Treino / Obediência

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Pinfinhas
Membro Veterano
Registado: terça abr 27, 2010 12:56 pm

sexta jun 22, 2012 3:55 pm

Ruphio, a ultima pessoa a tentar o treino mandou adquirir um ... não me lembro do nome, mas é "objecto" com mais ou menos 30cm (existem maiores) de forma rectangular e parece que é forrado exteriormente de corda, sei que é utilizado para treino (não consigo mesmo lembrar-me do nome) e tentar que ele ficasse focado naquele "brinquedo", e só lho mostrar e dar (sob supervisão) quando fosse a hora de ir à rua. Mostrava-lho em casa, dava-lhe durante uns segundos e retirava de novo e que levava o dito cujo na mão durante o passeio era eu. Devia dá-lo a cheirar e sempre que visse que ele se desviava dava-o por segundos, tudo isto foi teoria passivel de funcionar, mas não com o Brahma. Ele dava importância ao objecto dentro casa, e em alguns sitios do percurso, mas era uma atenção relativa do tipo "bom vou olhar para aquela coisa que ela tem na mão só para ela parar de me chatear. Porque ele não ligava patavina aquilo, só quando chegavamos ao sitio onde ele se sente um pouco mais seguro é que ele demonstrava interesse no "coiso" (desculpem mas não me lembro mesmo do nome) e queria brincar. Com as recompensas é jogar dinheiro à rua, literalmente, porque as recompensas vão ficando no chão ao longo do percurso.
MiMoo
Membro Veterano
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

sexta jun 22, 2012 3:55 pm

Jorgemmm Escreveu:marianamar: Ele é muito guloso sim. E desde muito pequeno que tenho tido o cuidado de o tentar educar, já que antes tive outros cães com os quais não tive tanto cuidado e arrependi-me por isso.
Em casa mal lhe digo "Maui, aqui" ele vem, senta-se a olhar para mim e fica à espera da recomensa. Na rua, de trela..igual! Quando lhe tiro a trela...é outro cão! :) E ando com frango nos bolsos, salsichas, biscoitos...já tentei de tudo.
É capaz de estar horas a correr e a passar por mim, mas sempre a olhar de lado para ver onde estou, sempre a contornar-me com a tal distância de segurança de que falei. Nas alturas em que se porta melhor e responde, coloco-lhe a trela durante um pouco, e uns minutos depois volto a soltá-lo para que não associe o comando a ter de ir para casa, ou seja, não encontro aqui um "padrão". Há dias em que se porta bem, outros, dispersa-se completamente e parece que desaprende tudo.
Parece que está a fazer tudo bem... é experimentar mesmo com uma trela comprida e no chão. É possível que ele ao sentir a trela obedeça; casos ele seja consistente com a tal trela comprida e não consistente sem trela eu tentaria colocar uma mini trela (ou seja algo que ele sinta que lá está mas só a fazer peso, a ver se resulta... no fundo é ir encurtando progressivamente a trela... até que fique só o mosquetão (aquela coisinha que agarra à coleira)
Ele pode ter associado que apenas quando tem trela é que precisa de voltar ao dono. Mas mais uma vez repito: é melhor experimentar primeiro com a trela no chão sem estar a segurar.
MiMoo
Membro Veterano

sexta jun 22, 2012 3:59 pm

Pinfinhas Escreveu:Ruphio, a ultima pessoa a tentar o treino mandou adquirir um ... não me lembro do nome, mas é "objecto" com mais ou menos 30cm (existem maiores) de forma rectangular e parece que é forrado exteriormente de corda, sei que é utilizado para treino (não consigo mesmo lembrar-me do nome) e tentar que ele ficasse focado naquele "brinquedo", e só lho mostrar e dar (sob supervisão) quando fosse a hora de ir à rua. Mostrava-lho em casa, dava-lhe durante uns segundos e retirava de novo e que levava o dito cujo na mão durante o passeio era eu. Devia dá-lo a cheirar e sempre que visse que ele se desviava dava-o por segundos, tudo isto foi teoria passivel de funcionar, mas não com o Brahma. Ele dava importância ao objecto dentro casa, e em alguns sitios do percurso, mas era uma atenção relativa do tipo "bom vou olhar para aquela coisa que ela tem na mão só para ela parar de me chatear. Porque ele não ligava patavina aquilo, só quando chegavamos ao sitio onde ele se sente um pouco mais seguro é que ele demonstrava interesse no "coiso" (desculpem mas não me lembro mesmo do nome) e queria brincar. Com as recompensas é jogar dinheiro à rua, literalmente, porque as recompensas vão ficando no chão ao longo do percurso.
Há quem lhe chame "Boneca" mas tem outro nome que também não me estou a lembrar.
Não há nada que ele valorize muito? (como comida não funciona...) Há cães que preferem festas a comida (mas é uma minoria!)
doglover80
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

