Vacinação-dúvidas!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

mfranca
Membro Veterano
Registado: segunda jun 04, 2012 10:56 pm
Napoleão

segunda jun 25, 2012 1:23 pm

Boa Tarde!
Há uns mesitos atrás tive que me preocupar com questão da vacinação, desparasitação da minha gata.

Levei-a ao veterinário para a sua primeira consulta/ vacinação e foi-me apresentada duas opções, 2 tipos de vacinas com diferenças de preço de 10euros.. no qual a mais cara abrangia a protecção contra mais 2 doenças, uma das quais, a leucemia felina.

Não olhando aos preços mas sim pensando na saúde da minha gata, escolhi a mais cara (45euros), chama-se Pfizer Fevaxyn Pentofel.

Hoje estive a ver artigos sobre os patudos e quando vejo o tópico sobre a vacinação, abri (por acaso) e li que a vacina contra a leucemia provoca cancro e que devemos ter em conta os riscos da mesma antes de vacinar.

E eu pergunto será que estavam a falar de uma vacina especifica que há para prevenir a leucemia que contém esses riscos acrescidos ao ser administrada ou será realmente a que optei por dar à minha gata?! É porque o veterinário não mencionou riscos.

Apesar de ter confiança no veterinário, aquele artigo preocupou-me..

Alguém optou por esta vacina ( Pfizer Fevaxyn Pentofel) ?
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

segunda jun 25, 2012 1:41 pm

Também li esse tópico...

Neste momento os meus gatos apenas levam a vacina que os protege de rinotraqueites, panleucopenia e calcivirus.
Optei por nao os vacinar também com a vacina contra o Felv.
Mas se o gato tem contacto com outros gatos é preferível, na minha opinião, vacina-lo
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
maraya
Membro Veterano

segunda jun 25, 2012 1:48 pm

Outro texto que também aborda o "problema" da vacina: http://www.hvp.pt/2010/03/15/leucose-felina-felv-ii/
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
Keera
Membro Veterano
Registado: sexta nov 11, 2011 1:10 pm

segunda jun 25, 2012 2:27 pm

no caso da minha gata o vet nem sequer colocou a hipótese de dar a vacina contra o FeLV. perguntou-me se era uma gata de interior e se não tinha contacto com outros gatos, e baseado nisso nem pensou em dar essa vacina.

só depois de a ter vacinado é que comecei a ouvir falar dos riscos da vacina contra o felv e fiquei um bocadinho aliviada por ela não ter sido vacinada, sinceramente :oops:
mfranca
Membro Veterano
Napoleão

segunda jun 25, 2012 2:58 pm

Pois mas o vet sabia perfeitamente que é gata de interior pois fiz questão de mencionar logo, ele apenas me deu a conhecer as duas vacinas e quais eram as doenças que cada uma prevenia.. e depois deu a entender que era mais pelo preço.

Vi na net o folheto informativo da vacina e não tem quaisquer riscos. Estou cada vez mais confusa :? e preocupada..

Não só pela minha gata mas pelo gato de uma amiga,pois no sábado acompanhei-a ao veterinário e o gato dela levou a 1a dose da mesma que optei para a minha gata, nem sei se ainda está a tempo de mudar,ou seja de não dar a 2a dose e depois tratar de dar a outra..enfim

Já nem sei o que pensar e o que fazer.. :(
Tiitaa
Membro Júnior
Registado: sexta mar 02, 2012 11:33 pm

segunda jun 25, 2012 3:58 pm

Pelo que entendi, o que pode provocar o cancro não é a vacina em si, mas a picada.

Também só soube de tal, depois da minha mais velha ter sido vacinada, apesar de estar esterilizada, gosta de ir à rua.

