O coitadinho estava um pouco mal tratado

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

drazinha
Membro Júnior
Registado: quarta dez 31, 2003 4:12 pm

terça fev 03, 2004 12:08 pm

OI!
Sou nova por estas bandas. À quase duas semanas comprei um gato persa branco e preto de 4 mesinhos, o Pipo.
Como é normal nos gatos quando chegou à sua casa nova cheirou a casa toda e logo de seguida foi direitinho à comida e comeu, comeu até esvaziar o prato(já não devia de comer à anos). O meu pequenito vivia com mais 4 gatos e 2 cães.
O desgraçado vinha cheio de nós no pelo e sem falar na sujidade do pelo, em vez de branco era castanho. 8)
O danadinho faz o xixi dentro da caixa mas o coco faz mesmo ao lado do mesmo. :o
Gostava de saber as vossas opiniões em relação ao pelo, o que posso fazer para tirar aqueles nós horriveis. e o que fazer para ver se ele começa a fazer o coco dentro da caixa.
Deixo aqui apenas o meu 1º testemunho. Apenas tenho o meu bixado à 2 semanas mas ja nao sei viver sem ele. Fico ainda mais contente por o ter trazido para minha casa, pois se ele continuasse onde estava não sei não.
Gostava muito que me ajudassem.
Um grande beijinho para todos aqueles que tal como eu ADORAM gatos

:D
Tchinho
Membro Veterano
Registado: sexta jun 20, 2003 2:35 pm

terça fev 03, 2004 12:19 pm

Qaunto aos nós, há uma ferramenta, chamada corta-nós, mesmo para esse efeito, mas se os nós forem muito grandes e compactos, acho que nem com isso consegues, só mesmo cortando com uma tesoura ou optares por uma tosquia, se tiver tipo alcatifa ;)
Brum
Membro Veterano
Registado: quarta jul 16, 2003 1:23 pm

terça fev 03, 2004 12:23 pm

Olá
Parabéns pelo gatinho
Muitas vezes acontece eles fazerem o xixi dentro do caixote e o resto fazerem cá fora, nunca percebi.
O Tigrinho quando o adoptei também fazia o mesmo, aliás existe aqui no forum um outro tópico com o mesmo assunto.
O que eu fiz foi ir ralhando e cada vez que fazia eu ralhava e ia po-lo dentro do caixote para ele perceber. ainda demorou uns dias a aprender mas hoje em dia é um gatinho super asseado
hecep
Membro Veterano
Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab

terça fev 03, 2004 12:27 pm

Realmente quem lhe vendeu o gato não devia gostar lá muito dele para tê-lo nesse estado.
Sinceramente não percebo muito de persas especificamente mas penso que há uns amaciadores que pode pôr no pelo para facilitar a escovagem. Deve escová-lo todos os dias e uma boa ração também é importante para o pelo ficar bonito. Acho que em casos desesperados acabasse mesmo por ter de cortar os nós do pelo, o melhor é evitar que se formem.
Quanto à caixa de areia, se calhar o tipo de areia que usa é diferente daquela da casa onde ele veio, experimente outro tipo. Outras vezes eles são meios paranóicos com a areia, tem de estar muito limpa. Ele também faz isso com a areia acabada de mudar?
As melhores felicidades para vocês!
drazinha
Membro Júnior

terça fev 03, 2004 2:24 pm

Eu já mudei de tipo de areia não sei quantas vezes, mas não adianta de nada. Em relação à areia eu estou sempre a por areia limpa, pois poderia ser esse o problema. Mas não é :o
Nunca tinha ouvido falar no corta-nós, tenho que ver se encontro. Porque senão estou a ver que o Pipo tem que ir para uma tosquia.
Jinhos
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

terça fev 03, 2004 2:26 pm

Olá

Bem vinda á arca.
O gatinho tem que idade? Quem lho vendeu de facto não o tinha bem tratado uma vez que ele se encontrava com o pêlo assim.
Para lhe tirar os nós, há uma espécie de pente com umas laminas que se coloca por baixo do nó e o corta. Tente usar pó de talco pois ajuda a desembaraçar. Pode comprar amaciador própria que também ajuda. Mas, se estiver muito embaraçado o melhor é cortar mesmo o pêlo senão pode magoar muito o gato e ele ficar traumatizado. Se não estiver o nó muito próximo da pele e se o gato for calminho pode usar uma tesoura sem bicos, se estiver muito perto da pele o melhor é ir a um tosquiador.
Quando a minha gata Amélia foi esterilizada, na zona onde andou o penso o pêlo ficou um horror e era impossivel desfazer os nós eu fui com ela à tosquiadora e agora o pêlo já está bonito. Ela portou-se muito bem e não custou nada.
Uma dica, peça a ajuda a alguém e tape os olhos ao gatinho, ele fica mais calmo.

Deve comprar uma boa ração para ele e dar-lhe uma pasta própria para as bolas de pêlo uma a duas vezes por semana.
Já foi ao vet? peça-lhe conselhos.

Se precisar de mais alguma coisa diga.
Quero ver fotos do Pipo.