sexta jun 22, 2012 4:00 pm

Jorgemmm Escreveu:Olá a todos! Pelo que aqui tenho lido este será o local ideal para expôr o meu problema, se não arranjar solução aqui, estou tramado :).
Tenho um "rafeiro" com cerca de ano e meio, o Maui, que é um óptimo cão em todos os aspectos menos um. Desde pequeno que lhe tentei ensinar os aspectos básicos da obediência, e ele assimila tudo com relativa facilidade, no entanto, sempre que o solto é uma incógnita se o vou conseguir apanhar de seguida...Ele é muito energético e precisa muito de correr, por isso faço um esforço por todos os dias o levar a passear várias vezes, e descobri um local mais ou menos isolado onde ele estava à vontade, mas ele descobriu a saída. Digo para mim mesmo que não o posso soltar mais mas quando estão cães "conhecidos" acabo por o fazer, porque acho sempre que será fácil apanhá-lo, e embora se porte bem e responda ao chamamento muitas vezes, outras, simplesmente ignora. Mantém uma distância de segurança...segue-me se me vou embora ( porque simplesmente de nada vale correr atrás dele ), mas não se deixa apanhar, nem que leve frango ou salsichas comigo como "engodo"...A última vez que isto aconteceu foi há dois dias, e demorei 3 horas para o apanhar! Ele está a ter aulas de obediência há perto de 6 meses, aulas que até agora apenas e só foram focadas no chamamento, mas é o aluno mais difícil...

Não sei bem o que fazer, chega a ser desesperante..não é pela falta de passeios ou falta de tempo para ele, mas se me souberem dar algum conselho agradeço muito.
Aconselho seguinte:

Uma trela comprida sim... mas não chame o cão, leve as recompensas de comida, mas deixe-o correr à trela, cada vez que ele vier ao pé de si recompense sem dizer nada e quando ele ainda tiver a comer diga-lhe para ir correr.

Quando já não quiser sair junto de si ou for para longe mas voltar com frequência tire a trela num sitio isolado, sem perigos, e faça o mesmo. Quando voltar com frequência sem trela sozinho adicione a ordem verbal, que tem de ser diferente da que usa agora, essa já era, foi à vida.

Nunca chame o cão num passeio apenas da vez que o vai prender, chame-o sempre várias vezes para o recompensar ou fazer festinhas e deixá-lo voltar a correr antes de o prender depois de o chamar.

Experimente!
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
Pinfinhas
Membro Veterano
Registado: terça abr 27, 2010 12:56 pm

sexta jun 22, 2012 4:03 pm

doglover80 Escreveu:Olá Pinfinhas,

Eu sou, acho eu, uma das pessoas a quem pediu conselhos que não resultaram. Desde essa altura até agora já tenho algo para acrescentar aos conselhos.

Mas antes disso digo-lhe que os conselhos que lhe foram dados por mim e pela Claudia Estanislau resultam, não resultaram por qualquer fator especifico relativo à forma como foram aplicados nesse caso especifico, e você comprova isso lendo acerca do assunto e chegando à conclusão que não existem outros conselhos e se existem não resultam também, por isso o seu problema continua, não digo isto por ter ficado melindrado pelo fato de não ter conseguido ajudá-la, apenas gostaria muito de o poder fazer, pelo seu cão.

Dito isto, acho que é importante na sua situação especifica que consiga perceber como aplicar os métodos disponiveis para educar o seu cão, ele, para além de um treinador, que já teve e de dicas de treinadores que já teve, precisa que a dona entenda perfeitamente a lógica por detrás desses conselhos, porque estamos perante uma situação comportamental que exige meses e meses de trabalho com resultados muito lentos, por isso o treino diário tem de ser feito por si, de forma coerente e consistente.

Queria aconselha-la a adquirir um livro que foi exatamente escrito para cães como o seu, para ser usado por qualquer pessoa, incluindo os donos, chama-se Behavior Ajustment Training (BAT), existem videos no youtube que demonstram a aplicação deste conceito em cães como o seu, veja-os, compre o livro e leia, aplique o que leu e se não resultar não sei mais o que lhe aconselhar, mesmo!!! Esse livro foi o que deu origem às ilustrações que foram colocadas neste tópico acerca da linguagem canina e às imagens em movimento que aqui foram colocadas, é um livro com muita ilustração para facilitar o entendimento dos conceitos.

