Recolher urina a gato - Dicas e sugestões?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
kelinhapbl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 27, 2009 4:50 am

quinta jun 28, 2012 6:05 pm

Como o meu Billy anda a beber água a mais para meu gosto, e não come grande coisa (mas sempre foi assim), falei com a veterinária, e vou fazer umas análises, só para descargo de consciência. Nada de muiiiito urgente, porque ele anda bem disposto, faz xixis e cocós tudo normal, mas pronto.

A veterinária disse para quando eu lá fosse fazer a colheita de sangue tentar levar uma amostra de urina... Ora isto para mim é um bicho de 7 cabeças! Alguém tem dicas de como é que eu posso tentar fazer a dita recolha? Alguém que já tenha feito o mesmo? :)
RS
bearock
Membro Veterano
Registado: segunda jan 10, 2011 9:05 pm

quinta jun 28, 2012 6:08 pm

Olá

Deixo aqui um tópico que fala sobre o assunto

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=92130
kelinhapbl
Membro Veterano

quinta jun 28, 2012 6:08 pm

Obrigada!! :)

EDIT: Já vi o outro tópico, toda a gente sugere o kit para recolha, mas eu não vou estar com a minha vet antes de ir lá à consulta, das duas uma: ou arranjo um método mais "arcaico", ou tento saber se esses kits se podem vender em algum lado... :/
RS
bearock
Membro Veterano
Registado: segunda jan 10, 2011 9:05 pm

quinta jun 28, 2012 6:39 pm

Pois, então não sei :?

Talvez apareça alguém com uma ideia.. Se calhar pode experimentar a pôr um copinho por baixo :lol:
kelinhapbl
Membro Veterano

quinta jun 28, 2012 7:07 pm

bearock Escreveu:Pois, então não sei :?

Talvez apareça alguém com uma ideia.. Se calhar pode experimentar a pôr um copinho por baixo :lol:
A vet disse para eu experimentar fechá-lo sem acesso ao wc, para o deixar "à rasquinha", e depois tirar a areia da caixa, por só meia duzia de pedritas lá dentro para ele ir logo fazer xixi e aquilo n absorver tudo, e com uma seringa tirar um pouco de urina... Só que o gajo é esquisito pá, uma vez sem eu reparar ficou um dia inteiro fechado no meu quarto, e só quando estávamos longe do wc é que foi lá!!
RS
homeless
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 10:22 am

quinta jun 28, 2012 9:21 pm

tirar a areia da liteira!
se só tem 1 gato....costuma resultar!
depois é só recolher com uma seringa (ou verter) para o recipiente para analise) e repor a areia.
8)
kelinhapbl
Membro Veterano

sexta jun 29, 2012 8:30 am

homeless Escreveu:tirar a areia da liteira!
se só tem 1 gato....costuma resultar!
depois é só recolher com uma seringa (ou verter) para o recipiente para analise) e repor a areia.
8)
Esse é o maior problema, tenho dois... Estou a ver que tenho de fechar o Billy no wc com a liteira sem areia, e esperar que ele se digne a deixar-me lá um presente líquido! :roll:
RS
MiCas2011
Membro Veterano
Registado: quinta out 06, 2011 4:01 pm

sexta jun 29, 2012 8:38 am

Bom dia Kelinha :)

Esse é um serviço muito complicado... :?

Quando o meu Tareco começou a andar doente, também tive uns episódios tramados para recolher a urina e ainda por cima ele era uma fera no vet, não se deixava mexer, só sedado... :?

Só consegui recolher a urina, depois de comprar na vet, um saquinho de uma silica especifica, que coloquei na caixinha e onde ele foi fazer... esse silica não absorve o xixi... e não esfarela... pelo que nos permite recolher. Deve ser esse kit de que fala...

