Treino / Obediência

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
MiMoo
Membro Veterano
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

segunda jun 25, 2012 6:49 am

Há uns sprays que funcionam como atractivo para eles fazerem as necessidades nesse lugar...
Já agora (e antes de gastar dinheiro no dito cujo spray), o cão faz sempre no mesmo sítio ou vai mudando (dentro de casa)? É que se faz sempre no mesmo sítio pode experimentar começar por colocar as folhas de jornal nesse sítio... também pode tentar estar com atenção e quando o cão estiver para fazer (a cheirar e tal ou já agachado) pegar nele e colocar em cima das folhas de jornal (se começar a fazer no jornal é porreiro porque depois dá para por o jornal na rua e fazer a transição assim... o ideal seria mesmo pegar nela e levá-la à rua (quando se agachar), mas na impossibilidade disso faz-se transições mais lentar :) )
Pinfinhas
Membro Veterano
Registado: terça abr 27, 2010 12:56 pm

segunda jun 25, 2012 9:13 am

MiMoo- Sim fui arrastada, mesmo com a Halti. O Brahma também ficou um pouco dorido no focinho, só abrandou quando lhe faltou o ar.

dianne - Não tenho crianças na familia, nem de amigos. o parque é muito frequentado, as crianças ficam lá até mais ou menos às 8.00 a 9.00 h, depois chega a "maltinha" que são miudos enstre os 12 e os 16 anos e estes têm o mesmo comportamento que as crianças e muito pior, só saem de lá por volta da meia noite. Para mim é muito complicado ir depois dessa hora, nem o posso fazer, pois como já disse levanto-me muito cedo.
"Quando encontrar o local em que o Brahma se sinta calmo, pode ser a vários metros de distância, e sempre que passar uma criança (lá ao fuuundooo!Wink), recompense várias vezes, até a criança desaparecer do ângulo de visão, e depois disso, cesse a entrega de recompensas. Ele vai associar - "olha! sempre que aquelas pessoas pequeninas aparecem, eu recebo um biscoito muito especial!" E esta recompensa só pode ser dada nesta circunstância. Tem que ver o que o motiva mais - frango, fígado, bolinha, boneco que apita, corda.... e utilizar só nessa situação.
Fazer isto várias vezes, e quando digo várias, é mesmo várias e várias..Smile E ir-se aproximando devagarinho do parque, enquanto o recompensa por estar calmo. Nunca o deixe escalar o comportamento, quando vir sinais de que vai acontecer, retroceda alguns passos e recomece." Eu vivo mesmo no centro da cidade
:cry: e arranjar sitios calmos é deficil, mas tenho um sitio mais ou menos, mas de vez em quando também lá estão miudos e sempre que isso acontece e o Brahma os vê ou ouve fica logo alterado e começa a puxar de tal forma que é muitissimo complicado segura-lo e só dá descanso quando chega a casa. Por exemplo, existem algumas vezes em que o passeio é um pouco mais calmo mas quando chegamos perto de casa e consequentemente do parque lá começa ele a puxar é uma loucura, põe o focinho para baixo inclina a cabeça e puxa, puxa e lá vou eu em passo de corrida até chegar a casa.

Liguei para um outro treinador que me indicaram no Vet quando lá fui no sábado comprar shampo para o Brahma, vou hoje ao final da tarde falar com ele. Vamos ver o que me diz, depois dou noticias.
Ontem fomos à praia, fomos cedo, fomos ver nascer o sol 5.30H foi muito bom. O Brahma correu, brincou, tomou banho e fizemos uma boa caminhada, à volta para cá é que foi mais complicado poi já estavam a chegar muitas pessdoas com os respectivos cães e o Brahma teve que dar o ar da sua graça e ladrou e jogou-se a todos eles, quando cheguei ao carro tinha as mãos tão doridas e marcadas da trela que custava a mexe-las. Mas, passou e nós divertimos-nos muito ... enquanto foi possivel.
sheep23
Membro Veterano
Registado: segunda dez 26, 2011 3:16 pm

segunda jun 25, 2012 10:39 am

Às vezes é preciso também ter cuidado da forma como estamos a recompensar durante a dessensitização. Porque às vezes, sem percebermos, podemos estar a "forçar" um pouco as coisas e acabar por stressar mais o cão. Em algumas situações, é melhor esperar que o cão se acalme mesmo quase por completo perante o "gatilho", antes de tentar interagir sequer com ele (ou seja, ignorá-lo um pouco enquanto o deixa acalmar pouco a pouco).

