Tenho um familiar meu que tem um Persa Azul, mas como sempre convivi bastante com ele, posso falar um pouco.
Ele tem 11 anos, mas ainda está muito activo e é muito meigo. Quando foi comprado ( tinha cerca de 6 meses ) adorava brincar ( tal como todos os gatos bébés

) e era um traquinas de primeira.
Acho que as doenças dos olhos ( como, por exemplo, conjuntivite ) são mais propícias nos Persas, mas não tenho a certeza. Se estiver a dizer uma barbaridade, por favor, corrijam-me.
Realmente, o tal persa que falo tem muitas ramelas, mas o dono anda sempre em cima dele, a limpá-lo e isso, pelo que não há grande problema

.
Outra coisa, a tosquia. O meu familiar tosquia o gatito no Verão, por causa do calor. Ele agora parece um leão

. Só tem rabo e cabeça!
Já sabe, ração de boa qualidade ( marcas como Royal Canin, Taste Of The Wild, Arden Grange, Orijen, etc. são bastante boas, ao contrário das rações de supermercado, como Friskies ou Whiskas, que só têm corantes e conservantes ).
Cuidado no pelo, pois este é comprido e deve ser escovado regularmente.
Não sou expert em gatos, pelo que não vou dar grandes conselhos, pois posso estar errada e não quero de maneira nenhuma induzir a erro.
Boa sorte

.