Força, não desista de treinar o seu cão!

Nunca desisti, e o Sr. sabe disso pois já ando nisto desde que o Brahma tinha +/- 6 meses. Tenho -me dedicado e nunca parei de tentar fazer o Brahma feliz. Quanto ao seu segundo paragrafo não me vou alongar sobre isso aqui, até poderia falar consigo sobre isso mas não aqui, e o Sr. entende o que estou dizendo. Já li vário livros desde Cesar Millan até Joan... (não me lembro do restante nome, Encantadora de cães) e não tenho parado, mas a situação cada vez está mais complicada ao ponto de estar proibida pela familia de passear o Brahma no periodo da tarde/noite.
MiMoo
Membro Veterano

sexta jun 22, 2012 4:07 pm

Foi arrastada pelo cão com ele a usar o halti?
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

sexta jun 22, 2012 4:09 pm

O nome da "encantadora de caes" é Jan Fennell :wink:
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
Ruphio
Membro
Registado: quarta mai 23, 2012 2:06 pm

sexta jun 22, 2012 5:03 pm

Pinfinha,

Ele, não confia em si, fora de casa..
Você, tem de ganhar a confiança dele, tente estes pequeno processo que eu lhe disse, mas com uma postra de liderança. Aja, com naturalidade e sem receios. Mesmo que não corra como o esperado, não desitsa*(faltava um "s"), tente e volte a tentar as vezes que forem necessárias, até conseguir o pequeno passo.

Vai conseguir.. tudo a seu tempo!

*Editado
JP
dianne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 26, 2010 4:38 pm

sexta jun 22, 2012 6:21 pm

pinfinhas
O seu caso é bastante complexo, e requer muito treino, dedicação, paciência e persistência.

O seu caso tem solução, mas tem que pensar se tem mesmo as condições para seguir com o plano de treino. E não é só a pinfinhas, toda a família que leva o Brahma a passear e convive com ele diariamente, deve também seguir o plano à risca. Senão vai ser mesmo difícil ver resultados.

Já aqui foram dadas várias dicas que pode seguir. Faça um plano, com o que deve e não deve fazer, o que vai resultando e o que não trás resultados, para que toda a gente siga o mesmo modelo de treino.

Agora, em relação ao treino:

Pode ver este vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=SJiKqJm6 ... r_embedded

Tem alguma criança na família ou conhecida que a possa ajudar no treino de dessensibilização e contra-condicionamento a crianças?

Entretanto durante os passeios, tente ver quando as crianças não estão no parque infantil. Não sei muito bem, mas imagino que não estejam sempre lá.. Tente ir sempre com o menos crianças possíveis. E faça como a Mimoo disse, aproveitar quando vai à rua de madrugada para treinar o "foque" em si, principalmente à entrada e à saída de casa, pelo menos até ao local em que ele se sinta calmo e seguro. Primeiro sem crianças, e depois com uma ou duas, e assim sucessivamente.

Quando encontrar o local em que o Brahma se sinta calmo, pode ser a vários metros de distância, e sempre que passar uma criança (lá ao fuuundooo!:wink:), recompense várias vezes, até a criança desaparecer do ângulo de visão, e depois disso, cesse a entrega de recompensas. Ele vai associar - "olha! sempre que aquelas pessoas pequeninas aparecem, eu recebo um biscoito muito especial!" E esta recompensa só pode ser dada nesta circunstância. Tem que ver o que o motiva mais - frango, fígado, bolinha, boneco que apita, corda.... e utilizar só nessa situação.
Fazer isto várias vezes, e quando digo várias, é mesmo várias e várias..:) E ir-se aproximando devagarinho do parque, enquanto o recompensa por estar calmo. Nunca o deixe escalar o comportamento, quando vir sinais de que vai acontecer, retroceda alguns passos e recomece.

Faça sessões curtas várias vezes ao dia, e tente regressar a casa depois dos passeios, sempre que haja o mínimo de crianças na rua.

Depois num treino mais avançado, era importante ter uma criança que colabora-se consigo. Quando ele se conseguir aproximar o suficiente dela, dê-lhe umas recompensas muito muito muito boas, e ela pode atirar para perto do Brahma, diminuindo cada vez mais e muito devagarinho, a distância entre ambos (criança - Brahma).