Beijokas
kathleen
drazinha
Membro Júnior

terça fev 03, 2004 2:53 pm

Como só tenho net no trabalho amanhã prometo que trago uma foto do pipo.
O Pipo tem 4 meses.
Já agora em relação à ração eu dou-lhe Royal Canin para gatitos.
E de vez enquanto dou-lhe as saquetas da whiskas para gatito. Ele devora.
Kathleen
Membro Veterano
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

terça fev 03, 2004 3:06 pm

Olá

Eu também dou Royal cannin ás minhas gatas e dei Royal Cannin gatinhos até um ano à Amélia e é a que dou á Emília. Mas deve começar a dar-lhe a psata para as bolas de pêlo.
Pode dar uma saqueta da wiskas uma vez por semana, não dê mais pois não lhe faz muito bem.
Já o desparasitou?

Beijokas
Kathleen
drazinha
Membro Júnior

terça fev 03, 2004 3:42 pm

Sim ja esta desparasitado. Na loja de animais a tal pasta tava esgotada mas ainda esta semana vai chegar.
A mulher que me vendeu o Pipo disse que tinha dado a vacina ao gato mas que tinha perdido o boletim de vacinas. Eu achei muito estranho e desconfiei logo , por acaso fui ao veterinario que ela vai com os animais. E como eles têm lá os registos todos o vet disse logo que os gatinhos que a mulher tinha, nenhum deles tina vacinas.
Porquê é que as pessoas são assim?!?!? :(
Não valia mais dizer que não tinha dado??
Beijinhos
hecep
Membro Veterano
Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab

terça fev 03, 2004 3:57 pm

Realmente há pessoas mesmo más, o cão de um amigo meu morreu por causa de uma história parecida, os antigos donos sempre a insistirem que o tinham vacinado só que tinham perdido os papeis, na realidade não tinham vacinado e cão acabou por apanhar uma doença e morrer.
Pelo que conta está a tratar muito bem o Pipo, ele teve muita sorte em ficar consigo.
Quando foi com ele ao vet falou sobre o facto de ele não estar a usar sempre o caixote? Há doenças (como infecções) que poderão fazer com que isso aconteça, mas num gato tão jovem penso que é raro. De qualquer forma não perde nada em abordar esse assunto com o vet quando lá voltar ao reforço das vacinas.
Entretanto pode ir tentando educar o pipo como sugeriu outra forista.
drazinha
Membro Júnior

terça fev 03, 2004 4:14 pm

Eu já falei ao vet em relação a ele fazer o coco fora da caixa, pois começei a ficar alarmada quando li que podia ser sinal de um problema nos intestinos.
O que o vet me disse foi que ele devia de estar a fazer isso para se afirmar pois tinha havido uma mudança de ambiente. Ou que estava meio confuso pois na outra casa eram uma data de animais e provavelmente uma só caixa.
Mas eu não acredito muito nisso pois ja passou uma semana e nada de caixote.
Ja fiz de tudo e parece que nada resulta, enfim quando ele fizer no caixote eu faço uma festa.
;)
Jinhos
Kathleen
Membro Veterano

terça fev 03, 2004 4:14 pm

Olá

De facto não entendo mesmo certas pessoas, se o gato não tinha vacinas qual é a vantagem de dizerem que tem??? Não percebo...

Eu compro a pasta no vet e também pode comprar na farmácia. Eu uso a laxatone com saboa a Atum, a Emília adora, a Amélia já gostou mais, agora dou-lha um bocadinho á força.

Se ele está a ser seguido pelo vet isso é bom, pois pode estar a precisar de algum suplemento vitaminico. Veja rapidamente se lhe resolve o problema do pêlo, senão cada vez piora mais.

Em relação ao caixote vai ver que ele rapidamente começa a ir lá.

Beijokas
kathleen
mai-mai
Membro Veterano
Registado: sexta jan 03, 2003 11:10 pm

terça fev 03, 2004 4:52 pm

Olá Drázinha,

Peço desculpa de só agora lhe dizer qualquer coisa, mas não reparei no tópico...

Realmente existem "criadores"!!!!!! muito esquesitos, coitado do PIPO., mas agora ele está bem pois arranjou uma dona dedicada. Mas passemos ao que interessa, os nós do pêlo provavelmente terão de ser cortados, cuidado com a pele, o melhor seria mesmo ele ser tosquiado por um profissional, não o molhe com os nós pois ainda será mais difícil pentear. Quando o pêlo lhe voltar a crescer então terá de o pentear todos os dias, uma vez por semana com um cheirinho de pó de talco, e um banho de vez em quando. Não lhe dê banho na semana a seguir a tomar vacinas.

Sempre que tiver dúvidas poderá contactar. por pm, também tenho um bicolor preto lindo.

Bjs

Mai-Mai
vera_1
Membro Júnior
Registado: sexta jan 30, 2004 3:52 pm

terça fev 03, 2004 5:11 pm

Então a foto do PIPO?
drazinha
Membro Júnior

terça fev 03, 2004 5:20 pm

Prometo que amanha ja tenho a foto.