Vacinação-dúvidas!
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jun 04, 2012 10:56 pm
Napoleão
Boa Tarde!
Há uns mesitos atrás tive que me preocupar com questão da vacinação, desparasitação da minha gata.
Levei-a ao veterinário para a sua primeira consulta/ vacinação e foi-me apresentada duas opções, 2 tipos de vacinas com diferenças de preço de 10euros.. no qual a mais cara abrangia a protecção contra mais 2 doenças, uma das quais, a leucemia felina.
Não olhando aos preços mas sim pensando na saúde da minha gata, escolhi a mais cara (45euros), chama-se Pfizer Fevaxyn Pentofel.
Hoje estive a ver artigos sobre os patudos e quando vejo o tópico sobre a vacinação, abri (por acaso) e li que a vacina contra a leucemia provoca cancro e que devemos ter em conta os riscos da mesma antes de vacinar.
E eu pergunto será que estavam a falar de uma vacina especifica que há para prevenir a leucemia que contém esses riscos acrescidos ao ser administrada ou será realmente a que optei por dar à minha gata?! É porque o veterinário não mencionou riscos.
Apesar de ter confiança no veterinário, aquele artigo preocupou-me..
Alguém optou por esta vacina ( Pfizer Fevaxyn Pentofel) ?
Há uns mesitos atrás tive que me preocupar com questão da vacinação, desparasitação da minha gata.
Levei-a ao veterinário para a sua primeira consulta/ vacinação e foi-me apresentada duas opções, 2 tipos de vacinas com diferenças de preço de 10euros.. no qual a mais cara abrangia a protecção contra mais 2 doenças, uma das quais, a leucemia felina.
Não olhando aos preços mas sim pensando na saúde da minha gata, escolhi a mais cara (45euros), chama-se Pfizer Fevaxyn Pentofel.
Hoje estive a ver artigos sobre os patudos e quando vejo o tópico sobre a vacinação, abri (por acaso) e li que a vacina contra a leucemia provoca cancro e que devemos ter em conta os riscos da mesma antes de vacinar.
E eu pergunto será que estavam a falar de uma vacina especifica que há para prevenir a leucemia que contém esses riscos acrescidos ao ser administrada ou será realmente a que optei por dar à minha gata?! É porque o veterinário não mencionou riscos.
Apesar de ter confiança no veterinário, aquele artigo preocupou-me..
Alguém optou por esta vacina ( Pfizer Fevaxyn Pentofel) ?
Também li esse tópico...
Neste momento os meus gatos apenas levam a vacina que os protege de rinotraqueites, panleucopenia e calcivirus.
Optei por nao os vacinar também com a vacina contra o Felv.
Mas se o gato tem contacto com outros gatos é preferível, na minha opinião, vacina-lo
Neste momento os meus gatos apenas levam a vacina que os protege de rinotraqueites, panleucopenia e calcivirus.
Mas se o gato tem contacto com outros gatos é preferível, na minha opinião, vacina-lo
<p>"A dúvida é o principio da sabedoria." - Aristóteles </p>
<p>"<strong>Não existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
<p>"<strong>Não existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
Outro texto que também aborda o "problema" da vacina: http://www.hvp.pt/2010/03/15/leucose-felina-felv-ii/
no caso da minha gata o vet nem sequer colocou a hipótese de dar a vacina contra o FeLV. perguntou-me se era uma gata de interior e se não tinha contacto com outros gatos, e baseado nisso nem pensou em dar essa vacina.
só depois de a ter vacinado é que comecei a ouvir falar dos riscos da vacina contra o felv e fiquei um bocadinho aliviada por ela não ter sido vacinada, sinceramente
só depois de a ter vacinado é que comecei a ouvir falar dos riscos da vacina contra o felv e fiquei um bocadinho aliviada por ela não ter sido vacinada, sinceramente

-
- Membro Veterano
Napoleão
Pois mas o vet sabia perfeitamente que é gata de interior pois fiz questão de mencionar logo, ele apenas me deu a conhecer as duas vacinas e quais eram as doenças que cada uma prevenia.. e depois deu a entender que era mais pelo preço.
Vi na net o folheto informativo da vacina e não tem quaisquer riscos. Estou cada vez mais confusa
e preocupada..
Não só pela minha gata mas pelo gato de uma amiga,pois no sábado acompanhei-a ao veterinário e o gato dela levou a 1a dose da mesma que optei para a minha gata, nem sei se ainda está a tempo de mudar,ou seja de não dar a 2a dose e depois tratar de dar a outra..enfim
Já nem sei o que pensar e o que fazer..
Vi na net o folheto informativo da vacina e não tem quaisquer riscos. Estou cada vez mais confusa

Não só pela minha gata mas pelo gato de uma amiga,pois no sábado acompanhei-a ao veterinário e o gato dela levou a 1a dose da mesma que optei para a minha gata, nem sei se ainda está a tempo de mudar,ou seja de não dar a 2a dose e depois tratar de dar a outra..enfim
Já nem sei o que pensar e o que fazer..

