Eutanásia

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
vitorsoares
Registado: sexta jun 22, 2012 11:53 pm

sábado jun 23, 2012 12:19 am

Boa noite,
Não sei se já existe algum tópico sobre o tema, no entanto é o meu primeiro post e deve-se à minha experiência muito recente.

O meu cão, o Farrusco, à nove meses emagreceu repentinamente. Foi-lhe diagnosticado um tumor no fígado e por ser idoso (estava comigo à oito anos mas recolhio da rua já adulto) e ter um sopro no coração, decidi com o veterinário não submete-lo a cirurgia pelos riscos envolvidos.
Viveu estes nove meses com qualidade de vida e muito amor dos donos. No último mês tinha uma condição física muito debilitada, embora comesse normalmente continuava muito magro e com o pelo muito seco. Dormia a maior parte do tempo, levantando-se apenas para comer e fazer as necessidades.
Começou a urinar com vestígios de sangue e dois dias depois deixou de comer e beber.
O veterinário avaliou o seu estado como mau, para além do já referido identificou vestígios de sangue nas fezes e falta de oxigenação e desidratação. Achei e senti que estava na hora de lhe dar descanso e decidi-me pela eutanásia.

Na altura senti que era o melhor para o Farrusco e fui bastante convicto.
Após, questiono-me sinto-me culpado e fica a questão na minha cabeça: como ter a certeza que chegou a hora de dar paz e descanso a um ser que amamos e como saber que não nos estamos a precipitar?

Obrigado
bhess
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm

O meu traquina: Calvin

A minha princesa: Lolita

sábado jun 23, 2012 12:29 am

Também já tive de tomar essa decisão. Quando toda a família já dizia que estava na hora eu era a única que dizia que não. Foi duro, triste, difícil, doloroso... Mas um dia acordei deitei-me ao lado dela e ali estive o dia inteiro, e foi a olhar nos olhos dela que tomei a minha decisão.

Acho que temos de olhar para eles e para dentro de nós mesmos. Eles não são capazes de tomar decisões, somos nós que temos essa dura tarefa.

Não se culpe.

Força!
"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."

Calvin
Floripes2
Membro Veterano
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

sábado jun 23, 2012 12:32 am

Acontece-nos sempre isso: a sensação de culpa, as interrogações -"Será que fiz bem?", "Será que não me precipitei?", "Será que..."

É normal de um processo de luto, mas a verdade é que ninguém sabe responder-nos. Fizemos o que nos foi possível, e fizemo-lo por amor, para poupar aquele animal que amámos e continuamos a amar depois da morte ao sofrimento da agonia que antecede a morte.

É assim a vida. :(
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
bhess
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm

O meu traquina: Calvin

A minha princesa: Lolita

sábado jun 23, 2012 12:34 am

Floripes2 Escreveu:É assim a vida. :(
E assim é a morte... :(
"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."

Calvin
Floripes2
Membro Veterano
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

sábado jun 23, 2012 12:38 am

...Porque a morte faz parte da vida, nada mais do que isso.

O terrível, para nós, é termos de decidir o "quando".
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
nandaalmeida
Membro Veterano
Registado: segunda jun 11, 2012 10:17 am

sábado jun 23, 2012 12:47 am

Realmente é uma sensação de impotencia hórrivel.
A decisão de mandar eutasaniar um animal seja ele qual for é muito má(falo por expriencia própria)mas a dor passar vai ver que foi a melhor decisão pois ele iria melhorar e piorar e assim assim´.
Força, sei que é um momento bastante duro e que achamos que nunca havemos de o superar ,mas vai,chore,grite,parta loiça exprima tudo o que tem a exprimir, não se deixe ir a baixo apesar de ser dificil,e sobretudo não se deixe consumir pelo sentimento de culpa, é muito fácil ser-se consumido por ele.
A vida por vezes é assim nunca temos como prever, e ainda é muito mais dificil quando somos nós a por termo a vida do nosso melhor amigo.
Os meus sentimentos e muita força.
Tomou a melhor decisão.
Sou responsável pelo que escrevo.
Não pelo que entende.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sábado jun 23, 2012 12:48 am

vitorsoares Escreveu:Boa noite,
Não sei se já existe algum tópico sobre o tema, no entanto é o meu primeiro post e deve-se à minha experiência muito recente.

O meu cão, o Farrusco, à nove meses emagreceu repentinamente. Foi-lhe diagnosticado um tumor no fígado e por ser idoso (estava comigo à oito anos mas recolhio da rua já adulto) e ter um sopro no coração, decidi com o veterinário não submete-lo a cirurgia pelos riscos envolvidos.
Viveu estes nove meses com qualidade de vida e muito amor dos donos. No último mês tinha uma condição física muito debilitada, embora comesse normalmente continuava muito magro e com o pelo muito seco. Dormia a maior parte do tempo, levantando-se apenas para comer e fazer as necessidades.
Começou a urinar com vestígios de sangue e dois dias depois deixou de comer e beber.
O veterinário avaliou o seu estado como mau, para além do já referido identificou vestígios de sangue nas fezes e falta de oxigenação e desidratação. Achei e senti que estava na hora de lhe dar descanso e decidi-me pela eutanásia.

Após, questiono-me sinto-me culpado e fica a questão na minha cabeça: como ter a certeza que chegou a hora de dar paz e descanso a um ser que amamos e como saber que não nos estamos a precipitar?