Imagina que existe uma barra de nível de stress:

| |
| | -> limite
| |
| |
| |
| |
| | -> ponto inicial

Entre o ponto inicial e o limite o cão sentre stress quando está exposto aos "gatilhos", mas ainda consegue aguentar o stress e aprender alguma coisa com a experiência. Mas quando atinge o limite, pode causar um dos 3 comportamentos - luta, fuga ou desistência ("shut down").

Quando está dentro do prédio e antes de sair e já ouve as crianças, o nível de stress do seu cão já está algures entre o ponto inicial e o limite. Começa a mostrar sinais de stress ("calming signals") e isso pode escalar rapidamente.

| |
| | -> limite
| |
| |
|x|
|x|
|x| -> ponto inicial

Quando a dona tenta interagir com ele, quer por métodos positivos quer por correcções, essa interacção aumenta ligeiramente o nível de stress (é como vermos uma aranha de longe e alguém estar a falar para nós tipo "olha para mim! não tenhas medo!"):

| |
| | -> limite
| |
|X|
|x|
|x|
|x| -> ponto inicial

Por isso às vezes é melhor não fazer nada até o nível de stress diminuir, para não aumentar sem querer. Isto especialmente se a dona não tem experiência nem intuição suficiente e também estiver nervosa.

Geralmente, se um cão for exposto aos "gatilhos" que o assustam durante algum tempo acaba por se acalmar porque acaba por perceber que não vai acontecer nada. Isto pode levar algum tempo, dependendo do quão stressante são os "gatilhos". Quanto mais stressante for (antes do limite claro), mais tempo precisa de se acalmar e acustomar, mas também pode precisar de menos sessões; quanto menos stressante for, menos tempo se leva a acalmar, mas se os "gatilhos" forem demasiado fracos, o cão pode não aprender muito com a experiência.
Assim, o importante é conseguir arranjar o nível certo.

A Pinfinhas já experimentou ficar dentro do prédio e deixar o seu cão ouvir o barulho e não fazer mais nada, até ele acalmar? Isto pode demorar um pouco, mas talvez pode resultar com o tempo. Talvez pode experimentar habituá-lo primeiro a ouvir o barulho das crianças e depois aumentar a intensidade do "gatilho" gradualmente, enquanto que o deixe habituar sem interagir muito com ele (até ele acalmar e assim sim).

Eu com o meu cão, ele tinha medo dos carros grandes e do metro, talvez pode não ser tanto como o seu cão, mas ele puxava e tentava fugir também, se for muito perto. Na altura não usei snacks, apenas estava perto da estrada e deixei-o ver os carros sem interagir muito com ele. Depois começámos a andar mais perto, mas sempre sem deixar o stress muito. Quando ele puxava um pouco para trás, deixava-o recuar um pouco mas depois ficava parada e ele depois ou ficava quieto a olhar (não dava para puxar mais) ou sentava (quando o stress não era muito, mandava-o sentar). Não levou muito tempo até ele perceber que esses objectos grandes só fazem barulho mas não vão ter com ele (em todo o tempo agi como se nada fosse, que não queria saber desses objectos).
Pinfinhas
Membro Veterano

segunda jun 25, 2012 10:47 am

sheep23 : "A Pinfinhas já experimentou ficar dentro do prédio e deixar o seu cão ouvir o barulho e não fazer mais nada, até ele acalmar? Isto pode demorar um pouco, mas talvez pode resultar com o tempo. Talvez pode experimentar habituá-lo primeiro a ouvir o barulho das crianças e depois aumentar a intensidade do "gatilho" gradualmente, enquanto que o deixe habituar sem interagir muito com ele (até ele acalmar e assim sim). "

Tal como dise a minha casa fica mesmo em frente do parque infantil e como moro num segundo andar tenho algumas janelas que dão directamente para o referido parque e já tentei estar um pouco com ele nessa marquise onde se vê e ouve o barulho das crianças, mas ele não é muito receptivo a isso, até treme se o faço ficar lá mais tempo do que ele necessita para constatar que os tais seres mini e barulhentos estão lá.
É uam situação muito, muito dificil.
AMSantos
Registado: sábado mai 12, 2012 6:34 pm

segunda jun 25, 2012 11:42 am

Obrigado pelo conselho.