Agora em relação à mais nova, que tem 3 meses, não sei bem o que fazer, pois vou fazer os possíveis para a habituar a não ir para o quintal.
Mas o vet, ja me disse que na altura em que fosse esterilizada, aproveitaria para lhe fazer os testes... :?:
<p>A morte n&atilde;o nos rouba os seres amados. Pelo contr&aacute;rio guarda-os e imortaliza-os na nossa recorda&ccedil;&atilde;o. A vida assim, &eacute; que no-los rouba muitas vezes e definitivamente. </p>
<p>(Autor desconhecido) </p>
<p>&nbsp;</p>
<p>TiTa</p>
MiCas2011
Membro Veterano
Registado: quinta out 06, 2011 4:01 pm

segunda jun 25, 2012 4:02 pm

maraya Escreveu:
Neste momento os meus gatos apenas levam a vacina que os protege de rinotraqueites, panleucopenia e calcivirus.
Optei por nao os vacinar também com a vacina contra o Felv.
...
Concordo e faço exactamente o mesmo.

O meu Tareco ainda levou 2 doses, mas na 2da dose fez um alto enorme um pouco mais abaixo do sitio onde tinha levado a vacina. Desconfiei e falei com a vet sobre o assunto e ela foi de opinião de que não valia a pena vacinar. Até porque a vacina não elimina a hipótese de apanhar a doença na mesma... então o risco não compensa!

Por isso que aqui na arca, quando leio que um gatinho tem um altinho, ponho logo a questão se será no sitio da vacina... o que provoca o problema é a dificuldade que existe na absorção de um componente da vacina, que já não me lembro qual é... Não tem a ver com a picada propriamente dita...

Nunca mais nenhum gato meu levará essa vacina. A Micas não leva.
... Carolina Homenagem ao meu Tareco: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... highlight=
mfranca
Membro Veterano
Napoleão

segunda jun 25, 2012 4:19 pm

Obrigada pelas respostas! Eu também já li o que Tiitaa disse, enfim já nem sei o que pensar.

Micas acha que não devo dar mais dessa vacina?

Em relação ao gatinho da minha amiga, apenas levou 1a dose, ela deve suspender a 2dose?

Sinceramente tenho lido tanta coisa, que já nem sei o que se deve ou não fazer :cry:
MiCas2011
Membro Veterano
Registado: quinta out 06, 2011 4:01 pm

segunda jun 25, 2012 4:32 pm

Não posso aconselhar nesse sentido...

O que eu fiz, foi falar com vet... na altura do Tareco alguns comentários que me fizeram, levaram-me a falar muito sinceramente com a vet e a mostrar-lhe as minhas desconfianças e dúvidas. Ela foi da mesma opinião.
Como a vet continua a ser a mesma, pus logo a mesma decisão de quando foi agora o caso da Micas...

Mas essa é uma decisão muito própria e só o dono é que pode tomá-la... fale com o seu vet nesse sentido e coloque-lhe também as suas duvidas, não tenha receio nem vergonha..
... Carolina Homenagem ao meu Tareco: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... highlight=
Farruca
Membro
Registado: sexta dez 17, 2010 5:37 pm

segunda jun 25, 2012 4:32 pm

Olá!

Eu fiz exactamente o mesmo. as minhas gatas não levaram essa vacina por conselho da própria vet.
Penso mesmo que não compensa, ainda por cima em gatinhos de interior...

felizmente a vet foi dessa opinião pois eu apenas agora me confrontei com este dilema! foi um bom post, já aprendi mais um bocadinho :) obrigada por partilhar a dúvida!
mfranca
Membro Veterano
Napoleão

segunda jun 25, 2012 4:43 pm

É o melhor que tenho a fazer..falar com o vet, vou passar por lá sexta-feira..!

Não é bem vergonha, é mais desiludida com o vet pois era da minha confiança e ele não me soube avisar que tinha riscos, pois a forma como ele abordou o assunto deu-me a entender que apenas diferia em termos de preço e afinal não é bem assim..já me arrependi de vaciná-la..

enfim até já dizem que os microchips desenvolvem cancro...

Pois é Farruca, aprendemos com os erros e as dúvidas dos outros..! Só espero não ter prejudicado a minha gata :cry:
tnx1138
Membro
Registado: terça jun 19, 2012 8:33 am

terça jun 26, 2012 6:37 am

Fale com o veterinario e se faz favor leia o arttigo do HVP que meteram mais acima mas que só leram um parágrafo ..mas sff leia todo
mfranca Escreveu:É o melhor que tenho a fazer..falar com o vet, vou passar por lá sexta-feira..!