Obrigado
Foi o derradeiro acto de amor pelo seu amigo. Bem haja e... GANDA ABRAÇO.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

tnx1138
Membro
Registado: terça jun 19, 2012 8:33 am

sábado jun 23, 2012 1:22 am

dinodane Escreveu:
x2
CarlotaSMAR
Membro Veterano
Registado: sexta jul 09, 2010 2:33 pm

sábado jun 23, 2012 2:44 am

vitorsoares quando temos de tomar essa dificil decisão a nossa cabeça fica sempre carregada de "ses" sejam novos ou mais idosos , tive de o fazer infelizmente já mais que uma vez e por muito tempo os nossos "ses" permanecem até que depois com o passar do tempo como em tudo na vida tudo acalma e ficam as boas recordaçoes.

Procure encontrar outro amigo do peito andam tantos "perdidos" pelas ruas em sofrimento,muitos mais idosos e outros jovens...

boa sorte e depos diga nos quando encontrar outro amigo e companheiro :arrow:
<p>"<strong>Duas coisas me surpreendem sempre...a inteligencia dos animais e a bestialidade dos humanos"</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>_______________________________________________________________</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>&nbsp;</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>Amigos 4 patinhas defendem-se apenas quando os atacam e mesmo assim nem</strong> <strong>sempre...Humanos, atacam sempre que entendem isso como sua defesa...</strong></p>
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

sábado jun 23, 2012 7:56 am

vitorsoares Escreveu:Boa noite,

Obrigado
Todos nós, infelizmente, já passámos ou iremos passar por esta situação. Infelizmente os nossos companheiros têm uma vida muito mais curta que a nossa e, tal como cuidamos deles diariamente seja ao proporcionar-lhes uma boa alimentação, um ambiente saudável ou os cuidados veterinários de que necessitam, é também nossa obrigação não deixarmos que sofram quando nada mais há a fazer.

É o ultimo acto de amor, dificil sem dúvida, mas quando nada mais há a fazer o único correcto.
Não se mortifique, deu a paz e o sossego ao seu "farrusco". Pena é que infelizmente não possamos fazer o mesmo em relação aos seres humanos.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
voca
Membro Veterano
Registado: quinta set 22, 2011 6:30 pm

sábado jun 23, 2012 7:10 pm

Muita força .... e fez o melhor para o seu amigo, uma vez que ele estava a sofrer...
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

sábado jun 23, 2012 7:38 pm

Muita força e espero que supere esta dor depressa.

Eu não tenho cães, mas se algum dia tiver ( e está nos meus planos quando tiver condições ) espero nunca ter de fazer esta opção.

Espero que o meu amigo e companheiro morra sem sofrimento, calmamente, nos seus mais profundos sonhos enquanto dorme. Todos nós queremos ... verdade ? Até para outros animais, não só para cães/gatos.

Infelizmente, alguns têm que fazer a escolha entre eutanasiar ou não, mas espero que todos os donos que passam por isso nunca se sintam culpados de forma alguma. Se amam os animais, fizeram a decisão certa. Se o vitorsoares decidiu isso no momento em que olhou para o seu amigo fiel, então não se culpe. Como a dinodane disse, foi o derradeiro acto de amor.

Estejas onde estiveres, nunca esqueças o teu dono, Farrusco! R.I.P
Sasha9
Membro Veterano
Registado: terça dez 13, 2011 11:21 am

sábado jun 23, 2012 11:16 pm

tnx1138 Escreveu:
dinodane Escreveu:
x2
x3
vitorsoares
Registado: sexta jun 22, 2012 11:53 pm

domingo jun 24, 2012 11:40 pm

Obrigado a todos pelas respostas reconfortantes.

A minha dor e dúvida não é concretamente sobre a eutanásia mas sim pelo timing e pelo esclarecimento veterinário.
Eu sei e aceito que um veterinário não deva sugerir eutanásia quando existem formas de aliviar a dor dos animais e deixá-los "ir" por eles próprios.
Eu aceito a eutanásia quando não existe tratamento possível para que o animal possa voltar a ter alguma qualidade de vida e vai morrer de qualquer das formas.´

A questão que coloco é, quando é que passamos a fazer tratamentos ao animal pelo dono e não pelo interesse do próprio animal. Deveriamos ter uma orientação que nos permitisse tomar a decisão de forma correcta para o animal.
Sempre tive cães, todos eles recolhidos da rua, e diferentes veterinários. Já tive situações em que perante um cão doente, em sofrimento me sugerem tratamentos atrás de tratamentos e o cão a sofrer, sem hipoteses de ter qualidade de vida.

Aquilo que penso querer transmitir é que, os veterinários nunca deveriam pensar no interesse do dono e apenas no melhor interesse do animal e nunca cairem na tentação de "cuidar do dono" e objectivamente sugerirem o melhor para o animal. O dono que Ama o seu cão ou outro animal de estimação só quer a melhor solução para o animal.

O meu Farrusco já não tinha qualidade de vida e estava em falência orgânica segundo o Vet, foi-me colocada a possibilidade de o colocar a soro e esperar alguma evolução. Porquê? Por mim?

Espero não ser mal interpretado, mas conhecendo o dono o seu animal melhor que ninguém, numa situação terminal as informações médicas são na minha opinião tão ou mais importantes que o instinto do dono.

Mais uma vez obrigado.
Responder

Voltar para “Cães”