Ele chegou a estar 24 horas sem acesso ao wc sem areia, mas nunca fez... há gatos muito complicados...
... Carolina Homenagem ao meu Tareco: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... highlight=
Farruca
Membro
Registado: sexta dez 17, 2010 5:37 pm

sexta jun 29, 2012 8:48 am

Olá!

bem, a Farruca depois da 1ª infecção urinária e pelo facto de ter cistite ideopática felina...tenho de lhe fazer análises com alguma frequência. Eu tentei o kit e foi pa esquecer. então experimentei deixá-la fazer o xixi normalmente e comprei apenas um frasquinho dos nossos e quando foi fazer as necessidades, pus o frasquinho por baixo e sem problema colhi a urina...claro que não dá jeito para ela ter-me ali com o frasquinho por baixo eheh mas ela tolera bem e assim não se altera a rotina de urinar....

espero que esteja tudo bem como o seu menino!!
kelinhapbl
Membro Veterano

sexta jun 29, 2012 8:49 am

MiCas2011 Escreveu:Bom dia Kelinha :)

Esse é um serviço muito complicado... :?

Quando o meu Tareco começou a andar doente, também tive uns episódios tramados para recolher a urina e ainda por cima ele era uma fera no vet, não se deixava mexer, só sedado... :?

Só consegui recolher a urina, depois de comprar na vet, um saquinho de uma silica especifica, que coloquei na caixinha e onde ele foi fazer... esse silica não absorve o xixi... e não esfarela... pelo que nos permite recolher. Deve ser esse kit de que fala...

Ele chegou a estar 24 horas sem acesso ao wc sem areia, mas nunca fez... há gatos muito complicados...
Se vir que não consigo com a técnica de lhe retirar a areia da liteira, vou ter de comprar essa sílica. Nem que vá de propósito à veterinária no fim de semana buscar isso e faço a recolha na semana a seguir (para estas coisas prefiro a minha vet de sempre - mas que agora está longe).
RS
kelinhapbl
Membro Veterano

sexta jun 29, 2012 8:53 am

Farruca Escreveu:Olá!

bem, a Farruca depois da 1ª infecção urinária e pelo facto de ter cistite ideopática felina...tenho de lhe fazer análises com alguma frequência. Eu tentei o kit e foi pa esquecer. então experimentei deixá-la fazer o xixi normalmente e comprei apenas um frasquinho dos nossos e quando foi fazer as necessidades, pus o frasquinho por baixo e sem problema colhi a urina...claro que não dá jeito para ela ter-me ali com o frasquinho por baixo eheh mas ela tolera bem e assim não se altera a rotina de urinar....

espero que esteja tudo bem como o seu menino!!
Eu acho que vou tentar fazer isso! Acho que vou meter um copinho debaixo do gajo! Já estou a imaginar o ar indignado dele! ahahah

Em princípio ele não terá nada, tirando o beber mais água que o normal e estar magrito (como sempre foi) ele está impecável, eu é que também sou um bocado paranóica com estas coisas, e então a vet disse q podia fazer umas análises de sangue e urina só para descargo de consciência... Mas em princípio não será nada! Espero eu! :)
RS
liliana28
Membro Veterano
Registado: sexta out 17, 2008 7:16 am

sexta jun 29, 2012 8:56 am

Eu tenho de recolher a urina do meu gato com alguma frequência. Utilizo um prato de plástico. Quando noto que ele quer ir ao areão ponho o prato debaixo dele :D ele por vezes nem nota que tem um prato debaixo dele. Depois recolho a urina com uma seringa.
Farruca
Membro
Registado: sexta dez 17, 2010 5:37 pm

sexta jun 29, 2012 8:57 am

às vezes levo umas mijadelas na mão lol mas pronto, ela comigo como está à vontade, não se importa de dar o jeitinho e até levanta mais o rabiote por causa da minha mão....

a vet assustou-me ao dizer que se ela não fizesse no kit (sua única sugestão) teriamos de algaliá-la para colher directamente o chichi....eu não queria nada disso e experimentei algo mais "natural" e arcaico lol só lhe digo, ainda bem que resultou :)

desejo-lhe a mesma sorte (ainda que deduza que gato seja diferente de gata pelas razões óbvias e eu sempre tive gatinhas, nunca tive "pilinhas") :)
kelinhapbl
Membro Veterano

sexta jun 29, 2012 9:05 am

Pronto, é isso!

Primeiro vou tentar o copinho/pratinho debaixo dele, no momento-chave!

Se isso não der, tento a solução de tirar a areia da caixa e recolher com uma seringa!

Se mesmo assim não conseguir, pronto, vou buscar o tal kit... :)

Obrigada a todas/os!
RS
homeless
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 10:22 am

sexta jun 29, 2012 5:55 pm

Boa sorte! 8)
Responder

Voltar para “Gatos”