas, em suma. É um disparate dizer tal coisa.
Estava a brincar na parte da erradicar a planta Floripes, é claro que é um disparate

"Mess with the best...Die like the rest!!!!"
Venho aqui desejar as melhoras ao Calvin.
Já a semana passada estive para abrir um tópico sobre esta praga! Pois acredito que muitos assim como eu também nao soubessem bem do que se trata.
O Ruka está a recuperar de uma situação com uma pragana, no caso dele foi no ouvido.
Começou a coçar bastante a orelha e a abanar a cabeça, pensei logo em otite e fomos ao vet. que confirmou a otite e depois ao examinar com mais cuidado viu que a causa da otite seria uma pragana que o Ruka tinha espetada dentro do ouvido e só a conseguiu retirar quando o sedou por um bocado e lhe fez a lavagem do ouvido. Quando me mostrou, fiquei
mas então é isto?
Parecem coisas inofensivas, mas podem tornar-se grandes problemas, no caso do Ruka felizmente não parece ter deixado sequelas
Já a semana passada estive para abrir um tópico sobre esta praga! Pois acredito que muitos assim como eu também nao soubessem bem do que se trata.
O Ruka está a recuperar de uma situação com uma pragana, no caso dele foi no ouvido.
Começou a coçar bastante a orelha e a abanar a cabeça, pensei logo em otite e fomos ao vet. que confirmou a otite e depois ao examinar com mais cuidado viu que a causa da otite seria uma pragana que o Ruka tinha espetada dentro do ouvido e só a conseguiu retirar quando o sedou por um bocado e lhe fez a lavagem do ouvido. Quando me mostrou, fiquei

Parecem coisas inofensivas, mas podem tornar-se grandes problemas, no caso do Ruka felizmente não parece ter deixado sequelas