Não é bem vergonha, é mais desiludida com o vet pois era da minha confiança e ele não me soube avisar que tinha riscos, pois a forma como ele abordou o assunto deu-me a entender que apenas diferia em termos de preço e afinal não é bem assim..já me arrependi de vaciná-la..

enfim até já dizem que os microchips desenvolvem cancro...

Pois é Farruca, aprendemos com os erros e as dúvidas dos outros..! Só espero não ter prejudicado a minha gata :cry:
Farruca
Membro
Registado: sexta dez 17, 2010 5:37 pm

terça jun 26, 2012 9:07 am

:( espero igualmente que não!! mas fale com o seu vet e porque não pedir uma segunda opinião a outro vet que alguém seu amigo lhe recomende?
quero acreditar que o vet que a vacinou estava consciente das vantagens e desvantagens da vacina e que nunca quereria prejudicar a sua gatinha. mas compreendo a sua preocupação, eu ficaria muito preocupada também!!!

depois diga-nos qual foi o feedback! e não se sinta mal (ponho-me no seu lugar...) porque apenas fez o que na altura achou ser o melhor para ela!!!
e acredito que mesmo que existam riscos, a sua gatinha poderá ser saudável e não manifestar nenhum problema associado à vacina!! é o que espero! :)
mfranca
Membro Veterano
Napoleão

terça jun 26, 2012 11:50 am

Farruca depois de uma reflexão/ conversa com o meu namorado, eu penso que o veterinário não se opôs nem apresentou os riscos dessa vacina porque na altura o meu namorado mencionou que tínhamos um intruso no nosso jardim/quintal.

Pois há um gato adulto amarelo que anda a deriva, tem dono ( um vizinho meu) que apenas se limita a lhe deitar comer e água, não se preocupa com a saúde do patudo. Nota-se que ele está doente, cheio de carraças e as suas fezes já são amarelas e moles enfim..e tem a mania de fazer no meu jardim e de fazer umas visitas à minha gata através da janela da sala..ou seja anda por aqui de casa em casa, às vezes até dorme ao pé da porta dos vizinhos.

A minha gata só sai à rua com supervisão, faço questão de levá-la uns minutinhos todos os dias, se não o faço põe-se a miar ao pé da porta!

Mas em todo o caso ela levou só 2 doses e não lhe criou alto nenhum, mas já não leva mais..

Irei falar com o veterinário sexta, e darei notícias.. vamos la ver a justificação do vet...mas penso que foi dada essa vacina em base do que o meu namorado disse ao veterinário sobre o tal gato..
maraya
Membro Veterano

terça jun 26, 2012 12:15 pm

mfranca Escreveu:Farruca depois de uma reflexão/ conversa com o meu namorado, eu penso que o veterinário não se opôs nem apresentou os riscos dessa vacina porque na altura o meu namorado mencionou que tínhamos um intruso no nosso jardim/quintal.

Pois há um gato adulto amarelo que anda a deriva, tem dono ( um vizinho meu) que apenas se limita a lhe deitar comer e água, não se preocupa com a saúde do patudo. Nota-se que ele está doente, cheio de carraças e as suas fezes já são amarelas e moles enfim..e tem a mania de fazer no meu jardim e de fazer umas visitas à minha gata através da janela da sala..ou seja anda por aqui de casa em casa, às vezes até dorme ao pé da porta dos vizinhos.

A minha gata só sai à rua com supervisão, faço questão de levá-la uns minutinhos todos os dias, se não o faço põe-se a miar ao pé da porta!

Mas em todo o caso ela levou só 2 doses e não lhe criou alto nenhum, mas já não leva mais..

Irei falar com o veterinário sexta, e darei notícias.. vamos la ver a justificação do vet...mas penso que foi dada essa vacina em base do que o meu namorado disse ao veterinário sobre o tal gato..
Se a gata tem acesso ao quintal (mesmo com supervisão) eu nao arriscava deixa-la sem vacina. Ainda por cima se outros gatos têm acesso ao mesmo.
Mas sao opinioes :wink:
Responder

Voltar para “Gatos”