Treino / Obediência

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
doglover80
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

terça jun 26, 2012 2:32 pm

Pinfinhas Escreveu:As feromonas já usei. Colocava num difusor e o spray punha na coleira e também usei os florais de Bach.
E nada... :?
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
doglover80
Membro Veterano

terça jun 26, 2012 2:36 pm

Pinfinhas Escreveu:doglover80, nunca achei que se estava a armar em "sabão (?)", só tenho mesmo é que agradecer.
Ontem fui encontrar-me com o treinador de quem tinha falado.Disse-me para levar lá o Brahma ba proxima 5ª feira, para ver se é capaz de o ajudar ou não.
Boa sorte, mas não se esqueça do BAT que lhe falei.
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
Pinfinhas
Membro Veterano
Registado: terça abr 27, 2010 12:56 pm

terça jun 26, 2012 2:42 pm

BAT ??? Ou LAT?
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

terça jun 26, 2012 2:57 pm

Penso que se falou em BAP e LAT.
Pinfinhas
Membro Veterano

terça jun 26, 2012 3:03 pm

Behavior Ajustment Training (BAT),
LAT (Look at That), o cão foca-se no "gatilho", que causa a excitação ou agressividade e é recompensado o que altera o sentimento do cão relativamente a esse gatilho, ficando focado no dono quando está em presença desse gatilho.

Obrigada, não me esqueço.
doglover80
Membro Veterano

terça jun 26, 2012 10:02 pm

:lol: :lol: :lol: :lol:

A confusão que para aqui vai...bem que a Claudia me diz, não tentes explicar tanto senão confudes toda a gente... mas enfim eu tenho sempre esperança que vale a pena explicar tudo, isto de ser enfermeiro tem que se lhe diga... :wink:

O LAT é da senhora Leslie Mcdevitt e faz parte das técnicas do livro Cntrol Unleashed (um dos melhores livros de todos os tempos) foi criado para resolver problemas de excitação e agressividade em aulas de agility mas acabou por se mostrar util em todos os cães com esses problemas.

http://controlunleashed.net/book.html

O BAT é da senhora Grisha Stewart e apresenta uma novidade que é usar recompensas funcionais, por exemplo a distância ao gatilho, serve para cães medrosos e reativos, foi feito em cooperação com uma cartonista e tem muitas imagens explicativas de fácil compreensão.

http://functionalrewards.com/

São duas autoras, dois livros, com pontos de contato e com ferramentas para usar em simultâneo... mas no caso da pinfinhas o BAT é a não perder mesmo.
Pinfinhas
Membro Veterano

quarta jun 27, 2012 7:51 am

Obrigada pela paciência, não vou esquecer.
Pinfinhas
Membro Veterano

segunda jul 02, 2012 12:30 pm

Olá e boa tarde. Hoje vai ser a segunda aula de treino com o meu Brahma. Estou empenhadissima e parace que o Brahma também. Na aula de apresentação as coisas não correram muito bem, poi o Brahma viu-se rodeado de cães e não os conseguia morder a todos. Na primeira aula as coisas já foram melhores e agora estou desejando que cheguem as 18 horas.
estevez
Membro
Registado: terça ago 21, 2012 9:10 am

quinta jan 17, 2013 2:23 am

olá,

adoptei recentemente uma cadela adulta com 3 anos. ela tem um temperamento óptimo, dentro de casa chega a ser chata de tanto nos seguir, quer estar sempre perto de nós. quando fica sozinha fica lindamente. o único pecado dela, que não me faz mossa nenhuma, é que quando está sozinha, durante a noite ou quando saímos, vai para cima do sofá ou, mais raramente, para uma das camas, coisa que proibimos quando estamos presentes. pelos relatos que leio, até agora parece que nos saiu a sorte grande nesse aspecto, apesar de só se ter passado uma semana desde que ela chegou.