Pelo que entendi, o que pode provocar o cancro não é a vacina em si, mas a picada.
Também só soube de tal, depois da minha mais velha ter sido vacinada, apesar de estar esterilizada, gosta de ir à rua.
Agora em relação à mais nova, que tem 3 meses, não sei bem o que fazer, pois vou fazer os possíveis para a habituar a não ir para o quintal.
Mas o vet, ja me disse que na altura em que fosse esterilizada, aproveitaria para lhe fazer os testes...
Também só soube de tal, depois da minha mais velha ter sido vacinada, apesar de estar esterilizada, gosta de ir à rua.
Agora em relação à mais nova, que tem 3 meses, não sei bem o que fazer, pois vou fazer os possíveis para a habituar a não ir para o quintal.
Mas o vet, ja me disse que na altura em que fosse esterilizada, aproveitaria para lhe fazer os testes...

<p>A morte não nos rouba os seres amados. Pelo contrário guarda-os e imortaliza-os na nossa recordação. A vida assim, é que no-los rouba muitas vezes e definitivamente. </p>
<p>(Autor desconhecido) </p>
<p> </p>
<p>TiTa</p>
<p>(Autor desconhecido) </p>
<p> </p>
<p>TiTa</p>
Concordo e faço exactamente o mesmo.maraya Escreveu:
...
O meu Tareco ainda levou 2 doses, mas na 2da dose fez um alto enorme um pouco mais abaixo do sitio onde tinha levado a vacina. Desconfiei e falei com a vet sobre o assunto e ela foi de opinião de que não valia a pena vacinar. Até porque a vacina não elimina a hipótese de apanhar a doença na mesma... então o risco não compensa!
Por isso que aqui na arca, quando leio que um gatinho tem um altinho, ponho logo a questão se será no sitio da vacina... o que provoca o problema é a dificuldade que existe na absorção de um componente da vacina, que já não me lembro qual é... Não tem a ver com a picada propriamente dita...
Nunca mais nenhum gato meu levará essa vacina. A Micas não leva.
... Carolina Homenagem ao meu Tareco: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... highlight=
-
- Membro Veterano
Napoleão
Obrigada pelas respostas! Eu também já li o que Tiitaa disse, enfim já nem sei o que pensar.
Micas acha que não devo dar mais dessa vacina?
Em relação ao gatinho da minha amiga, apenas levou 1a dose, ela deve suspender a 2dose?
Sinceramente tenho lido tanta coisa, que já nem sei o que se deve ou não fazer
Micas acha que não devo dar mais dessa vacina?
Em relação ao gatinho da minha amiga, apenas levou 1a dose, ela deve suspender a 2dose?
Sinceramente tenho lido tanta coisa, que já nem sei o que se deve ou não fazer

Não posso aconselhar nesse sentido...
O que eu fiz, foi falar com vet... na altura do Tareco alguns comentários que me fizeram, levaram-me a falar muito sinceramente com a vet e a mostrar-lhe as minhas desconfianças e dúvidas. Ela foi da mesma opinião.
Como a vet continua a ser a mesma, pus logo a mesma decisão de quando foi agora o caso da Micas...
Mas essa é uma decisão muito própria e só o dono é que pode tomá-la... fale com o seu vet nesse sentido e coloque-lhe também as suas duvidas, não tenha receio nem vergonha..
O que eu fiz, foi falar com vet... na altura do Tareco alguns comentários que me fizeram, levaram-me a falar muito sinceramente com a vet e a mostrar-lhe as minhas desconfianças e dúvidas. Ela foi da mesma opinião.
Como a vet continua a ser a mesma, pus logo a mesma decisão de quando foi agora o caso da Micas...
Mas essa é uma decisão muito própria e só o dono é que pode tomá-la... fale com o seu vet nesse sentido e coloque-lhe também as suas duvidas, não tenha receio nem vergonha..
... Carolina Homenagem ao meu Tareco: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... highlight=
Olá!
Eu fiz exactamente o mesmo. as minhas gatas não levaram essa vacina por conselho da própria vet.
Penso mesmo que não compensa, ainda por cima em gatinhos de interior...
felizmente a vet foi dessa opinião pois eu apenas agora me confrontei com este dilema! foi um bom post, já aprendi mais um bocadinho
obrigada por partilhar a dúvida!
Eu fiz exactamente o mesmo. as minhas gatas não levaram essa vacina por conselho da própria vet.
Penso mesmo que não compensa, ainda por cima em gatinhos de interior...
felizmente a vet foi dessa opinião pois eu apenas agora me confrontei com este dilema! foi um bom post, já aprendi mais um bocadinho