O problema é de facto ela não fazer as necessidades no mesmo local.

Assim que as faz, eu já tentei colocar lá o jornal para que repita... mas fica incomodada e pronto... procura novo lugar.

Vou procurar o tal "spray"... na dúvida.

(É a minha quarta cadelinha... e nunca tive estes problemas com qualquer uma das outras! Ufa! Mas iremos conseguir!?!)

Obrigado, mais uma vez.
sheep23
Membro Veterano
Registado: segunda dez 26, 2011 3:16 pm

segunda jun 25, 2012 12:03 pm

Pinfinhas Escreveu:sheep23 : "A Pinfinhas já experimentou ficar dentro do prédio e deixar o seu cão ouvir o barulho e não fazer mais nada, até ele acalmar? Isto pode demorar um pouco, mas talvez pode resultar com o tempo. Talvez pode experimentar habituá-lo primeiro a ouvir o barulho das crianças e depois aumentar a intensidade do "gatilho" gradualmente, enquanto que o deixe habituar sem interagir muito com ele (até ele acalmar e assim sim). "

Tal como dise a minha casa fica mesmo em frente do parque infantil e como moro num segundo andar tenho algumas janelas que dão directamente para o referido parque e já tentei estar um pouco com ele nessa marquise onde se vê e ouve o barulho das crianças, mas ele não é muito receptivo a isso, até treme se o faço ficar lá mais tempo do que ele necessita para constatar que os tais seres mini e barulhentos estão lá.
É uam situação muito, muito dificil.
Quanto tempo é que estiveram na marquise? Ele apenas se limitou a tremer, ou foi muito pior que isso?
Se não for demasiado stressante, mesmo que possa ser difícil, pode experimentar ficar com ele durante algum tempo várias vezes ao dia lá na marquise. Se for demasiado stressante, talvez possa deixar a marquise ligeiramente aberta, e depois ficar com ele na divisão ligada à marquise?

Se não conseguir mesmo controlar o ambiente de forma a minimizar os estímulos o suficiente para sequer conseguir um ponto de partida, tenho outra solução não aversiva, mas vou enviar-lhe por PM.
doglover80
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

segunda jun 25, 2012 12:29 pm

AMSantos Escreveu:Olá! Preciso de algumas indicações...

A minha cachorrinha não compreende que as necessidades se devem fazer na rua. Passeio-a durante horas várias vezes ao dia (sobretudo após as refeições) e vem ansiosa para casa para as fazer.

Mais grave é que já tentei circunscrever este terrível hábito a um só local em casa (terraços) utilizando as técnicas mais vulgares, como as das folhas do jornal e não funciona, porque deve considerar o jornal como um tapete.

Já absorvi as respectivas folhas de jornal com a sua urina e recoloquei-as... e nada. Faz sempre num local limpo.

Apesar de obediente... não consigo sequer recompensá-la porque não faz as necessidades nem na rua... nem no jornal.

A quem me puder ajudar, agradeço.
http://bomcaopanheiro.blogspot.pt/2012/ ... orros.html
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
Pinfinhas
Membro Veterano

segunda jun 25, 2012 1:20 pm

As meninas adoram esta marquise pois apanha muito sol, e por vezes eu também vou com elas para lá. Para tentar conquistar o Brahma, levo sempre qualquer coisa para comer e é assim que o consigo convencer a ficar lá algum tempo, cerca de 10 a 15 segundos, ele entra dá a volta e sai de seguida. É nessa marquise que tenho o computador e por vezes estou lá um bocadinho, e nessas alturas o Brahma vai ter comigo, vê se está tudo bem e vai-se embora, vai-se deitar no meu quarto que é o sitio onde ele se sente seguro e de onde me consegue ver se eu estiver ao computador, se eu estiver no outro lado da marquise ele não me vê, mas vai la´espreitar e vai-se embora, faz uma quantas viagens.
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