na rua, as coisas mudam um bocado. como viveu cerca de um ano e meio num abrigo de uma associação, e antes disso sabe-se lá onde e como, nunca tinha sido habituada a andar à trela. ela tem cerca de 25 kg e está gordita, devia ter uns 20/22 possivelmente. tem um porte parecido com um labrador, um pouco mais pequena talvez, peito largo e pernas curtas (só o porte, fisicamente não tem nada a ver). isto para dizer que apesar de não ser um monstro, ainda tem alguma força. inicialmente comprei logo uma estranguladora, era o método que conhecia e pareceu-me que de início ia ser mais fácil controla-la desta forma. e apesar de não me apoiar em nenhum dado científico, o meu senso comum diz-me que quando eles puxam uma coleira normal magoa e asfixia tanto como uma estranguladora, porque a as vias respiratórias estão à frente, precisamente na zona que é comprimida seja com uma coleira ou com outra. mas adiante, a verdade é que comecei a usar métodos positivos para lhe ensinar a andar à trela. paro ou mudo de direcção quando ela puxa. recompenso verbalmente e com afecto ou biscoitos quando ela vem ao meu lado (ou anda sem tensão, não faço questão que ela ande ao meu lado como se estivéssemos a marchar na tropa, o raio de acção da coleira para mim é aceitável. neste espaço de uma semana, apesar de estar longe de perfeito a diferença deixa-me satisfeito.

ela continua a reagir a algumas coisa repentinamente, como algumas pessoas (não é reacção agressiva, apenas reage, vai na direcção delas amigavelmente lol), alguns cães, alguns cheiros e bolas, que são a grande perdição dela. ela é completamente doida por bolas, não sei se tanto como qualquer cão ou mais. quando a passeio mais tarde pela noite, com o jardim aqui perto deserto, uma ou outra vez solto-a (admito a minha irresponsabilidade porque ela ainda não responde à chamada como deve ser, estou a pensar comprar uma daquelas trelas compridas para treino, mas quero que ela corra um bocado e brinque com bolas com espaço).

eu tenho muitas dúvidas, mas as dúvidas que me fizeram escrever este testamento são as seguintes: quando eu tenho a bola na mão ela fica maluca. não sai de ao pé de mim e não tira os olhos da bola. geralmente faço-a sentar-se primeiro - ainda tenho que ajudar com as mãos, a educação dela nestes últimos 3 anos foi zero - e atiro e ela vem sempre trazer-me, mas não larga, tenho que a tirar da boca dela (já me tinham avisado na associação onde a adoptei que era assim: ficava doida com a bola, não dava, mas quando a apanhava vinha a correr para o pé de nós)

1º: mesmo que comece a usar a trela comprida, qual é a melhor forma de acabar o exercício? sinto que ao tirar-lhe a bola e não a lançar novamente ela fica desiludida haha. vem quase o resto do passeio atrás de mim colada para ver se há bola novamente

2º: como devo fazer ou reagir relativamente ao facto de a partir do momento em que tenho a bola na mão, passa a ser a bola que manda? ela praticamente deixa de olhar para mim e não me ouve, o cérebro dela parece que só vê bola, "ir apanhar quando este tipo a atira, voltar para o pé dele, ele arranca-me a bola da boca e repetimos".

eu percebo que como não está connosco desde cachorra ainda não tem a relação connosco que os cachorros começam a construir com os donos e já não está na idade ideal para começar a aprender, mas já contactei algumas escolas e treinadores (aproveito para pedir conselhos de escolas e preços na zona de lisboa para quem conhece e frequenta ou frequentou). apenas quero ir fazendo as coisas correctamente enquanto não me decido por uma escola.

obrigado

ps: já agora, vou procurar vídeos e dicas, mas já que aqui estou, qual é a melhor forma de ensinar o larga? devo usar o comando e tirar-lhe a bola? ela não vai associar o "larga" a eu tirar e não a ela dar? é que por ela fica com a bola na boca até adormecer e ela cair haha.
MiMoo
Membro Veterano
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