Boa sorte e vá dando novidades!:)
dianne
Membro Veterano

sexta jun 22, 2012 6:54 pm

jorgemmm

Eu tinha o mesmo problema com a minha cadela, não desespere, que não é o único! :wink:
Primeiro que tudo, escolha uma palavra de chamamento. Até pode ser "banana"! Mas depois os seus vizinhos ainda pensam que é louco. :lol:
Esta palavra deve ter um significado espectacular para o seu cão. Ele deve pensar - "Shii.. Sempre que os donos dizem aquela palavra, já sei que me vão dar um biscoito mesmo bom!" Por isto mesmo, nunca associe esta palavra a algo negativo para o seu cão. Por vezes, os donos, depois de já terem um bom condicionamento com uma determinada palavra, cometem o erro de chamar o cão para tomar banho, ou cortar as unhas, com essa mesma palavra.
A palavra "toma" já deve estar bem condicionada, e pode ser perfeita para o seu caso. Quando escolher a que preferir, mantenha-a e utilize sempre essa. Não pode uma vez dizer "anda", outra diz "aqui", ou "vamos". Para nós todas eles têm o mesmo significado, mas obviamente para eles são todas diferentes.

Dentro de casa, ao longo do dia, diga várias vezes "toma!" e recompense com algo de muito valor para o seu cão. Muitos cães gostam de salsicha, mas pode não ser o caso do seu, por isso, tente encontrar o que ele realmente ADORA acima de tudo!
Durante os passeios, com a trela colocada, faça o mesmo exercício. Diga "toma" e recompensa, recompensa, recompensa. Seja bastante generoso nos primeiros treinos. Depois pode baixar a quantidade e frequência, mas só quando estiver tudo perfeitinho.
Pense em arranjar uma trela extensível, ou uma normal com alguns metros, como já foi sugerido, e utilize para fazer estes exercício, começando primeiro em locais pouco estimulantes e aumentando gradualmente. Por exemplo, chame-o enquanto ele caminha normalmente, quando passar uma pessoa por ele, depois quando estiver a cheirar uma erva, depois um poste super cheiroso, depois enquanto vê um cão do outro lado da rua.........
Quando ele vier ter consigo 100% das vezes, experimente então sem a trela. Se não vier, volte a colocar e treine mais umas vezes.

Não o chame e coloque a trela. A trela para ele significa que acabou a brincadeira e liberdade. Quando for para ir embora, vá simplesmente buscá-lo, sem dizer nada. :wink:

Boa sorte! :)
MiMoo
Membro Veterano

sexta jun 22, 2012 7:12 pm

Dianne: o "Toma" vai funcionar como um clique no clicker certo?
Concordo com tudo o que disse para as duas situações. E atenção... o que é considerado recompensa excelente para um cão não o é para outro. Uma amiga minha tem um cão que é doido por pão! Por isso a recompensa de alto valor que ela usa é o pão. Tente de tudo... eu gosto de usar a recompensa de mais elevado valor para ensinar comportamentos novos e para comportamentos já aprendidos uma mistura de recompensas.. o cão nunca sabe o que vai receber: se é queijo, se é frango, se é um pedaço de ração, uma festa ou brincar com o brinquedo dele. :)
dianne
Membro Veterano

sexta jun 22, 2012 8:12 pm

MiMoo Escreveu:Dianne: o "Toma" vai funcionar como um clique no clicker certo?
Concordo com tudo o que disse para as duas situações. E atenção... o que é considerado recompensa excelente para um cão não o é para outro. Uma amiga minha tem um cão que é doido por pão! Por isso a recompensa de alto valor que ela usa é o pão. Tente de tudo... eu gosto de usar a recompensa de mais elevado valor para ensinar comportamentos novos e para comportamentos já aprendidos uma mistura de recompensas.. o cão nunca sabe o que vai receber: se é queijo, se é frango, se é um pedaço de ração, uma festa ou brincar com o brinquedo dele. :)
Sim, a palavra "toma" ou outra qualquer que decidimos usar, funciona como o "click" do cliker. Tem que haver um condicionamento para que o cão associe a palavra à entrega da recompensa. Eu fiz esse exercício ao nome da minha cadela. Para ela o nome tinha alguma conotação negativa infelizmente. Depois disso, ela agora adora ouvir o nome dela e já não o ignora. :) E é este um dos princípios da comunicação entre o dono e o cão, basicamente é assim que lhes ensinamos a "perceber" português, ou pelo menos, algumas palavras.:wink:
Eu disse a palavra "toma", mas pode ser uma qualquer. Mas penso que quase toda a gente diz esta palavra antes de dar alguma coisa boa ao seu cão. E por isso mesmo, já houve um condicionamento bastante reforçado.

