Gatos Persa: mais do que um! Sugestões e recomendações!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
joanamysty
Registado: sábado jul 23, 2005 8:51 pm

quarta jun 27, 2012 4:59 pm

Olá boa tarde.

Tenho um gatinho persa, li sobre estes gatos e os cuidados a ter com eles.
Gostava de saber a opinião de pessoas que tenham mais do que um...em termos monetários, de sociabilização, se é necessário algum cuidado especial...como é ter só machos ou só fêmeas...ou um casal.Devem ser castrados ou esterilizados?

Gosto de aprender um pouco mais, neste caso, sobre gatos persa e a sua relação entre eles.

Ficarei grata por todos as recomendações, cuidados, sugestões que tiverem dado que a minha experiência é nula relativamente a animais de estimação.

Desde já obrigada a todos :)
Lucci
Membro Veterano
Registado: quarta jan 19, 2011 5:58 pm

quarta jun 27, 2012 5:13 pm

Olá!

Em relação aos persas não conheço especificamente todos os cuidados a ter porque não tenho nenhum, mas sei que são gatos que dão o seu trabalho de manutenção.

Quanto á companhia, acho que os gastos facilmente se podem multiplicar por 2, ou pelo numero de animais que quer acrescentar à sua residente.
em termos de cuidados basicos, alimentação, vacinação essas coisas que são quase certas..
Quanto á castração/esterilização acho essencial, primeiro quer esteja ou não acompanhado o animal, se tiver um casal ou mesmo 2 do mesmo sexo, convém sempre esterilizar/castrar, para além de eliminar os cios, também elimina as possibilidades de marcação de território ( bem mal cheirosos) e os miados desvairidos da maioria das gatas, para além que para se fazer uma cruza responsavel é preciso muito mais que simples conselhos ou informação da internet.

Espero ter ajudado em alguma coisa, de certo que alguém mais experiente na raça virá deixar a sua opinião.
MiCas2011
Membro Veterano
Registado: quinta out 06, 2011 4:01 pm

quarta jun 27, 2012 5:17 pm

Boa tarde,

Pouco pouco ajudar em relação aos persas, mas existe aqui no fórum um sub-forum dedicado aos persas e pode ser que alguém lhe dê mais ajuda. Deixo o link:

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforum.php?f=113
... Carolina Homenagem ao meu Tareco: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... highlight=
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

quarta jun 27, 2012 6:32 pm

Tenho um familiar meu que tem um Persa Azul, mas como sempre convivi bastante com ele, posso falar um pouco.

Ele tem 11 anos, mas ainda está muito activo e é muito meigo. Quando foi comprado ( tinha cerca de 6 meses ) adorava brincar ( tal como todos os gatos bébés :wink: ) e era um traquinas de primeira.

Acho que as doenças dos olhos ( como, por exemplo, conjuntivite ) são mais propícias nos Persas, mas não tenho a certeza. Se estiver a dizer uma barbaridade, por favor, corrijam-me.
Realmente, o tal persa que falo tem muitas ramelas, mas o dono anda sempre em cima dele, a limpá-lo e isso, pelo que não há grande problema :wink: .

Outra coisa, a tosquia. O meu familiar tosquia o gatito no Verão, por causa do calor. Ele agora parece um leão :lol: . Só tem rabo e cabeça!

Já sabe, ração de boa qualidade ( marcas como Royal Canin, Taste Of The Wild, Arden Grange, Orijen, etc. são bastante boas, ao contrário das rações de supermercado, como Friskies ou Whiskas, que só têm corantes e conservantes ).

Cuidado no pelo, pois este é comprido e deve ser escovado regularmente.

Não sou expert em gatos, pelo que não vou dar grandes conselhos, pois posso estar errada e não quero de maneira nenhuma induzir a erro.

Boa sorte :wink: .
CarlotaSMAR
Membro Veterano
Registado: sexta jul 09, 2010 2:33 pm

quarta jun 27, 2012 8:45 pm

As ramelitas nos persas nada teem com conjuntivite sim os olhitos teem de ser limpos diariamente pq senão ficam assim para o sujinho...

Pelinho atenção pq se não são escovadinhos são n de nozinhos que por vezes nos obriga a terem de ser tosquiados e sim no Verão o ideal para eles com o calor é a tosquia,ficam pernas,cauda e cabeça.

Se for espreitar os meus petsites verá que tenho femeas e machos e posso dizer que talvez os 2 machos sejam os mais doces de entre os persas.

Quanto a esterilização/castração aconselho por completo sejam ou não persas,não há marcação de territorio nem gritos das meninas,certas doenças tb são evitaveis, alem de que a reprodução num momento em que tudo aparece abandonado desde SRD a persas.

boa sorte para o seu gatuxo e pense em lhe encontrar companhia :arrow:
<p>"<strong>Duas coisas me surpreendem sempre...a inteligencia dos animais e a bestialidade dos humanos"</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>_______________________________________________________________</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>&nbsp;</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>Amigos 4 patinhas defendem-se apenas quando os atacam e mesmo assim nem</strong> <strong>sempre...Humanos, atacam sempre que entendem isso como sua defesa...</strong></p>
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

sábado jun 30, 2012 6:48 pm

Vou tentar responder às suas questões:

Em termos monetários os Persas são praticamente iguais a todos os outros gatos (de criador) que conheço: ração topo de gama, shampoos conforme a cor e textura do pêlo, produtos específicos para manter os olhos limpos e o pêlo à volta sem queimar. Aos Persas acresce apenas a frequência dos banhos e a aplicação de creme amaciador (próprio para gatos) no final de cada banho que não seja para exposição.

Não recomendo que tenha dois machos inteiros juntos. Aliás, se não é criadora não recomendo que tenha qualquer exemplar inteiro, macho ou fêmea. A esterilização resolve uma série de problemas e evita o aparecimento de outros, sugiro que fale disto com o seu veterinário e ele certamente que lhe dará o melhor conselho.

Agora esqueça o "conselho" que toda a gente lhe dará, veterinário incluído, sobre o pêlo do seu gato: escovar diariamente não resolve coisa nenhuma e só parte o pêlo. O seu gato deve ser habituado desde sempre a tomar banho e a ser seco com o secador.

Se falar com o/a criador/a dele, terá com certeza todas as informações que necessita.
Responder

Voltar para “Gatos”