quinta jan 17, 2013 9:58 am

Penso que vai por um bom caminho!
Visto que a bola é a GRANDE perdição dela (ehehe) suponho que trocar a bola por comida nunca a iria fazer largar a bola, por isso, e o que eu sugiro é que leve sempre duas bolas. Ela tem a 1ª e ao querer a segunda, normalmente acabam por largar a que têm na boca (se não largar comece a brincar com a bola para ela ficar com mais atenção à bola que tem na mão do que à que tem na boca). Assim que ela larga diga "larga", depois recompense com um muito bem, apanhe a 1ª e atire a 2ª (também é possível que no início ela não largue logo a 1ª e tenha que atirar a 2ª para ela largar a 1ª, não faz mal, o que interessa é que ela entenda que a brincadeira não pára por largar a bola que tem na boca).
Quanto ao senta... não é necessário fazer pressão com a mão... só com a recompensa e ela a olhar ligeiramente para cima acabam por se sentar naturalmente (veja canais no youtube como zakgeorge21, kikopup e tab289; agora de cabeça não me estou a lembrar de outros, mas nesses tem de certeza como se ensina o senta sem ser necessário pressionar o rabo :) ).
estevez
Membro

quinta jan 17, 2013 10:36 am

ok, bem pensado, vou experimentar. e quanto a acabar o exercício físico com a bola, qual será a melhor forma de ela não associar esse final a algo mau, tipo "acabou a brincadeira, acabou a liberdade, tenho que ir outra vez à trela junto a ele"... senão qualquer dia deixa de me trazer a bola para não acabar o jogo.
greenandme
Membro Veterano
Registado: segunda ago 08, 2011 10:11 pm

quinta jan 17, 2013 1:37 pm

Depende do que eles gostarem. Faça jogos curtos mas frequentes. com a trela comprida atire umas quantas bolas, diga um chega e siga passeio. Ao principio vai chateá-lo para devolver a bola. Ignore, deixe-a prestar atenção ao passeio e só depois recomece. Continuar o passeio não é punição e só lhes faz bem aprenderem a controlar-se depois do chega.
MiMoo
Membro Veterano
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

sexta jan 18, 2013 1:29 pm

Pode sempre, durante o tempo em que o cão está solto, fazer várias chamadas, nalgumas atira logo a bola, noutras prende. Quando prende, faça uma festa lindo cão e etc e solte-o novamente (o que fará ao cão associar que o prender nem sempre significa fim de brincadeira! Isto para evitar que ele não venha à chamada só por estar a mexer na trela ou por fazer algo involuntário que o cão comece a associar com o fim da brincadeira...).
estevez
Membro

sexta jan 18, 2013 2:22 pm

ontem experimentei isso, em vez de fazer a brincadeira e passar à trela curta uma única vez, prendi-a na trela curta, andei mais um pouco, parámos, brincámos mais... o regresso a casa é espectacular, vem colada na minha mão, com o cansaço e à procura da bola hehe. mas noto que isto não tem a ver comigo, mas com a bola hehe. só despertou porque apanhámos um susto com um rotweiller enorme que ficou possuído quando a viu, nunca vi um cão apanhar tanto esticão de trela e dar tanta luta ao dono, tive que ficar parado com a cadela uns minutos até ele conseguir acalmar o cão do lado de lá dos carros e seguir caminho. estiveram às voltas com puxões e esticões de trela e o cão aos saltos e o homem às voltas, parecia um animal selvagem. lá seguiram mas mesmo assim não ia muito convencido. ainda a uma distância enorme o cão continuava a tentar voltar e o dono a corrigi-lo violentamente com a trela, se aquele cão se solta...
tjgp90
Membro
Registado: sábado fev 11, 2012 11:55 pm

sexta jan 18, 2013 3:43 pm

Pois... Nem sabem quanto os invejo por conseguirem esses resultados... Com o Bart é uma alegria!! A comida tem que ficar à disposição, senão não come (come quando lhe apetece), não aceita recompensas, chamo e ele não vem ou vem muito a medo, saio à rua com ele e ele rosna e ladra a toda a gente por quem se cruza...
Faz buracos, come cactos, está sempre a correr no jardim (fiquei sem relva e agora só tenho lama), na trela vai sempre a puxar!! É um desespero!!

Dar-lhe umas palmadas? primeiro tinha de apanha-lo!! E se ele já é medroso ia ficar pior... Manda-lo para o ninho?? Não vai!! Nem a simples escovagem ele gosta...

Não percebo que fiz eu de mal...Grrrrrr

Mas tem pelo menos uma qualidade: é bom cão de guarda (vá pelo menos assusta)!!

Aceitam-se sugestões :wink:
Responder

Voltar para “Cães”