Alimento vivo

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
PauloLutino
Registado: sábado jun 23, 2012 1:53 pm

sábado jun 23, 2012 2:05 pm

Bons dias,

caros foristas, eu queria fornecer ás minhas aves (periquitos, caturras, bicos de lacre, bengalins, mandarins) principalmente aos exóticos (mandarins, bicos-de-lacre e bengalins) alimento vivo.

Eu andei á procura de minhocas mas penso que nao seja o mais apropriado para fornecer.

Posso fornecer aquelas larvinhas das formigas?

PS::Não vale a pena dizerem para ir procurar a lojas de pescadores porque eu já procurei essas lojas mas nao encontro nada.

Obrigado
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

sábado jun 23, 2012 4:10 pm

O único alimento vivo que eu dou às minhas aves são larvas de tenébrio. Isto aos meus canários, bengalins, diamantes de Gould e codorniz da China, porque os mandarins, as rolas diamante e os periquitos não ligam nenhuma.

Eu crio tenébrio à bastante tempo e apenas dou larvas recém-nascidas ou muito jovens, especialmente as brancas ( que perderam a pele, pois esta fica apertada e ficam brancas enquanto não cresce a nova pele, sendo mais molinhas e fáceis de digerir ).

Temos de ter em atenção que o tenébrio é um alimento muito calórico e gordo e deve ser dado apenas ocasionalmente. Eu dou mensalmente.´

Outra coisa, nunca dê insectos selvagens, pois podem ter parasitas e outras doenças, podendo envenenar ou adoecer as aves. Dê sempre preferência a alimento criado por si, pois assim garante que está em boas condições.
PauloLutino

sábado jun 23, 2012 6:02 pm

Muito obrigado pela resposta... :)

E onde arranjo as larvas ou os tenebrios?
Nitara
Membro Veterano

sábado jun 23, 2012 7:19 pm

A maior parte das lojas tem. São animais bastante conhecidos e comuns.

Se quiser dicas de criação de tenébrio também posso ajudar sem problemas :wink: .
PauloLutino

sábado jun 23, 2012 7:58 pm

Pois porque eu não percebo nada no que toca a criar esses bichinhos :roll:

Primeiro que tudo, com quantos tenebrios começa-se a criar?

Quanto tempo demorar desde os tenebrios porem os ovos e nascerem as larvinhas?
Nitara
Membro Veterano

sábado jun 23, 2012 8:33 pm

Os tenébrios são animais que sofrem quatro fases ao longo da sua vida: ovo, larva, pupa e besouro ( também chamado escaravelho ou carocha ). Sendo que vai servir como alimento vivo, o que nos interessa aqui é a larva.
O ovo é minúsculo e mistura-se facilmente com o farelo. A larva nasce muito pequena, evoluindo ao longo do tempo ( mudam de pele à medida que crescem e ficam brancas até outra pele as cubra, ficando bastante vulneráveis ). A pupa é o estado inactivo da vida do tenébrio e é aqui que vai ocorrer a transformação de larva para besouro. O besouro sai da pupa e fica sexualmente maduro, procurando uma fêmea ou um macho para acasalar.

Então, vamos começar pelo alojamento. Eu actualmente uso um aquário com 1m de comprimento, 30cm de largura e 40cm de altura, mas comecei com um de cerca de 20cm.
O tamanho do alojamento vai depender da escala da sua criação. Eu como tinha espaço e o aquário disponível, usei-o.
Mas uma simples caixa serve.

Primeiro de tudo, encha o alojamento com farelo de trigo. Eu uso farelo de grande qualidade e a altura é, mais ou menos, 12 cm. Este farelo serve para os tenébrios comerem ( já falo na alimentação mais abaixo ), para escavarem e se esconderem e para colocarem os ovos.

Em cima do farelo, coloque caixas de ovos, que vão servir como esconderijo e onde os escaravelhos irão também, muito provavelmente, colocar ovos.

Em relação à alimentação, há quem dê apenas farelo, mas eu dou couve, cenoura ( é o alimento que os meus mais gostam ), pão, batata e sticks granulados de cereais ( comprei numa loja ).
Relativamente à água, há muitas pessoas que não dão, mas eu molho papéis de cozinha ( brancos e sem cor ) e coloco em cima das caixas de ovos. Em poucos minutos, praticamente toda a minha colónia vai ao papel beber água. É claro que eles também retiram grande parte da água dos vegetais que comem.
Nunca borrife demais ou coloque muitos papéis! Os tenébrios apreciam um ambiente seco e não demasiado húmido.
Retire sempre os restos dos alimentos que sobrem de um dia para o outro, ou poderão desenvolver-se fungos, que podem dizimar a colónia.

Não necessitam de nenhuma fonte de aquecimento ou outras coisas. São mesmo muito simples de ter e criar.

Não trepam em paredes lisas, pelo que o alojamento pode ficar destapado sem problemas.

Eu sempre fiz assim e a minha colónia cresce a olhos vistos. Daí também a necessidade que eu tive de passá-los para um alojamento mais espaçoso.

Acho que não me falta nada :wink: .
PauloLutino

domingo jun 24, 2012 8:17 am

Mas quanto tempo demora o processo desde o ovo á carócha?
Nitara
Membro Veterano

domingo jun 24, 2012 9:44 am

Eles completam todo o ciclo ( ovo, larva, pupa, besouro ) em, aproximandamente, quatro/cinco meses de duração.

Os ovos eclodem passados mais ou menos 15 dias.
As larvas desenvolvem-se durante 2 meses.
Depois as larvas passam a pupa e daí sai o besouro.

Mas tudo depende das condições ( especialmente climáticas ). Quando as condições não são as ideais, o ciclo pode durar mais.
PauloLutino

domingo jun 24, 2012 1:22 pm

Nitara Escreveu:Eles completam todo o ciclo ( ovo, larva, pupa, besouro ) em, aproximandamente, quatro/cinco meses de duração.

Os ovos eclodem passados mais ou menos 15 dias.
As larvas desenvolvem-se durante 2 meses.
Depois as larvas passam a pupa e daí sai o besouro.

Mas tudo depende das condições ( especialmente climáticas ). Quando as condições não são as ideais, o ciclo pode durar mais.
Aí está o problema, 4 a 5 meses é muito tempo pra depois ter poucas larvas pra fornecer aos bicos de lacre (que estao a começar agora a criar).

Encontrei este site http://www.avilandiapt.com/alimentacao/ ... o_vivo.htm e pareceu-me bastante interessante.Posso seguir as "instruçoes" que este site desenvolve?
Eu estou a pensar apanhar formigas de asas mas como voçe disse que nao devia apanhar insectos selvagens eu estou na duvida.
Nitara
Membro Veterano

domingo jun 24, 2012 1:27 pm

Eu nunca arriscaria a dar insectos selvagens às minhas aves.

Um insecto infectado com qualquer coisa pode facilmente adoecer ou matar uma ou mais aves ( se for contagiosa ).

Mas já que quer as larvas com alguma urgência, compre bébés nas lojas quando as crias das aves nascerem. E depois da criação das aves, começa então a fazer criação dos tenébrios. Assim, para o ano já tem tenébrios.
Responder

Voltar para “Aves”