O que a MiMoo disse é muito importante também. Brincar com o factor surpresa na hora das recompensas. Ir variando aumenta a motivação e expectativa dos cães, que ficam a pensar "o que virá a seguir". O mundo das recompensas é imenso. Tudo o que desperte bastante interesse ao nosso cão, pode e deve ser gerido e ser usado como recompensa. Cheirar um arbusto, conhecer outro cão ou pessoa, comer aquele bocadinho de pão que alguém deixou no chão, brincar numa poça de água, cavar um buraco... enfim.. :D
Jorgemmm
Registado: sexta jun 22, 2012 3:00 pm

sexta jun 22, 2012 10:12 pm

Desde ja obrigado pelas vossas respostas, li-as todas com muita atenção :) . Acreditem que já pesquisei imenso, lá li muito mesmo sobre o assunto, já vi inúmeros vídeos, pois desde que tenho o Maui que tenho este problema.
Assim, já testei diversos doces para ele, os que atraem mais a atenção dele são mesmo as salsishas,queijo e frango.
E desde sempre que ando, mesmo nos passeios mais rápidos, com os doces no bolso e repetidamente faço o que sugeriram, chamo-o "do nada" para o recompensar, para o habituar ao comando, e funciona às mil maravilhas. Só não funciona mesmo....sem a trela. Sem a trela o que acontece é que ele foge, mas tenho sempre um monte de cães à minha volta atrás do cheiro das salsichas!! Funciona com todos, menos o meu, hehe ( rio-me mas não tem piada nenhuma ). De qualquer forma hoje já comprei corda com 20 metros e vou fazer o que sugeriram, mas estou meio desanimado, se nem com o treinador lá vai, e ele é muito experiente com cães...mas com o Maui nada feito...
TheOnlyOne
Membro Veterano
Registado: segunda fev 27, 2012 11:40 am

sexta jun 22, 2012 10:42 pm

dianne Escreveu:
Eu só vi os primeiros 8 minutos do vídeo, e sinceramente se "isto" é o método de reforço positivo, opá fiquem lá com ele e boa sorte... que fantochada, desculpem lá... :roll:

A cadela faz O QUE QUER, ela está-se literalmente a borrifar para o "treinador", ela pára e avança quando quer, ela está atenta a tudo na rua menos à outra ponta da trela.... :roll: Enquanto está a "enfardar", está atenta, deixa de haver comida e está tudo na mesma... havia de ser bonito....

Que tristeza... :roll:

Edit: Isto para não falar na "valsa" que o homem faz na rua de cada vez que a cadela resolve andar à sua volta ou mesmo atravessar-se à sua frente.... que lindos ensinamentos :lol: :lol: :lol: :lol:
zeca2
Membro Veterano
Registado: quinta nov 26, 2009 4:02 pm

sábado jun 23, 2012 10:52 am

TheOnlyOne Escreveu:
dianne Escreveu:
Eu só vi os primeiros 8 minutos do vídeo, e sinceramente se "isto" é o método de reforço positivo, opá fiquem lá com ele e boa sorte... que fantochada, desculpem lá... :roll:

A cadela faz O QUE QUER, ela está-se literalmente a borrifar para o "treinador", ela pára e avança quando quer, ela está atenta a tudo na rua menos à outra ponta da trela.... :roll: Enquanto está a "enfardar", está atenta, deixa de haver comida e está tudo na mesma... havia de ser bonito....

Que tristeza... :roll:

Edit: Isto para não falar na "valsa" que o homem faz na rua de cada vez que a cadela resolve andar à sua volta ou mesmo atravessar-se à sua frente.... que lindos ensinamentos :lol: :lol: :lol: :lol:
Quanto a mim o problema não está no método de treino mas na sequência de aprendizagem de comandos. O cão é exposto a situações de dessensibilização a estímulos sem ter assimilado os comandos básicos:

- nula focalização do dono, que precisava de já estar consolidada;
- não sabe andar junto, nem o dono se preocupa com isso - umas vezes à esquerda, outra à direita, a maior parte das vezes em tracção, etc. Péssimo trabalho de casa
- nao parece saber sentar ou deitar à ordem, comportamerntos alternativos que poderiam ser usados para o tranquilizar

Positivo ou não positivo, diria que este é um péssimo trabalho e suspeito que nem ao fim de uma tonelada de salsichas o animal apresentará um comportamento adequado.

Obviamente por culpa do treinador.

Resumindo, este vídeo merece ser visto, e. em vez de tanta legenda pseudo-científica, devia ter uma única - O QUE NÃO FAZER
Responder

Voltar para “Cães”