segunda jun 25, 2012 1:24 pm

Pinfinhas Escreveu:As meninas adoram esta marquise pois apanha muito sol, e por vezes eu também vou com elas para lá. Para tentar conquistar o Brahma, levo sempre qualquer coisa para comer e é assim que o consigo convencer a ficar lá algum tempo, cerca de 10 a 15 segundos, ele entra dá a volta e sai de seguida. É nessa marquise que tenho o computador e por vezes estou lá um bocadinho, e nessas alturas o Brahma vai ter comigo, vê se está tudo bem e vai-se embora, vai-se deitar no meu quarto que é o sitio onde ele se sente seguro e de onde me consegue ver se eu estiver ao computador, se eu estiver no outro lado da marquise ele não me vê, mas vai la´espreitar e vai-se embora, faz uma quantas viagens.
Nao percebo tanto disto como quem tem estado a comentar...
Mas e se associar a hora das refeições aquela marquise? E as bricadeiras tambem. Talvez resulte em alguma coisa...
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
doglover80
Membro Veterano

segunda jun 25, 2012 5:00 pm

Pinfinhas Escreveu:As meninas adoram esta marquise pois apanha muito sol, e por vezes eu também vou com elas para lá. Para tentar conquistar o Brahma, levo sempre qualquer coisa para comer e é assim que o consigo convencer a ficar lá algum tempo, cerca de 10 a 15 segundos, ele entra dá a volta e sai de seguida. É nessa marquise que tenho o computador e por vezes estou lá um bocadinho, e nessas alturas o Brahma vai ter comigo, vê se está tudo bem e vai-se embora, vai-se deitar no meu quarto que é o sitio onde ele se sente seguro e de onde me consegue ver se eu estiver ao computador, se eu estiver no outro lado da marquise ele não me vê, mas vai la´espreitar e vai-se embora, faz uma quantas viagens.
Já fez uma análise hormonal ao cão? Já despistou essa possibilidade?
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
AMSantos
Registado: sábado mai 12, 2012 6:34 pm

segunda jun 25, 2012 5:09 pm

Agradeço a sugestão do artigo.

Vou colocar em prática as fases indicadas com maior dedicação.

Obrigado.
Pinfinhas
Membro Veterano

terça jun 26, 2012 8:00 am

doglover80 Escreveu:

Análise hormonal? Pode ser mais especifico?
doglover80
Membro Veterano

terça jun 26, 2012 1:55 pm

Pinfinhas Escreveu:
doglover80 Escreveu:

Análise hormonal? Pode ser mais especifico?
Bem, existe uma feromona que se usa para acalmar o cão, mas é mais usada em casos de ansiedade por separação. Existem uns produtos de libertação da feromona numa divisão, difusores, mas existe em coleira, que no caso concreto do seu cão seria algo a experimentar o nome é: DAP - Dog Appeasing Pheromone (feromona apaciguante canina).

ATENÇÃO: Não ando aqui para me armar em "sabão", por isso aviso que não tenho experiência própria com esta feromona, mas ela tem-me sido indicada por várias pessoas diferentes, sem ligação entre eles, nos cursos de formação onde tenho ido de treino canino. Usaram pessoalmente e tiveram bons resultados inclusive em situações como a do Brahma, que não é ansiedade por separação é o medo generalizado e descontrolado que não melhora com aplicação de protocolos comportamentais. Poderá dar a ajudinha que precisa para arrancar.

Dando a minha achega de profissional de saúde: leia atentamente as contra-indicações e efeitos secundários, inclusivé as implicações para as pessoas que coabitam com o cão.
Pinfinhas
Membro Veterano

terça jun 26, 2012 2:01 pm

As feromonas já usei. Colocava num difusor e o spray punha na coleira e também usei os florais de Bach.
Pinfinhas
Membro Veterano

terça jun 26, 2012 2:07 pm

doglover80, nunca achei que se estava a armar em "sabão (?)", só tenho mesmo é que agradecer.
Ontem fui encontrar-me com o treinador de quem tinha falado.Disse-me para levar lá o Brahma ba proxima 5ª feira, para ver se é capaz de o ajudar ou não.
Responder

Voltar para “Cães”