-
- Membro Veterano
Napoleão
É o melhor que tenho a fazer..falar com o vet, vou passar por lá sexta-feira..!
Não é bem vergonha, é mais desiludida com o vet pois era da minha confiança e ele não me soube avisar que tinha riscos, pois a forma como ele abordou o assunto deu-me a entender que apenas diferia em termos de preço e afinal não é bem assim..já me arrependi de vaciná-la..
enfim até já dizem que os microchips desenvolvem cancro...
Pois é Farruca, aprendemos com os erros e as dúvidas dos outros..! Só espero não ter prejudicado a minha gata
Não é bem vergonha, é mais desiludida com o vet pois era da minha confiança e ele não me soube avisar que tinha riscos, pois a forma como ele abordou o assunto deu-me a entender que apenas diferia em termos de preço e afinal não é bem assim..já me arrependi de vaciná-la..
Pois é Farruca, aprendemos com os erros e as dúvidas dos outros..! Só espero não ter prejudicado a minha gata

Fale com o veterinario e se faz favor leia o arttigo do HVP que meteram mais acima mas que só leram um parágrafo ..mas sff leia todo
mfranca Escreveu:É o melhor que tenho a fazer..falar com o vet, vou passar por lá sexta-feira..!

quero acreditar que o vet que a vacinou estava consciente das vantagens e desvantagens da vacina e que nunca quereria prejudicar a sua gatinha. mas compreendo a sua preocupação, eu ficaria muito preocupada também!!!
depois diga-nos qual foi o feedback! e não se sinta mal (ponho-me no seu lugar...) porque apenas fez o que na altura achou ser o melhor para ela!!!
e acredito que mesmo que existam riscos, a sua gatinha poderá ser saudável e não manifestar nenhum problema associado à vacina!! é o que espero!

-
- Membro Veterano
Napoleão
Farruca depois de uma reflexão/ conversa com o meu namorado, eu penso que o veterinário não se opôs nem apresentou os riscos dessa vacina porque na altura o meu namorado mencionou que tínhamos um intruso no nosso jardim/quintal.
Pois há um gato adulto amarelo que anda a deriva, tem dono ( um vizinho meu) que apenas se limita a lhe deitar comer e água, não se preocupa com a saúde do patudo. Nota-se que ele está doente, cheio de carraças e as suas fezes já são amarelas e moles enfim..e tem a mania de fazer no meu jardim e de fazer umas visitas à minha gata através da janela da sala..ou seja anda por aqui de casa em casa, às vezes até dorme ao pé da porta dos vizinhos.
A minha gata só sai à rua com supervisão, faço questão de levá-la uns minutinhos todos os dias, se não o faço põe-se a miar ao pé da porta!
Mas em todo o caso ela levou só 2 doses e não lhe criou alto nenhum, mas já não leva mais..
Irei falar com o veterinário sexta, e darei notícias.. vamos la ver a justificação do vet...mas penso que foi dada essa vacina em base do que o meu namorado disse ao veterinário sobre o tal gato..
Pois há um gato adulto amarelo que anda a deriva, tem dono ( um vizinho meu) que apenas se limita a lhe deitar comer e água, não se preocupa com a saúde do patudo. Nota-se que ele está doente, cheio de carraças e as suas fezes já são amarelas e moles enfim..e tem a mania de fazer no meu jardim e de fazer umas visitas à minha gata através da janela da sala..ou seja anda por aqui de casa em casa, às vezes até dorme ao pé da porta dos vizinhos.
A minha gata só sai à rua com supervisão, faço questão de levá-la uns minutinhos todos os dias, se não o faço põe-se a miar ao pé da porta!
Mas em todo o caso ela levou só 2 doses e não lhe criou alto nenhum, mas já não leva mais..
Irei falar com o veterinário sexta, e darei notícias.. vamos la ver a justificação do vet...mas penso que foi dada essa vacina em base do que o meu namorado disse ao veterinário sobre o tal gato..
Se a gata tem acesso ao quintal (mesmo com supervisão) eu nao arriscava deixa-la sem vacina. Ainda por cima se outros gatos têm acesso ao mesmo.mfranca Escreveu:Farruca depois de uma reflexão/ conversa com o meu namorado, eu penso que o veterinário não se opôs nem apresentou os riscos dessa vacina porque na altura o meu namorado mencionou que tínhamos um intruso no nosso jardim/quintal.
Mas sao opinioes