Como habitua-los?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
crispal
Registado: domingo jul 21, 2002 9:16 am

domingo jul 21, 2002 9:42 am

Ola a todos!

Tenho um caniche com 1 ano de idade, é muito meigo e inteligente. Contudo é um cao muito possessivo com os donos , muito ciumento.
Sucede que vamos mudar para uma casa maior, com um enorme terraço onde teriamos condições para ter mais um cão.
Como sempre tivemos uma enorme vontade de ter um cao de raça grande, estamos a pensar adquirir um Boxer ou um Golden Retrivier, bebes. A minha questão é se um caniche e um Boxer ou um Golden, têm possibilidades de se tornar grandes amigos?

Agradeço desde ja a atenção dispensada! :)
Tobias
Membro
Registado: quinta abr 11, 2002 11:01 am
Localização: Duas cadelas: Pastora Alemã e Presa Canário e um casal de Piriquitos

segunda jul 22, 2002 10:27 am

Crispal,
é sempre complicado fazer com que um cão que foi habituado a estar sózinho e a ter a atenção do seu só para si, a um novo companheiro... existe aquei uma invasão de território por parte do que chega. Desdo o inicio tera que haver uma apresentação dos dois animais e não os deve deixar ficar logo juntos na 1ª noite. deixe-os junto p.ex. uma tarde (consigo por perto) e á noite separe-os. Vá habituando-os um ao outro... nunca se esqueça que o carinho tem que dar para os dois... Vai existir entre eles alguma competição e luta sobre a posição alpha na matilha. isto é normal desde que não se torne agressivo demais... tem que ter alguma paciência mas é compensatório

boa sorte

Carla
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

sábado ago 17, 2002 9:56 pm

Digamos que é tudo uma questão de tempo, paciência, carinho e lógica.
Ao introduzir um novo "rival" numa casa onde já existe outro cão são indispensáveis as sucessivas e controladas apresentações. Dia após dia, o cão adulto aperceber-se-á de que não vale a pena reagir mal para o novo hóspede. Um dado importante... Quando o cachorro está fora de casa, não deve ser dada qualquer tipo de atenção ou carinho ao cão adulto, pois este assim associará rapidamente e com agrado, a presença do cachorro às festas, atenção, guloseimas ( agora sim, aplicadas no momento certo).
Lucifera
Membro Júnior
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: 2 cachorros! Um Cocker Spaniel e um Basset Hound que são os melhores amigos!

sábado ago 17, 2002 10:46 pm

Olá
:lol:

O meu Ribas, um cocker Spaniel com 9 anos, foi-me oferecido quando eu ainda nem tinha feito 14 anos de idade e deixado, entenda-se, por minha conta a sua educação. É claro que o cão foi mais do que mimado, pois passava mais tempo ao meu colo do que no chão! Desde a vesti-lo com roupas de pessoa e a adormece-lo ao colo, ele passou de tudo! Claro está, que era híper apegado aos donos e em especial a mim!
Quando me mudei para a minha casa, recolvi arranjar outro cão, desta feita um basset hound (tenho uma atracção especial por cães orelhudos!!!).
O Igor veio cá para casa com pouco mais de 2 meses! Foi apresentado ao Ribas e ficaram logo juntos na primeira noite. O Ribas, ao princípio não lhe ligou muito, passado aquele entusiasmo inicial de o cheirar das patas trazeiras à cabeça!
Mas com o tempo, foi-se afeiçoando pelo Igor! Agora, dormem aconchegados um no outro! Andam sempre juntos! São grandes amigos! Quando é a altura de um ir ao veterinário, o outro fica melancólico até chegar o amigo!
Só nas alturas do comer, é que existe alguma rivalidade, pois o Igor tem a mania de tentar comer também a comida do Ribas, mas nada que um rosnar e um arreganhar de dentes não solucione!
É claro que tentamos repreender o Igor sempre que ele chateia em demasia o Ribas, mas não interferimos muito! Deixamos que sejam eles a entenderem-se!

Espero que tenha tanta sorte quanto eu!

Agora, tenho os dois malandrecos a dormir por debaixo do estirador e o Ribas tem a cabeça apoiada no dorso do Igor! Um regalo de se ver!

Luci
Bruxa
Membro Júnior
Registado: sábado jul 13, 2002 9:56 am

terça ago 20, 2002 11:59 pm

Olá,

eu tenho um serra da estrela/castro laboreiro com 7 anos. Mimadíssimo e convencido que é o centro do mundo. Há dois anos arranjei uma cadela labrador e apesar de o Ben ao princípio não ter gostado muito da brincadeira, agora adora a Concha e trata-a como se fosse pai dela. Já ela não pode viver sem ele...e cada vez que o deixa de ver 5 minutos faz-lhe uma festa como se tivessem sido 2 anos!
Boa sorte!
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quarta ago 21, 2002 8:11 am

Não percebo muito disso mas dizem-me que não há problemas de adaptação quando se trata de um cão adulto e um cachorro ou de um macho e uma fêmea.
Isto, dizem, porque não se coloca a questão da rivalidade e de quem é o alfa.No 1º caso é o adulto.Também me dizem que jamais um macho rivaliza com uma fêmea ou um cachorro (eles sabem pelo cheiro).
Portanto, o resto são ciúmes, que o dono deve gerir como quando há um bébé novo numa casa onde já há um filho pequeno.
Têm de se ter atenção para o mais velho não se sentir desprezado.
Tenho perguntado por aí porque estou a pensar (no futuro mais ou menos próximo) em ter outro cão.
Responder

Voltar para “Cães”